sábado, 26 de novembro de 2022

“Convite para uma boa pedalada”


A Equipa de Ciclismo do CRP Ribafria convida todos os amantes do ciclismo para um treino com a equipa.

No próximo dia 18 de Dezembro a equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic, irá realizar um treino.


O treino terá a saída do CRP Ribafria pelas 9horas da manhã, e todos os amantes do ciclismo que quiserem acompanhar a equipa poderão fazê-lo.

A distância a percorrer será cerca de 90 km, num ritmo moderado e de confraternização, entre os atletas da equipa e amantes do ciclismo que participem.

O treino será acompanhado do carro de apoio da equipa, ao dispor caso surja alguma avaria ou anomalia.

O final do treino será também no CRP Ribafria.

Fonte: Equipa de Ciclismo-CRP Ribafria-Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic




“Annemiek van Vleuten feliz pelo contrarrelógio no Tour de França Feminino”


"Fico feliz em ver um teste de tempo neste Tour de France": Annemiek van Vleuten

 

Por: José Morais

Foto: Tour França Feminino

Annemiek van Vleuten está feliz pelo contrarrelógio no Tour de França Feminino, uma prova individual com uma subida acima dos 2000 metros de altitude, uma prova que quer mudar a história do ciclismo feminino, algo de que a atual campeã gosta para a edição de 2023.

Para a atual campeã do Tour França Feminino, ficou a mesma aliviada quando soube de que na próxima edição, não haveria cascalho na prova, suspirou e disse que na edição de 2022 foi o dia em que mais sofreu em cima da bicicleta.

Durante a apresentação oficial do Tour de França Feminino para 2023, a ciclista holandesa mostrou a sua felicidade, porque uma das suas sugestões seria uma escalada de tradição, foi suavizada, mas não na totalidade como ela tinha sugerido, e a não passagem por Alp D'Huez, como adoraria passar.

Annemiek van Vleuten diz que fica também feliz por existirem algumas subidas famosas no trajeto para a próxima edição, como o caso do final do Tourmalet, isso é um grande desafio, e será um momento importante ter um final de subida, com uma subida que possui um grande nome, também o contrarrelógio a deixa feliz no Tour de França Feminino, e se na edição anterior existiu um começo muito bom, na próxima edição com os ajustes que fizeram será ainda melhor.

De salientar que o contrarrelógio é bem visto, várias ciclistas mostraram insatisfação ao longo do ano motivado pela falta de contrarrelógios no calendário profissional, e foi uma das grandes críticas feitas na primeira edição do Tour de França Feminino, em ter um contrarrelógio, e grandes ciclista especialista, como o caso de Ellen van Dijk, que pediu à organização a introdução dos mesmos.

A ciclista holandesa, aproveitou a apresentação do Tour França Feminino, para afirmar o impacto com a chegada do mesmo, da marca do Tour de França, a qual venceu a primeira edição, onde sentiu os fãs e os não-fãs do ciclismo, a irem assistirem à prova em casa, algo que não estava acostumada a isso, sendo uma das suas maiores conquistas na sua carreira, disse. 

“Assembleia Geral FPC”


Aprovado o Plano de Atividades e Orçamento da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

O Plano de Atividades e Orçamento da Federação Portuguesa de Ciclismo para 2023 foi hoje aprovado, por maioria, pela Assembleia Geral, reunida em formato misto, presencial e por via eletrónica.

O documento mereceu a concordância da maioria dos delegados, passando com quatro abstenções e um voto contra. O orçamento global para 2023 é de €4.914.041,34, um crescimento de receitas e despesas previstas de 5,95 por cento relativamente aos valores em vigor durante o ano de 2022.

“A entrada na fase decisiva de apuramento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris é o grande fator de motivação para as Seleções Nacionais em 2023 e será encarada como um verdadeiro desígnio do ciclismo português. Será desenvolvido trabalho no sentido de garantir as melhores condições aos corredores e às equipas técnicas. No entanto, Paris’2024 não esgota o horizonte do ciclismo português, que tem de olhar mais além, pensando o futuro”, escreve o Presidente da Federação, Delmino Pereira, na mensagem de abertura do documento hoje aprovado.

A ambição federativa excede o plano desportivo. “O futuro do ciclismo passa também pela capacidade estar na linha da frente das novas tendências de mobilidade. A distribuição de quase 20 mil bicicletas pelas escolas de segundo ciclo é uma oportunidade de ouro para afirmar o ciclismo enquanto atividade vocacionada para a defesa do ambiente, da saúde e do bem-estar. A Federação Portuguesa de Ciclismo estará na linha da frente deste processo, fazendo pontes entre a comunidade federada e a sociedade civil”, salienta Delmino Pereira.

Apesar da abrangência cada vez maior do ciclismo, os calendários desportivos continuam a ser o centro da atividade e surgem muito preenchidos e ambiciosos para a nova temporada, o que é definido pelo presidente como mais um desafio a ultrapassar. “Depois de ter vencido o desafio da pandemia e de ter normalizado com sucesso o calendário de 2022, o ciclismo enfrenta um novo repto em 2023: a inflação e as suas consequências economia, tanto no aumento dos custos de organização de eventos como na maior dificuldade de angariar patrocínios”.

“Este contexto de evolução e maior abrangência, acompanhado por custos mais altos, exige um maior investimento público na modalidade”, conclui Delmino Pereira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com