quinta-feira, 25 de agosto de 2022

“Alhandra recebe Taça do Mundo de Paratriatlo e Taça da Europa”


Mais de uma dezena de triatletas vão representar Portugal na Taça do Mundo de Paratriatlo e na Taça da Europa de triatlo que se disputam, a 3 e 4 de setembro, em Alhandra, Concelho de Vila Franca de Xira.

No primeiro dia de competições, 3 de Setembro (sábado), disputa-se a Taça do Mundo de Paratriatlo com as presenças de Filipe Marques e José Freire, na categoria PTS5, assim como de Rodolfo Alves no grupo dos triatletas invisuais.

Para domingo, 4 de Setembro, está agendada a Taça da Europa de Triatlo. No sector masculino, o diretor-técnico nacional convocou Alexandre Montez, André Dias, Gonçalo Oliveira, Pedro Gaspar, João Mansos e Tiago Fonseca. Entre as mulheres, as escolhas recaíram em Inês Oliveira, Inês Rico, Madalena Almeida e Mariana Vargem.

 

Mais informações:

 

Taça da Europa de Triatlo: 

https://triathlon.org/events/event/2022_europe_triathlon_cup_alhandra

 

Taça do Mundo de Paratriatlo: https://triathlon.org/events/event/2022_world_triathon_para_cup_alhandra

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ciclista australiano Ewan ganha etapa e italiano Ganna lidera Volta à Alemanha”


O português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) chegou na 19.ª posição e encontra-se em 57.º da geral, a 17 segundos do topo

 

O ciclista australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) ganhou hoje ao ‘sprint’ a primeira etapa em linha da Volta à Alemanha, liderada pelo italiano Filippo Ganna (INEOS), após 171,7 quilómetros entre Weimar e Meiningen.

Ewan impôs-se ao grosso do pelotão, que concluiu o percurso com o mesmo registo de 04:01.54 horas, enquanto o italiano Jonathan Milan (Bahrain-Victorious) e o alemão Max Kanter (Movistar) alcançaram o segundo e o terceiro lugares do pódio do dia.

Ganna, vencedor do curto prólogo da véspera, segue no topo da classificação geral, com dois segundos de vantagem sobre o neerlandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) e três face a Milan.

A 37.ª edição da Volta à Alemanha prossegue sexta-feira, com a segunda de quatro etapas, entre Meiningen e Marburg, numa distância de 200,7 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Jay Vine vence 6.ª etapa e Remco Evenepoel é o novo líder da Vuelta'2022”


João Almeida cedeu tempo para o belga, mas acabou ao lado de Primoz Roglic

 

Por: Record

O australiano Jay Vine, da Alpecin-Deceuninck, venceu esta quinta-feira a 6.ª etapa da Vuelta'2022, tirada que colocou o belga Remco Evenepoel, segundo na meta, como novo líder da prova. João Almeida cortou a meta integrado no grupo de Primoz Roglic, o líder à partida da etapa, a 1.37 minutos de Vine e com 1.22 para o belga da Quick-Step Alpha Vinyl.

Naquela que foi a primeira grande tirada de montanha, entre Bilbao e a Pico Jano (San Miguel de Aguayo), com 181,2 quilómetros, Remco destacou-se dos demais na última subida e apenas foi seguido por Enric Más. Os dois cortaram a meta juntos, a 15 segundos de Vine e com 40 segundos de avanço para Juan Ayuso, colega de João Almeida, e 1.37 para o grupo dos favoritos - com Almeida a ser 11.º na etapa.

Nas contas da geral, João Almeida sobe na tabela, de 17.º para 10.º, agora a 1.54 minutos de Remco Evenepoel. O belga lidera com 20 segundos para o anterior camisola vermelha (Rudy Molard), 28 para Enric Mas e 1.01 minutos para Primoz Roglic

Na sexta-feira, a sétima etapa da Vuelta liga Camargo a Cistierna em 190 quilómetros, com uma subida de primeira categoria, o Puerto de San Glorio, na segunda metade da tirada.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de Juniores”


Gonçalo Tavares conquistador em Almeida

 

Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Tavares (Bairrada) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores, uma viagem de 92,6 quilómetros, com partida e chegada em Almeida.

O calor tórrido das Beiras não atemorizou o pelotão, que percorreu 45 quilómetros na primeira hora de corrida, muito por responsabilidade das múltiplas tentativas de fuga de quem queria protagonismo.

As definições começaram por altura da meta volante, em Vilar Formoso, com 32,9 quilómetros percorridos. Foi a seguir a essa meta intermédia que Gonçalo Tavares atacou na companhia de Kavah David (Mundimat/SGR Ambiente/CCA Paio Pires) e Alejandro Merenciano (InfinObras/Zafiro Team).


O trio manteve-se unido até à montanha de Porto de Ovelha, onde, a mais de 35 quilómetros da meta, Gonçalo Tavares disparou para uma cavalgada em solitário que só terminaria na meta.

Com Gonçalo Tavares impávido na frente da corrida, fazendo um longo contrarrelógio numa etapa em linha, sucederam-se as movimentações atrás. Os corredores que atacaram com o corredor de Proença-a-Nova foram alcançados, mas do pelotão foram saindo outros protagonistas.

Já nos últimos dez quilómetros, António Morgado (Bairrada) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) consolidaram-se como perseguidores mais próximos de Gonçalo Tavares, mas, a três quilómetros da meta, que coincidia com um prémio de montanha de terceira categoria, Morgado deixou o companheiro de ocasião e pedalou para o segundo lugar.


Gonçalo Tavares cortou a meta com 2h14m15s, António Morgado chegaria 41 segundos mais tarde. Do pelotão disparou outro ciclista da formação bairradina, Daniel Lima, que seria o terceiro classificado, a 1m29s. Não havendo bonificações, a geral individual é uma réplica da classificação da etapa.

Gonçalo Tavares acumula a geral individual com as classificações dos pontos e da montanha. A Bairrada comanda por equipas. A única classificação que lhes escapa é a de júnior de primeiro ano, que está em posse de Pablo Lospitao (ElectroMercantil/Gr100).

“Partimos para a etapa sem um plano concreto. Queríamos controlar a corrida e ganhar. A ideia era manter a corrida controlada, pelo menos até à montanha. Mas na meta volante vi que o pelotão esticou muito. Eu estava bem colocado e ataquei com outros dois ciclistas. Na subida pus o meu passo e consegui vir até à meta”, descreve Gonçalo Tavares.

“O mais importante vai ser manter a camisola na equipa. Viemos cá para a geral, mas se conseguirmos também manter a da montanha e a dos pontos comigo ou com os meus colegas é bom. Mas o fundamental é manter a camisola amarela, comigo ou com os meus colegas”, afirma o primeiro classificado da geral.

A segunda etapa, nesta sexta-feira, corre-se no concelho de Celorico da Beira, em dois setores. Às 10h30 o pelotão parte do Mercado Municipal para completar um trajeto de 57,6 quilómetros, com final previsto para as 12h00, no mesmo local da partida. À tarde disputa-se um contrarrelógio individual de 10,8 quilómetros, entre Lajeosa do Mondego e o Mercado de Celorico da Beira. O primeiro ciclista parte às 16h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Artur Mendonça na primeira metade da classificação”


Por: José Carlos Gomes

Artur Mendonça, 45.º classificado entre 113 participantes, conseguiu o melhor resultado relativo da Seleção Nacional nas finais de hoje do Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Les Gets, França. No Downhill, Portugal apurou três dos quatro representantes para as finais.

A corrida de juniores masculinos de cross country olímpico (XCO) teve em Artur Mendonça o melhor corredor a defender as cores portuguesas. Partindo com o dorsal 57, o algarvio foi ganhando posições, colocando-se na órbita do top 30. Mas uma segunda metade de prova menos bem conseguida, que incluiu algum défice físico e uma queda, levou Artur Mendonça a perder alguns lugares.

O corredor português foi o 45.º a cortar a meta, gastando mais 7m29s do que o vencedor, o alemão Paul Schehl, que controlou a corrida para conquistar a medalha de ouro com uma margem de 18 segundos sobre o segundo classificado, o suíço Jan Christen. O terceiro, a 24 segundos, foi o francês Paul Magnier. Guilherme Barros nunca se encontrou, terminando a prova em 92.º, a uma volta do vencedor.

Íris Chagas envergou as cores de Portugal no XCO de juniores femininas. A corredora portuguesa partiu da última fila da linha de saída e fez uma corrida sempre em progressão. Terminou no 41.º lugar, entre 62 participantes, com mais 11m55s do que a suíça Monique Halter, que triunfou em solitário. No segundo lugar ficou a compatriota Lea Huber, a 1m16s, e a polaca Natalia Grzergorzewska fechou o pódio, a 1m26s.

“A Íris fez uma corrida dentro dos objetivos que estavam definidos, mas considero que, com mais trabalho, é capaz de ir ainda mais além. A prova masculina correu muito mal. O Guilherme Barros nunca se encontrou. O Artur Mendonça começou forte talvez demasiado forte, e depois foi decaindo de rendimento, sendo ainda perturbado por uma queda”, lamenta o selecionador nacional, Pedro Vigário.


Hoje foi também dia de qualificação na disciplina de Downhill (DHI). Portugal conseguiu o apuramento de três dos seus quatro representantes para as finais, que vão disputar-se no sábado.

Na categoria de elite Gonçalo Bandeira conseguiu o 27.º registo na descida de hoje, com 3’35’’214, mais 9,140 segundos do que o mais rápido, o francês Benoit Coulanges. Já Vasco Vasconcelos foi o 97.º, a 37,712 segundos do melhor, ficando fora da final.

Os dois juniores nacionais conseguiram a qualificação. Henrique Ferreira foi 54.º, com 4’07’738, a 36,377 segundos do britânico Jordan Williams, que estabeleceu a melhor marca. Matias Camacho foi 57.º, a 39,230 segundos.

“Os nossos juniores, que ainda são de primeiro ano e que nunca tinham estado presentes numa corrida com este nível, cumpriram integralmente aquilo que era a nossa meta para a sua estreia, o apuramento para a final. O mesmo fez o Gonçalo Bandeira, com um resultado muito bom, no top 30, o que nos abre boas perspetivas para a final”, entende Pedro Vigário.

Nesta sexta-feira não haverá provas com portugueses, que regressam à competição no sábado, dia das finais de DHI. Os juniores vão competir às 8h30 e os corredores de elite às 13h35.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/João Martins oitavo na corrida por pontos do Mundial júnior”


Por: José Carlos Gomes

O português João Martins foi, nesta tarde, o oitavo classificado na corrida por pontos do Campeonato do Mundo de Pista Júnior, que decorre em Telavive, Israel.

Numa final direta, sem necessidade de qualificação, João Martins manteve-se sereno na primeira metade da prova, entre os 24 participantes. À entrada da segunda metade da corrida, o português movimentou-se na procura dos pontos que lhe dessem uma boa classificação.

O representante de Portugal venceu o sexto dos dez sprints pontuáveis e, pouco depois, averbou 20 pontos por ter dobrado o pelotão. Até ao final, pontuou em mais um sprint, totalizando 28 pontos, o que lhe valeu o oitavo posto.

Bruno Kessler deu a medalha de ouro à Alemanha, com 72 pontos. Seguiram-se o italiano Dario Belletta, com 70, e o ucraniano Valentyn Kabashnyi, com 49.

“O João esteve muito bem no cumprimento da nossa estratégia de ir em busca dos pontos. A prova foi muito intensa, o que dificultou a tarefa. A ação de ganhar uma volta causou muito desgaste, pelo tempo que demorou a concretizar-se. Na parte final, na companhia do corredor italiano, tivemos mais uma ação que poderia ter resultado em mais uma volta sobre o pelotão, se o adversário tivesse colaborado. No entanto, interessa destacar que o João Martins fez aqui uma prova para a sua formação e desenvolvimento, aprendendo com novas situações e problemas que se colocam durante a corrida, terminando com um merecido oitavo lugar”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A corrida por pontos foi a segunda prova de João Martins neste campeonato do Mundo. A estreia foi ontem, na disciplina de scratch. O português ficou arredado da final, depois de ser relegado, por decisão dos comissários, na sua manga de qualificação.

Amanhã será o último dia de competição para o ciclista nacional, com a disciplina de omnium.

A qualificação acontece às 9h35. Seguem-se as quatro provas pontuáveis para o concurso: scratch (11h15), corrida tempo (13h05), eliminação (14h50) e corrida por pontos (16h50).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com