quarta-feira, 1 de setembro de 2021

“Mais de 1000 automóveis clássicos rumam ao Caramulo Motorfestival este fim-de-semana”


Rampa Histórica Michelin conta com número recorde de inscritos

 

Por: Tatiana Ferreira

Fotos: Pedro Ramos Santos

O Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa este fim-de-semana à serra do Caramulo, com público e entrada gratuita.

 

A XVI edição do Caramulo Motorfestival conta com:

 

•Rampa Histórica Michelin, que este ano bate o recorde de inscritos, com mais de 100 automóveis


•Participação de vários pilotos convidados, como Fernando Batista, André Villas-Boas, Adalberto Melim, Francisco Sande e Castro, Alex Laranjeira, Pedro Villas-Boas, Luís Lisboa, Maninho Sobral e Marco Martins

•Celebração dos 135 anos da invenção do automóvel com a aparição do Benz Dreirad de 1886

•Felcom, o automóvel criado em Portugal em 1933 é uma das grandes atracções da Rampa Histórica Michelin


•Aston Martin, a estreia da marca britânica no Caramulo Motorfestival será feita com a presença de vários modelos icónicos, como o Aston Martin V12 Speedster, Vantage, DB11, DBS, DBX e ainda o V8 Vantage N24 GT4 que pertenceu à equipa oficial da marca.

•Bikersville, pela primeira vez o Caramulo Motorfestival com um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas

•Celebração dos 50 anos sobre a apresentação do Fiat 127, o Caramulo Motorfestival recebe pela primeira vez um passeio dedicado ao icónico modelo


•Prio Air Show, os visitantes poderão aprecear os voos rasantes e as acrobacias do maior espectáculo aéreo de sempre

•Celebração dos 60 anos do icónico Jaguar E-Type, considerado por muitos um dos mais bonitos automóveis de sempre

•Drift Show by Hot Wheels e Powerslide, que prometem muita adrenalina, borracha queimada e rodas no ar


•Jeep Attack!, como já é tradição o Caramulo Motorfestival recebe uma concentração de veículos militares da Segunda Guerra Mundial

•Show de Trial, que dá a oportunidade aos visitantes de assistira, e participarem nas demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilos profissionais

•Núcleo histórico da GNR, na sua estreia no Caramulo Motorfestival, apresenta ao público um núcleo de automóveis e motos clássicas que prestaram serviço no passado


O programa do evento conta ainda com vários passeios, encontros e concentrações de automóveis e motos, Feira Automobilia, Motorlândia Fun Park, Gaming Center, Pista Júnior, Pista de Karts e ainda bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

Mais informações sobre o Caramulo Motorfestival em www.caramulo-motorfestival.com

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Estoril Praia Credibom e CNATRIL Campeões Nacionais de Triatlo Longo”


O Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo 2021 chegou ao final no Triatlo da Guarda

 

O Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo teve três etapas em 2021 que se realizaram no Triatlo de Caminha, no Triatlo do Mogadouro e no Triatlo da Guarda.

No final, foi o Clube de Natação e Triatlo de Lisboa sagrou-se Campeão Nacional com 420 pontos, vencendo as três etapas da competição.


O Estoril Praia Credibom, com 380 pontos e duas etapas a subir ao segundo lugar do pódio, ficou na segunda posição, alcançando o título de Vice-Campeão Nacional em título.

O Clube Oriental de Lisboa classificou-se na quarta posição no Triatlo de Caminha, com 170 pontos e na segunda posição no Triatlo do Mogadouro com 190 de pontuação, conquistando a terceira posição da geral.

Em masculinos, foi o Estoril Praia Credibom que conquistou a vitória, com 420 pontos, e duas vitórias em Caminha e Guarda.


O segundo lugar pertenceu ao Clube de Natação de Triatlo de Lisboa, com dois segundos lugares e uma vitória o que lhe valeu 400 pontos.

Os Marretas do Norte ficaram na terceira posição com 360 pontos e dois terceiros lugares e uma quarta posição.

Muitos parabéns a todos os clubes e atletas!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Curso Inicial de Árbitros de Triatlo, Loulé, 2 de outubro 2021”


Realiza-se no dia 2 de outubro em Loulé um Curso Inicial de Árbitros de Triatlo

 

Com o objetivo de reforçar as equipas de arbitragem, a Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP), irá ministrar um Curso Inicial de Árbitros de Triatlo. Após a frequência do curso com aproveitamento, os formandos poderão iniciar a prática de árbitro/a estagiário/a em contexto de prova.

O curso realiza-se no dia 2 de outubro, em Loulé, no Louletano Desportos Clube, Rua Ventura S. Barbosa – edifício Sede, no seguinte horário: 8:30 às 13:00 e das 14h às 19h30;

Aconselha-se a levar roupa adequada à parte prática do curso (ténis, T-shirt/sweatshirt e calças/calções de banho)

Mais informações: direcao.aatp@gmail.com

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“I Triatlo de Pinhel recebe Taça de Portugal de Triatlo”


No dia 12 de setembro realiza-se o Multisport Pinhel 2021, evento que recebe a Taça de Portugal na distância standard.

Além da prova do calendário nacional, a quarta etapa da Taça de Portugal na distância standard, o Mulitsport Pinhel recebe as provas abertas de Aquatlo, Duatlo e de Triatlo Sprint.

O fim de semana de triatlo começa e termina com provas abertas, nas suas diversas vertentes, iniciando com o Aquabike, às 10h da manhã de domingo e encerrando da parte da tarde com o Triatlo Sprint. Às 11h realiza-se uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo 2021.

 

12 de setembro / Horários das competições

10h00 – Prova Aberta Aquabike

10h15  – Prova Aberta Duatlo

11h00 – Taça de Portugal de Triatlo – Contrarrelógio Individual

16h30 – Prova Aberta Triatlo Sprint

O Multisport Weekend Pinhel 2021 irá decorrer na cidade de Pinhel, com o segmento de natação a realizar-se na albufeira da Barragem de Vascoveiro, na Ribeira da Pega, o ciclismo a percorrer as ruas e  estradas do Concelho de Pinhel e a corrida a ter lugar no centro da cidade de Pinhel terminando no largo do Município de Pinhel.

 

Percurso da Taça da Portugal (distância standard)

 

A natação inclui um percurso em linha na barragem do Vascoveiro, o ciclismo é feito em asfalto em bom estado, com algum desnível. No início do percurso existe a passagem numa zona empedrada: o primeiro troço inicial integra 5,4km desde o primeiro parque de transição até à ligação com a primeira volta de ciclismo que inclui 19,3km e uma segunda volta de 12,7km devidamente assinaladas. A corrida terá um percurso misto em alcatrão, terra batida e paralelos.

 

Prova Aberta Aquabike (Média Distância)

 

A natação inclui um percurso em linha na barragem do Vascoveiro, o ciclismo realiza-se em asfalto em bom estado, com algum desnível, o início do percurso passa numa zona empedrada. O primeiro troço inicial do segundo segmento inclui 5,4km desde o PT1 até à ligação com a primeira volta de ciclismo que tem 19,3km, com uma segunda volta de 12,7km.

 

Prova Aberta Duatlo (Média Distância)

 

A primeira corrida tem um troço de ligação de apenas 100 metros, com partida junto à saída da natação. O ciclismo inclui um percurso em asfalto em bom estado, com algum desnível. No início do percurso existe uma passagem em zona empedrada. O primeiro troço inicial integra 5,4km desde o PT1 até à ligação com a primeira volta de ciclismo que inclui duas voltas: a primeira com 19,3 km e a segunda com 12,7 km. A corrida inclui um percurso misto em alcatrão, terra batida e paralelos.

 

Prova Aberta Triatlo (distância Sprint)

 

A natação tem um percurso em linha na barragem do Vascoveiro. O ciclismo é realizado em asfalto em bom estado, com algum desnível, com passagem numa zona empedrada no início do segmento. A corrida será realizada em percurso misto em alcatrão, terra batida e paralelo.

Qualquer dificuldade na inscrição contacte a Organização através do e-mail geral@multisport.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Livro ‘30 anos de Triatlo’”


Livro dos 30 anos de Triatlo retrata as três primeiras décadas da modalidade

 

Um projeto de 25 anos que se prolongou até às três primeiras décadas da modalidade e que retrata as primeiras competições, nacionais e além-fronteiras, com o destaque merecido dos triatletas nacionais.

O Triatlo nasceu em 1978, percorrendo um caminho ímpar no panorama internacional. Por cá, mais de três décadas se passaram desde que o Triatlo surgiu em Portugal, afirmando-se também nos Jogos Olímpicos a partir de 2004, com os pioneiros a desbravar um caminho completamente novo que catapultou a modalidade para o estrelato.

Algumas das muitas histórias do Triatlo nacional encontram-se agora abordadas neste livro que tenta transmitir a paixão com que os triatletas ‘arregaçam as mangas’ nas mais diversas vertentes da modalidade. São eles os protagonistas do livro ’30 Anos de Triatlo’ que, apesar de ser uma modalidade jovem, tem já muitas narrativas para relatar.

Todos aqueles que viveram e vivem com entusiasmo o Triatlo irão rever-se no livro que afirma nas primeiras páginas: «A modalidade deixou de estar ao alcance de uma elite de ‘loucos’ para se tornar uma paixão de vida para milhões de pessoas e ascender ao nível das modalidades mais praticadas a nível mundial».

Segundo Cipriano Lucas, um dos autores do Livro e aquele que se debruçou sobre o primeiro quarto de século do Triatlo, afirma: «Registar uma mudança de paradigma no desporto federado, o triatlo trouxe para o desporto associativo uma nova visão nacional». Cipriano recorda que «procurou retratar o espírito do Triatlo, uma modalidade extremamente exigente que requer muitas horas de treino e dedicação, com os pioneiros da modalidade com o contributo especial dos primeiros atletas e dirigentes, já que havia muito poucos meios disponíveis». Elisabete Silva terminou a parte mais recente, ‘quando o Triatlo estava já a ter frutos, com os triatletas a subir aos pódios mundiais e com espaço nos meios de comunicação’.

Pode adquirir o livro através das seguintes modalidades:

Valor 15 euros:

a) Na Sede da Federação de Triatlo de Portugal, pago através de MB ou monetário;

b) Através do site, pago por referência MB com levantamento do livro na Sede da Federação de Triatlo de Portugal.

Valor 20 euros (inclui portes)

 

a) Através do site, pago por referência MB e entregue na morada a indicar.

b) Envie um email para secretaria@federacao-triatlo.pt para obter a referência multibanco, caso assim o pretenda.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva conserva camisola amarela após a 2ª Etapa do GP Jornal de Notícias”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 2ª Etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma tirada de 124,2 quilómetros que teve início no Porto e final em Ovar. Joaquim Silva chegou inserido no grupo da frente e manteve a camisola amarela.

A equipa controlou os quilómetros iniciais da tirada, defendendo a liderança de Joaquim Silva. Numa chegada que se previa para sprinters, mas mais técnica do que nas anteriores abordagens do pelotão a Ovar, acabou por ser um grupo de 20 unidade que abordou os últimos metros na frente e viria a discutir a vitória entre si. Neste grupo, que se formou nas principais dificuldades da tirada contávamos com a presença de dois corredores, o Camisola Amarela Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves, este que foi uma preciosa ajuda para o nosso líder.

No final acabaria por vencer Henrique Casimiro (Kelly/Simoldes/UDO), log seguido por todo o grupo que chegaria com o mesmo tempo. Joaquim Silva terminou na 11ª posição e manteve a liderança da prova, mantendo assim a camisola amarela. Gaspar Gonçalves fruto de ter chegado inserido neste grupo, subiu ao 9º lugar da Classificação Geral.

No que toca às restantes classificações, Joaquim Silva lidera também a Classificação por Pontos (Camisola Verde) com 40 pontos e também a Classificação dos Pontos Quentes com 4 pontos.

Um dia positivo para a equipa, onde conseguimos manter a liderança da prova. Joaquim Silva parte assim de amarelo para a 3ª Etapa desde Grande Prémio Jornal de Notícias, um dia que se prevê decisivo para a Classificação Geral. Os corredores no dia de amanhã têm pela frente uma Crono Escalada de 7,4 quilómetros entre Santo Tirso e o Alto da Nossa Senhora da Assunção, subida que foi ultrapassada muito recentemente na Volta a Portugal.

 

Classificação 2ª Etapa Porto - Ovar: 124,3 Km

 

1.º Henrique Casimiro (Kelly/Simoldes/UDO), 2h57m16s

11.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

18.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

40.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m51s

65.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

88.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 6m27s

95.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua, mt

104.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 8m29s

 

Classificação Geral

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 4h58m22s

9.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 15s

39.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 5m06s

52.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 5m09s

63.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 6m30s

65.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua, a 6m40s

73.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 8m42s

 

 

Classificação Geral Pontos

 

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 40 pts

 

 

Classificação Geral Ponto Quentes

 

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 3 pts

 

 

Classificação Geral por Equipas

 

 

1.º Louletano – Loulé Concelho, 14h55m42s

5.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 4m39s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“W52 – FC Porto/Samuel Cadeira 4º no Sprint em Ovar”


A segunda etapa do 30º Grande Prémio Jornal de Notícias / Leilosoc fez a ligação entre a cidade do Porto e Ovar. O pelotão percorreu 124 quilómetros com 3 Prémios de Montanha e 4 Sprints.

A etapa já com alguma montanha e que já fez diferenças de tempos mais significativas no pelotão.

A chegada a Ovar foi ao sprint entre um grupo isolado de 20 homens. Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) atacou na entrada de Ovar e conseguiu chegar na frente vencendo a etapa com o tempo de 2h57m16.

A maior parte do pelotão chegou passado 4m50. Samuel Caldeira e Ricardo Vilela estavam no grupo da frente cortaram a meta em 4º e 12º.

Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) também presente no grupo conservou a liderança da prova e Ricardo Vilela passa a ser o melhor classificado da equipa na 7ª posição a 13 segundos.

Amanhã temos uma Crono Escalada do centro de Santo Tirso ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção a partir das 14h30 e a terminar 16h45

 

Classificação Etapa

 

4º Samuel Caldeira -mt

12º Ricardo Vilela -mt

23º Ricardo Mestre +2m41

27º João Rodrigues +4m51

30º Rui Vinhas +4m51

31º José Neves +4m51

43º Daniel Mestre +4m51

 

Geral Individual após 2ª etapa

 

7º Ricardo Vilela +13s

19º Samuel Caldeira +50s

23º Ricardo Mestre +2m59

26º Daniel Mestre +5m00

30º João Rodrigues +5m02

36º Rui Vinhas +5m05

43º José Neves +5m07

 

Geral Equipas

 

4º W52 – FC Porto +2m35

 

Geral Sprints

 

3º Samuel Caldeira

Fonte: W52 – FC Porto

“Efapel/André Domingues é líder da Juventude no Grande Prémio JN”


André Domingues, corredor Sub-23 da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, é líder da Juventude no 30.º Grande Prémio de Ciclismo JN. Em dia de 2.ª Etapa, uma viagem que ligou o Porto a Ovar num percurso de 117,2 km, a Classificação Geral sofreu algumas alterações. Neste momento são dois os corredores da estrutura de Águeda melhor posicionados: Frederico Figueiredo, em 8.º, a 15 segundos do líder Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) e André Domingues, no 13.º posto, a 19 segundos. Tudo em aberto até ao próximo domingo, dia 5, data de final da prova.

Nesta quarta-feira previa-se uma chegada ao sprint em Ovar e foi Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) que a concretizou em primeiro, atacando de longe para celebrar a vitória na frente do grupo de 19 homens que constituiu a cabeça de corrida, onde estavam Frederico Figueiredo e André Domingues. Os corredores da EFAPEL cruzaram o risco em 8.º e 9.º lugar, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor, 02h57m16s.

Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, referiu que a “etapa foi atacada desde o início ao fim. Vingou uma fuga e a vitória surgiu através de uma das equipas que esteve representada na frente. A corrida continua em aberto até ao próximo domingo”.

Esta quinta-feira vai para a estrada a 3.ª Etapa, uma crono escalada com 7,4 km de percurso entre Santo Tirso e o alto de Nossa Senhora da Assunção, com início a partir das 14H30 (ver Ordem de Saída dos corredores EFAPEL depois das Classificações).

 

CLASSIFICAÇÕES:

30.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

2.ª ETAPA» Porto - Ovar: 117,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), 02h57m16s

2.º João Matias (LA Alumínios-LA Sport), mt

3.º Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), mt

8.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

9.º André Domingues (EFAPEL), mt

21.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m41s

22.º Luís Mendonça (EFAPEL), mt

35.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 04m51s

54.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

60.º Fábio Costa (EFAPEL), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 2.ª ETAPA)

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 04h58m22s

2.º Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), a 07s

3.º Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 11s

8.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 15s

13.º André Domingues (EFAPEL), a 19s

21.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 02m44s

22.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m48s

24.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 04m58s

44.º Javier Moreno (EFAPEL), a 05m07s

76.º Fábio Costa (EFAPEL), a 10m04s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Louletano-Loulé Concelho, 14h55m42s

3.ª EFAPEL, a 02m27s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 40 Pontos

12.º Luís Mendonça (EFAPEL), 16 Pontos

15.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 8 Pontos

16.º André Domingues (EFAPEL), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º António Ferreira (Antarte-Feirense), 29 Pontos

3.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 7 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º António Ferreira (Antarte-Feirense), 3 Pontos

2.º Luís Mendonça (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 04h58m41s

24.º Fábio Costa (EFAPEL), 05h08m26s

 

ORDEM DE SAÍDA CRONO ESCALADA:

 

15H07 Fábio Costa

15H39 Javier Moreno

15H58 Mauricio Moreira

16H00 António Carvalho

16H02 Luís Mendonça

16H10 André Domingues

16H18 Frederico Figueiredo

Fonte: Efapel

“Vuelta: Primoz Roglic vence 17.ª etapa e é novo líder da geral”


Por: SIF // AJO

O esloveno Primoz Roglic venceu hoje a 17.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, triunfando em Lagos de Covadonga para chegar também à liderança da classificação geral.

O vencedor da Vuelta em 2019 e 2020 foi o mais forte na ligação de 185,8 quilómetros entre Unquera e Lagos de Covadonga, que concluiu em 04:34.45 horas, 1.35 minutos à frente de um grupo de favoritos, no qual o norte-americano Sepp Kuss, seu colega de equipa, foi segundo classificado, e o colombiano Miguel Ángel López (Movistar) foi terceiro.

Na geral, o esloveno é o novo camisola vermelha, com 2.22 de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar) e 3.11 para López, terceiro, com o norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) a perder a liderança.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Salas a Altu d’El Gamoniteiru em 162,6 quilómetros, em nova tirada de alta montanha, culminando pelo segundo dia seguido numa subida de categoria especial.

Fonte: Lusa

“Olímpica Raquel Queirós na lista de inscritas da Volta a Portugal Feminina”


Por: SIF // VR

A atleta olímpica Raquel Queirós entrou hoje na lista de inscritas da Volta a Portugal feminina, que sai para a estrada na quinta-feira em Lisboa, em representação da BTT Matosinhos-Velo Performance/JS Canpinense.

Queirós, 27.ª classificada na prova de ‘cross country’ olímpico de Tóquio2020, vai correr a edição inaugural da Volta a Portugal para o pelotão feminino, numa inclusão de ‘última hora’.

A prova arranca na quinta-feira de Almada, no distrito de Lisboa, e termina no domingo, com quatro etapas para um pelotão de 14 equipas, entre formações portuguesas, espanholas e britânicas.

Ao todo, são 85 ciclistas, de nove nacionalidades diferentes, com o dorsal número um a pertencer à veterana Celina Carpinteiro (5Quinas-Albufeira-CDASJ), antiga campeã nacional em várias vertentes.

Fonte: Lusa

“Beatriz Roxo estreia-se nos Mundiais de Pista com 13º lugar”


Arrancou hoje o Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, no Cairo, Egito, que irá decorrer até domingo, dia 5 de setembro. Beatriz Roxo competiu na prova de scratch, onde conseguiu o 13.º lugar.

A seleção nacional está no Egito, com Beatriz Roxo a representar o país nos mundiais de pista. A jovem corredora qualificou-se de manhã para a final da prova de scratch, uma prova com 7,5 quilómetros, resultantes de 30 voltas à pista.

A atleta portuguesa concluiu esta sua estreia na 13.ª posição, numa prova em que a vencedora foi a alemã, Jette Simon.

Beatriz Roxo tornará a competir amanhã, na corrida de eliminação, que terá lugar pelas 18h45 (hora portuguesa).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Luís Costa soma e segue com mais um diploma paralímpico


O corredor português conquistou hoje mais um diploma paralímpico, depois de conseguir o sexto lugar na prova em linha da classe H5 (handbike), disputada no Autódromo Internacional de Fuji.

Depois de ter concluído a prova de contrarrelógio na sétima posição, que lhe garantiu um diploma paralímpico, Luís Costa tornou a repetir o feito e conquistou mais um diploma para Portugal.

O corredor português terminou esta quarta-feira na sexta posição, na prova em linha da classe H5, dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, disputada no Autódromo Internacional de Fuji, completando os 79,2 quilómetros da prova em 2h25m06s.

Luís Costa ficou a 36 segundos do vencedor, o holandês, Mitch Valize, que também já tinha conquistado o ouro na prova de contrarrelógio.

“Correu muito bem, melhor do que esperava até. Senti-me bem e consegui fazer a minha corrida como planeado. Entrei na fuga e conseguimos deixar alguns corredores para trás e ficou um grupo muito reduzido. Estive sempre na frente e na discussão até ao final e estou muito satisfeito com a minha prestação”, revelou Luís Costa.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, ressalvou a inteligência do corredor na prova em linha, que cumpriu tudo aquilo que estava planeado. “A prova correu dentro do que se programou. O Luís já tinha tido um bom resultado no contrarrelógio e isso deu-lhe mais confiança para a prova de hoje. Cumpriu as expectativas, lutou sempre até ao final. Podia ter lutado pelo quarto lugar, mas um pequeno percalço a nível mecânico mesmo no quilómetro final acabou por impedir que isso acontecesse. Este diploma tem muito mérito e o Luís está de parabéns”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Adeus, Vuelta e olá Tour da Grã-Bretanha”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este domingo encerra mais uma emocionante edição da Volta a Espanha de bicicleta e na qual vamos conhecer o grande vencedor da camisola vermelha.     Mas não há razão para ficar triste porque a oferta de ciclismo do Eurosport é bastante vasta. De 2 a 5 de fevereiro, o canal transmite simultaneamente a Women's Tour of Spain ou o Ceratizit Challenge da La Vuelta. É já a 7ª edição da prova e pela primeira vez tem 4 etapas. A partida decorre na Estância de Esqui Cabeza de Manzaneda, e a grande final está reservada para a Catedral de Santiago de Compostela, ambas as localidades da Galiza, e onde a prova masculina também está concluída. 

Domingo será o dia de conclusão para os eventos em Espanha, à medida que a Grã-Bretanha começa a rolar mais uma edição da Volta à Grã-Bretanha, o mais importante evento de ciclismo de estrada do país. A casa de ciclismo, Mark Cavendish é a grande estrela do cartaz da corrida. O homem de Deceuninck-Quick Step participa da corrida pela 11ª vez! Ao todo, o pelotão terá de percorrer mais de 1300 km através de paisagens de grande beleza e superar grandes e variados desafios.

Muito ciclismo de grande qualidade para acompanhar nos canais Eurosport durante todo o mês. Para mais detalhes de programação consulte o    www.eurosport.pt

 

Desafio Ceratizit pela La Vuelta

 

02 conjunto. – 1ª etapa – Estação de inverno Cabeza de Manzaneda – A Rua – 118,7 km

03 conjunto. – 2ª etapa – Contra-corrida – Estação de inverno Cabeza de Manzaneda – 7,3 km

04 conjunto. – 3ª etapa – Estação de inverno Cabeza de Manzaneda – Pereiro de Aguiar – 107,9 km

05 de setembro. - 4ª etapa - Pontes - Santiago de Compostela - 107,4 km

 

Tour pela Grã-Bretanha

 

05    set -        etapa -    Penzance - Bodmin    -    180,8    km

06 de setembro - 2ª etapa -    Sherford - Exeter    - 184 km

7 de setembro - Contrarrelógio de equipa - Carmarthenshire - 27,5 km

8 de setembro – 4ª etapa –    Aberaeron - Great Orme, Llandudno – 209.7    km

9 de setembro - 5ª etapa -    South Cheshire - Warrington    -    152    km

10 de setembro – 6.ª etapa -    Carlisle - Gateshead    -    192,7    km

11 de setembro - 7ª etapa -    Hawick - Edimburgo    -    194.7    km

12 de setembro – 8ª etapa -    Stonehaven - Aberdeen    -    173    km

Fonte: Eurosport

“Cofidis é naming sponsor da Primeira Volta a Portugal Feminina”


Competição decorre entre 2 e 5 de setembro

 

Por: Teresa Salgueiro

A Cofidis, empresa que apoia o ciclismo há mais de 20 anos, é naming sponsor da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que decorre entre 2 e 5 de setembro, e que arranca e termina em Lisboa. Trata-se de um momento alto do ciclismo português que vai marcar a história da modalidade no feminino.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis será composta por um pelotão com cerca de cem ciclistas, representado por equipas portuguesas, espanholas e britânicas. A corrida terá quatro etapas e um total de 259,3 quilómetros.

“É com muita satisfação que damos nome e apoiamos a primeira Volta a Portugal Feminina. Esta iniciativa vem confirmar o ciclismo como um desporto cada vez mais aberto, diversificado e inclusivo, questões que, enquanto empresa, estamos atentos e a trabalhar. Reflexo disso é a criação, em 2022, da equipa feminina Cofidis”, sublinha Sébastien Haquette, Diretor Geral da Cofidis Portugal.

“A Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as ciclistas mais jovens prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atração e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”, explica o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira. “Foi particularmente inspiradora a adesão e o apoio do Governo, dos Municípios e dos Patrocinadores à nossa ideia de fazer nascer a Volta a Portugal Feminina, 94 anos depois da primeira edição masculina. A todos, o ciclismo português e o desporto feminino ficará eternamente grato”, ressalva ainda.

A primeira etapa, no dia 2 de setembro, terá 81,5 quilómetros, a disputar entre Cacilhas, Almada e Setúbal. Será antecedida pela apresentação das equipas, no Marquês de Pombal, de onde as participantes partirão, em desfile, até ao Cais do Sodré, onde tomarão o barco para Cacilhas. Trata-se de uma recriação do início da primeira Volta a Portugal masculina, que, em 1927, levou o pelotão a deslocar-se do Marquês até ao Cais do Sodré para iniciar a competição em Cacilhas. A chegada da primeira etapa, em Setúbal, também faz a ponte com o passado, visto ser a cidade de onde era natural Oceana Zarco, pioneira do ciclismo de competição feminino em Portugal, figura velocipédica da década de 1920.

No segundo dia as corredoras vão deslocar-se de Mafra até Loures, percorrendo 72 quilómetros. Na terceira etapa espera-se uma maior definição da classificação geral, dado tratar-se de um contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, a percorrer em Vila Franca de Xira. A competição termina da mesma forma que encerrou a primeira Volta a Portugal masculina, com uma ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa. Será a viagem mais longa da prova, com 94,7 quilómetros, com a curiosidade de ter uma meta volante instalada na terra-natal de João Almeida, A-dos-Francos.


Para comemorar o início da prova, a Cofidis tem um passatempo a decorrer até 6 de setembro, nas suas redes sociais, onde vai oferecer 25 réplicas da camisola vermelha (Classificação Geral por Pontos) e 25 bonés clássicos de ciclismo originais da Team Cofidis. Para se habilitarem, os participantes devem seguir a página de Facebook ou o Instagram Mais Cofidis e deixar uma frase criativa sobre pedalar por Portugal no post criado para o efeito. Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de setembro de 2021.

 

Sobre a Cofidis Portugal

 

A Cofidis é uma sociedade financeira que criou um conceito simples e inovador: o crédito ao consumo à distância. Em Portugal desde 1996, a Cofidis conta com uma equipa constituída por cerca de 800 colaboradores e acompanha os clientes e parceiros numa relação sustentável e personalizada, conquistando uma posição de referência na venda e na gestão do crédito a particulares.

Fonte: Cofidis

“Grande Prémio Jornal de Notícias”


Henrique Casimiro impõe-se em Ovar

 

Por: José Carlos Gomes

Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 117,2 quilómetros, entre o Porto e Ovar. Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) conservou a camisola amarela.

Numa chegada que se previa para sprinters, mas mais técnica do que nas anteriores abordagens do pelotão a Ovar, Henrique Casimiro atacou de longe para tentar surpreender os velocistas. A estratégia relevou-se acertada e o alentejano pôde celebrar o triunfo, diante do grupo de 19 unidades que constituiu a cabeça de corrida, depois da seleção feita ao longo da viagem.

Henrique Casimiro cortou a meta ao fim de 2h57m16s de corrida, relegando João Matias (Louletano-Loulé Concelho) e Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) para a segunda e terceira posições, respetivamente.


Joaquim Silva chegou integrado no grupo principal, no 11.º lugar, mantendo o comando da classificação geral. O homem da Tavfer-Measindot-Mortágua tem uma vantagem de 7 segundos sobre Henrique Casimiro e de 11 segundos relativamente a Rafael Lourenço, que estão agora nas posições imediatas.

As classificações por pontos e dos pontos quentes são também encimadas por Joaquim Silva. António Ferreira (Antarte-Feirense) é o primeiro na montanha e nos sprints. A equipa feirense também manda nas metas volantes, por intermédio de Venceslau Fernandes, e nas metas autarquias, através de Bruno Silva. Henrique Casimiro é o primeiro no combinado, André Domingues (Efapel) é o melhor jovem e Ricardo Zurita (Gsport/Grupo Tormo Innova) é o primeiro entre os sub-23 das equipas de clube. O Louletano-Loulé Concelho assumiu a primazia na geral por equipas.

A terceira etapa, a disputar na quinta-feira, prevê-se determinante para as contas da geral. É a crono-escalada de 7,4 quilómetros, entre Santo Tirso e o alto de Nossa Senhora da Assunção.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com