quinta-feira, 4 de abril de 2019

“Triatlo Provas no mês de abril 2019”

Este mês há mais triatlo, com uma panóplia de provas no mês de abril para participar, aplaudir, apoiar… vamos ver quais são?

O mês de abril vai ser repleto de provas que incluem o Campeonato Nacional Individual de Duatlo, mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, passam pela Taça de Portugal e Taça da Europa de Triatlo… Vão ser disputadas entre as cidades de Torres Vedras, Amora, Setúbal e Quarteira.

Além disso, há provas dos Campeonatos Regionais na Amadora e o sul, no Algarve, a marca uma forte presença com provas em Vila Real de Sto. António, Alvor, em Portimão e Ferreiras, em Albufeira.

Vamos ver o que o mês de abril nos reserva?
 


PROVAS DO CALENDÁRIO NACIONAL

7 de abril

IX Duatlo de Torres Vedras

Torres Vedras recebe IX duatlo a 7 de abril que integra o Campeonato Individual de Duatlo exclusivo a atletas federados e uma prova aberta para atletas não federados.


Hora início: 10h30

Distância: Sprint

Prova aberta: Sim

Percurso

1ª Corrida: 5000 metros pelos caminhos do Parque Verde da Várzea onde se realiza a totalidade do percurso em duas voltas de corrida. Piso maioritariamente de terra batida com alcatrão e algum empedrado.

Ciclismo: 19000 metros com início pela estrada da Serra da Vila em estradas largas com separador central, exceto na estrada da Serra da Vila com asfalto em bom estado de conservação e com 3 retornos de 180º por volta.

2ª Corrida: 2.500m igual ao da primeira corrida com apenas uma volta

O IX Duatlo de Torres Vedras é uma organização da Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

 
28 abril

Taça de Portugal

No dia 28 de abril irá decorrer o XVII Triatlo Cidade de Quarteira Carlos Gravata, que recebe a terceira etapa da Taça de Portugal. É uma prova com grande participação, onde os atletas podem desfrutar de um fim-de-semana de turismo e triatlo. Esta competição está também aberta a atletas não federados.


Hora início: 11h30

Distância: Sprint

Prova aberta: Sim

Percurso:

Natação: 750 metros num percurso circular de uma volta com partida na praia junto ao Hotel D. José e chegada no mesmo local.

Ciclismo: 20000 metros de um percurso circular de três voltas que será realizado nas principais avenidas de Quarteira. Esta é uma prova integralmente disputada em asfalto maioritariamente plana com alguns retornos apertados.

Corrida: 5000 metros num percurso de ida e volta composto por duas voltas e realizado na zona pedonal da Av. Infante Sagres e zona residencial de Quarteira. Percurso plano, em calçada e asfalto, com a meta instalada junto do Hotel D. José.

As inscrições na Taça de Portugal do XVIII Triatlo Cidade de Quarteira devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 23h59 do dia 22 de abril (segunda-feira)


27 de abril / 28 de abril

Taça da Europa de Quarteira (elites e juniores)

No dia anterior à Taça de Portugal irá disputar-se na cidade de Quarteira a primeira prova internacional do ano que conta com a presença dos principais atletas de elite. Quanto a Portugal vai estar presentado por 6 atletas de elite femininas e 10 masculinos que esperam contar com o imenso público que se reúne neste evento para apoiar os atletas internacionais. Esta prova integra no dia 27 de abril a Taça da Europa de Elites e no dia 28 a Taça da Europa de Juniores onde estarão representados os melhores atletas nacionais (introduzir cartaz de programa).

No dia 27 de abril, paralelamente à competição, irá realizar-se uma formação em Bike Fit 1.0 que será do maior interesse para treinadores de Triatlo, com unidades de crédito atribuídas.

Venha a Quarteira aproveitar um fim-de-semana repleto de triatlo!


14 de abril

2ª etapa do Campeonato Nacional Jovem

VII Triatlo da Amora

No fim de semana de 13 e 14 de abril chega a segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem com o VII Triatlo da Amora que se realiza a 14 de abril e um programa de atividades na véspera, dia 13 de abril. Uma prova diferente que se desenrola ao longo da marginal, com um percurso pouco sinuoso, onde é possível desfrutar das belas paisagens locais.

É constituída por provas de estrada, sendo a 2ª etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes, a 1ª etapa (de 3) do Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis de Triatlo e uma prova super sprint para atletas a partir dos 16 anos.

Hora de início provas jovens: 10h30 por ordem crescente de idades, separadas por escalão e por género.

Prova aberta: Sim

Hora início prova super sprint: 13h30 (prova aberta)

No dia 13 de abril haverá um programa extra para atletas, familiares e treinadores, que contempla atividades diversificadas e muito atrativas:


Percurso:

A natação é feita no rio Tejo junto ao Parque Ribeirinho de Amora, sendo o ciclismo é realizado num percurso plano, em asfalto, de ida e volta. A corrida tem um percurso plano em ciclovia com de ida e volta.

Consulte o regulamento e inscreva-se até às 23h59 do dia 8 de abril aqui

Para inscrever-se nas atividades devem enviar um e-mail para rui.lopes@navalamorense.pt


Provas abertas em abril

14 de abril

Setúbal Triathlon

No dia 14 de abril irá realizar-se também o tão aguardado triatlo longo de Setúbal organizado pela HMS Sports que esgotou inscrições. Será uma prova aberta a todos os participantes com preparação física e técnica para terminarem um triatlo de média distância: 1900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida. Realizado numa localização privilegiada, os participantes passarão pela Serra da Arrábida, na companhia das praias locais, como a Figueirinha, os Galapos, os Galapinhos e o Portinho da Arrábida.

Nesta prova, os atletas licenciados não pagam a taxa de seguro de 15 euros. Informe-se sobre o licenciamento aqui

Mais informações aqui www.setubaltriathlon.pt

Provas dos Campeonatos Regionais em abril

6 de abril

II Aquatlo do CN Amadora

A 6 de abril irá realizar-se o II Aquatlo do CN Amadora que representa a 3ª etapa do Circuito Jovem do Centro Litoral e decorrerá na Piscinas da Reboleira.

É constituído por provas de natação e corrida que irão decorrer no Complexo de Piscinas da Reboleira e arruamentos anexos.

Início: 16h30

Prova aberta: sim (mediante o valor do seguro de 2,50 euros, às inscrições feitas no secretariado da prova acresce o valor de 5 euros)

Formato: Aquatlo

Prova para juvenis, infantis, iniciados, juvenis e cadetes.


6 de abril

III Triatlo Jovem Lusitano

No mesmo dia, mas uns valentes quilómetros mais a sul, em Vila Real de Santo António, irá decorrer o III Triatlo Jovem Lusitano com a 4ª etapa do Circuito Jovem do Algarve. A prova vai ser disputada nas piscinas do complexo desportivo da cidade.

Início: 15h30

Percurso: A natação irá realizar-se nas Piscinas Municipais de V.R.S.A (tanque de 25 metros), ciclismo e corrida em percursos mistos de asfalto, terra batida e areia, ambos anexos ao Complexo Desportivo de V.R.S.A. O ciclismo será feito num percurso misto de asfalto, areia e terra batida, inserido dentro da mata florestal um pouco técnica devido à existência de curvas, caminhos estreitos, árvores e desníveis a serem contornados / ultrapassados. A Corrida será realizada num percurso misto (asfalto e terra batida).


14 de abril

II Triatlo Valter Pais – Alvor


O II Triatlo Valter Pais – Alvor integrará a 1ª etapa do Circuito de Estrada do Algarve e decorrerá na Praia do Alvor, concelho e Portimão, com uma prova aberta em formato de estafetas.

Início: 10h15

Prova aberta: sim

Percurso:  a natação será em mar com partida na areia e uma volta triangular de 750m, o ciclismo terá um percirso de três voltas em asfalto e a corrida será realizada em terra batida, com duas voltas, junto à praia, havendo um ponto de retorno para a segunda volta em terra batida.


IV Duatlo de Ferreiras

25 de abril

Prestes a fechar o mês de abril, irá realizar-se o IV Duatlo de Ferreiras, uma prova única do Campeonato de Duatlo do Algarve para Clubes e atletas a partir dos 16 anos na distância sprint. Uma prova constituída por um duatlo de estrada, em Ferreiras, no concelho de Albufeira, junto ao Estádio da Nora.

Hora de início: 10h30

Prova aberta: sim

Percurso: A prova inicia-se com uma corrida de 4.000m, num circuito com duas voltas, passando para o ciclismo onde completam 16.200m num total de três voltas e por fim outra volta de corrida completando assim mais 2.000m de corrida antes de passar a meta.

A primeira e segunda corridas serão realizadas em asfalto, com pouco desnível, o ciclismo é feito em estrada num percurso de baixa exigência técnica.

Fonte: FTP

“Manuel Belletti sobe ao comando da Volta à Sicília”

Ciclista vence segunda etapa da prova

Por: Lusa

Foto: Instagram Manuel Belletti

O ciclista italiano Manuel Belletti (Androni Giocattoli -- Sidermec) venceu esta quinta-feira ao sprint a segunda etapa Volta à Sicília, subindo à liderança da prova italiana, que está de regresso à estrada após 42 anos desde a última corrida.

Belletti completou em 6:16.16 horas os 236 quilómetros entre Capo d'Orlando e Palermo, batendo sobre a meta e desalojando do topo da geral individual o compatriota Riccardo Stacchiotti (Giotti Victoria-Palomar), que venceu duas etapas na Volta a Portugal em 2018 e se tinha imposto na tirada inaugural.

Stacchiotti terminou no segundo lugar da etapa, com o mesmo tempo de Belletti, tal como sucede na classificação geral, enquanto o colombiano Juan Sebastián Molano (UAE-Emirates) foi o terceiro mais rápido, ocupando também a terceira posição da geral, a 12 segundos do líder.

O único português presente na Sicília, Ivo Oliveira (UAE Emirates), chegou no 46.º posto, integrado no pelotão e com o mesmo temçpo do vencedor da etapa, ocupando o 36.º lugar na geral, a 16 segundos do comandante.

Na sexta-feira realiza-se a terceira das quatro etapas da Volta a Sicília, entre Caltanissetta e Ragusa, na extensão de 188 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“19º Peregrinação a Fátima”

Por: Nuno Almeida

Concentração: Pelas 6:00h no parque Inter Caima Futebol Clube do Pinheiro Manso em Vale de Cambra
Partida: Às 6:30h - Chegada prevista 14:00h
O Carro de apoio vai-nos acompanhar todo o percurso, onde podes levar; Alimentação, ferramentas, saco para banho.
Incluído no evento: Hidratação com água/sais, barra de cereais, banho à chegada banho nas imediações do Santuário, retorno de autocarro para Vale de Cambra, transporte da bicicleta e lembrança do evento.
Aconselhamos o atleta a fazer um seguro de acidentes pessoais/contra terceiros, pois o evento não contempla seguro, por isso o atleta pedala por sua conta e risco.
 

Lotação limitada ! 

“Mais de um milhar de atletas esperados na Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga”

(Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço)

A 1ª Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga, terceira prova do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, promovida conjuntamente pelo BTT Margens do Cávado e pela Associação de Ciclismo do Minho, realiza-se no próximo domingo (7 de abril), sendo esperados mais de mil atletas repartidos pelas categorias de competição, promoção e paraciclismo.

A poucos dias da prova, explica Paulo Fernandes, do BTT Margens do Cávado, “ultimam-se os trabalhos com muita atenção e redobrado cuidado para que nada falhe, até porque a I Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga pretende ser uma referência do BTT”.

Paulo Fernandes garante que “todos estão empenhados na organização e que o trabalho tem sido muito”. “Mesmo com alguma experiência de dez edições do Raid BTT Margens do Cávado, esta atividade tem sido mais trabalhosa até porque o trajeto é mais extenso e as exigências são maiores”.

“Temos tido várias reuniões de trabalho com diversas entidades e todas queremos proporcionar um dia espetacular aos participantes!”, refere Paulo Fernandes.

 

Inscrições a bom ritmo

As inscrições para a I Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga, terceira prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço, encerram esta quinta-feira às 24 horas, mas nesta altura já estão inscritos perto de um milhar de participantes. A organização acredita que a iniciativa “vai envolver mais de mil pessoas na prática desportiva”, entre as provas de BTT e de lazer. De referir que em Braga vão decorrer a Maratona (75 e 60 kms), Meia-Maratona | XI Raid BTT Margens do Cávado (40 kms) e um passeio de BTT (20 kms). As inscrições podem ser efetuadas online (Federados: www.fpciclismo.pt / Restantes participantes: www.bttmargensdocavado.com).

À parte os números, Braga aguarda também pelos melhores atletas da competição de BTT XCM, já que a I Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga é a terceira prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço,

“A linha de partida dos Federados, está reservada para os melhores 20 atletas da Taça de Portugal. Além destes, irão estar presentes todos os campeões do Minho de XCM, das várias categorias e escalões”.

A I Maratona BTT SodiGás Cidade de Braga conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, Federação Portuguesa de Ciclismo, SodiGás - Braga, Rubis Gás, Gráfica Santa Luzia, Discover Melgaço, Score Tech, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, Arrecadações da Quintã e POPP Design.

BTT Margens do Cávado (Trilhos do Cávado - Associação Desportiva), um dos clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, é uma associação sem fins lucrativos que começou por promover em 2009 o Raid BTT Margens do Cávado com o objetivo de angariar fundos para a sustentabilidade da Associação de Solidariedade Social de São Paio (IPSS). Além do Raid BTT Margens do Cávado promove regularmente o Bracara Urban Race.

Fonte: ACM

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com