sexta-feira, 5 de abril de 2019

“CICLISMO: BRANDON MCNULTY VENCE TERCEIRA ETAPA E SOBE AO COMANDODA VOLTA À SICÍLIA”

No sábado, realiza-se a quarta e última etapa da prova, entre Giardini Naxos e Etna, na extensão de 119 quilómetros

O ciclista norte-americano Brandon McNulty (Rally UHC Cycling) venceu hoje a terceira etapa da Volta à Sicília, subindo à liderança da prova italiana, que está de regresso pela primeira vez em 42 anos.

Brandon McNulty completou em 4:42.28 horas os 188 quilómetros entre Caltanissetta e Ragusa, batendo o norueguês Odd Christian Eiking (Wanty-Gobert), segundo a 55 segundos do vencedor.

O italiano Giovanni Visconti (Neri Sottoli-Selle Italia-KTM) terminou em terceiro lugar, a apenas um segundo da segunda posição.

O único português presente na prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), terminou no 88.º posto, a 17 minutos do vencedor da etapa, caindo assim para o 81.º lugar na classificação geral da Volta à Sicília, já a 17.20.

No sábado, realiza-se a quarta e última etapa da prova, entre Giardini Naxos e Etna, na extensão de 119 quilómetros

Fonte: Sapo on-line

“Grande expetativa para o arranque do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”

Armil recebe no próximo domingo (7 abril) a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill - CISION com a realização do 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe. A prova disputa-se na mítica pista do Monte de São Salvador (Armil - Fafe) e está prevista a participação de cerca de uma centena de atletas nacionais e espanhóis.


Jorge Magalhães: “Esta é uma prova mítica”

Jorge Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Armil, garantiu que “já está tudo preparado para a realização de uma prova em que todos os atletas gostam de participar”. “É uma prova mítica. Tem traçados e uma paisagem belíssima, quer para quem participa, quer para quem assiste”, referiu o autarca.

Para a prova de Armil, adiantou Jorge Magalhães, espera-se “cerca de uma centena de atletas”. “Também é habitual termos aqui muitos atletas espanhóis, essencialmente, da zona da Galiza. Lá as provas arrancam mais tarde e eles aproveitam para participar nesta prova, que é mítica”, explicou.

Para além do traçado excelente e das boas condições para os participantes, os espetadores também têm zonas específicas para assistirem à prova: “temos zonas onde as pessoas podem assistir aos saltos em boas condições, quer de visibilidade, quer de segurança. Então o último salto vê-se bem, pois fica numa zona ampla”, afirmou Jorge Magalhães apelando à participação do público.


Bike House DH Team / Guimarães quer revalidar o título

Em Armil vão estar presentes muitas equipas nacionais e espanholas, com a atenção a recair nas formações minhotas: a Bike House DH Team / Guimarães (Campeã do Minho em 2018 por equipas e em Elites), Desportivo Jorge Antunes e Motogalos / A C R Roriz / WTG.

A Bike House DH Team / Guimarães, Campeã do Minho no ano passado, “parte para esta prova determinada a vencer, assim como o campeonato”, como referiu Rui Leal Mesquita, diretor do clube de Guimarães, que se apresenta em Armil com “praticamente toda a equipa”.

“Fomos Campeões do Minho na época passada e partimos para a nova época com o objetivo de revalidar o título. As provas (Taça de Portugal) que temos realizado até agora têm corrido bem e, por isso, estamos confiantes”, referiu o dirigente.

Rui Leal Mesquita considera que “é importante começar bem, até porque esta é talvez a pista mais exigente de todo o Campeonato do Minho. Temos vindo a treinar lá nos últimos fins-de-semana e estamos a trabalhar para poder ganhar por equipas e revalidar o título”.


Motogalos / ACR Roriz / WTG quer pontuar por equipas

O Motogalos/ACR Roriz/WTG vai apresentar-se em Armil com o objetivo de pontuar por equipas nesta primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill – CISION.

Hugo Alves, dirigente e atleta do conjunto barcelense, começou por referir que a prova de Armil “é a ideal para começar o campeonato. É uma prova mítica, conhecemos muito bem a pista, é boa, rápida e apesar de ter muitos anos continuar a ter umas boas condições”.

Quanto aos objetivos da formação Motogalos/ACR Roriz/WTG, aquele responsável referiu que “queremos começar bem o Campeonato do Minho, pontuar por equipas”, mas “não temos grandes ambições, até porque só temos Elites, Masters 30 e Masters 40 e a nossa atenção está mais focada na organização de eventos”.


David Martins ausente de Armil mas com os olhos postos no Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION

David Martins, que em 2018 se sagrou Campeão do Mundo Universitário de BTT DHI na pista de Armil, não pode atuar domingo na mítica pista do Monte de São Salvador por se encontrar a recuperar de uma lesão, mas está confiante quanto à nova época, em que o seu grande objetivo é a conquista do campeonato.

“Para esta época o objetivo é vencer o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, o que não vai ser tarefa fácil porque o nível competitivo tem vindo a melhorar”, realçou David Martins que sobre a prova de Armil disse ser sempre “uma competição de referência com uma pista muito técnica que já me trouxe grandes alegrias no passado, nomeadamente quando me sagrei Campeão Mundial Universitário de Downhill em 2018”.

“Infelizmente este ano não vou alinhar na grelha de partida devido a lesão”, referiu o atleta que este ano vai representar a equipa vimaranense Linhas Afemar/Casa Myzé Team. “Desejo sorte a todos os atletas que vão competir, pois a pista é bastante desafiante”, concluiu David Martins.

O 18º BTT DHI Freguesia de Armil – Fafe, promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela freguesia de Armil, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, entre outros, será disputado no Monte de São Salvador na pista de Down Hill que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.

A primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, além das categorias de competição, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. As cronometragens a cargo da SportChip.

A prova incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h00.

O 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Freguesia de Armil, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Smile, Centro Óptico de Fafe, Casa da Arada (www.casadaarada.com), Grupo Cultural e Desportivo de Armil, Associação Coordenadas para o Futuro, Arrecadações da Quintã, Score Tech, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Guimarpeixe, Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.

No ano passado, na pista de Down Hill do Monte de São Salvador (Armil – Fafe) o piloto vimaranense David Martins sagrou-se Campeão do Mundo Universitário de Down Hill e o também vimaranense João Pereira alcançou o terceiro lugar na mesma competição. Na categoria feminina da competição universitária disputada em Armil, Portugal conquistou a medalha de prata e de bronze através de Daniela Araújo (vice-campeã do mundo) e de Catarina Moreira (medalha de bronze).

Fonte: ACM