sábado, 21 de janeiro de 2023

“Chris Froome regressa a África catorze anos depois”


Por: José Morais

Chris Froome vai regressar a África catorze anos depois, e marcará presença no Tour de Ruanda 2023, com o ciclista queniano a participar no Tour Down Under, seguirá logo de seguida para o Tour do Ruanda, fazendo parte da corrida, num evento do continente de onde é originário.

O ciclista queniano participou pela última vez em África em 2009, na altura com as cores da equipa da Barloworld, sendo na altura no Giro Del Capo, agora Chris Froome vai voltar no Tour de Ruanda, que se realiza de 19 a 26 de fevereiro, e de relembrar que a região é amante do ciclismo como poucas, receberá o campeonato do mundo de 2025.  

                                                                                                                                                  

“Bryan Coquard vence 4ª etapa do Tour Down Under Jay Vine continua na liderança”


Por: José Morais

A quarta etapa do Tour Down Under realizou-se este sábado na penúltima etapa da prova, com Bryan Coquard da equipa da Team Cofidis a ganhar e a cortar a linha de chegada em primeiro, com Alberto Bettiol da equipa da EF Education First-EasyPost a fazedr segundo, e Hugo Page da equipa da Intermarché-Circus-Wanty, a fazer terceiro.

Bryan Coquard conquistou a sua 49ª vitória, e a sua primeira no World Tour, sendo a primeira para a Grança no Tour Down Under, desde a Stéphane Bergès conquistada em 2000.

A um dia de terminar a prova, Jay Vine da equipa da UAE Team Emirates, mantém a liderança da geral, estando com 15 segundos de avanço sobre Simon Yates da equipa da Jayco-Alula, e Pello Bilbao da equipa da Bahrein-Victorious.

Amanhã domingo, realiza-se a quinta e última etapa do Tour Down Under que se realiza na Austrália, que ligará Unley a Mount Lofty com um percurso de 114 quilómetros, e se Jay Vine conseguir manter a liderança no final da etapa, será o nono campeão australiano.

“Dois masters suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal”


Luís Silva, com quatro anos de suspensão, e Rúben Almeida, com oito anos

 

Por: Record

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

A página da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) tinha ontem mais dois ciclistas suspensos, mas não se trata de atletas profissionais, mas sim masters, participantes, entre outros eventos, em granfondos.

Os visados pela ADoP e cujo castigo de devem a controlos antidoping positivo são Luís Silva, com quatro anos de suspensão, e Rúben Almeida, este com pena mais pesada, oito anos, por se tratar da segunda infração no período de dez anos. *

Fonte: Record on-line

“Morreu Raúl García Álvarez o ciclista espanhol que estava em coma há 24 anos”


Por: José Morais

O mundo do ciclismo está de luto, faleceu esta quinta-feira o ciclista espanhol Raúl García Álvarez, que esteve em coma durante 24 anos, depois de ter sofrido um acidente um acidente quando tinha 17 anos numa prova realizada perto de Madrid, o ciclista rodava na altura a 80 quilómetros hora, numa estrada que se situava a 5 metros de altura, o qual sofreu graves lesões na cabeça e no peito, apesar de ter sido levado para o hospital de helicóptero, chegando já em coma irreversível.

Com quase um quarto de século em coma, a morte do ciclista espanhol não foi surpresa, pelo tempo que passou em coma, a confirmação do seu falecimento pelo irmão esta quinta-feira, disse que estiveram com ele até ao seu último momento, sendo muito difícil, mas agora irá descansar em paz, já que nem os médicos acharam que poderia ter vivido tantos anos, e o irmão diz que ele conseguiu viver tantos anos pelos cuidados dados pela mãe, depois de ter passado um ano no hospital a família levou-o para casa, com a mãe a cuidar dele 24 horas por dia. 

Raúl García Álvarez que tinha atualmente 42 anos, passou mais de metade da sua vida em coma após o grave acidente sofrido, numa altura em que a sua carreira estava prestes a florescer, quando aos 17 anos de idade ele tinha assinado com uma equipa profissional de ciclismo, quando aconteceu o acidente nas montanhas de Espanha.

“Troféu Internacional de Pista Artur Lopes Dia 1”


Britânicos dominam a velocidade no arranque do Troféu Internacional Artur Lopes

Por: Ana nunes

Disputou-se esta sexta-feira no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, o primeiro dia de competição do Troféu Internacional Artur Lopes. O dia ficou marcado pelo domínio britânico nas provas de velocidade, sendo que nesta sexta-feira os atletas presentes também competiram na perseguição individual e na corrida por pontos.

Os corredores da Grã-Bretanha deixaram claro, logo no primeiro dia de competição, que estão no Velódromo de Sangalhos para vencer, visto que tanto no setor masculino como no feminino foram capazes de derrotar toda a concorrência.

Os britânicos Joseph Truman e Hamish Turnbull (Great Britain) enfrentaram-se na final pelo ouro, com Truman  a levar a melhor e a vencer a prova. O terceiro lugar ficaria para Nick Wammes (Canada), que se superiorizou a Alejandro Martinez (Spain National Team).


No setor feminino foram também duas britânicas a disputarem a final o primeiro lugar, com Katy Marchant (Great Britain) a ser mais forte do que a sua compatriota, Lauren Bell (Great Britain). O terceiro lugar ficaria para Orla Walsh (Irland), que conseguiu impedir que a britânica Blaine Ridge-Davis (Great Britain) se juntasse às suas colegas de equipa no pódio.

Na perseguição individual as classificações estiveram mais equilibradas, com Iver Knotten (Tonsberg CK) a sagrar-se vencedor, com um tempo de 4’17”855. Brian Megens (Chaney Windows & Doors Cycling) foi segundo, a pouco mais de dois segundos. Mathieu Dupe (Team Ose Paracycling), foi mais forte do que o português Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), conseguindo assim fechar o pódio na terceira posição.

A Polónia fez-se representar entre os lugares cimeiros desta disciplina no setor feminino. Olga Wankiewicz (Polish Team) e Karolina Karasiewicz (Polish Team) disputaram a final pelo ouro, com a primeira a vencer. O terceiro lugar ficaria para Isabel Ferreres (La Vila Joiosa) que bateu Heidi Gaugain (Team OSE Paracycling).


Quem se dirigiu ao Velódromo de Sangalhos também teve oportunidade de ver a corrida por pontos, disputada também em ambos os setores da categoria elite. No masculino foram dois os corredores portugueses a terminar entre os três primeiros, sendo que a vitória ficaria para Oscar Nilsson-Julien (AVC Aix-en-Provence), que somou um total de 71 pontos, acumulados também na sequência de três voltas ganhas ao pelotão. Iúri Leitão e João Matias (Equipa Portugal) conseguiram ambos ganhar duas voltas ao pelotão. O segundo lugar ficaria assim para Iúri Leitão, que somou 49 pontos, seguindo-se João Matias em terceiro, com 45 pontos.

No feminino foi Victoire Berteau (Cofidis Women Team) a superiorizar-se à concorrência, vencendo a prova com um total de 43 pontos. Seguiu-se Anita Stenberg (Norway), na segunda posição, com 38 pontos, com Marion Borras (France) a fechar em terceiro, com 28 pontos. A corredora portuguesa Maria Martins ficou a apenas dois pontos do pódio, terminando assim na quarta posição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com