domingo, 11 de agosto de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“Sabgal / Anicolor em destaque no 79.º Circuito de Getxo com Julius Johansen na fuga do dia”


Mathias Bregnhøj, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi hoje o corredor melhor classificado da estrutura no 79.º Circuito de Getxo, uma clássica basca ganha num sprint restrito pelo espanhol Jon Barrenetxea (Movistar Team). O dinamarquês terminou em 46.º lugar esta corrida importante e de categoria 1.1, que ligou Bilbau a Getxo, ao longo de 173 km, num pelotão onde figuraram algumas das melhores equipas do WorldTour. Já o compatriota e colega de equipa Julius Johansen esteve em destaque na fuga inicial, neste dia marcado pelas temperaturas muito altas, acima dos 40 graus no País Basco, levando a organização a atrasar a partida e a reduzir uma volta ao circuito.

 

Domingo quente e de dureza extrema na 79.ª edição do Circuito de Getxo – Memorial Hermanos Otxoa. A corrida, que começou 45 minutos depois do horário inicial, devido às altas temperaturas, partiu de Bilbau, da frente do Museu Guggenheim, para 173 km que terminariam em Getxo. Julius Johansen foi um dos protagonistas do dia, ao integrar uma fuga que no total contou com sete homens. Mas com a aproximação da mais dura das montanhas, uma subida de 2.ª categoria, o Alto de Pike (2,1 km a 9,3%), o dinamarquês descolou e foi ficando cada vez mais atrasado. 


A exigência do percurso, que inicialmente tinha sete voltas, sendo que uma delas foi retirada devido ao calor intenso, foi fazendo a seleção natural. Mathias Bregnhøj e Frederico Figueiredo foram conseguindo aguentar-se no grupo principal, onde seguiram até aos quilómetros finais. Contudo, muito perto da meta, o sprint seria discutido entre um grupo restrito, de seis corredores, sendo o mais forte deles Jon Barrenetxea. 

“Foi uma corrida marcada pelas altas temperaturas. No início tentámos colocar logo alguém na fuga, o que foi conseguido nos primeiros quilómetros com Julius Johansen. A fuga durou muito tempo na frente e o nosso corredor esteve presente até à montanha de 2.ª categoria, mas não conseguiu aguentar o ritmo dos primeiros. A partir daqui a corrida foi endurecida e ficámos com Frederico e Mathias na frente. A seguir ao Prémio de Montanha mais duro, também não conseguiram estar com os primeiros. Acima de tudo penso que foi uma corrida positiva. Viemos da Volta a Portugal e levamos uma prestação positiva desta prova importante”, avançou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor que esteve no terreno. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

79.º CIRCUITO DE GETXO  

Bilbau – Getxo» 173 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA 

 

1.º Jon Barrenetxea (Movistar Team), 04h11m21s 

2.º Clément Champoussin (Arkéa-B&B Hotels), mt 

3.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

46.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 02m35s 

47.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 02m42s 

92.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 12m04s 

DNF Guillermo García (Sabgal / Anicolor) 

DNF José Sousa (Sabgal / Anicolor) 

DNF Julius Johansen (Sabgal / Anicolor)

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




“Clube de Natação de Torres Novas Campeonato da Europa de Triatlo em Balikesir (Turquia)”


JOÃO NUNO BATISTA BICAMPEÃO DA EUROPA DE TRIATLO

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

JOÃO NUNO BATISTA sagrou-se BICAMPEÃO DA EUROPA DE TRIATLO, ao vencer novamente em Balikesir (Turquia), este sábado, 10 de agosto, a final do Campeonato da Europa de Triatlo em juniores.

Numa prova disputada em distância super-sprint, com semifinais realizadas no dia anterior, JOÃO NUNO BATISTA cumpriu os 260m de natação, 6,9km de bicicleta e 1,8km de corrida em 18m15s, deixando o francês Nils Serre Gehri a 9 segundos, e o húngaro Márton Kropkó a 14 segundos.


O município de Torres Novas felicitou “o Clube de Natação de Torres Novas e o treinador Paulo Antunes por todo o trabalho desenvolvido, que resulta já num vastíssimo palmarés, em constante evolução”. O sucesso alcançado, frisou o Presidente da Câmara numa nota pública, “deve-se ao forte empenho e dedicação do João Nuno, a que não será certamente alheio todo o apoio familiar, em particular a inspiração e o companheirismo do seu irmão Ricardo Batista, que recentemente representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, tendo conquistado dois diplomas. Um caminho de vitórias que continuarão certamente a trilhar juntos, sob o olhar pleno de orgulho de todos nós”.

Maria Tomé também competiu na Turquia, na prova de elites/sub23, alcançando o 13º lugar (6ª em sub23). Erwin Vanderplancke, atleta belga do Clube de Natação de Torres Novas, ficou no top 10 deste Campeonato da Europa de Triatlo sprint.

Na final B do Campeonato da Europa de Triatlo sprint de elites/sub23, Vasco Canadas e Gabriel Santos terminaram nos 13º e 19º lugares, respetivamente.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Afonso Eulálio termina Circuito de Getxo na 8.ª posição”


Prova foi ganha pelo espanhol Jon Barrenetxea

 

Por: Lusa

Foto: LUSA_EPA

O ciclista português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) foi hoje oitavo classificado na 79.ª edição do Circuito de Getxo, uma clássica basca ganha num sprint restrito pelo espanhol Jon Barrenetxea (Movistar).

Barrenetxea, um ciclista basco de 24 anos, triunfou ao cabo de 4:11.21 horas, necessárias para cumprir os 173 quilómetros entre Bilbau e Getxo, e conseguiu a primeira vitória da carreira, logo numa corrida importante e de categoria 1.1.

O francês Clément Champoussin (Arkéa-B&B Hotels) foi segundo, deixando o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) no terceiro posto.

Afonso Eulálio, que há uma semana fechava a Volta a Portugal no 10.º posto final, integrou o grupo que discutiu a vitória e acabou no oitavo lugar, como melhor português e das equipas portuguesas.

O dinamarquês Julius Johansen (Sabgal-Anicolor) mostrou-se hoje muito interventivo na fuga inicial, num dia marcado pelas temperaturas muito altas, acima dos 38 graus, no País Basco, o que levou a organização a atrasar a partida e reduzir em uma volta no circuito.

Para além da ABTF-Feirense e da Sabgal-Anicolor, a corrida contou ainda com a participação de mais três equipas portuguesas: Efapel, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de Estrada Juniores”


Rafael Durães campeão nacional de fundo em juniores

 

Por: José Carlos Gomes

Rafael Durães (Paredes/Fortunna) conquistou, na tarde deste domingo, em Vila Franca de Xira, o título nacional de fundo na categoria de juniores.

Disputados sob calor intenso, os 105,1 quilómetros revelaram-se bastante exigentes, levando a que os ciclistas fossem chegando a conta-gotas. A corrida foi muito atacada, levando à formação de vários grupos.

Mesmo entre os corredores adiantados, a estabilidade foi uma miragem, com o ímpeto ofensivo a fazer-se notar. Rafael Durães foi o corredor que melhor se adaptou às condições da corrida, triunfando isolado.

O ciclista da equipa de Paredes precisou de 2h46m48s para completar a prova, deixando o segundo classificado, Adrian Pacho (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor/Segmento D’Época), a 1m00s. O terceiro classificado, a 2m04s, foi Dinis Martins (Willebrord Wil Vooruit).


A manhã vilafranquense ficou marcada pela disputa da prova de fundo para cadetes. Entre os mais jovens, com o percurso parcialmente coincidente com o dos juniores, correram-se 81,6 quilómetros, também com os termómetros a acusarem temperaturas elevadas.

Na prova de cadetes a discussão foi a cinco, entre os membros de um quinteto que conseguiu distanciar-se de toda a concorrência. O mais veloz foi Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), seguido por Rodrigo Jesus (Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP) e por Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tricampeão Lavreysen e feitos portugueses como destaques na pista”


Holandês conseguiu três títulos olímpicos e foi figura

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O holandês Harrie Lavreysen conquistou três medalhas de ouro nas provas de velocidade do ciclismo de pista dos Jogos Olímpicos Paris'2024, em competição marcada pelos feitos portugueses, com ouro no madison e prata no omnium.

O ciclista de 27 anos é o rei da velocidade na pista, conseguindo culminar hoje o desígnio a que se tinha proposto antes de Tóquio'2020, somando o ouro no keirin, depois de ser campeão olímpico de sprint e de sprint por equipas, neste último caso com Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg, ainda por cima com recorde mundial.

Na capital japonesa, o bronze no keirin impediu-o de completar um tri histórico, mas em Saint-Quentin-en-Yvelines ninguém o parou, tendo agora cinco títulos olímpicos ao lado de 13 títulos mundiais e outros 12 europeus.

Aos 27 anos, ainda poderá aumentar a lenda em Los Angeles'2028, mas para já foi o grande destaque dos 'pistards' em Paris'2024, numa secção de velocidade que teve outro homem a subir ao pódio três vezes.

O australiano Matthew Richardson foi segundo no keirin, segundo no sprint e bronze no sprint por equipas, com Leigh Hoffman e Matthew Glaetzer, este último bronze no keirin, mostrando o bom nível da Austrália.

Em femininos, a neozelandesa Ellesse Andrews quase igualou Lavreysen, com ouros no sprint e no keirin, mas ficou na prata ao lado das compatriotas Rebecca Petch e Shaane Fulton, atrás das britânicas Katy Marchant, Emma Finucane (que somou também dois bronzes a nível individual) e Sophie Capewell, com recorde do mundo.

Ainda assim, é só a primeira mulher da história a ganhar keirin e sprint, assegurando um lugar no panteão do ciclismo de pista, em que a Nova Zelândia brilhou, com cinco medalhas.

Nesta vertente de ciclismo, o apagão da Alemanha foi notório, somando apenas uma prata, da oito vezes campeã do mundo Lea Friedrich, no sprint, e um bronze, no sprint por equipas, por oposição à festa portuguesa, que subiu ao pódio duas vezes, em três provas possíveis, apesar de ter - muito - menos recursos e historial.

Campeão do mundo, Iúri Leitão já entrava no omnium com aspirações a uma medalha, acabando na prata atrás do homem da casa, Benjamin Thomas, num concurso brilhante que permitiu nova medalha no ciclismo, 20 anos depois de Sérgio Paulinho, na estrada em Atenas'2004.

Mas o melhor estaria por chegar, uma vez que Leitão se juntou a Rui Oliveira, um dos pioneiros do ciclismo de pista ao mais alto nível em Portugal, e um homem que trabalhou mais de 10 anos para este momento.

Na estreia olímpica, juntou-se ao recente vice-campeão olímpico para assaltar o ouro no madison, dando um inédito título a Portugal fora do ciclismo e colocando o país como um dos melhores na modalidade.

No omnium, em que Maria Martins foi 14.ª, a norte-americana Jennifer Valente triunfou pelos segundos Jogos consecutivos, deixando a polaca Daria Pikulik com a prata, à porta de um grande feito.

Vitoria Guazzini e Chiara Consonni brilharam no madison feminino, enquanto a prova de perseguição por equipas deu um segundo ouro a Valente, a par de Chloe Dygert, bronze no contrarrelógio de estrada, da campeã olímpica de fundo, também na estrada, Kirsten Faulkner, e de Lily Williams.

Nesta prova, no setor masculino, Sam Welsford, Conor Leahy, Oliver Bleddyn e Kelland O'Brien surpreenderam, ganhando o ouro, à frente da Grã-Bretanha, de Ethan Hayter e Dan Bigham, segunda, e da campeã olímpica em Tóquio'2020, a Itália, de Filippo Ganna.

 

- Quadro de medalhas:

 

MASCULINOS

- Keirin:

Ouro: Harrie Lavreysen, Hol.

Prata: Matthew Richardson, Aus.

Bronze: Matthew Glaetzer, Aus.

 

- Sprint:

Ouro: Harrie Lavreysen, Hol.

Prata: Matthew Richardson, Aus.

Bronze: Jack Carlin, GB.

 

- Sprint por equipas:

Ouro: Harrie Lavreysen, Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg, Hol.

Prata: Jack Carlin, Hamish Turnbull e Ed Lowe, GB.

Bronze: Leigh Hoffman, Matthew Richardson e Matthew Glaetzer, Aus.

 

- Madison:

Ouro: Iúri Leitão e Rui Oliveira, POR

Prata: Simone Consonni e Elia Viviani, Ita.

Bronze: Niklas Larsen e Michael Morkoev, Din.

 

- Omnium:

Ouro: Benjamin Thomas, Fra.

Prata: Iúri Leitão, POR.

Bronze: Fábio van den Bossche, Bel.

 

- Perseguição por equipas:

Ouro: Austrália.

Prata: Grã-Bretanha.

Bronze: Itália.

 

FEMININOS

- Keirin:

Ouro: Ellesse Andrews, Nzl.

Prata: Hetty van de Wouw, Hol.

Bronze: Emma Finucane, GB.

 

- Sprint:

Ouro: Ellesse Andrews, Nzl.

Prata: Lea Friedrich, Ale.

Bronze: Emma Finucane, GB.

 

- Sprint por equipas:

Ouro: Emma Finucane, Katy Marchant e Sophie Capewell, GB.

Prata: Ellesse Andrews, Shaane Fulton e Rebecca Petch, Nzl.

Bronze: Emma Hinze, Lea Friedrich e Pauline Grabosch, Ale.

 

- Madison:

Ouro: Chiara Consonni e Vittoria Guazzini, Ita.

Prata: Elinor Barker e Neah Evans, GB.

Bronze: Maike van der Duin e Lisa van Belle, Hol.

 

- Omnium:

Ouro: Jennifer Valente, EUA.

Prata: Daria Pikulik, Pol.

Bronze: Ally Wollaston, Nzl.

 

- Perseguição por equipas:

Ouro: Estados Unidos.

Prata: Nova Zelândia.

Bronze: Grã-Bretanha.

Fonte: Record on-line

“Já se inscreveu… de que está à espera é já no próximo domingo…”


“17ª Clássica de Cicloturismo Afonsoeiro”

 

Este ano com uma surpresa!!!

 

Domingo 18 de Agosto de 2024

Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro

 

A Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, é um passeio do agrado de muitos, bem cedo se referenciou na modalidade, e é um passeio anual muito especial, que é realizado no mês de agosto, numa altura onde raros são os passeios, e muitos se encontram de férias.

Numa organização do Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar, o mesmo muito cedo se destacou na modalidade, e tem tido um percurso no cicloturismo muito positivo, com organizações sempre muito positivas, e participações em passeios a nível nacional, diversificadas.

A 17ª Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro vai ter concentração no Afonsoeiro, Montijo, junto à Sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro pelas 9 horas, e tem hora de partida pelas 9 horas, para um percurso de 75 quilómetros aproximadamente.

Para informações e inscrições, as mesmas podem ser feitas pelos telefones:

912 158 478 ou 912 998 947 ou mail: gcicloafonsoeiro@sapo.pt

Um passeio recomendado pela Revista Notícias do Pedal, que mais um ano vai marcar presença, para reportagem completa, e os tradicionais diretos.

Participe, inscreva-se já.

“Maria Martins 14.ª no omnium olímpico”


A portuguesa Maria Martins foi a 14.ª classificada na prova de omnium dos Jogos Olímpicos Paris 2024, disputada na manhã deste domingo, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines.

A corredora ribatejana, que fora sétima em Tóquio, iniciou o programa com o 13.º lugar na prova de scratch, um resultado nada alarmante, até porque algumas das principais candidatas, ficaram atrás de Maria Martins.

A portuguesa melhorou na corrida tempo, na qual foi a oitava classificada, graças a ser a primeira no sprint entre as ciclistas que não somaram pontos nos vários sprints.

A corrida de eliminação era essencial para Maria Martins entrar nas contas da luta pelo diploma olímpico. Por isso, a representante de Portugal colocou-se nos primeiros lugares do pelotão e por ali permaneceu sempre até ser eliminada. Isso sucedeu quando a belga Lotte Kopecky, que esteve quase sempre na retaguarda, decidiu assumir a cabeça do pelotão, colocando um ritmo forte, que fez a portuguesa descair para o último lugar do grupo.

Após as três primeiras corridas, Maria Martins entrou no 13.º lugar para a corrida por pontos. No entanto, a portuguesa só conseguiu somar sete pontos na prova decisiva, acabando por perder um lugar na geral. Terminou no 14.º lugar, com 61 pontos.

“O diploma era o objetivo, mas dias como este fazem parte da carreira. Temos de aceitar, aprender com eles e melhorar para o futuro”, reagiu a corredora portuguesa em declarações à comunicação social.

A luta pelo ouro assistiu a um domínio esclarecedor da estadunidense Jennifer Valente, que somou 144 pontos, mais 13 do que a rival mais próxima, a polaca Daria Pikulik. A neozelandesa Ally Wollaston fechou o pódio, com 125 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“34º Passeio Cicloturismo Palmela.2024”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo

 

“34º Passeio Cicloturismo Palmela.2024”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com