sábado, 23 de novembro de 2024

“O sistema de cartões amarelos entra em vigor em janeiro: Os ciclistas reincidentes poderão ser suspensos de competir até a um máximo de 30 dias”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

É oficial. O muito discutido sistema de cartões amarelos entrará em vigor já na primeira corrida do próximo ano. O júri da corrida terá agora a opção de mostrar cartões amarelos aos ciclistas que efectuem movimentos inadequados, perigosos ou violentos durante a corrida.

Embora não exista um cartão vermelho para a acumulação de cartões amarelos, os ciclistas que violarem repetidamente o código de conduta, serão objeto de suspensões que terão uma duração variável e que poderá ir até um mês completo fora de competição. A isto acrescem sanções monetárias, além dos ciclistas poderem ainda ser desclassificados diretamente por violações graves.

O sistema tem vindo a ser testado desde junho de 2024 e já foram mostrados os primeiros cartões, embora não tenham sido aplicadas quaisquer tipo de sanções até à data. A partir da primeira prova do próximo ano, com base nos artigos 2.12.003b e 2.12.007 das regras da União Ciclista Internacional, as sanções estarão em vigor e serão afixadas de forma visível em todas as provas, bem como comunicadas via rádio à caravana.

O sistema de sanções utilizará os relatórios dos comissários de corrida e dos responsáveis pelo VAR (Video Assistant Referee) na linha de chegada e poderá também actuar após o final da corrida para comportamentos detectados posteriormente (mesmo após uma queixa ou indicação de terceiros) e, em qualquer caso, para o que acontece durante um sprint.

Qualquer pessoa que receba dois cartões amarelos durante a mesma corrida (etapa) será desclassificada da competição e suspensa por 7 dias, a partir do dia seguinte à recepção do segundo cartão amarelo.

Qualquer pessoa que receba três cartões amarelos num período de 30 dias será suspensa por 14 dias, a contar do dia seguinte à recepção do terceiro cartão amarelo.

Qualquer pessoa que receba seis cartões amarelos no período de um ano será suspensa por 30 dias, a contar do dia seguinte à recepção do sexto cartão amarelo.

A decisão foi comunicada esta sexta-feira, em Riva del Garda, pelo presidente da União Ciclista Internacional, David Lappartient.

Pode rever este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/o-sistema-de-cartes-amarelos-entra-em-vigor-em-janeiro-os-ciclistas-reincidentes-podero-ser-suspensos-de-competir-at-a-um-mximo-de-30-dias

“Froome e Contador se reencontram em uma competição virtual de ciclismo”


Na próxima segunda-feira, 25 de novembro, às 18h30, os ciclistas Alberto Contador e Chris Froome, duas das grandes lendas do ciclismo mundial, voltarão a encontrar-se num evento ciclístico virtual único, pedalando num palco do Giro da Itália Virtual 2024 na plataforma BKOOL.

Este passeio especial em grupo, que promete reviver um dos rivalidades mais emblemáticas do ciclismo moderno, está aberto à participação de qualquer ciclista amador que pretenda participar a partir de casa.

A BKOOL, conhecida pelo seu simulador virtual de ciclismo, convida todos os fãs a fazerem parte desta experiência única.

Com apenas um treinador de ciclismo inteligente ou uma Smart Bike, os interessados poderão pedalar ao lado destes dois titãs do ciclismo, relembrando algumas das batalhas míticas que marcaram as suas carreiras profissionais.

Angel Luis Fernández, Chefe de Marketing da BKOOL, descreveu-o como “o evento mais importante da história da BKOOL e de todo o ciclismo virtual”.

 

Um confronto lendário em casa

 

O evento terá participação gratuita de todos os ciclistas que queiram participar de suas casas.

BKOOL oferece um teste de 30 dias em sua plataforma para facilitar a participação de qualquer pessoa neste histórico passeio em grupo.

Além disso, o evento será transmitido ao vivo via Instagram LIVE nos perfis de Alberto Contador, Chris Froome e nas redes sociais da BKOOL, permitindo que todos os amantes do ciclismo acompanhem a competição.

Em vez das suas equipas, serão os adeptos que farão parte do pelotão, dando um toque completamente diferente ao que víamos destes dois gigantes do ciclismo.

 

Como participar do evento

 

O Passeio em Grupo acontecerá num palco do Giro da Itália Virtual 2024, uma competição inédita para ambos os ciclistas, que nunca haviam disputado a Camisola Rosa.

Os fãs que desejarem aderir precisarão apenas de um dispositivo compatível e conectar-se à plataforma BKOOL na segunda-feira às 18h30.

• Inscreva-se para bkool. com e baixe o BKOOL Cycling no seu computador, tablet ou smartphone.

• Na seção AO VIVO, você encontrará a sessão destacada com uma tag Group Ride. Você também pode aceder à sessão entrando no primeiro carrossel do simulador no cartão Group Ride.

• Entre na hora certa e aproveite o aquecimento para se preparar (18h30 – 18h40).

• A sessão estará disponível na secção LIVE do BKOOL alguns minutos antes do seu início, para que possa entrar com calma, aproveitar o aquecimento e preparar-se para fazer parte deste evento que ficará para a história do ciclismo!

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Ancião”


Rafael Sousa e Tânia Lima vencem em Ansião

 

Por: José Carlos Gomes

Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (Saertex Portugal/Edaetech) ganharam neste sábado as provas de elite da terceira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disputada em Ansião.

No setor masculino destacou-se um trio, que discutiu a corrida até final. O sub-23 Rafael Sousa levou a melhor sobre Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastaram mais oito segundos e ocuparam as posições imediatas. Apesar da ausência em Ansião, os espanhóis Mario Junquera (Unicaja/Gijón), em elite) e Miguel Rodríguez (Spermercados Froiz), em sub-23, continuam no topo da geral da Taça.

A prova feminina de elite também ficou marcada pela ausência das corredoras estrangeiras que dominaram as etapas iniciais. Desta vez, a mais forte foi Tânia Lima, que chegou com o mesmo tempo da colega de equipa Leandra Gomes. A terceira, a 1m01s, foi Beatriz Sousa (24Hoas Altimetria/Ontrack). Na geral da Taça tudo na mesma. Em elite manda Sara Cueto (Unicaja/Gijón) e em sub-23 é Laura Mira (Team Farto/BTC) que está na frente.


Nas camadas jovens impuseram-se os juniores Diogo Pinguinha (Guilhabreu MTB Team) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e os cadetes Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Inês Fonseca (Triumtérmica/Águias de Alpiarça).

Ainda em categorias pontuáveis para a Taça de Portugal, destaque, entre os veteranos, para os masters 30 Fábio Oliveira e Patrícia Rosa, os masters 40 Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Ana Barata (Pódio em Movimento), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira e para o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team).

Nas classes de formação, sem classificação geral da Taça, ganharam a corrida de Ansião os juvenis Afonso Barros (BTT Loulé/Elevis) e Matilde Correia (Escola Ciclismo Bilabiker’s) e os infantis Gonçalo Luciano (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s).

A quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputa-se já neste domingo, em Ílhavo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com