sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

“Ruben Guerreiro "muito contente" com Volta à Arábia Saudita: «Nunca tinha vencido uma corrida por etapas»”


Português começou da melhor maneira na Movistar

 

Por: Lusa

Ruben Guerreiro concretizou um objetivo pessoal ao vencer a Volta à Arábia Saudita, revelando-se "muito contente" por ter correspondido às expectativas da "ambiciosa" Movistar e por ter sido recompensado pelo trabalho duro que tem feito no ciclismo.

"Nunca tinha vencido uma corrida por etapas. No ano passado, tinha-me aproximado fazendo terceiro na Volta à Alemanha. Estou muito contente, concretizei um objetivo meu pessoal, mas, sobretudo, concretizei um objetivo da equipa, que era vir aqui ganhar a etapa mais dura e vencer a geral. Esta é uma equipa muito ambiciosa. É, realmente, muito bom chegar e vencer", resumiu em declarações à agência Lusa.

O ciclista de Pegões Velhos, que esta temporada trocou a norte-americana EF Education-EasyPost pela formação espanhola, estreou-se a vencer uma geral em elites, depois de já ter triunfado no Grande Prémio Liberty (2015) e na Volta a Portugal do Futuro de 2014, ainda como sub-23.

Depois de na quinta-feira ter chegado à camisola verde, ao ganhar a etapa 'rainha' da prova, hoje bastou a Guerreiro chegar integrado no pelotão na quinta e última tirada, na qual o italiano Simone Consonni (Cofidis) se impôs, para festejar a conquista da geral da Volta à Arábia Saudita. "Para mim, [esta vitória] representa muito, porque eu trabalho muito duro. Realmente, somos recompensados sempre na vida, não só no desporto, quando trabalhamos duro. Alguma coisa boa há de vir e eu sempre acreditei, sobretudo pelo apoio da minha família e desta grande equipa, que me deram todas as condições para me focar só no ciclismo e tentar concretizar todos os meus objetivos. A vitória é a cereja em cima do bolo", confessou à Lusa.

O 'rei da montanha' do Giro2020 foi secundado no pódio da Volta à Arábia Saudita pelo italiano Davide Formolo (UAE Emirates), que terminou a oito segundos, enquanto o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi terceiro, a nove.

Embora tenha conquistado a sua primeira prova por etapas, depois de triunfar nos Nacionais (2017), na nona etapa do Giro2020 e no Mont Ventoux Dénivelé Challenge (2022), Guerreiro nega que esta vitória represente maior pressão para a restante temporada. "A fasquia é sempre a mesma, é ir dia a dia. Eu só nos últimos dois anos é que comecei a fazer bons resultados, também devido à estabilidade que consegui. Sempre tive muitas lesões, vários problemas. Acho que a maior vitória foi conseguir ultrapassar isso e encontrar-me a mim mesmo. Essa é a minha maior vitória como ciclista e como pessoa", assumiu o corredor de 28 anos.

Guerreiro garantiu que nunca estabelece "objetivos muito altos", mas antes trabalha "duro" e espera "essas recompensas, de vitórias ou bons lugares".

"É assim que trabalho, é esse o pensamento, e é assim que vou encarar cada corrida, com o máximo de ambição, mas respeitando os planos da equipa", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor inaugura a época no domingo com a Prova de Abertura”


Domingo, dia 5 de fevereiro, marca o início da época nacional de ciclismo de estrada, com a tradicional Prova de Abertura – Região de Aveiro, que este ano terá um percurso de 165,7 km entre Estarreja e Ílhavo. A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai apresentar-se com o seu plantel completo. Será uma estreia em grande, com os 10 corredores da formação de Águeda todos na estrada para começar a temporada de 2023.

O vencedor da Volta a Portugal, Mauricio Moreira estará ladeado por Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Rafael Reis, Fábio Costa, Pedro Silva e os estreantes Artem Nych (russo, a correr com a bandeira neutra), o espanhol Sergio García e os jovens portugueses Julian Madrigal e Duarte Domingues.

O tiro de partida para as primeiras pedaladas de 2023 será dado às 12H00 em Estarreja. O pelotão vai cruzar todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), ao longo de 165,7 km que terminam em Ílhavo, cerca das 16H00.

O traçado da Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, é maioritariamente plano, destacando-se a subida de Talhadas, a meio da corrida, que será a maior dificuldade para os velocistas, que terão pela frente um percurso que os favorece.

“A Prova de Abertura é sempre uma corrida bastante importante, é o arranque da época, todas as equipas querem sobressair e nós não somos diferentes. O percurso em si é bastante acessível e pode permitir que porventura chegue um pelotão compacto. Certamente vão ser os homens mais rápidos a decidir a corrida, mas este é sempre um ponto de partida e queremos fazer o melhor possível, para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da formação de Águeda.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Rui Costa oitavo na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana”


Português segue em sétimo na geral após a tirada ganha pelo italiano Simone Velasco

 

Por: Lusa

Foto: Intermarché-Circus-Wanty

O português Rui Costa (Intermarché-Wanty-Circus) foi esta sexta-feira oitavo classificado na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana em bicicleta, seguindo em sétimo na geral após a tirada ganha pelo italiano Simone Velasco (Astana).

Velasco, de 27 anos, cumpriu os 145,1 quilómetros entre Bétera e Sagunto em 3:12.47 horas e foi o melhor num 'sprint' a três entre homens que chegaram três segundos à frente do pelotão.

O luxemburguês Bob Jungels (BORA-hansgrohe) acabou no segundo lugar e o dinamarquês Jonas Gregaard (Uno-X) no terceiro, com Rui Costa a chegar junto dos favoritos, a três segundos, cortando a meta no oitavo posto.

O português, que segue em boa forma neste arranque da época, em que já venceu o Troféu Calvià, na estreia pela equipa belga, é sétimo à geral, a 10 segundos do líder, o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo).

Ciccone tem três segundos de vantagem para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), que subiu a segundo já depois do segundo dia devido a uma relegação do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), por 'sprint' irregular, com o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) em terceiro, a seis.

No sábado, a quarta e penúltima etapa liga Burriana ao Alto de la Cueva Santa em 181,6 quilómetros, com uma chegada em alto, de segunda categoria, a encerrar um dia com outras quatro ascensões categorizadas.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro conquista Volta à Arábia Saudita”


Por: NFO // AMG

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) conquistou hoje a Volta à Arábia Saudita, após a quinta etapa, ganha pelo italiano Simone Consonni (Cofidis).

Para conquistar a sua primeira prova por etapas como elite, Guerreiro concluiu a etapa integrado no pelotão, terminando com oito segundos de vantagem para o italiano Davide Formolo (UAE Emirates) e nove para o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious).


A última etapa, uma ligação de 142,9 quilómetros entre a Cidade Velha de AlUla e Maraya, foi ganha por Consonni, em 3:10.13 horas, com o mesmo tempo do italiano Matteo Malucelli (Bingoal WB) e do neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), segundo e terceiro, respetivamente.

Esta é a terceira presença de um português no pódio nas últimas três edições da Volta à Arábia Saudita, depois de Rui Costa, então na UAE-Emirates, ter sido terceiro em 2020 e 2022 não houve prova em 2021.

Fonte: Lusa

“Seleção nacional com seis corredores no europeu de pista”


Por: Ana Nunes

O Campeonato da Europa de Pista de Elite irá decorrer na próxima semana, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Grenchen, na Suíça, e serão seis os atletas portugueses a representar a seleção nacional nesta competição.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou seis atletas para os europeus de pista, que irão participar em 11 provas distintas. No setor masculino, Portugal estará representado por Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Diogo Narciso e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car). Já no setor feminino será Maria Martins (Fenix-Deceuninck) a vestir as cores nacionais

Espera-se uma competição intensa pelos títulos europeus de 2023 no Tissot Velodrome, dada a habitual presença de alguns dos melhores corredores do mundo na vertente de pista. A seleção nacional irá, maioritariamente, disputar as provas de resistência, entre elas a disciplina olímpica de omnium, o scratch, a eliminação e a corrida por pontos. A acrescentar a estas quatro, os atletas masculinos estarão ainda em competição na perseguição individual, no madison e ainda numa das provas de velocidade, o quilómetro contrarrelógio.

Na próxima semana ficaremos a conhecer as provas em que poderemos ver os corredores portugueses em ação, assim como os respetivos horários.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com