quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

“Antevisão - Volta à Comunidade Valenciana 3ª etapa - Poderá João Almeida assumir a liderança da corrida em Alpuente?”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta a Comunidade Valenciana 2025 está na estrada de 5 a 9 de fevereiro e é um dos pontos altos do calendário de início de época, uma vez que muitas estrelas aproveitam a oportunidade para correr na região onde passaram semanas a treinar durante o inverno. Fazemos a antevisão da 3ª etapa da corrida.

A 3ª etapa liga as localidades de Algemesi a Alpuente, e no papel não será tão difícil, mas será certamente mais aberta. O início plano não favorece as fugas, mas o final da etapa é invulgar. A subida para El Remedio tem 7,9 quilómetros de extensão a 6,5% de inclinação média e com bonificações no topo da subida em jogo, podemos assistir a ataques dos homens da geral.


O pelotão passará o alto a 21 quilómetros da meta e depois não há uma descida séria, mas sim estradas ondulantes, com um pelotão que será pequeno e onde as tácticas podem ser cruciais tanto para a vitória da etapa como para a classificação geral. Os últimos 1,2 quilómetros ainda terão uma subida com uma média de 7% de inclinação, pelo que também poderão ser feitas diferenças na linha de meta.

 

Previsão Volta à Comunidade Valenciana 2025 3ª etapa:

 

*** Santiago Buitrago, João Almeida

** Pello Bilbao, Thymen Arensman, Jefferson Alveiro Cepeda

* Pavel Sivakov, Jai Hindley, Aleksandr Vlasov, Ben O'Connor, Pablo Castrillo, Mathias Vacek, Carlos Rodríguez, Iván Sosa, Davide Piganzoli, Tobias Foss

Escolha: João Almeida

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/antevisao-volta-a-comunidade-valenciana-3a-etapa-podera-joao-almeida-assumir-a-lideranca-da-corrida-em-alpuente

“Revelados os Wildcards para a Volta a Flandres 2025: Tom Pidcock e Julian Alaphilippe com via verde para darem espetáculo”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Os organizadores da Volta à Flandres revelaram os wildcards para a corrida de 2025 e entre eles encontram-se equipas que acolhem alguns dos grandes favoritos da corrida. Tom Pidcock e Julian Alaphilippe estarão certamente presentes, depois de as suas equipas terem sido confirmadas.

Com wildcards automáticos já tínhamos as equipas da Israel - Premier Tech, Lotto e Uno-X Mobility. A Lotto é uma equipa que vai entrar com grandes armas em busca de um resultado forte em ciclistas como Arnaud De Lie e Lennert van Eetvelt. A Uno-X tem o antigo vencedor Alexander Kristoff, mas também Rasmus Tiller e Jonas Abrahamsen que podem muito bem lutar por um resultado no Top 10. A Wagner Bazin WB e Team Flanders - Baloise estão presentes como ProTeams da Bélgica e os restantes dois wildcards foram atribuídos à Q36.5 Pro Cycling Team de Tom Pidcock e também à Tudor Pro Cycling Team de Julian Alaphilippe, dois ciclistas que já disseram anteriormente que gostariam de participar na clássica da Flandres.

 

Wildcards para a Volta à Flandres masculina de 2025:

 

Israel - Premier Tech

Lotto

Uno-X Mobility

Q36.5 Pro Cycling Team

Team Flanders - Baloise

Tudor Pro Cycling Team

Wagner Bazin WB

 

Wildcards para a Volta à Flandres feminina de 2025:

 

EF Education - Oatly

VolkerWessels Cycling Team

Cofidis Women Team

St Michel - PREFERENCE HOME - Auber93

Cynisca Cycling

Bepink - Imatra - Bongioanni

DD Group Pro Cycling Team

Lotto Ladies

Team Coop – Repsol

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/revelados-os-wildcards-para-a-volta-a-flandres-2025-tom-pidcock-e-julian-alaphilippe-com-via-verde-para-darem-espetaculo

“João Almeida sobe a segundo na geral da Volta à Comunidade Valenciana”


O ciclista luso de 26 anos liderou a perseguição ao duo da Bahrain Victorious, mas não conseguiu alcançar nem Buitagro, que coroou o alto de Benifato em 04:07.54 horas, nem o espanhol Pello Bilbao, segundo a nove segundos

 

Por: Lusa

Foto:  Dario Belingheri

O português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje ao segundo lugar da geral da Volta à Comunidade Valenciana, depois de ter sido terceiro na segunda etapa, vencida pelo ciclista colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious).

O ciclista luso de 26 anos liderou a perseguição ao duo da Bahrain Victorious, mas não conseguiu alcançar nem Buitagro, que coroou o alto de Benifato em 04:07.54 horas, nem o espanhol Pello Bilbao, segundo a nove segundos.

O espanhol da Bahrain Victorious foi o primeiro a isolar-se nos últimos 1.500 metros da contagem de primeira categoria coincidente com a meta, obrigando Almeida a perseguir. O português haveria de pagar o ‘esforço’ no momento do ataque de Buitrago, mas conseguiu, ainda assim, subir oito lugares da geral.

Apesar de ter conquistado quatro segundos de bonificação, o corredor de A-dos-Francos não destronou o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek), estando agora a dois segundos do líder da geral.

Vacek foi apenas 13.º, a 57 segundos de Buitrago, que é o novo terceiro da geral, a cinco segundos, com Bilbao a ser quarto, a 18.

A jornada montanhosa expôs as debilidades de grande parte dos candidatos à geral, com Carlos Rodríguez (INEOS) a ser o menos ‘castigado’ – foi oitavo, a 34 segundos.

Pior estiveram os australianos Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe) e Ben O’Connor (Jayco AlUla), que perderam 1.11 minutos para o vencedor da etapa.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor dos outros lusos na prova, no 69.º lugar, a 13.37 minutos, com Ivo Oliveira (UAE Emirates) a ser 88.º, a 17.11, e Iúri Leitão (Caja Rural) a terminar na 121.ª posição, a 21.59.

Na sexta-feira, a terceira etapa liga Algemesí a Alpuente, em 180,3 quilómetros de sobe e desce, que incluem uma contagem de primeira categoria a menos de 20 quilómetros da meta.

Fonte: Sapo on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua - Primeiro mês de 2025 concluído, fica a par de tudo o que aconteceu com a nossa equipa em Janeiro”


Começamos 2025 com muita energia e preparação! A nossa equipa está a viver momentos importantes de preparação para a nova temporada.

Este mês, os nossos ciclistas realizaram um estágio de duas semanas no Algarve, aproveitando as instalações dos nossos parceiros Tavfer Hotéis, nomeadamente nos Apartamentos Mirante da Rocha. Podem rever um pouco do dia a dia dos nossos atletas durante o estágio nas nossas redes sociais.

Dois dos nossos atletas mais experientes, César Martingil e João Matias, já retomaram a atividade competitiva, na pista no Troféu Internacional de Pista Artur Lopes.

Destaque especial para a nossa apresentação oficial, que aconteceu no dia 2 de fevereiro (mas isso fica para a próxima Newsletter), foi um momento de reunir a equipa, os patrocinadores e os nossos apoiantes para mais uma temporada de ciclismo.

Boas pedaladas.

Fonte: Equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Faleceu Francisco Araújo”


A Federação Portuguesa de Ciclismo manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Araújo, uma figura incontornável do ciclismo português e um dos mais respeitados mecânicos do pelotão.

Com um percurso ímpar, Francisco Araújo dedicou a sua vida às bicicletas, acompanhando o lendário Joaquim Agostinho ao longo de 16 anos e marcando presença em 42 edições da Volta a Portugal. Reconhecido pelo seu profissionalismo e dedicação, chegou a ser distinguido como o melhor mecânico do mundo e deixou um legado inestimável na história do ciclismo português.

Além da sua mestria técnica, Francisco Araújo era uma figura acarinhada por todos no pelotão, onde conquistou amigos e respeito ao longo das décadas. O seu contributo para o ciclismo ultrapassou as competições, tendo preservado memórias e património da modalidade com a mesma paixão com que cuidava das bicicletas.

À família, amigos e a toda a comunidade ciclística, a Federação Portuguesa de Ciclismo endereça as mais sentidas condolências, a Revista Notícias do Pedal também se associa, deixando as condolências.

Que descanse em paz.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com