quarta-feira, 14 de agosto de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“Demi Vollering reforça liderança da Volta a França feminina na 4.ª etapa”


Ciclista holandesa termina o dia em segundo lugar, atrás da compatriota Puck Pieterse

 

Por: Lusa

Foto: LUSA_EPA

A ciclista holandesa Demi Vollering (SD Worx-Protime) reforçou hoje a liderança da geral da Volta a França feminina, ao ser segunda na quarta etapa da corrida, em Liège, atrás da compatriota Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck).

Vollering, que venceu a corrida em 2023 e este ano já triunfou na Volta a Espanha, completou os 122,7 quilómetros entre Valkenburg e Liège nas mesmas 3:12.28 horas que a vencedora, com a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon/SRAM) em terceiro.

O trio chegou isolado à meta em Liège, na Bélgica, e discutiu a vitória entre si, com 29 segundos de avanço para um segundo grupo, e permitiu a Vollering ser mais líder.

A neerlandesa tem agora 22 segundos de vantagem para Pieterse, segunda à geral e líder da juventude e da montanha, com Niewiadoma no terceiro posto, a 34 segundos, enquanto a campeã olímpica de fundo em Paris2024, a norte-americana Kirsten Faulkner (EF-Oatly-Cannondale), é quarta, a 47.

Na quinta-feira, a quinta etapa leva a corrida até França, depois de três etapas nos Países Baixos e esta chegada na Bélgica, com 152,5 quilómetros entre Bastogne, ainda em território belga, e Amnéville.

Fonte: Record on-line


“Efapel pode ser o destino de Mauricio Moreira”


Uruguaio deixa a Sabgal/Anicolor após rescisão de contrato

 

Foto: João Fonseca Photographer

A Efapel pode ser o destino de Mauricio Moreira na próxima temporada, apurou Record.

"Todos os bons corredores interessam à equipa. Não vou comentar mais nada, a não ser para dizer que estamos a construir a equipa para 2025", disse-nos José Azevedo, diretor da Efapel.

O uruguaio, de 29 anos, deixa a Sabgal/Anicolor. O fim da ligação foi anunciada esta tarde pela equipa de Carlos Pereira.

"O Clube Desportivo Fullracing vem, por este meio, informar a comunicação social e o público em geral que foi acordada a rescisão do contrato desportivo que mantínhamos com o atleta Mauricio Moreira, o qual estava em vigor até ao final de 2025.

Esta decisão foi tomada por mútuo acordo entre ambas as partes, com o objetivo de evitar qualquer recurso a tribunais ou litígios, quer com o atleta, quer com a nova equipa com quem Mauricio Moreira decidiu assumir um segundo compromisso para a época de 2025.

A rescisão tem efeitos imediatos e foi motivada pela quebra de confiança entre o Clube Desportivo Fullracing e Mauricio Moreira, resultante do facto de o atleta ter assumido um compromisso com outra equipa, apesar de estar ciente de que tinha um vínculo contratual, tanto verbal como escrito, com o nosso clube até 2025. Este compromisso foi reconhecido publicamente pelo próprio atleta em declarações à Comunicação Social no dia 21 de novembro de 2023.

 O Clube Desportivo Fullracing agradece a Mauricio Moreira pelos serviços prestados ao longo do seu tempo connosco e deseja-lhe o maior sucesso na sua carreira futura".

Recorde-se que Mauricio Moreira desistiu da Volta a Portugal desde ano devido a indisposição, tendo ganho a prova em 2022.

Fonte: Record on-line

“Quatro décimas impedem Ivo Oliveira de liderar Volta à Dinamarca”


Equipa da dsm à frente da Emirates no contrarrelógio por equipas

 

Por: Lusa

Foto: Epa/Lusa

Por apenas quatro décimas. É este o tempo que afastou Ivo Oliveira de vestir a camisola de líder da Volta à Dinamarca, que arrancou esta tarde com um contrarrelógio coletivo de 13.7 quilómetros.

No mano a mano, a equipa da dsm levou a melhor sobra a da Emirates por essa diferança, com ambas a percorrerem a distância em 14.31 minutos. E o ex-campeão nacional de contrarrelógio foi o primeiro da equipa a cortar a meta, por isso seria ele a comandar a prova para a primeira etapa. Mas não o faz por quatro décimas, ficando o ciclista da dsm e a correr em casa, Tobias Lund Andresen, com esse estatuto, sendo que o holandês Johan Dorussen, também da dsm, é segundo.

Na Emirates estava também Rui Oliveira. O campeão olímpico de madison, ao lado de Iúri Leitão, acabou por pagar a fatura dos últimos dias agitados e após uma longa viagem até à Dinamarca, cortando a meta 1.14 minutos depois do irmão gémeo.

Ivo Oliveira parte então para a segunda etapa no terceiro lugar da geral, com o mesmo tempo dos dois ciclistas da dsm.

Fonte: Record on-line

“UMA VOLTA A ESPANHA EM BICICLETA COM SABOR A PORTUGAL A NÃO PERDER NO EUROSPORT E NA MAX”


CANAL EMITE DE 74 HORAS EM DIRETO DA 79.ª EDIÇÃO DA VOLTA A ESPANHA

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

CORRIDA TEM TRÊS ETAPAS EM PORTUGAL. PELOTÃO ARRANCA EM LISBOA, JUNTO AO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS ESTE SÁBADO.

ACOMPANHE “LA VUELTA” DE 17 DE AGOSTO A 8 DE SETEMBRO E VIVA TRÊS SEMANAS DE GRANDE CICLISMO.

CARTAZ DE LUXO COM WOUT VAN AERT, PRIMOZ ROGLIC, ADAM YATES, RICHARD CARAPAZ, CARLOS RODRIGUEZ E PORTUGUESES JOÃO ALMEIDA, RUI COSTA E NELSON OLIVEIRA.

CAMPEÃO DE 2023, SEPP KUSS, REGRESSA PARA DEFENDER A CAMISOLA VERMELHA.

Está tudo preparado para o arranque de La Vuelta a España 2024. A 79.ª edição da Volta espanhola começa este sábado dia 17 de agosto em Lisboa e termina dia 8 de setembro em Madrid. Ao todo, o pelotão cumpre uma distância de 3.304,6 quilómetros divididos em 21 etapas. O Eurosport orgulha-se de ser “A Casa do Ciclismo na Europa” e emite 74 horas de ação em direto desta emocionante competição. Acompanhe a luta pela camisola vermelha nos ecrãs do Eurosport e na MAX e desfrute de três semanas de grande ciclismo na companhia da equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

La Vuelta Ciclista a España, a terceira “Grande Volta” da temporada, chega depois de um Giro d’Italia e de um Tour de France dominados por Tadej Pogacar. Um feito impressionante do esloveno que não irá competir na prova espanhola. Quem poderá então brilhar nesta edição? E o que pode pelotão enfrentar no percurso deste ano?

La Vuelta 2024 tem sabor a Portugal! Arranca este sábado em Lisboa, em plena Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos com um contrarrelógio individual de 12 quilómetros estando a meta instalada em Oeiras, na Torre. No domingo, a partida é na Baía de Cascais. O destino final é Ourém, numa distância de 194 quilómetros, o que faz desta a segunda etapa mais longa da Vuelta. Dia 19 de agosto, segunda-feira, cumpre-se a terceira e última etapa da Vuelta em solo luso com uma tirada de 191,5 quilómetros entre Lousã e Castelo Branco.

Esta é a segunda vez que La Vuelta começa em Lisboa, depois de o mesmo ter acontecido em 1997, para promover a Expo98, que se realizou na capital portuguesa, e é a quinta vez que a etapa inaugural se realiza fora de Espanha.

Ao todo de três semanas, o pelotão enfrenta duras subidas como o Pico Villuercas, El Purche, Alto de Hazallanas, Cuito Negru, Lagos de Covadonga e Picón Blanco e um contrarrelógio individual final em Madrid de 22 quilómetros. A grande festa de consagração do vencedor da camisola vermelha acontece na Praça de Cibeles.

 

UMA RIVALIDADE BRUTAL QUE PROMETE ANIMAR E MUITO ESTA VUELTA

 

A luta pela conquista da Vuelta promete ser extremamente renhida devido ao “cartaz” de estrelas que se apresentam nesta edição. Sepp Kuss regressa para defender o título de La Vuelta a España. O norte-americano apresenta-se forte depois de triunfar recentemente na Volta a Burgos deixando boas indicações para a reconquista da camisola vermelha. Está igualmente fresco depois de ter falhado o Giro e o Tour.

Primoz Roglic é um dos nomes mais fortes desta edição. No entanto, o campeão de 2019, 2020 e 2021 não está na máxima força depois de ter sofrido uma queda no Tour. Tem estado a recuperar para se apresentar forte e tentar a quarta vitória na prova.

Richard Carapaz atravessa um bom momento e exibiu-se em grande durante o Tour. Chegou a vestir a camisola amarela, venceu uma etapa e conquistou a camisola de montanha. Tem contas para ajustar desde 2020 quando deixou fugir a camisola vermelha para Roglic.

Adam Yates ajudou Pogacar a triunfar no Tour e agora chega à Vuelta com estatuto de líder de equipa junto com João Almeida. Uma liberdade que lhe permite lutar pela conquista da camisola vermelha.

Entre os ciclistas espanhóis destacam-se os nomes de Carlos Rodriguez, Mikel Landa e Enric Mas.

João Almeida é a principal estrela portuguesa na corrida que conta ainda com outros dois ciclistas nacionais: Rui Costa e Nelson Oliveira. Almeida chega motivado depois de ter feito um extraordinário 4.º lugar no Tour. Vai discutir a liderança na Team Emirates com Yates e só depende de si para conquistar a camisola vermelha. Em anteriores participações na Vuelta, Almeida foi 9.º (2023) e 4.ª classificado (2022).

 

MAIS DE 70 HORAS DE AÇÃO EM DIRETO NO EUROSPORT

 

Ao longo de três semanas, a competição promete ser uma autêntica montanha russa de emoções para ciclistas, equipas e espetadores que vão poder seguir tudo no Eurosport – A Casa do Ciclismo e na MAX. Ao todo são 74 horas de ação da Vuelta, em direto, nos ecrãs e na plataforma de streaming, apoiados no conhecimento especializado do antigo ciclista Alberto Contador. A equipa de comentadores nacionais é composta pelo quarteto Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

 

ETAPAS

 

Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT

Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km

Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km

Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km

Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km

Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km

Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km

Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km

Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

 

26 de agosto – Dia de descanso

 

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km

Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km

Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km

Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km

Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km

Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

 

2 de setembro – Dia de descanso

 

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km

Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km

Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km

Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km

Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km

Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

Fonte: Eurosport

“Sabgal / Anicolor disputa amanhã o 22.º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua”


Amanhã, dia 15 de agosto, feriado, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai disputar o 22.º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva, uma organização do Velo Clube do Centro com o Município de Mortágua e a Associação de Ciclismo da Beira Alta. A corrida que presta homenagem a Pedro Silva será em formato de circuito, com um percurso exigente e que promete espetáculo. 

São seis os corredores que vão estar amanhã na estrada, a representar as cores da estrutura que tem sede em Águeda: o vencedor da 85.ª Volta a Portugal, Artem Nych, os portugueses Frederico Figueiredo, Rafael Reis, José Sousa e Duarte Domingues e o espanhol Guillermo García. 



A 22.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua tem partida às 12H00, do Largo da Câmara Municipal de Mortágua, para 144 km que devem terminar cerca das 15H36, no mesmo local. Pela frente o pelotão vai encontrar três Prémios de Montanha de 3.ª categoria, junto à Escola (37,5 km; 85,5 km e 133,5 km), três Metas Volantes e três Metas Pedro Silva (12,3 km; 60,3 km e 108,3 km). À 3.ª passagem pela meta, termina a corrida. 

“O Grande Prémio de Mortágua é sempre uma corrida importante, em memória do nosso querido Pedro Silva. É uma corrida que já assume a sua importância no calendário, sobretudo pela sua história e tudo iremos fazer para realizar uma boa prova e dignificar todos os nossos patrocinadores e parceiros”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Paulo Fernandes no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores”


Por: Vasco Moreira

Paulo Fernandes será o representante da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, agendado para decorrer entre 21 e 25 de agosto, em Luoyang, na China.

O jovem ciclista de 18 anos, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, foi o escolhido por Gabriel Mendes para competir na China, onde irá representar Portugal nas disciplinas de omnium, corrida por pontos, scratch e perseguição individual.

“O objetivo para o Mundial passa por dar continuidade ao processo de formação e desenvolvimento. É esse o nosso foco. É a primeira vez que o Paulo vai competir numa prova de nível mundial, depois de ter participado nos Europeus. Vamos dar continuidade a esse trabalho, de forma a que ele possa ter oportunidade de mostrar o seu valor e que possamos perceber o nosso nível nesta categoria”, explica o Selecionador Nacional de Pista.

O segundo dia de competição (quarta-feira, 21 de agosto) será o primeiro de Paulo Fernandes em prova, com o scratch, estando a qualificação agendada entre as 3h30 e 6h49 (horas de Portugal Continental) e a final entre as 11h e as 14h08. No dia seguinte, o jovem português volta a competir, tendo as qualificações da corrida por pontos e da perseguição individual entre as 3h30 e as 6h49 e as finais entre as 11h e as 13h51.

O quarto dia de competição (sábado, 24 de agosto) será o último e o mais exigente para Paulo Fernandes, com o omnium. Após a qualificação através de uma corrida por pontos, seguem-se as duas primeiras provas do programa (scratch e tempo race), tudo entre as 3h30 e as 7h39. Finalmente, entre as 11h e as 14h19 do mesmo dia, terão lugar as provas de eliminação e a corrida por pontos do omnium.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclismo total, com todos para todos…


Sandro Araújo candidato à presidência da Federação Portuguesa Ciclismo, a 17ª bandeira do nosso programa, Manuel Rodrigues será Diretor do Ciclismo de Pista e do Ciclismo de Formação, “Relançar escalões de formação”

 

É com preocupação que verificamos, desde há anos, uma redução do número de atletas competindo nos escalões de cadetes (Sub17) e Juniores (Sub19).

Um sistema federado forte requer um ciclismo de formação robusto, com clubes que ofereçam oportunidades para treinar e competir, em todo o território nacional. Trata-se de um desafio complexo, que requer a adoção de soluções inovadoras, apoiando as equipas, e mitigando os motivos subjacentes ao declínio atual.

Graças a uma estratégia integrada de crescimento, devidamente monitorizada, facilitaremos a transição de escalão a partir dos Juvenis (Sub15), e a articulação com os Sub23; e criaremos um quadro de incentivos que favoreça a consolidação das equipas com atletas próximos das áreas de residência, mantendo-as competitivas e atrativas para os mais jovens.

Promoveremos o crescimento sustentado do “pelotão” nos escalões de formação, mantendo e dinamizando de forma regular as pistas de ciclismo, sobretudo nos centros urbanos, onde o risco rodoviário é maior. Implementaremos novos modelos de comunicação e de eventos, diversificando canais de recrutamento, e reposicionando a modalidade junto das comunidades, atraindo novos clubes, incentivando quadros competitivos e a criação de seleções de base regional, mas também garantindo uma maior ligação do sistema federado aos estabelecimentos escolares.

 

AS PRIMEIRAS 17 BANDEIRAS DO NOSSO PROGRAMA

 

RELANÇAR ESCALÕES DE FORMAÇÃO

REDUZIR CUSTOS COM A ORGANIZAÇÃO DE PROVAS

DIGNIFICAR A CARREIRA DE CICLISTA PROFISSIONAL

O BTT COMO MOTOR DE CRESCIMENTO DO CICLISMO

PROMOVER ELEVAR O PARACICLISMO AO NÍVEL INTERNACIONAL

PROMOVER A INCLUSÃO E A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

PROMOVER E ASSEGURAR A VERDADE DESPORTIVA

PROMOVER MAIS PROXIMIDADE COM OS TREINADORES

FAZER DA ARBITRAGEM PORTUGUESA UMA REFERÊNCIA INTERNACIONAL

FORMAR, CAPACITAR E ESPECIALIZAR TODOS OS AGENTES DESPORTIVOS

CRIAR MAIS E MELHORES PISTAS DE CICLISMO

INOVAR E REFORÇAR O CICLISMO REGIONAL

GARANTIR MAIS SEGURANÇA PARA ATLETAS E PRATICANTES

ALCANÇAR OS 50 MIL FILIADOS EM 2028

CELEBRAR O CICLISMO NACIONAL

PROMOVER UMA GESTÃO AUTÓNOMA DO CICLISMO PROFISSIONAL

ELABORAR E EXECUTAR UM PLANO ESTRATÉGICO

Contamos com todos os apoios!

Fonte: Candidatura de Sandro Araújo

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Homenagem a Pedro Silva em casa”


O GP Mortágua- Pedro Silva vai para a estrada, uma corrida única que relembra todo o legado de Pedro Silva, está programada para ocorrer no dia 15 de agosto de 2024. Este evento de classe 1.12 promete atrair ciclistas de elite e entusiastas do ciclismo para a cidade de Mortágua.

Organizado pelo Velo Clube do Centro em conjunto com o Município de Mortágua e a Associação de Ciclismo da Beira Alta, o GP Mortágua - Pedro Silva é uma prova de estrada que destaca a beleza e os desafios do terreno local. Os participantes terão a oportunidade de competir em um percurso que não só testa a resistência e habilidade, mas também oferece vistas deslumbrantes da região.

A competição deste ano promete ser ainda mais emocionante, com uma lista de participantes que inclui alguns dos melhores talentos do ciclismo nacional. O evento não só celebra a paixão pelo ciclismo, mas também homenageia a memória de Pedro Silva, uma figura respeitada no mundo do ciclismo português.

Nesta corrida, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua será representada por: João Matias; Bruno Silva; Leangel Linarez; Ángel Sanchez; Gonçalo Carvalho; César Martingil e Francisco Morais. A corrida irá contar com 17 equipas, entre as quais as 9 equipas continentais portuguesas. A apresentação da equipa está marcada para as 11h45m.

O Grande Prémio Mortágua irá contar com uma tirada de 144 quilómetros, com início às 12h no Largo da Câmara Municipal de Mortágua. A corrida inclui 3 metas volantes, 3 prémios de montanha, de terceira categoria em Felgueira, e 3 metas Pedro Silva.

Em disputa estarão 5 camisolas: Camisola Amarela Município de Mortágua - Geral Individual; Camisola Azul-Águas das Caldas de Penacova - Prémio da Montanha; Camisola Verde Grupo Tavfer - Metas Volantes; Camisola Rosa Dominique Ramos Seguros - Prémio Pedro Silva; Camisola Branca Jerónimo & Morais, Lda - Geral Juventude; e a Camisola Cinza PROREVI LDA - Melhor corredor Equipas de Clube.

Contamos com a vossa presença, nesta que é uma corrida especial.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Rescisão Contratual entre o Clube Desportivo Fullracing e Mauricio Moreira”


Por: Marta Varandas

O Clube Desportivo Fullracing vem, por este meio, informar a comunicação social e o público em geral que foi acordada a rescisão do contrato desportivo que mantínhamos com o atleta Mauricio Moreira, o qual estava em vigor até ao final de 2025.

Esta decisão foi tomada por mútuo acordo entre ambas as partes, com o objetivo de evitar qualquer recurso a tribunais ou litígios, quer com o atleta, quer com a nova equipa com quem Mauricio Moreira decidiu assumir um segundo compromisso para a época de 2025.

A rescisão tem efeitos imediatos e foi motivada pela quebra de confiança entre o Clube Desportivo Fullracing e Mauricio Moreira, resultante do facto de o atleta ter assumido um compromisso com outra equipa, apesar de estar ciente de que tinha um vínculo contratual, tanto verbal como escrito, com o nosso clube até 2025. Este compromisso foi reconhecido publicamente pelo próprio atleta em declarações à Comunicação Social no dia 21 de novembro de 2023.

O Clube Desportivo Fullracing agradece a Mauricio Moreira pelos serviços prestados ao longo do seu tempo connosco e deseja-lhe o maior sucesso na sua carreira futura.

Fonte: FULLRACING

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com