sábado, 23 de maio de 2020

“Mulher/E depois dos 50?”

Ganhos da Maturidade

Por: Cláudia Franco

Depois de romper a barreira dos 50 anos passei a entender mais profundamente os ganhos da maturidade. É como se uma nuvem se abrisse, e para finalmente conseguir enxergar o que realmente importa na vida. É de certa maneira duro perceber que você está nesta Terra há meio século e que seu tempo é limitado. Nasce um sentimento de liberdade e ao mesmo tempo de urgência.

Apesar de ter passado dos 50, me sinto jovem, com muita disposição e com vários planos e projetos de vida em curso. Conversando com minhas amigas que nasceram nos anos cinquenta, sessenta e setenta, que estão na plenitude de suas vidas, todas se rebelam contra qualquer definição relacionada a idade. Assim como eu, nenhuma delas se identifica com o rótulo “mulheres de meia idade”.

Penso que de fato fazer parte do grupo “ageless” (pessoas cuja idade não se define pela cronologia) é apenas uma questão de conceito. A sociedade mudou. A mulher deixou de ser a dona de casa e saiu para o mercado de trabalho.

Extremamente fortes e atuantes, as mulheres adotaram outro estilo de vida, uma nova postura mental, colaborando para a adoção de uma imagem mais jovem, mas leve e bem diferente da “matrona”.

Especificamente no meu caso, sinto que dois componentes importantes me ajudam a me manter jovem: um deles é o desporto e o outro a postura mental. Um alimenta o outro.

O desporto me ajuda em muito a manter o físico e o mental mais leves e equilibrados. Já a postura mental alimenta o meu espírito com juventude, como também, alimenta a motivação para me manter firme nos treinos, para me dar a coragem para ultrapassar limites e a força para perseverar em busca de resultados.


Amigas de 50

Minha amiga Telma Kremer, 50 anos, que acabou de participar pela primeira vez de uma prova de Iron Man, na Alemanha, comentou: “Não acho que eu pareça uma menina, mas ainda não me incomodo com a idade, as rugas, as mudanças no corpo; quero envelhecer bem, alegre, saudável. Não faço nada para manter uma aparência jovem – nem creme de rosto me lembro de usar – mas me sinto jovem. Acho que é aquele clichê mesmo, de estado interno, de cabeça. E acho que o prazer deixa a gente jovem, então cada um tem que se responsabilizar pelo seu. A vida não tem ensaio geral. Você não tem outra chance, essa aqui é a sua hora!”

Outra amiga praticante de ciclismo, Denise Duboc, 58 anos, diz: “Estar acima dos 50 anos me fez enxergar com mais urgência, não deixo mais nada para resolver depois. O agora ficou mais intenso e precioso. Sinto-me jovem e o que me trouxe essa energia foi ter iniciado na prática do ciclismo há dois anos, quando eu estava lesionada da coluna e sem me exercitar. O ciclismo me tirou as dores e me trouxe uma galera jovem, uma alegria sem fim, sorrisos das 5 horas da manhã, energia de sobra. Trouxe também o desafio de aprender algo novo e que requer disciplina e muito amor. Não consigo me enxergar na terceira idade quando pedalo, na verdade me vejo simplesmente feliz!”

A eterna menina e ciclista Mirian Kracochansky, 56 anos, diz que se sente extremamente jovem depois dos 50 anos. “A idade não interfere na minha liberdade para vivenciar novas experiências, a idade não tirou o sorriso do meu rosto, a idade me tornou
como um bom vinho, quanto mais envelhece melhor fica. Algumas coisas colaboram para com a minha juventude: faço atividade física desde a tenra idade e nunca parei. Pratiquei vários esportes e hoje a prática do ciclismo, além de fazer muito bem para o meu corpo é uma terapia. Sou otimista. Acredito que o amor seja a chave da renovação. Acredito que o mau humor, o rancor, a depressão e o estresse sejam os principais fatores para o envelhecimento, por isto que para mim cuidar da alma e da mente são coisas tão importantes quanto cuidar do corpo. Quando se tem uma verdadeira razão para lutar pela vida, você não envelhece.”


Acima dos 60

Aprendizado e planos é o lema de Elza Ueda, 68 anos. Quando perguntei a Elza qual era a sua idade, ela logo me devolveu a pergunta: “Você quer saber a minha idade cronológica ou biológica? Tenho 68 anos de aprendizado! E, feliz por estar acima dos 60! Sinto-me muito jovem, pois ainda tenho muitos planos para o futuro, plano este diferente de 5 ou 10 anos atrás, pois o foco agora é a busca da felicidade.
O segredo de manter-me jovem é viver cada dia intensamente sem me preocupar com a idade cronológica. Tento aprender coisas novas dentro da minha capacidade, é claro. A bicicleta entrou na minha vida dentro deste propósito. Procurei aprender a pedalar aos 66 anos e hoje não imagino viver sem minhas bicicletas e, meu objetivo é fazer uma cicloviagem”


Crenças limitantes

Precisamos tomar cuidado com as crenças limitantes, que é no que você acredita e que limita a sua vida. Só você a toma por verdade. Portanto, é importante, à medida que a sua idade cronológica vai aumentando, desconstruir qualquer crença que passe pela sua cabeça. Desafiar as crenças limitantes é optar por uma postura mental de crescimento. Ao chegar aos 50 analisei impiedosamente a minha vida:

•Onde consegui chegar;

•O que aproveitei;

•Quais conquistas obtive, e o mais importante;

•Como será a próxima fase desta vida.


Algumas conclusões

Reúno aqui alguns dos meus aprendizados:

1.Sinta-se a sua prioridade número 1. Se você focar em seu próprio bem-estar, primeiro, você vai ter significativamente mais energia para ser capaz de ajudar os outros quando necessário. Lembre-se que praticar o autocuidado não é ser egoísta. É uma necessidade se você quer levar uma vida rica e produtiva.

2.Comprometa-se a desenvolver um estilo de vida saudável. Lembre-se de que 95 por cento de todas as doenças estão relacionadas com as escolhas de estilo de vida. Pode chocá-lo perceber que o estresse, exercício, nutrição e relacionamentos são os pilares de uma vida saudável.

3.Certifique-se de que amigos e sua família apoiam seu crescimento. Não mantenha pessoas tóxicas em sua vida. Qualquer um que consistentemente não é amoroso e solidário precisa ser eliminado ou mantido à distância.

4.Aprenda a dizer ‘não’. Você ficará encantada ao perceber que dizer não liberará seu cronograma e energia para fazer coisas que você realmente quer fazer.

5.Substitua pensamentos negativos automáticos em seu cérebro com pensamentos positivos.

6.Amor. Olhe-se no espelho do banheiro todas as manhãs (realmente olhar) e diga ‘bom dia’ e ‘eu te amo’. Pode parecer piegas, mas quanto mais você faz, mais você vai apreciar quem é, e vai descobrir a beleza do amor próprio.

7.Desenvolva uma prática diária de gratidão. Literalmente agradeça a tudo o que recebe em sua vida. Faça 5 minutos de pensamentos/meditação para integrar uma prática de gratidão em seu cotidiano.

8.Desenvolva a autoconsciência. Familiarizar-se com seus humores, motivações e desejos mais profundos são essenciais se você quer viver uma vida significativa, abundante e produtiva.

9.Assuma a responsabilidade por sua vida. “Eu sou responsável pela minha vida e eu escolho criar uma vida extraordinária”.

10.Acredite em suas próprias habilidades. Acredite em seu poder e capacidade de criar a vida que deseja.

11.Pare de se preocupar o que os outros pensam de você. Quando você se pegar em um modo de ‘insegurança’, chame seu sábio interior para lembrá-la que você precisa apenas da aprovação de si mesma e de mais ninguém.

12.Torne-se uma ouvinte melhor. Você sempre vai aprender mais se ouvir que falar. Isso lhe permitirá desenvolver conexões mais íntimas e mais profundas. Você também vai ter conversas mais interessantes e vai manter sua mente ativa e crescente.

13.Seja uma principiante. Se você quer viver uma vida rica, criativa e divertida, você precisa expor-se a novos empreendimentos — onde você obviamente vai ser um novato. E mesmo em uma área onde você tem experiência, sempre há mais para aprender e fazer.

14.Pratique o perdão. Ao perdoar você vai passar de sentimento ferido, isolado e preso na negatividade para uma explosão de energia positiva, alívio e compaixão.

15.Desenvolva sua criatividade. Todos nós nascemos criativos. Encontre maneiras de exercitar a criatividade e a insira em seu cotidiano.

16.Passe um tempo na natureza. Mesmo que você tenha só 20 minutos por dia para dar um passeio, o mesmo vai despertar os seus sentidos, e você vai descobrir rapidamente os benefícios mágicos para a sua vida.

17.Esvazie a mente. Pare o que estiver fazendo, sente-se, limpe sua mente de qualquer pensamento e faça 3 respirações profundas.

18.Não leve tudo muito a sério. A vida é um paradoxo. Saber como integrar diversão e riso em sua vida cotidiana é um tônico para a alma, impulsiona a criatividade e permite que você desenvolva conexões mais profundas com os outros.


Estilo de vida x Idade

Atualmente muitas empresas já se atentaram que segmentar o mercado tendo como critério a idade não é uma boa estratégia de marketing. Exemplos disto são a Netflix e a Amazon, que oportunamente triunfaram segmentando seus clientes/ações por comportamento e estilo de vida.


Alguns dados

•96% Das mulheres de mais de 40 anos não se sentem de “meia idade”

•80% Acreditam que os pressupostos da sociedade sobre as mulheres de meia idade não representam suas vidas

•67% Consideram-se em sua plenitude de vida

•84% Dizem que não se definem por sua idade

•91% Não acreditam que os anunciantes as entendam

Fonte: Revista Bicicleta

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com