segunda-feira, 29 de outubro de 2018

“David Martins venceu o 9º BTT DHI Penha “

O Campeão do Mundo Universitário de Down Hill, o vimaranense David Martins, venceu em elites o 9º BTT DHI Penha, sexta e última etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION de 2018. Na pista vimaranense, com um traçado renovado, também venceram Ana Leite (elites femininas), Rui Freitas (cadetes), Victor Mariño (juniores), Pedro Bessa (master 30), Paulo Abreu (master 40), Antero Oliveira (master 50) e o Desportivo Jorge Antunes (equipas). Gemma Chapela e Rui Domingues foram os melhores na vertente de promoção.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o 9º BTT DHI Penha foi a sexta e última prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. A competição, disputada na presença de muito público, teve início junto ao Mini Golfe da Penha, numa pista de Down Hill onde se destaca a paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares.

A pista de Down Hill da montanha da Penha sofreu algumas alterações para receber a última etapa do Campeonato do Minho BTT DHI – CISION, em que participou mais de uma centena de pilotos portugueses e espanhóis.

O Campeão do Mundo Universitário de BTT Down Hill, o vimaranense David Martins, assim como o terceiro classificado na mesma competição mundial, o também vimaranense João Pereira, foram dois dos pilotos que marcaram presença na prova que foi disputada pelos melhores atletas da vertente mais radical do ciclismo.

Depois de uma descida na qualificação em que ficou em terceiro lugar, David Martins (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) arrancou para a última manga determinado em vencer a prova da Penha na categoria de elires, tendo obtido o melhor registo de tempo absoluto e o único inferior a 2 minutos (1:58.933). Rui Teixeira e André Silva, ambos da formação vimaranense Mibilbanho / Bike House DH Team, terminaram, respetivamente, nas segunda e terceira posições do pódio. Os irmãos João e José Pereira (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) alcançaram o quarto e quinto lugares na descida final.

Ana Leite (Enduro BTT Braga) venceu em elites femininas.

Em juniores o vencedor foi o Victor Mariño (X Bikes C.C.), terminando nas posições seguintes Pedro Fernandes (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense) e Pedro Pereira (Mibilbanho / Bike House DH Team).

O pódio de cadetes foi preenchido por Rui Freitas (Desportivo Jorge Antunes) e por Martim Gonçalves e João Baptista, ambos da Mibilbanho / Bike House DH Team.

Nos escalões de master triunfaram Pedro Bessa (BTT Pandilhas a Monte) em master 30 e os vimaranenses Paulo Abreu (Enduro BTT Braga) e Antero Oliveira (Mibilbanho / Bike House DH Team).

A espanhola Gemma Chapela e Rui Domingues foram os melhores pilotos da promoção na descida da pista da montanha da Penha.

A formação Desportivo Jorge Antunes foi a equipa vencedora, secundada pela Mibilbanho / Bike House DH Team e pela Getpro / Linhas Afemar / Torcatense.

O 9º BTT DHI Penha teve o apoio das seguintes entidades: Município de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, AFAcycles, Salvaggio, www.sportchip.net e Hotel ibis - Guimarães.

Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho serão entregues em Guimarães, no dia 24 de novembro, aquando da 10ª edição da Gala da Associação de Ciclismo do Minho.

Na iniciativa, a promover no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães), serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2018 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - AFA Cycles e das Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e de BTT XCO - Raiz Carisma.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Fonte: ACM

“TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO DE ELITES NO FUNCHAL”

RICARDO BATISTA ESPETACULAR NA MADEIRA

Por: Paulo Vieira

RICARDO BATISTA, atleta do TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS alcançou este sábado, 27 de Outubro, no Funchal, um ESPETACULAR RESULTADO na finalíssima da TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO em ELITES. RICARDO BATISTA foi o melhor português ao terminar no 6ºLUGAR com um tempo de 53m01s, numa prova que foi disputada em formato sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), e ganha pelo belga Marten Van Riel com 52m16s, 6ºclassificado nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, confirmando assim o favoritismo.

“O 6ºlugar foi ótimo, sinceramente não estava à espera, estou muito emocionado. Foi o meu melhor lugar desta época e uma excelente maneira de a acabar. Estou muito contente e é tudo graças ao meu treinador e à minha família”, disse Ricardo Batista, o jovem torrejano de apenas 17 anos, que após cortar a meta, não conteve as lágrimas ao abraçar o seu treinador Paulo Antunes.

RICARDO BATISTA, começou muito bem a sua participação nesta prova, ao sair em 3ºlugar no segmento de natação, o que lhe permitiu andar sempre na frente no segmento de ciclismo, num grupo composto por mais 4 atletas. Mas foi na corrida que tudo se decidiu, com o 5ºlugar a fugir-lhe mesmo sobre a meta, dada a grande disputa entre os principais atletas candidatos à vitória nesta finalíssima da Taça da Europa.

RICARO BATISTA, tem sido um dos triatletas portugueses bastante protagonista nas provas internacionais, alcançou em Julho um brilhante 4ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo em Juniores realizado na Estónia, aonde foi também medalha de ouro na prova de estafetas mistas, para além do excelente 15ºlugar no Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores alcançado na Austrália no passado mês de Setembro.

O outro torrejano em ação no Funchal, foi JOSÉ PEDRO VIEIRA, que sendo o atleta mais jovem (cadete de 2ºano) nesta finalíssima da Taça da Europa de Triatlo em Elites, conseguiu efetuar um bom segmento de natação ao sair da água em 9ºlugar, e encaixar no grupo de ciclismo perseguidor. No entanto, a corrida não lhe correu da melhor forma, e terminou na 43ªposição com um tempo de 58m01s.

Estes 2 atletas torrejanos terminaram assim esta época de 2018, aonde alcançaram para além dos títulos nacionais, grandes resultados de grande de nível internacional, sendo RICARDO BATISTA neste momento o nº2 do ranking europeu de Juniores, graças aos resultados internacionais já referidos, enquanto JOSÉ PEDRO VIEIRA, alcançou na Grécia no início de Setembro, um excelente 4ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo em Youth (Cadetes), aonde foi também medalha de bronze na prova de estafetas mistas. Ambos atletas integram desde o início deste ano letivo, o Centro de Alto Rendimento do Jamor, juntamente com outro atleta do Clube de Natação de Torres Novas, AFONSO DO CANTO.

Por tudo aquilo que estes atletas e o seu treinador PAULO ANTUNES têm de abdicar em prol do Triatlo de Portugal, merecem ter sempre a melhor recompensa, e isto só acontece pelas provas dadas pelos atletas e o seu treinador ao nível da sua competência e do seu profissionalismo, tanto no Clube de Natação de Torres Novas, como na Seleção Nacional de Triatlo.

Eles merecem… PARABÉNS TRIATLO DE TORRES NOVAS!
Fonte: TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

Reportagem no “O Praticante” do evento: “8º Festival Bicicleta Solidária.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “8º Festival Bicicleta Solidária.2018” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/oitavo-festival-da-bicicleta-solidaria/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com