segunda-feira, 14 de julho de 2025

“Tour: Simon Yates vence 10.ª etapa e Ben Healy é o novo camisola amarela em fuga que vingou”


Esta terça-feira cumpre-se o primeiro dia de descanso no Tour

 

Por: Record

Foto: AP

Tadej Pogacar não vai passar o primeiro dia de descanso do Tour na liderança. O esloveno da Emirates 'permitiu' que Ben Healy (EF Education) tivesse esse privilégio, sendo que o irlandês chegou a esta condição após ter entrado numa fuga que vingou na 10.ª etapa.

No dia de feriado nacional em França, foram dois ciclistas estrangeiros a brilharem mais numa escapada que teve vários elementos, entre eles também o vencedor da tirada, em Le Mont-Dore Puy de Sancy. O britânico Simon Yates (Visma) festejou na meta, ele que chegou a França como campeão da Volta a Itália.

A fuga chegou com quase cinco minutos de vantagem para o grupo dos favoritos, onde na última contagem de montanha, das oito que teve o percurso, e situada na meta de segunda categoria, Pogacar ainda atacou, mas levou na roda o rival Jonas Vingegaard (Visma).

O chefe de fila da Emirates não conseguiu ganhar tempo ao da Visma, mas pela primeira vez neste Tour, Pogacar ficou sem companheiros na derradeira subida, vítimas do ritmo imposto pela equipa do rival.

Quem não conseguiu ir com o duo foi Remco Evenepoel (Soudal), a ceder alguns segundos.

À entrada para o dia de descanso, Ben Healy lidera o Tour com 29 segundos sobre Tadej Pogacar e 1.29 minutos para Evenepoel.

O Tour retoma quarta-feira para uma etapa de transição para os Pirenéus, naquele que vai ser o primeiro grande teste à liderança de Tadej Pogacar que agora não tem a seu lado João Almeida, que abandonou na etapa anterior.

Fonte: Record on-line

“Anicolor / Tien21 Alexis Guérin conquista o Troféu Joaquim Agostinho”


Fotos: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Alexis Guérin, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, é o grande vencedor do 48.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, ganhando também o título do primeiro francês a conquistar a prova. Esteve no pódio ladeado pelo colega espanhol Rubén Fernández, que foi consagrado Rei dos Trepadores, ao vencer a Geral da Montanha. Mas foi também por Equipas, que coube à estrutura que tem a sua sede no Município de Águeda subir ao pódio, para receber o troféu de Melhor Equipa, comando que assumiu desde o Prólogo, tal como a Camisola Amarela, que esteve sempre com a Anicolor / Tien21, primeiro com Rafael Reis e depois com Guérin. 


A última etapa teve 172,5 km que começaram na Lourinhã, para terminar em Torres Vedras, após o tradicional circuito. Percorridos mais de 20 km dava-se a primeira fuga consistente, com 13 elementos, um deles Rubén Fernández, que no Ponto Quente do Vimeiro, aos 66,7 km, conquistou a maior bonificação. 


Com o início da subida para o Montejunto, o grupo de fugitivos fragmentou-se, com Rúben Fernández a passar em primeiro lugar no Prémio de Montanha de 1.ª categoria. Na descida juntou-se um quinteto na frente e no Ponto Quente na Ventosa, Rúben Fernández voltou a passar em primeiro, naquele que seria o fim para os cinco fugitivos. Depois de alguns ataques e um corredor em solitário, que seria alcançado, chegou o momento em que Afonso Silva (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) contra-ataca e acaba por assumir o protagonismo nos 10 quilómetros finais, vencendo a etapa. 


Alexis Guérin foi o 17.º a chegar, com o mesmo tempo do vencedor e margem para ganhar a corrida. Recorde-se que o corredor francês já tinha corrido o Troféu Joaquim Agostinho em 2015, terminando no Top 10 da Classificação da Montanha, mas, aos 33 anos, está a fazer uma das melhores épocas da sua carreira, juntando esta vitória à conquista do Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto e depois o VII Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. 


“Estou muito contente com esta vitória, mas o mais importante é que esta foi uma vitória da melhor equipa de Portugal. Não é fácil ganhar este Troféu, todas as etapas foram duras, havia muitos candidatos. O próximo objetivo é que a equipa possa ganhar a Volta a Portugal. Sentimo-nos uma família e isso acaba até por ser mais importante que o ciclismo”, avançou Alexis Guérin. 


“Foi uma prova muita atacada, das corridas mais difíceis que tivemos para conseguir chegar à vitória. Acabou por nos sorrir através de um excelente trabalho de toda a equipa, estão todos de parabéns, desde Artem Nych, Rubén Fernández, Harrison Wood, Fábio Costa, Pedro Silva, Rafael Reis, com Alexis Guérin a levar a vitória para casa. Mas esta é uma grande conquista de todo o coletivo, porque todo o grupo fez um excelente trabalho”, explicou o diretor desportivo da Anicolor / Tien21, Rúben Pereira. 

 


CLASSIFICAÇÕES: 

48.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS – TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO 

3.ª ETAPA: Lourinhã – Torres Vedras» 172,5 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA 

 

1.º Afonso Silva (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), 04h03m57s 

2.º Gorka Sorarraín (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

3.º Sergi Garí (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

2.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), mt 

16.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), mt 

17.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), mt 

22.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), mt 

54.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 07m36s 

70.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 10m46s 

DNF Fábio Costa (Anicolor / Tien21) 

DNF Rafael Reis (Anicolor / Tien21) 

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 12h42m24s 

2.º Sebastian Berwick (Caja Rural-Seguros RGA), a 20s 

3.º Jesús Jiménez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), a 21s 

4.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 31s 

5.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 51s 

35.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 09m14s 

73.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 41m28s 

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

 

1.ª Anicolor / Tien21, 38h08m13s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS 

 

1.º Sergi Garí (Caja Rural-Seguros RGA), 35 Pontos 

7.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 20 Pontos 

8.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), 14 Pontos 

9.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 13 Pontos 

25.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA 

 

1.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), 25 Pontos 

3.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 24 Pontos 

8.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 15 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES 

 

1.º Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), 21 Pontos 

6.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), 7 Pontos 

 

MELHOR PORTUGUÊS 

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 31 Pontos 

14.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 86 Pontos

Fonte:  Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Seleção Nacional em prova no Europeu de BMX na Letónia”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional competiu este sábado no Campeonato da Europa de BMX, em Valmiera, na Letónia. Leonardo Carmo e Renato da Silva, ambos da Team BMX Quarteira, foram os representantes portugueses numa das competições mais exigentes do calendário europeu da vertente.

Na categoria júnior, Leonardo Carmo fez a sua estreia em Campeonatos da Europa, terminando na 64.ª posição entre 79 participantes. O jovem corredor ficou a apenas uma posição de garantir o apuramento para os oitavos de final. “Mostrou uma boa adaptação à pista com rampa de 8 metros, mas ainda tem pouca experiência competitiva a este nível”, destacou o Selecionador Nacional, Alexandre Almeida.


Na corrida de sub-23, Renato da Silva, atual Campeão Nacional, finalizou na 44.ª posição entre 74 corredores. O atleta português demonstrou evolução ao longo da jornada, com boas decisões táticas em pista, mas um arranque menos eficaz impediu-o de chegar aos quartos de final.

“Os resultados que tínhamos por objetivo não foram totalmente alcançados. Queríamos disputar as fases mais importantes da competição e melhorar o nosso desempenho em relação a edições anteriores. Ainda assim, a participação foi importante, sobretudo para evoluirmos técnica e taticamente em contexto de corrida, frente a adversários com muita experiência e seleções de referência no panorama europeu. Temos de continuar a trabalhar para aproximar os nossos jovens do nível europeu”, concluiu Alexandre Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Seleção Nacional de Cadetes vence por equipas na Volta a Guijuelo”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de Cadetes voltou a deixar marca na Volta a Guijuelo, em Espanha. A formação lusa venceu a classificação coletiva da prova e colocou três atletas no top 5 da geral individual, com Vasco Silva, Rodrigo Conceição e Duarte Costa a ocuparem, respetivamente, os segundo, terceiro e quinto lugares.

Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) repetiu o triunfo de 2024, agora ao serviço da equipa, com um tempo total de 3h07m50s. Entre os representantes da Seleção Nacional, Vasco Silva terminou a 18 segundos do compatriota, Rodrigo Conceição também a 18 segundos e Duarte Costa a 22 segundos. Um domínio português, numa competição que juntou cerca de 200 atletas, em representação de 40 equipas.

Depois de ter vencido o contrarrelógio coletivo que abriu a competição, a Seleção Nacional manteve-se sempre entre os protagonistas. A etapa de sábado, com partida e chegada a Guijuelo, foi marcada por grande equilíbrio, com Vasco Silva a terminar no 10.º lugar e a manter-se na luta pelos lugares cimeiros. No domingo, na derradeira tirada entre Maguisa e Guijuelo, com 58,8 quilómetros, os portugueses voltaram a destacar-se: Vasco Silva foi 5.º, Rodrigo Conceição 9.º e Duarte Costa 12.º.

Os resultados individuais permitiram a Portugal – equipa composta por Vasco Silva, Rodrigo Conceição, Duarte Costa, Bruno Nogueira e Guilherme Lameira – vencer a classificação por equipas, superando a UC Fuenlabrada Cadetes e a Sanse-Elecox.

Além da Seleção Nacional, outras três equipas portuguesas estiveram em prova: Academia Efapel de Ciclismo, Caldas Ecosprint-E.Leclerc e Landeiro-KTM-Matias & Araújo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas TRIATLO ENTRE-OS-RIOS”


Francisca Leirião e Tomé Tomé no europeu de Youth

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A nível interno, no domingo, 13/julho realizou-se em Entre-os-Rios (Castelo de Paiva), a 2ª etapa do nacional de triatlo em cadetes, simultaneamente prova de apuramento para o campeonato da europa em Youth, que se disputará entre 12 a 14/setembro, em Kitzbuhel (Áustria).

O Clube de Natação de Torres Novas esteve presente, no setor feminino com Francisca Leirião, a alcançar o 2º lugar e respetivo apuramento, e no setor masculino com Tomé Tomé ao subir ao pódio no 3º lugar, a conseguir também o apuramento. Rodrigo Narigueta, com um furo no segmento de ciclismo, concluiu na 6ªposição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no World Triathlon Championship Series em Hamburgo (Alemanha)”


9º lugar para RICARDO BATISTA na WTCS de Hamburgo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

RICARDO BATISTA conquistou um excelente 9º lugar, na 4ª etapa do campeonato do mundo de triatlo, que se realizou este sábado, 12/julho, em Hamburgo, na Alemanha, e mantem-se no TOP 5 do ranking mundial de triatlo em 2025.


Nesta etapa WTCS disputada em distância sprint (750m/natação, 20km/corrida e 5km/corrida), e a exemplo do que tinha acontecido em Yokohama, a prova no setor masculino em Hamburgo, foi disputada debaixo de muita chuva. Ricardo Batista, após uma natação menos conseguida e algumas dificuldades nas primeiras voltas do ciclismo, onde enfrentou algumas cãibras, chegou à segunda transição a 35 segundos do grupo dos 12 atletas que lideravam a prova. Foi na corrida que o atleta torrejano se destacou, protagonizando uma excelente recuperação e terminando a prova na 9ªposição, com um impressionante parcial de 14 minutos e 20 segundos nos 5km de corrida.


A prova do setor feminino, contou com a presença da atleta do Clube de Natação de Torres Novas, MARIA TOMÉ, que realizou um dos seus melhores segmentos de natação em etapas da WTCS. Durante o ciclismo, formou-se um grupo de 45 atletas, deixando tudo em aberto para a corrida final. Apesar de um bom desempenho na corrida, Maria Tomé não conseguiu alcançar o ritmo que atualmente tem vindo a demonstrar, terminando na 24ª posição, mas subindo ao 22º lugar no ranking mundial.

No domingo, realizou-se a prova de estafetas mistas, com Ricardo Batista e Maria Tomé a integrarem a equipa portuguesa, que terminou na 11ª posição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com