terça-feira, 23 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“De regresso à estrada a treinar Wout Van Aert sente-se feliz”


Foto João Fonseca/Sprint Cycling Agency

Após ter tido um grave acidente no Dwars Door Vlaanderen, Wout Van Aert ficou privado de poder lutar pelos seus objetivos da época, e o ciclista já começou a andar de bicicleta, onde procura fazer uma recuperação rápida, e já pensa em regressar o mais rapidamente possível à competição.

Wout Van Aert disse que já passaram quase quatro semanas, e diz estar feliz por voltar a andar de bicicleta ao ar livre, afirmou o ciclista belga que está ao serviço da equipa da Visma – Lease a Bike, e o mesmo diz que se sente confortável na bicicleta, e até gosta de sentir os pés nos pedais.

“Ivo Oliveira fica em quinto no prólogo da Volta à Romandia”


Ciclista português da UAE Emirates a 3 segundos do vencedor, o holandês Maikel Zijlaard

 

Por: Lusa

Foto: LUSA_EPA

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) terminou hoje na quinta posição o prólogo da Volta à Romandia, com o neerlandês Maikel Zijlaard (Tudor) a ser o mais rápido nos 2,3 quilómetros em Payern, na Suíça.

Para conquistar a sua primeira vitória como profissional, Zijlaard, de 24 anos, gastou 2.55 minutos para completar o curto percurso, menos um segundo do que o australiano Cameron Scott (Bahrain-Victorious) e dois do que o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step).

Ivo Oliveira, campeão português de fundo, foi quinto, a três segundos do neerlandês, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) foi 55.º, a nove.

Entre os favoritos, o espanhol Enric Mas (Movistar) foi o melhor, na 17.ª posição, a cinco segundos, menos um do que o compatriota Juan Ayuso (UAE Emirates) e do que o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ).

Na quarta-feira, corre-se a primeira etapa, entre Château d'Oex e Friburgo, num percurso de 165,7 quilómetros, com seis contagens de montanha (cinco de terceira categoria e uma de segunda).

Fonte: Record on-line

“Iúri Leitão sprinta para o quinto lugar na terceira etapa da Volta à Turquia”


Subiu ao 20.º lugar da geral

 

Por: Lusa

Iúri Leitão (Caja-Rural) foi esta terça-feira quinto na terceira etapa da Volta à Turquia, vencida ao sprint pelo italiano Giovanni Lonardi (Polti Kometa), e subiu ao 20.º lugar da geral.

Giovanni Lonardi foi o segundo no perigoso final dos 147,4 quilómetros entre Fethiye a Marmaris, mas acabou promovido a vencedor, por desclassificação do primeiro a cortar a meta, o neerlandês Danny van Poppel (BORA-hansgrohe), relegado por sprint perigoso.

O também italiano Enrico Zanoncello (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) foi segundo e o alemão Max Kanter (Astana) terceiro, com Iúri Leitão a fazer uma grande recuperação para ser quinto, com as mesmas 03:24.57 horas do vencedor.

Depois da tirada de hoje, o vianense, campeão mundial de omnium, ascendeu ao 20.º posto da geral, a 10 segundos de Lonardi, o novo líder.

Zanoncello é segundo, enquanto o anterior líder, o alemão Henri Uhlig (Alpecin-Deceuninck), desceu à terceira posição, com ambos a quatro segundos do ciclista da Polti Kometa.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga Marmaris a Bodrum, no total de 137,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Por: Vasco Moreira

Pelotão nacional regressa à estrada no GP O Jogo

O pelotão nacional vai regressar à estrada no dia das comemorações dos 50 anos do 25 de abril para disputar o Grande Prémio O Jogo. A prova por etapas é o destaque de uma semana que contará ainda com quatro provas de diferentes Taças de Portugal, um troféu de juniores e BTT internacional.

A 12.ª edição do Grande Prémio O Jogo terá início na próxima quinta-feira e irá decorrer até domingo (25 a 28 de abril), num total de quatro etapas, 565 quilómetros e cerca de 14 horas de competição. O pelotão será composto pelas nove equipas continentais portuguesas, às quais se juntam cinco equipas de clube nacionais e uma espanhola.

Sem o contrarrelógio que se revelou decisivo nas últimas edições, mas com sete prémios de montanha que endurecem os 565 quilómetros, o 12.º GP O Jogo começará com uma tirada de 134,7 quilómetros entre Mêda e Trancoso, prevista para decorrer entre as 13h e as 16h32. No segundo dia, o pelotão irá percorrer 146,2 quilómetros, numa ligação entre Trancoso e Vila Nova de Poiares (13h às 16h49).

A etapa rainha está reservada para sábado, numa tirada de 147,8 quilómetros com partida e chegada em Barcelos (13h às 16h41), no Monte de Franqueira, uma subida de 3,4 quilómetros com inclinação média de 7,5%. As decisões estão reservadas para domingo, em Paredes (13h às 16h34), numa etapa de 136,3 quilómetros que inclui um prémio de montanha de primeira categoria, no Alto do Viso, oportunidade para os derradeiros ataques à camisola amarela.

Também no domingo, horas antes da decisão dos profissionais, Paredes irá receber o 1.º Troféu de Juniores O Jogo. Os jovens ciclistas irão percorrer um circuito de 23,8 quilómetros, com partida agendada para as 9h30 e chegada prevista para as 11h59, no Parque José Guilherme.

As comemorações de abril são o mote para o Grande Prémio de Grândola - 50 anos 25 de Abril, que irá decorrer no domingo. A prova será o palco da final da Taça de Portugal de Masters, a partir das 10h, com três distâncias para as várias categorias: 125,1 km para masters 30 e 40; 83,4 km para masters 50; 41,7 km para masters 60 e 70.

Os cadetes irão igualmente competir durante o fim de semana, nas duas primeiras provas pontuáveis da Taça de Portugal. A primeira, no sábado, terá um percurso de 59,2 quilómetros, com partida e chegada na Junta de Freguesia de Enxara do Bispo (14h30 às 16h08). A segunda, inserida no Grande Prémio de Grândola - 50 anos 25 de Abril, terá 83,4 quilómetros e está agendada para as 15h, estando a chegada prevista para as 17h11.

A semana será ainda de BTT internacional, com duas provas C1. No dia 25 de abril (quinta-feira), terá lugar o XVIII BTT XCO de Vila Franca, em Viana do Castelo. As corridas irão começar às 9h, estando a partida da última categoria, que inclui sub-23 e elites masculinos, agendada para as 14h30. No domingo, Lousada será o palco da terceira prova pontuável da Taça de Portugal de XCO, também com a primeira corrida às 9h e a última às 14h30.

 

Mais eventos oficiais

 

25 de abril: Circuito Cadetes – Estrada, Oiã

25 de abril: 27.º Prémio Junta de Freguesia do Torrão, Alcácer do Sal

25 de abril: II Taça do Algarve XCM, Alte

25 de abril: Edição 25 BTT Alte, Algarve

25 de abril: Comemorações do 25 de Abril, Alpiarça

25 de abril: EE#3 ESCOLAS Faial/Pico 2024, Açores

25 de abril: 5.º Passeio de Cicloturismo de Trancoso, Guarda

25 de abril: Cicloturismo 25 de Abril, Lentiscais, Castelo Branco

25 de abril: Passeio de Cicloturismo Bombeiros Voluntários de Mangualde

25 a 28 de abril: Racenature Serra da Estrela, Seia

27 de abril: E#1 Estrada Terceira 2024, Açores

27 de abril: 1.º Encontro de Escolas da Beira Alta

27 de abril: EE#4 ESCOLAS SMG 2024, São Miguel, Açores

27 de abril: Troféu Resistências Beirão 2024 - #3 Tarouca, Viseu

27 de abril: 3.ª Resistência 3horas BTT Serro Ventoso, Porto de Mós

28 de abril: 2.ª Taça da Madeira de XCO – PECOF, Funchal, Madeira

28 de abril: 2.º Encontro de Escolas de BTT – PECOF, Funchal, Madeira

28 de abril: DHI#3 Santa Maria 2024, Açores

28 de abril: 19.º BTT DHI - Freguesia de Armil, Fafe

28 de abril: 9.º Encontro de Escolas de BTT Coelhinhos - Mata de Alvalade, Lisboa

28 de abril: VI Maratona BTT Caminhos da Biosfera, Santa Bárbara de Padrões, Castro Verde

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Óbidos Cycling Team João Silva conquista Taça de Portugal de Esperanças”


Por: Helena Dias

Fotos: FPC

A Óbidos Cycling Team festejou com João Silva a conquista da Taça de Portugal de Esperanças. A equipa da Região Oeste defendeu com brio e inteligência coletiva a liderança da Taça nas últimas duas provas pontuáveis celebradas este fim-de-semana no norte do país, fechando no ranking individual com João Silva na primeira posição, com 186 pontos, seguido de Mark kryuchkov em segundo, com 157 pontos. No ranking por equipas, a Óbidos Cycling Team também esteve no pódio ao assegurar o segundo lugar, com 72 pontos, a escassos 28 pontos da vencedora galega Padronés-Cortizo.

No sábado disputou-se a terceira prova pontuável, a qual João Silva concluiu no 6º lugar o Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves, disputado em Braga. No final dos 110,5 quilómetros, a vitória pertenceu ao colombiano Samuel Flórez, da Padronés-Cortizo, equipa que ocupou os três lugares do pódio. Mark Kryuchkov seguiu-se em 4º na meta e Pau Rodríguez Vidal em 12º, numa excelente prestação coletiva, que valeu o 2º lugar por equipas à Óbidos Cycling Team.

No domingo, a última prova pontuável foi celebrada na Volta às Terras de Santa Maria/Troféu Fernando Mendes. Alejandro Paz (Padronés-Cortizo) foi o vencedor isolado na meta em São João de Ver, ao cabo dos 117,2 quilómetros pedalados em circuito. A Óbidos Cycling Team teve em Diogo Pinto o seu melhor elemento do dia a cruzar a linha no 11º lugar.


 

João Silva:

 

“Esta vitória é uma amostra do trabalho e da união da nossa equipa. Todos os elementos foram fundamentais nas quatro provas e mostraram que fomos a equipa mais forte. Para o futuro, acredito que esta vitória possa dar um certo ânimo a toda a Óbidos Cycling Team para continuar o bom trabalho desenvolvido”.

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

 

“A Taça de Esperanças era um objetivo para a Óbidos Cycling Team. Sabíamos o quão importante era amealhar o maior número de pontos ao longo das quatro provas e fomos para estas duas últimas corridas com uma vantagem, mas que não garantia nada. A equipa trabalhou muito bem, os ciclistas estiveram unidos e aprenderam a reforçar o espírito de equipa, defendendo bem a classificação do colega e, no final, saímos todos contentes. Quando ganha um ganham todos. A equipa defendeu-se bem e saiu com um título importante a nível nacional. Espero que seja um incentivo para todos os jovens da Óbidos Cycling Team para agarrarem as próximas competições como uma oportunidade e tentarem fazer o melhor possível”.

 

Ranking Final Individual – Taça de Portugal de Esperanças:

 

1º João Silva (Óbidos Cycling Team) 186

2º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) 157

3º Luis López (Padronés-Cortizo) 146

18º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) 56

24º Pau Rodríguez Vidal (Óbidos Cycling Team) 35

27º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team) 25

29º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) 20

45º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) 4

60º Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team) 2

 

Ranking Final Equipa – Taça de Portugal de Esperanças:

 

1ª Padronés-Cortizo 100

2ª Óbidos Cycling Team 72

 

Classificação Geral – 4ª Prova:

 

1º Alejandro Paz (Padronés-Cortizo) 2h50m16s

2º Oscar García (Padronés-Cortizo) a 2s

3º Ricardo Buba (High Level-GSport) a 2m47s

11º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) a 3m31s

24º Pau Rodríguez Vidal (Óbidos Cycling Team) a 3m57s

32º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) a 4m02s

38º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 9m15s

41º João Silva (Óbidos Cycling Team) mt

45º Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team) a 9m17s

72º Francisco Santos (Óbidos Cycling Team) a 9m50s

 

Geral Montanha – 4ª Prova:

 

1º Alejandro Paz (Padronés-Cortizo) 10

3º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) 1

 

Geral Sprint Especial – 4ª Prova:

 

1º Alejandro Paz (Padronés-Cortizo) 9

3º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) 1

5º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) 1

 

Geral Metas Volantes – 4ª Prova:

 

1º Alejandro Paz (Padronés-Cortizo) 9

3º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) 1

 

Geral Equipas – 4ª Prova:

 

1ª Padronés-Cortizo 8h33m37s

4ª Óbidos Cycling Team a 8m41s

 

Classificação Geral – 3ª Prova:

 

1º Samuel Flórez (Padronés-Cortizo) 2h56m06s

2º Sebastián Calderon (Padronés-Cortizo) a 3s

3º Manuel Rodríguez (Padronés-Cortizo) a 2m29s

4º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 2m38s

6º João Silva (Óbidos Cycling Team) a 3m41s

12º Pau Rodríguez Vidal (Óbidos Cycling Team) a 4m15s

42º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) a 19m00s

43º Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team) mt

44º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) mt

DNF Francisco Santos (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas – 3ª Prova:

 

1ª Padronés-Cortizo 8h50m50s

2ª Óbidos Cycling Team a 8m02s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com