terça-feira, 18 de outubro de 2022

“Corrida dos Fundadores By Cartrack homenageou pioneiros do automilismo”


Fotos: Joel Araújo

A Corrida dos Fundadores by Cartrack levou no passado fim-de-semana para a estrada cerca de 40 automóveis e motos. Além da forte presença portuguesa, a lista de inscritos contou com participantes espanhóis, suíços e ingleses.

O passeio, destinado exclusivamente a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que celebra a era dourada do automobilismo e, em simultâneo, os 120 anos sobre a primeira prova automobilística da Península Ibérica, contou com a participação de exemplares de várias marcas, como sejam a Bugatti, Rolls-Royce, Hispano-Suiza, Mercedes, Alvis, Riley, MG, Ford, Peugeot, Fiat, Norton, BSA ou AJS. Destaque para a participação do Darracq 12HP Open Tourer, um automóvel de fabrico francês com 120 anos, do Mercedes Simplex Open Tourer de 1904 e do Felcom, automóvel português produzido no início dos anos 30.


Na Sexta-feira, os automóveis e motos desfilaram pela cidade da Figueira da Foz e realizaram uma prova de perícia. O percurso iniciou-se no Sábado, com uma chicane e imediata partida em direcção ao Leiria sobre Rodas, seguido de uma passagem por Alcobaça e terminando em Torres Vedras. No Domingo, automóveis e motos, rumaram ao sul, com destino aos jardins do Casino Estoril, onde ficaram em exposição para deleite do público.

Fruto da colaboração com vários clubes das regiões pelas quais o evento passou, no total estiveram envolvidos cerca de 100 veículos. A Corrida dos Fundadores regressa em 2023 para a sua segunda edição.


A Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Pre-War Racers Portugal, Clube Português de Automóveis Antigos, Associação dos Clubes de Automóveis Antigos do Norte, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul e Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e com o apoio da Cartrack, Cauny, Turismo do Centro, BPI - Fundação la Caixa e dos municípios da Figueira da Foz, Leiria, Alcobaça, Torres Vedras e Cascais.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal



 

“Formação para treinadores de triatlo no encontro nacional Jovem”


A Federação de Triatlo de Portugal e a Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” estão a organizar o Encontro Nacional Jovem de Triatlo nas Caldas da Rainha já no próximo dia 5 de Novembro.

Vimos anunciar a organização de uma formação para treinadores de Triatlo, sobre o tema “Períodos críticos de desenvolvimento das capacidades motoras em Jovens”. Depois de ter abordado este tema de forma brilhante no I Congresso de Triatlo Jovem em 2018, faz todo o sentido contarmos com a presença da Prof. Dra. Anna Volossovitch (docente da Faculdade de Motricidade Humana).

Esta formação é gratuita e atribui 0,4 UC para a cédula dos treinadores de Triatlo.

Inscreve-te aqui: AF Contínua - "Ação de Formação - Períodos Críticos de desenvolvimento das capacidades motoras", 5/11, 18h30 - 20h30 (google.com)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Violência doméstica: Mario Cipollini condenado a 3 anos de prisão”


Antigo ciclista vai ainda pagar indemnização choruda

 

 Por: João Seixas

Mario Cipollini, antigo ciclista italiano que tem no currículo 42 triunfos no Giro e 12 no Tour, foi condenado a três anos de prisão por violência doméstica contra a ex-mulher.

O transalpino, considerado por muitos como um dos melhores sprinters da história do ciclismo, terá de pagar 80 mil euros de indemnização à antiga mulher, Sabrina Landucci, e ainda 5 mil euros a Silvio Giusti, atual companheiro de Sabrina.

Aos 55 anos, Cipolinni enfrenta agora uma pena de três anos, acusado de maus-tratos, lesões e ameaças a Sabrina e Silvio.

"Cometeu uma série de atos que danificaram a integridade física e psicológica da antiga mulher, com socos, bofetadas, pontapés, lesões e ameaças de morte", resumiu a acusação.

Fonte: Record on-line

“Giro de Itália, Roma volta a receber Volta a Itália e fecha a edição de 2023”


Percurso é favorável aos escaladores, mas terá mais de 70 quilómetros em contrarrelógio

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A capital Roma vai voltar a receber a Volta a Itália, acolhendo a etapa final da edição de 2023, cujo percurso, esta terça-feira revelado, é favorável aos escaladores, mas terá mais de 70 quilómetros em contrarrelógio.

Entre 06 e 28 de maio, os ciclistas vão percorrer 3.448,6 quilómetros, divididos em 21 etapas, num total de 51.300 metros de desnível positivo e 70,6 quilómetros de 'crono'.

Desde 2013, quando houve 75,4 em exercício individual, que os ciclistas não tinham de ultrapassar mais 70 quilómetros de contrarrelógio.

Será dessa forma que será conhecido o primeiro camisola rosa da 106.ª edição do Giro, com 18,4 quilómetros entre Fossacesia e Ortona, no 'crono' mais curto da prova, quase metade dos 33,6 da nona etapa, entre Savignano sul Rubicone e Cesena.


Na 20.ª e penúltima etapa, uma 'crono-escalada' tirará as dúvidas sobre o sucessor do australiano Jai Hindley como vencedor da 'corsa rosa', com 18,6 quilómetros entre Tarvisio e Monte Lussari, com os últimos 7,5 a serem feitos em subida, a 12% de média.

Com várias etapas de média/alta montanha no percurso, serão quatro as grandes etapas para os escaladores, duas das quais na derradeira semana, com a chegada ao Monte Bondone na 16.ª etapa e a escalada ao Tre Cime di Lavaredo, na 19.ª e penúltima.

Antes da exigente terceira semana, com apenas duas etapas 'tranquilas', uma das quais na chegada a Roma, onde será consagrado o vencedor, os ciclistas ainda terão as grandes chegadas ao Gran Sasso (sétima etapa) e Crans Montana (13.ª), numa curta viagem à Suíça.

A chegada a Roma, para a 21.ª e última etapa, poderá ser controversa, devida à esburacada calçada romana, uma vez que, em 2018, os últimos quilómetros foram neutralizados, devido ao perigo do percurso.

 

Percurso da edição de 2023 do Giro:

 

06 maio: 1.ª etapa - Fossacesia -- Ortona (18,4 km - CRI)

07 maio: 2.ª etapa - Teramo - San Salvo (204 km)

08 maio: 3.ª etapa - Vasto - Melfi (210 km)

09 maio: 4.ª etapa - Venosa - Lago Laceno (184 km)

10 maio: 5.ª etapa - Atripalda - Salerno (172 km)

11 maio: 6.ª etapa - Nápoles - Nápoles (156 km)

12 maio: 7.ª etapa - Cápua - Gran Sasso d'Italia (218 km)

13 maio: 8.ª etapa - Terni - Fossombrone (207 km)

14 maio: 9.ª etapa - Savignano sul Rubicone - Cesena (33,6 km - CRI)

 

15 maio: dia de descanso

 

16 maio: 10.ª etapa - Scandiano - Viareggio (190 km)

17 maio: 11.ª etapa - Camaiore - Tortona (218 km)

18 maio: 12.ª etapa - Bra - Rivoli (179 km)

19 maio: 13.ª etapa - Borgofranco d'Ivrea - Crans Montana, Suíça (208 km)

20 maio: 14.ª etapa - Sierre - Cassano Magnago (194 km)

21 maio: 15.ª etapa - Seregno - Bérgamo (191 km)

 

22 maio: dia de descanso

 

23 maio: 16.ª etapa - Sabbio Chiese - Monte Bondone (198 km)

24 maio: 17.ª etapa - Pergine Valsugana - Caorle (192 km)

25 maio: 18.ª etapa - Oderzo - Val di Zoldo (160 km)

26 maio: 19.ª etapa - Longarone - Tre Cime di Lavaredo (182 km)

27 maio: 20.ª etapa - Tarvisio - Monte Lussari (18,6 km - CRI)

28 maio: 21.ª etapa - Roma - Roma (115 km)

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com