sexta-feira, 15 de novembro de 2024

“Bernard Hinault: "Tadej Pogacar pode ganhar pelo menos seis Tours e vejo-o a conseguir o Giro-Tour-Vuelta no mesmo ano"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Bernard Hinault é um dos grandes ícones da Volta a França e consequentemente do ciclismo francês. No momento em que a lendária figura celebra o seu 70º aniversário, Hinault sentou-se com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport para refletir sobre a sua carreira e o pelotão moderno.

Quando se trata do pelotão moderno, é difícil olhar para além do atual campeão do mundo, Tadej Pogacar, que numa temporada venceu duas Grandes Voltas, dois monumentos, o título mundial e muitos outros sucessos. Hinault ficou impressionado com o desempenho do esloveno ao longo da época de 2024.

"O Pogacar poderá obter todo o tipo de registos. Quem será capaz de o parar?" pergunta Hinault retoricamente. "Se não tiver nenhum acidente, Pogacar ultrapassar-nos-á facilmente a mim e ao Eddy Merckx. Os seus êxitos falam por si. E impressiona-me o facto dele já ter ganho três Voltas a França aos 26 anos e de ter ficado em segundo em todas as que não ganhou. Penso que Pogacar pode ganhar pelo menos seis Tours. E sim, vejo-o a conseguir a tripla Giro-Tour-Vuelta no mesmo ano. Acho que, mais cedo ou mais tarde, ele vai tentar isso".

Na sua carreira Hinault conquistou cinco títulos na Volta à França, juntamente com Merckx, Jacques Anquetil e Miguel Indurain. "Fui uma lenda na minha época, tal como Merckx e em geral, cada período da história do ciclismo teve homens de referência - Coppi, Bartali, Anquetil, Bobet antes de mim e depois o Indurain. Cada um teve a sua história num determinado momento", reflecte Hinault. "Parei de correr cedo, aos 32 anos, mas tive a sorte de poder decidir por mim próprio, numa altura em que o meu desejo de continuar a correr se tinha desvanecido. Na altura nem toda a gente o compreendeu, na verdade diria que quase ninguém. Se eu quisesse fazer o recorde teria continuado a correr, mas o quis fazer".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/bernard-hinault-tadej-pogacar-pode-ganhar-pelo-menos-seis-tours-e-vejo-o-a-conseguir-o-giro-tour-vuelta-no-mesmo-ano

“Tiago Ferreira e Klimatiza Orbea Team, primeiros nomes confirmados em La Leyenda de Tartessos by Alé”


O campeão de Portugal iniciará a temporada em Huelva pelo quarto ano consecutivo, a equipa malaguenha virá com Miguel Muñoz e Luis Francisco Pérez.

 

Por: Alejandro Moreno

Como é habitual com a chegada de novembro, começam a surgir novidades para a próxima temporada. Não faltará em La Leyenda de Tartessos by Alé o nove vezes campeão de Portugal, duas vezes campeão da Europa e campeão do mundo, Tiago Ferreira. O ciclista português, que venceu a primeira etapa da edição passada, teve uma excelente temporada com vitória na duríssima SpoletoNorcia MTB de Itália e pódios na Appenninica MTB Stage Race 2024, atrás de Hans Becking, ou o terceiro lugar na Brasil Ride, atrás do campeão, o chileno Martín Vidaurre, e do brasileiro Gustavo Pereira, depois de vencer uma das etapas.

A equipa Klimatiza Orbea Team, que esta temporada se torna na equipa oficial da prestigiada marca Orbea, vai, uma vez mais, iniciar a temporada em La Leyenda de Tartessos by Alé, em Huelva. Fá-lo-á com dois dos seus melhores homens: Miguel Muñoz e Luis Francisco Pérez.


O ciclista de Córdoba, que já sabe o que é ganhar uma etapa na ronda onubense, conhece bem a região e, certamente, voltará a proporcionar espetáculo nos trilhos de Huelva. Muñoz venceu etapas em várias provas ao longo deste ano e terminou no top 15 na SPAR Swiss Epic e no campeonato europeu de MTB, consolidando-se como um dos corredores mais destacados de XCM a nível europeu.

Por sua vez, o albacetense Luis Francisco Pérez subiu ao lugar mais alto do pódio em algumas das provas do calendário nacional de XCM, mostrando uma excelente técnica em terrenos difíceis. Além disso, terminou em 5º lugar no campeonato de XCM, disputado em Viborg, Dinamarca, e no top 10 da SPAR Swiss Epic.

Um palmarés que confirma a consistência e competitividade do corredor de Castilla-La Mancha, que, aliado ao seu desempenho em cada prova, o coloca como um dos corredores-chave da equipa andaluza.

Não serão as únicas figuras de renome a pedalar pelos trilhos de Huelva na edição de 2025 de La Leyenda de Tartessos by Alé.

As inscrições para La Leyenda de Tartessos estão abertas até 12 de janeiro. Toda a informação sobre etapas, dados, regulamento e inscrições pode ser consultada em www.laleyendadetartessos.com

Fonte: La Leyenda de Tartessos

“Um ciclista do World Tour pendura a bicicleta depois de ter sido suspenso por doping: "É demasiado caro para me defender"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O ciclista super combativo da Volta a França de 2021 e um dos corredores mais agressivos do pelotão começou a época de 2024 na Decathlon AG2R La Mondiale Team, mas tomou a decisão de abandonar a modalidade no final deste ano. O ciclista francês foi suspenso por suspeitas de doping no início do ano e está financeiramente incapaz de se defender, como o tem feito até aos dias de hoje.

O ciclista francês esteve no nível Pro Continental em equipas como Arkéa e a dissolvida equipa B&B Hotels em 2022. Após o fim da equipa francesa nessa temporada, ele finalmente dava o passo para o escalão World Tour pelas mãos da Decathlon AG2R La Mondiale Team, provando ser um ciclista de clássicas de qualidade, mas também por vezes um valioso domestique.

No entanto, tudo isto foi posto em causa em fevereiro, poucas semanas depois de terminar o Tour Down Under. Havia anomalias no seu passaporte biológico, o que levou a ser suspenso pela UCI. Segundo consta, o chefe da equipa francesa Vincent Lavenu foi despedido em consequência do caso, uma vez que o dirigente não informou atempadamente outras entidades, o que provocou insatisfações na equipa.

Franck Bonnamour passou grande parte deste ano a tentar provar a sua inocência, mas vê-se agora forçado a desistir de lutar do caso, devido ao enorme esforço financeiro que acarreta: "É demasiado caro em termos financeiros, pelo que hou parar. Não posso dar-me ao luxo de perder tudo e estou financeiramente bloqueado", declarou ao Ouest-France. "Há seis meses que as coisas estão difíceis e não queria que isto durasse dois, três anos assim. A minha prioridade é manter o equilíbrio familiar. Moralmente, há momentos difíceis, sou apoiado pela minha família e também estou a ser seguido psicologicamente. Tenho medo do futuro. Sei o que fiz e o que não fiz".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/um-ciclista-do-world-tour-pendura-a-bicicleta-depois-de-ter-sido-suspenso-por-doping-demasiado-caro-para-me-defender

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com