quarta-feira, 5 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Evenepoel vence contrarrelógio e lidera Critério do Dauphiné”


Ciclista belga deixou todos os rivais a mais de meio minuto

 

Por: Lusa

Foto: Evenepoel/Instagram

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) assumiu esta quarta-feira a liderança Critério do Dauphiné, deixando todos os rivais a mais de meio minuto, depois de ter vencido o contrarrelógio da quarta etapa.

Evenepoel mostrou a razão de ser campeão do mundo de contrarrelógio e foi o mais forte no exercício individual de 34,4 quilómetros, entre Saint-Germain-Laval e Neulise, em França, triunfando em 41.49 minutos.

O jovem britânico Joshua Tarling (INEOS), campeão europeu da especialidade, foi segundo, a 17 segundos, com o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) a ser terceiro, a 39 segundos, limitando as perdas na luta pela geral.

Os restantes candidatos ao triunfo final ficaram a mais de um minuto de Evenepoel, que está a regressar à competição após uma violenta queda na Volta ao País Basco, que vitimou, na altura, Roglic e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike), vencedor das duas últimas Voltas a França, entre outros.

O norte-americano Matteo Jorgenson (Visma-Lease a bike), vencedor do último Paris-Nice, terminou em quarto, a 1.07 minutos, o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) foi nono, a 1.27, e o seu compatriota Carlos Rodríguez (INEOS) foi 11.º, a 1.41, intercalados pelo britânico Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), a 1.38.

O norte-americano Sepp Kuss (Visma-Lease a bike), vencedor da Vuelta2023, voltou a demonstrar que o 'crono' não é o seu terreno e perdeu 3.35, sendo apenas 45.º.

Mesmo com três etapas de montanha ainda por disputar, a luta pela classificação geral parece ter ficado reduzida a Evenepoel e Roglic, com o belga a ter 33 segundos de avanço sobre o esloveno, com Jorgenson já a 1.04 minutos.

Na quinta-feira, os homens mais rápidos do pelotão vão ter a última oportunidade de discutirem uma etapa ao sprint, na ligação de 167 quilómetros, entre Amplepuis e Saint-Priest.

Fonte: Record on-line

“1º Grande Prémio de ciclismo da Vila da Benedita”


Depois do enorme sucesso alcançado no circuito da Benedita, que decorreu no dia 26 de maio, a Vila da Benedita já tem data marcada para o seu I Grande Prémio de Ciclismo da Vila da Benedita.

De realçar que o circuito da Benedita, recebeu honrosos e rasgados elogios em termos organizativos, por todas as equipas presentes e ainda pela comentadora da EUROSPORT e ex. comissária internacional e organizadora dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, Rio2016, bem como de todos os Campeonatos do Mundo realizados em Portugal, Isabel Fernandes.

O 1º Grande Prémio de ciclismo da Vila da Benedita, tem data marcada para 21 de setembro, uma prova federada em linha de 100 km, a qual será a última prova calendário nacional de ciclismo master.

A prova terá a organização mais uma vez do CRP Ribafria e da sua equipa de ciclismo, e conta com o apoio do Município de Alcobaça, freguesia da Benedita e Associação de Ciclismo de Santarém.

Fonte: CRP Ribafria

“Seleção Nacional/Seleção Feminina compete na Taça de Espanha”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional Feminina vai competir em nova etapa da Taça de Espanha, no próximo sábado (8 de junho), inserida no VI Trofeo Femenino Ayuntamiento de Estella, em Estella-Lizarra.

José Luís Algarra, selecionador nacional, convocou cinco juniores - Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense), Maria Constança Marques (Tavira/Extremosul/SCFarense), Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/VESAM) e Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) – e duas cadetes - Juliana Teixeira (Cantanhede Cycling/VESAM) e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta).

“É uma prova em que aumentamos o nível de exigência competitiva. Vamos evoluindo progressivamente. Esta corrida tem uma participação muito numerosa e conta com as melhores atletas espanholas e será”, antevê José Luís Algarra.

As cadetes são as primeiras a partir, às 15h, para um percurso de 40,4 quilómetros, maioritariamente plano, tendo apenas uma contagem de montanha de terceira categoria a 12 quilómetros da meta. A chegada está prevista para as 16h08. Às 17h, partem as juniores, numa corrida em conjunto com as masters, estando a chegada prevista para as 19h10. Pelo meio, 78 quilómetros marcados por três contagens de montanha.

Esta será a quarta saída a Espanha da Seleção Feminina em 2024, depois das participações na Taça de Espanha, em março, no Prémio de Ciclismo San Isidro - Troféu Blanco Villar e no Trofeo Concello de Carballo, ambas em maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com