quinta-feira, 23 de junho de 2022

“Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados corre Campeonatos Nacionais com ambições nas medalhas”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados volta à competição de 24 a 26 de junho, com os Campeonatos Nacionais que se disputam em Mogadouro. Na sexta-feira serão atribuídos os títulos de Campeão Nacional na vertente de Contra Relógio Individual, enquanto as provas de fundo estarão reservadas para sábado e domingo.

Sexta-feira, disputam-se as provas de Contra Relógio Individual Os Sub23 irão ter pela frente um percurso de 21,5 quilómetros enquanto os Elites terão que percorrer 33,6 quilómetros. Para estas prova iremos contar com quatro ciclistas, Pedro Pinto nos Sub23 e Francisco Morais, António Barbio e João Matias marcam a presença na prova de Elites.


A partida da prova de Sub23 está marcada para as 11:45h enquanto os Elites partirão às 12:15h. Sábado será dia da Prova de Fundo Sub23, onde novamente contamos com a participação de Pedro Pinto, o único Sub23 da equipa. Pela frente os ciclistas irão ter 132,2 quilómetros, num circuito de 20,7 quilómetros a percorrer 6 vezes.

No Domingo serão os Elites a entrar em prova e terão pela frente um percurso de 167,5 quilómetros. Haverá uma volta inicial e depois terão que cumprir mais 5 voltas num circuito de cerca de 20 quilómetros. Nesta prova vamos estar representados por 7 ciclistas, são eles João Matias, Gonçalo Carvalho, Gonçalo Amado, Francisco Morais, Bruno Silva, António Barbio e Rui Carvalho.


Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo Gustavo Veloso, afirma que "Os campeonatos nacionais são sempre bastante especiais e toda a gente quer ganhar. Vamos com objetivos bem definidos para ambas as provas e esperemos chegar a domingo com uma medalha ao peito".

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Clube Desportivo Fullracing disputa títulos de Campeões Nacionais em Mogadouro”


Chegaram os Campeonatos Nacionais de Estrada, considerados das provas mais importantes do calendário por atribuírem os títulos de Campeão Nacional. O Clube Desportivo Fullracing vai estar representado em Mogadouro, entre os dias 24 e 26 de junho, pela Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor e pela Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive, onde Elites, Sub-23 e Femininas vão lutar pelas camisolas que permitem envergar as cores nacionais durante um ano.

Amanhã vão ser atribuídos em Mogadouro os títulos nacionais de contrarrelógio individual, com Rafael Reis (Elite) e Pedro Silva (Sub-23) em prova. Das Femininas estarão presentes Filipa Fidalgo e Tânia Lima (Elites). Haverá dois percursos, ambos com partida na Avenida dos Comandos e chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho.


As duas atletas da Sicasal / Glassdrive são as primeiras a partir, às 10H30, para um esforço individual de 21,5 km, tal como Pedro Silva, na categoria de Sub-23. A saída do primeiro corredor de Elite está prevista para as 12H15, onde Rafael Reis vai tentar a sua melhor marca num percurso de 33,6 km.

Sábado, dia 25, as Femininas são as primeiras a disputar a prova de fundo: um circuito de 22,3 km com início e final na Avenida Nossa Senhora do Caminho, num traçado rompe-pernas e com previsão de vento. Estão convocadas para a prova Filipa Fidalgo, Tânia Lima, Leandra Gomes e Jéssica Costa e todas vão completar 87,6 km. A partida será às 9H30.

Ainda no sábado, mas às 14H30, disputa-se a prova de fundo para Sub-23 masculinos, com Pedro Silva e Afonso Eulálio na disputa do título ao longo dos 132,2 km, resultantes de seis voltas ao circuito.

É no domingo que chega a corrida mais aguardada, com a prova de fundo para Elite masculina, que parte às 11H30 para uma viagem de 167,5 km. Os primeiros 56,4 km serão feitos fora do circuito, com passagem por Valverde, Meirinhos e Santiago. No regresso a Mogadouro, a prova corre-se no circuito e termina à quinta passagem pela meta. Na disputa da Camisola de Campeão Nacional estarão Frederico Figueiredo, António Carvalho, Rafael Reis e Fábio Costa.


 

Antevisão dos diretores desportivos da estrutura:

 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Os Campeonatos Nacionais são sempre um ponto alto da nossa época. Na prova de fundo, sendo uma corrida de um dia, tudo pode acontecer, é imprevisível. Em relação ao contrarrelógio sabemos que Rafael Reis é um especialista e vai defender-se o máximo possível. Sabemos também a qualidade da concorrência, mas esperamos que faça um bom resultado. Quanto aos Sub-23 vamos apresentar Pedro Silva no contrarrelógio e na estrada irá com Afonso Eulálio, para que os dois possam fazer um bom resultado entre os melhores. Seria muito positivo em algum dos próximos três dias podermos trazer uma medalha”.

Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive: “O nosso objetivo é aproveitar o ritmo da Volta a Portugal Feminina, que terminou este domingo, e tentar fazer um bom resultado entre as participantes que vão estar em prova. Não temos favoritas a ganhar. Pretendemos, sim, ter uma presença digna da Equipa. Mas as surpresas podem acontecer, por isso só não ganha quem não participa”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Campeonato do mundo de triatlo”


Cinco atletas do Clube de Natação de Torres Novas no campeonato do mundo de triatlo em Montreal-Canadá”

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Cinco atletas do Clube de Natação de Torres Novas foram convocados para as Seleções Nacionais de Triatlo de Portugal e Bélgica, com vista à participação no Campeonato da Mundo de Triatlo, que se realiza em Montreal no Canadá, nos próximos dias 24 a 26 de junho, estando os 10 atletas torrejanos que já representaram a seleção nacional nesta época de 2022, perto de alcançarem um total de 50 internacionalizações no mesmo ano, o que será mais um marco histórico para o Clube de Natação torrejano, depois de terem sido já alcançadas 120 internacionalizações até ao final de 2021, por parte de 9 atletas que representam ou representaram o Clube.


João Nuno Batista vice-campeão do Mundo em 2021 na Quarteira, e Gustavo do Canto vão estar presentes na final do Campeonato do Mundo de Juniores, Maria Tomé e Ricardo Batista, estarão também neste campeonato mundial, mas a representar a seleção portuguesa em Elites, enquanto Erwin Vanderplancke irá estar ao serviço da seleção belga.

Entre a equipa técnica que acompanha a seleção portuguesa vai estar também o técnico torrejano Paulo Antunes.

 

Os horários das provas, para acompanhamento através da triathlonlive.tv, são os seguintes:

 

Sexta-feira, 24 de junho

Juniores:

 

15h00 - João Nuno Batista e Gustavo do Canto na Final

 

Elites:


 

17h00 - Maria Tomé na 1ª semifinal de Elites

19h40 - Ricardo Batista e Erwin Vanderplancke na 2ª semifinal de Elites

 

Sábado, 25 de junho

 

19h06 - Finais de Elites femininas

21h46 - Finais de Elites masculinos

 

Domingo, 26 de junho

 

21h45 – Final de Elites em estafetas mistas

Entretanto, em Larache-Marrocos, Tiago Fonseca irá competir pela seleção nacional, numa Taça Premium Africana de Triatlo, no domingo, 26 de junho às 15h30, que terá o acompanhamento técnico da seleção por parte de Marco Carreira, técnico do Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas





“Chris Froome no Tour de França”


Chris Froome ganha seu lugar no Israel-Premier Tech para o Tour de France

 

Por: José Morais

A equipa da Israel-Premier Tech anunciou os seus ciclistas para a 109ª edição do Tour de França, que vai para a estrada a um de julho na Dinamarca, na cidade de Copenhague, na lista divulgada encontra-se Chris Froome, o qual já melhorou as suas performances, e vai estar na linha de partida, o qual esteve em dúvida a sua participação.

Para Chris Froome, o tetracampeão do Tour de França, afirmou que será incrível participar no seu décimo Tour com a equipa da Israel-Premier Tech, já que trabalhou muito, e bastante duro esta época, e está ansioso para dar tudo, reconhece que tem uma bela equipa e bons ciclistas, e mal espera que a batalha pela vitória se inicie logo em Copenhague.


A equipa de Israel irá procurar vitórias nas etapas, com dois nomes fortes, o de Jakob Fuglsang que inicia na sua terra natal, com o ciclista dinamarquês de 37 anos a chegar no seu alto nível depois de ter ganho no Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes, e o 3º lugar no Tour da Suíça, o outro será  Michael Woods, o canadense que também fez uma grande preparação, e demostrou a sua forma, ao vencer a Rota Occitania.

Para Kjell Carlström, o diretor geral da equipa, dizia que uma das principais prioridades da formação era de ganharem uma etapa, com vitórias no Giro de Itália e na Volta a Espanha, gostariam de poder deixar a sua marca no Tour de França e fazer assim o trio.

A equipa será composta ainda por Daryl Impey, que já possui conhecimento de como ganhar no Tour de França, Simon Clarke que já venceu uma etapa da Volta a Espanha, o campeão do Canadá Hugo Houle, alpinista Krists Neilands, ou o ciclista israelita Omer Goldstein.

A lista oficial dos ciclistas da Israel-Premier Tech: Jakob Fuglsang, Michael Woods, Chris Froome, Daryl Impey, Simon Clarke, Hugo Houle, Krists Neilands e Omer Goldstein.

“Eurosport transmite os campeonatos de ciclismo de estrada de Espanha e de França”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este fim-de-semana acompanhe toda a ação a partir da Ilha de Maiorca e de Cholet e conheça os novos campeões nacionais.

A poucos dias do arranque de mais uma edição do Tour de France, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial, o Eurosport transmite duas importantes competições que prometem ‘colar’ os fãs da modalidade aos ecrãs. A partir desta quinta-feira, dia 23 de junho, é possível acompanhar, em direto, os Campeonatos de Ciclismo de Estrada de Espanha e de França.

A localidade de Cholet acolhe os nacionais franceses e as senhoras são as primeiras a entrar em ação com a prova de contrarrelógio, esta quinta-feira, a partir das 12:00h. Audry Cordon-Ragot foi coroada como campeã em 2021 nesta especialidade. Segue-se o contrarrelógio masculino a partir das 14:40h, um título que em 2021 coube ao francês Benjamin Thomas.

Na manhã de sábado, a ilha de Maiorca é o centro da ação dos nacionais espanhóis e a partir das 10:30, o Eurosport 1 transmite em direto a prova de fundo feminina, onde o grande destaque vai para Marvi Garcia, que tenta conquistar o seu 3.º título consecutivo e 4.º da carreira nesta especialidade. Mais tarde, perto das 13:15h, o direto passa para Cholet, em França, para a prova de fundo feminina, uma especialidade ganha na última edição por Évita Muzic. A jovem francesa volta a marcar presença nos nacionais e é uma das favoritas à vitória.

Finalmente, este domingo, dia 26 de junho, terminam os nacionais de ciclismo de estrada com as provas de fundo masculinas. Os espanhóis entram em ação primeiro, a partir das 11:45h, para saber quem sucede a Omar Fraile. Segue-se a transmissão da mesma especialidade em França, a partir das 13:15h, com as atenções postas para saber quem coloca o seu nome na lista de campeões atrás de Rémi Cavagna, vencedor da especialidade em 2021.

Ciclismo de grande qualidade em direto para ver nos próximos dias no Eurosport com os comentários Paulo Martins, Gonçalo Moreira, Isabel Fernandes e Frederico Bártolo.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com