segunda-feira, 5 de abril de 2021

“Henrique Avancini vence Nino Schurter na estreia na Itália”


Foto: Michele Mondini

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu nesta segunda-feira (5 de abril) a Capoliveri Legend XCO, etapa da Internazionali d’Italia Series, na Ilha de Elba, na Itália. O suíço Nino Schurter (Scott-Sram) ficou em 2º e o francês Maxime Marrotte (Santa Cruz FSA) em 3º.

Na prova da Elite feminino, a vencedora foi a norte-americana Kate Courtney (Scott-Sram), com a italiana Chiara Teocchi (Trinity) e a dinamarquesa Caroline Bohe (Ghost) em 2º e 3º.

A prova marcou o retorno de Avancini às competições internacionais. Número 1 do ranking mundial UCI MTB XCO, o brasileiro estava tendo dificuldades para disputar corridas internacionais por causa das restrições sanitárias ao Brasil devido à pandemia. Mas Avancini conseguiu autorização para competir depois que a Itália flexibilizou as regras.

“Correr com o Nino é sempre especial. Estou muito contente de iniciar a temporada na Europa com uma vitória na Itália, país onde comecei minha carreira profissional, onde ganhei meu primeiro pódio na Copa do Mundo e também meu primeiro título mundial”, disse Avancini.

A etapa da Internazionali d’Italia na ilha de Elba foi a segunda rodada da competição. O percurso duro, com duas seções técnicas e um rock garden dificílimo, recebeu a estreia de grandes nomes do MTB mundial. Avancini e Schurter dominaram a competição.

Desde a largada, o suíço ficou na ponta, com o brasileiro perseguindo. Ambos trocaram a primeira posição durante a primeira metade da corrida, mas não conseguiram abrir grande vantagem e Maxime Marotte, Luca Braidot, Mirko Tabacchi, Andri Frischknecht e Vlad Dascalu os alcançaram.

Depois de uma corrida muito disputada, Schurter aumentou o ritmo nas últimas voltas e Avancini e Marrotte responderam. Os três chegaram juntos ao último trecho final e Avancini fez uma acelerada final.

Fonte: Bikemagazine Brasil

“Lisboa recebe evento Mundial de Triatlo”


Lisboa recebe a 21 de maio a prova de Estafetas Mistas, evento Mundial de Qualificação Olímpica direta para Tóquio

 

A World Triathlon divulgou recentemente que a prova de qualificação direta para as Estafetas Mistas se realiza em Lisboa no dia 21 de maio.

Nesta competição serão conhecidas as últimas três equipas que se apuram para Tóquio, juntando-se assim às primeiras sete nações já qualificadas por via de ranking.

Esta competição antecede a Taça do Mundo de Triatlo, que terá também lugar em Lisboa no mesmo fim de semana de 22 e 23 de maio, uma das cinco para angariar pontos para o ranking mundial e olímpico, qualificação que recomeça dia 1 de maio e termina dia 14 de junho.


“Estamos muito orgulhosos pelo facto de a World Triathlon ter confiado na nossa organização, mais ainda num ano tão marcado pela pandemia, onde ainda se mantêm muitas restrições na organização de eventos”, afirma Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, realçando também que num ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto “este evento é absolutamente estratégico para o Triatlo nacional”.

Na competição de estafetas mistas, que irá estrear-se nos Jogos Olímpicos no dia 31 de julho, cada equipa é composta por quatro triatletas (duas femininas e dois masculinos), com cada elemento a ter de completar um triatlo sprint com 300 metros de natação, 8 quilómetros de ciclismo e 2 quilómetros de corrida.


Além de ser o único evento mundial que apura diretamente equipas para as estafetas mistas, vai permitir também a qualificação de atletas para a prova individual.

De realçar que Portugal tem uma equipa com possibilidade de lutar pelos primeiros lugares, garantindo assim entrada direta nas olimpíadas. A equipa será composta por quatro dos seis elementos enquadrados no projeto olímpico, entre eles Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho, João Pereira, João Silva e Vasco Vilaça.

“Depois de termos alcançado o nosso objetivo de reabrir a qualificação Olímpica em Lisboa, juntar uma Taça do Mundo à única prova de qualificação direta para a estafeta olímpica num ano como este é uma excelente oportunidade para a modalidade crescer a nível nacional e internacional, proporcionando igualmente uma oportunidade de ouro aos triatletas nacionais de evoluírem na sua carreira desportiva”, sublinha Vasco Rodrigues.


Depois da prova de estafetas mistas, realiza-se a 22 e 23 de maio uma das cinco etapas da Taça do Mundo de Triatlo incluídas na qualificação Olímpica. Os melhores triatletas mundiais terão em Lisboa uma das poucas oportunidades de angariar pontos para o ranking individual que irá permitir o seu apuramento.

Esta competição decorrerá no Braço de Prata, em Marvila, beneficiando da requalificação urbanística desta zona, o que permite aliar a beleza envolvente às excelentes condições para a prática de Triatlo.

A prova conta com diversas parcerias fundamentais para a sua realização, como a Junta de Freguesia de Marvila que, em conjunto com a Câmara Municipal, organizou no ano passado e em plena pandemia diversas competições nacionais.

A VIC Properties associou-se também como parceiro estratégico, apoiando em diferentes vertentes a realização deste evento.

“É para nós uma honra podermos apoiar a Federação de Triatlo de Portugal na organização destes eventos. Os valores do desporto, como a entrega, a dedicação e o esforço são também valores que defendemos e preconizamos no nosso dia a dia, pelo que esta associação faz todo o sentido”, explicou Luís Gamboa, COO da VIC Properties.

De referir ainda que todos os eventos de qualificação Olímpica, incluindo as provas que serão realizadas em Lisboa, foram avaliados como de ‘baixo risco’ ou de ‘muito baixo risco’, tendo em conta os requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde e pela World Triathlon.


Estas entidades encontram-se a trabalhar em estreita colaboração com os Delegados Técnicos designados para os eventos, o Departamento de Desporto de Triatlo Mundial e o Comité Médico do Triatlo Mundial, tendo submetido todas as caraterísticas às autoridades de saúde, com procedimentos específicos, incluindo a realização de dois testes COVID-19.


 

Calendário das provas internacionais de qualificação Olímpica:

 

Campeonato do Mundo Yokohama, 15 e 16 de maio, Japão

Taça do Mundo de Lisboa, 22 e 23 de maio, Portugal

Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália

Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra

Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México

 

Antes do período de qualificação Olímpica (1 de maio a 14 de junho), haverá triatletas nacionais a participar na Taça da Europa de Melilla, Espanha, que se realiza no dia 18 de abril.

Uma excelente época internacional para todos!

Mais informações no site oficial da World Triathlon: https://www.triathlon.org/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pogacar 'perdeu' primeiro duelo com Roglic no arranque da Volta ao País Basco”


A reedição do duelo da última Volta a França era o grande aliciante da primeira etapa da emblemática 'Itzulia'

 

Por: Lusa

O ciclista Primoz Roglic venceu hoje o primeiro frente a frente da temporada com o seu compatriota Tadej Pogacar, 'vingando-se' da derrota no Tour com um triunfo contundente no contrarrelógio da primeira etapa da Volta ao País Basco.

Nos 13,9 quilómetros do exercício contra o cronómetro, com partida e chegada a Bilbau e rampas de inclinação difícil -- incluindo uma contagem de terceira categoria dentro dos três quilómetros iniciais e uma subida final com uma pendente média de 9,8% e troços de 19% -, o esloveno da Jumbo-Visma esteve irrepreensível, pedalando a uma média de 48,220 km/h para cumprir o traçado em 17.17 minutos.

A reedição do duelo da última Volta a França era o grande aliciante da primeira etapa da emblemática 'Itzulia' e o duo de eslovenos fez a vontade aos espetadores, ainda que com um desfecho inesperado: praticamente empatado em tempo com Roglic nos pontos de cronometragem intermédia, Tadej Pogacar quebrou na parte final do 'crono', sendo apenas quinto, a 28 segundos do vencedor.

O dia mau do jovem da UAE Emirates contrastou com a boa performance do seu colega norte-americano Brandon McNulty, que foi segundo a dois segundos de 'Rogla', e impediu um pódio ocupado exclusivamente por homens da Jumbo-Visma, já que o dinamarquês Jonas Vingegaard foi terceiro, a 18 segundos, e o norueguês Tobias Foss foi quarto, a 24.

"Não estou só eu e o Pogacar nesta corrida. Também estão os outros rapazes", disse o líder da prova basca, lembrando também que este é só o primeiro dia da 'Itzulia'.

Embora seja o duelo de eslovenos a principal atração desta edição da Volta ao País Basco, menos de sete meses depois da memorável derrota de Roglic no Tour (perdido para o jovem compatriota no contrarrelógio da penúltima etapa da 'Grande Boucle'), o 'crono' da primeira etapa permitiu fazer uma pequena seleção entre os demais favoritos, com Adam Yates a perder os mesmos 28 segundos para o vencedor.

O britânico da INEOS, recente vencedor da Volta à Catalunha, foi o melhor dos 'outros', na sexta posição, enquanto Mikel Landa (Bahrain Victorious) limitou as perdas a 49 segundos. Pior estiveram o vencedor do Giro2020, o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), e o basco Ion Izagirre, campeão da última edição disputada (2019), que foram, respetivamente, 42.º e 43.º classificados, a mais de um minuto do vencedor.

Na terça-feira, Primoz Roglic defende a liderança na segunda etapa, uma ligação de 154,8 quilómetros entre Zalla e Sestao, com uma pequena rampa até à meta.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Maria Martins terceira na clássica belga Ronde de Mouscron”


Terceira posição desta segunda-feira é o melhor resultado desta temporada da jovem lusa


Por: Lusa

A ciclista portuguesa Maria Martins (Drops-Le Col Tempur) foi hoje terceira classificada na Ronde de Mouscron, clássica belga conquistada pela italiana Chiara Consonni.

A ciclista da Valcar-Travel&Service, de 21 anos, impôs-se ao 'sprint' no final dos 121,1 quilómetros com partida e chegada a Mouscron, com o tempo de 3:16.41 horas, batendo a sérvia Jelena Eric e Maria Martins, respetivamente segunda e terceira com o mesmo tempo da vencedora.

A terceira posição de hoje é o melhor resultado desta temporada da jovem lusa, que vai estar em Tóquio 2020, depois de ter conquistado uma vaga pelo ranking do omnium -- será a primeira e única representante lusa no ciclismo de pista.

Daniela Campos (Bizkaia Durango), a outra portuguesa em prova, foi 27.ª classificada, a 10 segundos de Consonni.

Fonte: Record on-line


“Quando as novas regras da UCI retiram as recordações aos amantes do ciclismo”


Por: José Morais

Foto: Eurosport

Entrou no passado dia 1 de abril as novas regras da UCI, apesar de ser dias das mentiras, estas medidas são bem verdadeiras, e penalizam sem dúvida os ciclistas, com desqualificações que ninguém gosta, e onde pequenas falhas ou esquecimentos pelos hábitos criados pelos ciclistas ao logo dos anos, agora os penaliza fortemente.

Quem nunca gostou ou tentou ficar com um bidon numa prova de ciclismo quando assistia na berma da estrada ao passar da caravana, era sem dúvida uma mais-valia que levava para casa para mais tarde recordar.

Pois era, isso acontecia até 31 de março, a partir dai acabou-se, e um ciclista jogar um bidon fora, mesmo para o público dá desqualificação se logo atrás de si seguir um juiz da prova, sendo o que aconteceu a Michael Schor da Ag2r Citroen no Tour de Flandres, quando um expetador lhe solicitou o bidon, o mesmo lançou e penalização foi forte, logo desqualificado.


Esta uma das novas regras introduzida pelo Comité da União Ciclística Internacional, aprovadas em fevereiro, é proibido deitar bidons fora das áreas reservadas para isso, como as embalagens dos alimentos, a nova regra proíbe deitar qualquer coisa fora, salvo que esteja nos pontos destinados para esse fim, que estão instalados mais ou menos entre 30 ou 40 quilómetros da prova, aí sim, o ciclista pode livrar-se de qualquer lixo que transporte.

Michael Schor lançou o bidon quando um dos fãs lho solicitou na berma da estrada, o ciclista suíço da Ag2r Citroen fê-lo talvez inconsciente, nunca pensando ser penalizado pelo juiz quando estava a 110 quilómetros da linha final, que sem dúvida lhe causou um dissabor, e uma desilusão na prova.


É certo de que as regras são para cumprir, as novas instaladas recentemente, vem na sequência dos ciclistas atirarem os bidons e outro lixo fora durante a corrida, muitos em locais onde não existem expetadores, e ai sim podem poluir, mas em zonas de públicos, onde os fãs e amantes do ciclismo podem levar uma simples recordação para casa, um bidon, deveria a UCI ser mais moderada, e não penalizar logo fortemente, já que com esta medida estão a retirar as recordações aos amantes do ciclismo que tanto vibram com a passagem do pelotão, e muitos procuram uma simples lembrança.

“Arranca mais uma edição da Volta ao País Basco para ver ao longo da semana no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Com a chegada da primavera, o calendário de ciclismo ganha força e em abril o Eurosport emite uma série de competições de grande qualidade que prometem muitas horas de ação a todos os fãs da modalidade.

Esta segunda-feira, 5 de abril, arranca a 61.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores. Apesar de não ter portugueses, a corrida conta com nomes de peso como Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Richard Carapaz, Adam Yates, Alejandro Valverde ou Tao Geoghegan Hart. Pode acompanhar toda a ação diariamente, em direto, no Eurosport 1, por volta das 14:30h, até ao próximo sábado, 10 de abril.

A semana de ciclismo do Eurosport conta ainda com a emissão do Scheldeprijs ou Grand Prix de l’Escaut, uma emocionante prova inserida no calendário das ‘Clássicas da Flandres’. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A 109.ª edição conta com 194.2 quilómetros entre Terneuzen e Schoten e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters. Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros. Na lista de pré-inscritos há quatro ciclistas portugueses: André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e José Gonçalves (DELKO). O Scheldeprijs pode ser visto esta quarta-feira, 7 de abril, em direto no Eurosport 2, a partir das 14:00h.

 

Volta ao País Basco 

5 a 10 de abril – País Basco, Espanha – Eurosport 1 – 14:30h

 

Scheldeprijs / Grand Prix de l’Escaut 

7 de abril – Bélgica – Eurosport 2 – 14:00h

 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com