quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

“Bryan Coquard triunfa no segundo dia da Étoile de Bessèges”


Mads Pedersen lidera a geral, Ivo Oliveira é 136º

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Bryan Coquard

O ciclista francês Bryan Coquard venceu esta quinta-feira a segunda etapa da Étoile de Bessèges, batendo ao sprint o líder da geral e primeiro na tirada inaugural, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafred).

Atrás de Coquard, que concluiu os 156 quilómetros do dia, entre Saint-Christol-les-Alés e Rousson, em 3:41.46 horas, ficou Pedersen, no segundo posto, com o norueguês Tobias Halland Johannessen (Uno-X) em terceiro.

Na geral, Pedersen segue líder, com 17 segundos de vantagem para o francês Mathieu Burgardeau (TotalEnergies), que hoje foi quarto e último ciclista a cortar a meta com o mesmo tempo do vencedor.

No terceiro posto da geral está o italiano Alberto Bettiol (EF Education-Easy Post), a 21 segundos, quando faltam disputar três etapas da 52.ª edição da corrida.

O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), subiu cinco lugares na geral, para 136.º, após hoje cortar a meta no 122.º lugar.

Na sexta-feira, a terceira etapa começa e acaba em Bessèges, com 155 quilómetros 'povoados' de subidas, quatro delas categorizadas.

Fonte: Record on-line

“Fabio Jakobsen vence 2.ª etapa da Volta à Comunidade Valenciana ao sprint”


Belga Remco Evenepoel continua a liderar

 

Por: Lusa

Foto: Reuters/Arquivo

O holandes Fabio Jakobsen (QuickStep-Alpha Vinyl) venceu esta quita-feira ao 'sprint' a segunda etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que continua a ser liderada por um colega de equipa, o belga Remco Evenepoel.

Jakobsen, de 25 anos, foi o mais rápido entre Bétera e Torrent, concluindo os 171,5 quilómetros em 4:09.51 horas. O colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) foi segundo e o italiano Elia Viviani (INEOS) terceiro.

O neerlandês deu a segunda vitória, em duas possíveis, à QuickStep-Alpha Vinyl na Comunidade Valenciana, depois de no primeiro dia Remco Evenepoel dominar os principais favoritos à vitória final.

O jovem belga continua na frente da geral, com 19 segundos de vantagem para o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), segundo, e 37 para o espanhol Carlos Rodríguez (INEOS), terceiro.

A montanha vai testar o pelotão na terceira de cinco etapas, ligando Alicante a Antenas del Maigmó em 155,1 quilómetros, contando com cinco ascensões categorizadas antes de uma sexta, de primeira categoria, a 'coroar' o esforço na rampa final até à meta.

Fonte: Record on-line

“Italiana Francesca Mannori será primeira presidente de comissários do Tour”


Este ano a prova disputa-se entre 1 e 24 de julho

 

Por: Lusa

Foto: Twitter

A italiana Francesca Mannori será a primeira mulher a presidir ao comissariado de corrida da Volta a França, que tem arranque marcado para 1 de julho, em Copenhaga, e termina a 24 de julho com a chegada a Paris.

Mannori, que já foi comissária nas três grandes Voltas, nos cinco 'Monumentos' e em Mundiais, será a primeira mulher a presidir ao comissariado do Tour.

A toscana já esteve presente em quatro Voltas a Itália, cinco campeonatos do mundo, a Volta a Espanha de 2013, e volta à 'grande boucle' de 2017 e 2021, além de todas as principais clássicas e várias corridas femininas.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa sobe a terceiro na geral na Volta à Arábia Saudita”


A terceira etapa foi ganha ao 'sprint' por Dylan Groenewegen

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O português Rui Costa (UAE Emirates) subiu esta quinta-feira ao terceiro posto da geral individual da Volta à Arábia Saudita, após a terceira etapa ganha ao 'sprint' pelo neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange Jayco).

Groenewegen conseguiu a primeira vitória ao serviço da equipa australiana ao completar os 181,2 quilómetros entre Tayma Hadaj e Al Ula em 5:11.22 horas, batendo sobre a meta o britânico Daniel McLay (Arkéa Samsic), segundo, e o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), terceiro.

Após uma tirada disputada ao 'sprint', o líder não mudou e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious) segue na frente, seguido de Ewan, que se colocou a três segundos, no segundo lugar.

Rui Costa, que está a 13 segundos, foi 36.º na tirada, com o mesmo tempo do vencedor, e ultrapassou o dinamarquês Anthon Charmig (Uno-X), quarto à mesma distância temporal, subindo ao pódio. Em 2020, na última edição, foi precisamente terceiro na geral final.

A 21 segundos do líder, Rui Oiveira (UAE Emirates) caiu para o 12.º lugar, após ser 46.º na etapa.

Na sexta-feira, a quarta e penúltima etapa vai testar as aspirações dos candidatos à vitória final, com um traçado mais acidentado entre o Winter Park e Harrat Uwayrid, com 149,3 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Época nacional de pista acelera no Velódromo Nacional

 

Por: José Carlos Gomes

Após a corrida internacional de janeiro, o Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, recebe em fevereiro duas competições nacionais de pista. A primeira é já neste sábado, a prova inaugural da edição de 2022 da Taça de Portugal.

O arranque da Taça de Portugal de Pista acontece com um programa muito preenchido, com provas entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00. Estarão em pista corredores das camadas jovens – desde juvenis – até aos masters, além de paraciclistas.

As disciplinas que integram o programa são a perseguição individual, os 500 metros contrarrelógio, o scratch, a eliminação e a corrida por pontos.

Se fevereiro abre com a pista há de terminar com a mesma vertente. No último fim de semana do mês o Velódromo Nacional irá agitar-se com o Campeonato Nacional. Nessa ocasião haverá provas das disciplinas olímpicas e será inserida no programa a categoria de elite.

 

Mais eventos oficiais

 

6 de fevereiro: Taça da Madeira de DHI, Quatro Estradas, Funchal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Egan Bernal tem "quase 20 ossos partidos", mas está otimista na recuperação”


Por: AMG // VR

O ciclista colombiano Egan Bernal assumiu hoje ter “quase 20 ossos partidos” na sequência de um grave acidente de treino, que “quase” o matou, mas congratulou-se por ter superado “a última cirurgia importante” a que foi submetido.

“Quase 20 ossos partidos… 11 costelas. Fémur. Rótula. T5-T6 [vértebras]. Odontoides. Metacarpo. Um polegar. Perdi um dente. Perfuração de ambos os pulmões”, enumerou o corredor da INEOS, numa publicação na rede social Instagram.

Na legenda de uma fotografia, onde se pode ver Bernal numa cama da Clínica Universidade de La Sabana, no qual está internado desde 24 de janeiro, o colombiano de 25 anos revela que, na quarta-feira, foi submetido à “última cirurgia importante” e que, “aparentemente, tudo correu bem”.

“Quase me matei, mas sabem o quê? Estou grato a Deus por apresentar-me este desafio. Está a ser a corrida mais dura, mas tive um grupo de pessoas excelente à minha volta”, destacou.

O vencedor do Tour2019 e do Giro2021 colidiu com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa no norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, e sofreu múltiplas fraturas, além da perfuração dos pulmões.

Na quarta-feira, a Clínica Universidade de La Sabana informou que o único colombiano a vencer o Tour já se encontrava “em recuperação”, após ter sido submetido a nova cirurgia à coluna.

“Foram alcançados os objetivos de estabilidade biomecânica da coluna cervical, com excelentes resultados clínicos, sem que tivessem sido registadas complicações durante a cirurgia”, informou a unidade de saúde localizada nos arredores de Bogotá.

Esta foi a quinta cirurgia, a segunda à coluna, a que Bernal foi submetido desde que deu entrada nos cuidados intensivos daquela clínica, em 24 de janeiro.

Na sexta-feira, o colombiano revelou ter enfrentado “95% de probabilidade de ficar paraplégico e de quase perder a vida”.

Hoje, Bernal rematou a publicação no Instagram com um "I'm back [Estou de volta]", dizendo que é hora de recuperar.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com