quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

“Vanessa Fernandes renova com o Benfica por quatro anos”

Vice-campeã olímpica é aposta para os Jogos de Tóquio, em 2020

Vanessa Fernandes renovou contrato com o Benfica por mais quatro anos. A vice-campeã olímpica em Pequim'2008, que chegou à Luz em 2005, é uma das apostas do projeto olímpico dos encarnados para os Jogos de Tóquio, em 2020.

A atleta que alcançou os melhores resultados de sempre do triatlo português passou por uma fase em que se afastou do triatlo, praticando apenas atletismo, mas recentemente voltou à sua modalidade de eleição, participando, inclusivamente em competições internacionais.

"A Vanessa dispensa apresentações e contamos com ela para continuar a fazer o que tem feito até aqui", destacou o vice-presidente responsável pelo Projeto Olímpico na Luz, Fernando Tavares, não escondendo que a atleta, de 32 anos, é aposta para poder em Tóquio, juntamento com os colegas de Seleção e que são também do Benfica, chegar ao pódio na estafeta mista, prova na qual o Benfica se sagrou este ano campeão europeu.

"A minha ligação ao Benfica vai muito para além da parte competitiva. É uma família. O clube esteve sempre preocupado em saber de mim, das minhas motivações, do que queria fazer", frisou por sua vez a filha de Venceslau Fernandes.

A prioridade de Vanessa Fernandes é agora o triatlo, não descartando, todavia, voltar a fazer atletismo. "Continua a ser uma modalidade que gosto". E quando questionada sobre voltar a conquistar uma medalha olímpica disse, cautelosa: "A qualificação é que é a prioridade".

Fonte: Record on-line

“Pedalar com frio”

Por: Nuno Almeida

Nesta época do princípio do Inverno que trás tanto frio, tenham atenção, porque pode provocar problemas de saúde para o ciclista.

Ao treinar com o tempo frio, nunca se deve sentir frio no nosso organismo, pois nesse sentido o treino não vai dar nada de eficaz.

Com este frio, e para quem tiver hipótese, claro, deve treinar da parte da tarde, no momento que a temperatura é mais alta, e sempre com agasalhos para a temperatura atual, desde luvas, proteção dos pés, gorros, bandanas, pernitos, manguitos, coletes, casacos térmicos, etc.

Hidratação com o frio, de preferência beber bebida quente em cima da bike durante o treino, levar bidão termo (existem muitos modelos à venda por ex. da polisport)

Igualmente nos treinos diurnos e noturnos, com temperaturas perto de 0ºC, deve-se optar por treinos indoor, rolos, estática, ginásio, pois este frio para um ciclista pode ser grave.

Para certos ciclistas de mais idade, atenção ao nível cardíaco, muscular e articulações, pois o frio não trás nada de bom para a saúde, podendo mesmo ser grave.

Grave, porque com o frio o nível cardíaco entra num esforço fora do normal, para poder aquecer o organismo e em certos casos pode provocar problemas de cardiologia, mesmo ( AVC ).

Todos estes conselhos/recomendações, são dados pelos especialistas médicos do ciclismo.

Fonte: Intercaimabike

“C.A.R. DE ANADIA PLENO DE ATIVIDADE”

Sangalhos em grande ritmo no acolhimento de eventos desportivos

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, continua a ser palco para provas e estágios desportivos, de cariz nacional e internacional, estando agendada para o próximo dia 9 de dezembro, a realização do Troféu Marquês do Funchal, de pentatlo moderno, e, no fim-de-semana seguinte, de 15 a 17, o Troféu Internacional Município de Anadia, de ciclismo de pista.

A competição de pentatlo moderno volta, assim, a Sangalhos já neste sábado, estando o início previsto para as 11h00, com a prova de esgrima. À tarde, pelas 15h30, será a vez das Piscinas Municipais de Anadia receberem a prova de natação, regressando a ação ao CAR pelas 17h00, para a prova de lazer-run. O Troféu Marquês do Funchal é uma organização da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, e conta com o apoio do Município de Anadia.          

Ainda neste âmbito, de referir que, nos dias 8 e 9 de dezembro, o auditório do CAR acolhe o II Congresso Nacional de Pentatlo Moderno, onde vão ser dados a conhecer os calendários competitivos nacionais e internacionais, bem como os respetivos modelos e regulamentos competitivos. Em cima da mesa vão estar também os critérios de acesso ao alto rendimento e seleções nacionais, bem como o modelo de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, e os critérios de acesso ao Programa Olímpico de 2020. Os planos de carreira de árbitros, juízes e treinadores são também assuntos em discussão. Com o Troféu Marquês do Funchal a decorrer em Sangalhos, os participantes no congresso vão poder fazer o acompanhamento de um dia de competição, durante o qual os treinadores aplicarão metodologias de registo e de observação de atletas, visando a análise de parâmetros cinemáticos associados às disciplinas do pentatlo moderno.

Grande prova internacional de ciclismo de pista, com entrada gratuita

O Velódromo Nacional, localizado no CAR, acolhe mais uma importante prova de ciclismo de pista, com a disputa, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, do Troféu Internacional Município de Anadia, sendo esta a segunda grande competição de pista que se ali realiza no corrente ano, sucedendo ao Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que teve lugar em julho.

A prova vai trazer ao nosso país alguns dos principais nomes do ciclismo de pista internacional, detentores de medalhas em mundiais e em europeus de elite, e provenientes de países como Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega e Portugal.

Ciclistas das categorias de elite, juniores e sub-23, masculinos e femininos, vão competir em provas de oito disciplinas: contrarrelógio (1 km e 500m), corrida por pontos, keirin, madison, perseguição individual, omnium, scratch, e velocidade. Na sexta-feira, 15 de dezembro, as provas decorrem entre as 14h30 e as 20h45, e, no dia seguinte, os ciclistas estarão em pista das 10h00 às 12h50 e das 16h00 às 19h35. No domingo, 17 de dezembro, a competição tem início pelas 10h00, estando o terminus previsto para as 15h35. O público tem entrada gratuita.

Esta será, de acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), “uma oportunidade para os corredores e para as equipas lusas adquirirem maior experiência na vertente olímpica de ciclismo que mais medalhas tem dado a Portugal”.

Estágios de ciclismo

É a própria FPC quem o afirma: “além das competições, a infraestrutura bairradina [CAR de Anadia] é cada vez mais procurada por diferentes seleções nacionais para estágios de preparação de grandes eventos”.

Com efeito, desde 22 de novembro e até 20 de dezembro, o Velódromo Nacional está a ser o espaço de preparação dos ciclistas das seleções da Rússia e da Lituânia para o próximo Campeonato do Mundo de Pista, que vai ter lugar em Apeldoorn, na Holanda, de 28 de fevereiro a 4 de março de 2018.

De referir que a formação russa se apresenta neste estágio com Daria Shmeleva, a atual campeã do mundo dos 500 metros (individual e equipas) e medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e ainda com os dois velocistas Nikita Shurshin e Sergey Tabolin. Por sua vez, a equipa lituana tem como grande referência a atleta Simona Krupeckaite, medalha de prata no último europeu, na especialidade de keirin. Esta formação conta também com os velocistas Migle Marozaite, Svajunas Jonauskas e Vasilijus Lendel. A fim de dar continuidade ao estágio iniciado em novembro, lituanos e russos anunciaram já a sua intenção de regressar, no próximo mês de janeiro, para mais um estágio de longa duração, que se prolongará até 23 de fevereiro.

Confirmada está também a vinda da seleção da República Checa para um estágio, a realizar entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018, tendo igualmente em vista a preparação do próximo Mundial de Pista.

Fonte: Câmara Municipal Anadia

“PAIS NATAIS VÃO PEDALAR EM ANADIA”

“Dos 8 aos 80” regressa com a edição especial de Natal”

A Câmara Municipal de Anadia realiza, no próximo dia 17 de dezembro, domingo, pelas 10h00, na Praça da Juventude, mais uma edição especial de Natal de “Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, que integra o programa de animação “Natal em Anadia 2017”.

Esta iniciativa contempla um conjunto de divertidas ações de promoção da atividade física, nomeadamente uma aula de fitness e um passeio cicloturístico de Pais Natais pelo concelho de Anadia, com um percurso de cerca de 17 km.

“Dos 8 aos 80” tem como principal objetivo generalizar o acesso à prática da atividade física, envolvendo diferentes grupos etários da população e contribuindo, ao mesmo tempo, para animar a quadra festiva e promover o convívio entre os participantes.

A participação na atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição, que os participantes deverão efetuar junto da equipa de secretariado, presente no local da partida. Deverão também munir-se de bicicleta e de capacete de proteção, cujo uso é obrigatório, e, sendo menores de 16 anos, fazer-se acompanhar por um adulto. O gorro de Pai Natal também não pode faltar.

Fonte: Câmara Municipal Anadia

“Agenda de Ciclismo”

Segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse em Vila Real

Por: José Carlos Gomes

A segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputa-se já no próximo domingo, no Parque do Corgo, Vila Real. São esperados cerca de 150 corredores para uma manhã que será animada pela disciplina de inverno do ciclismo.

A primeira corrida, destinada ao juvenis, está marcada para as 9h30. Às 10h00 é a vez de competirem os veteranos e os não federados. Uma hora mais tarde entram em pista todas as categorias femininas e os cadetes. Ao meio-dia é a vez da corrida-rainha, que junta elite e juniores.

A Taça de Portugal é comandada, na categoria de elite, por Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e por Ana Vigário (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana).

Mais eventos oficiais

8 de dezembro, 9h00: Campeonato Regional do Porto de Ciclocrosse, Penafiel

8 de dezembro, 14h30: 7.º Encontro Escolinhas da Ilha Terceira, Açores

Fonte: FPC

“Volta ao Algarve 2018: 20 equipas confirmadas e cinco vagas por preencher”

Que se disputa entre 14 e 18 de fevereiro de 2018

Foto: FP Ciclismo

A 44.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, apresentada oficialmente em Faro com três novidades no percurso, conta já com 20 equipas confirmadas, incluindo nove do World Tour e nove portuguesas, e cinco vagas por preencher.

Entre as duas dezenas de equipas que já garantiram a presença na Algarvia, que se disputa entre 14 e 18 de fevereiro de 2018, destacam-se as nove do WorldTour, a primeira divisão internacional.

A BMC Racing Team (Estados Unidos), que já não visitava o Algarve desde 2012, está de regresso, enquanto a Team Sunweb (Alemanha), equipa campeã mundial em título, e a UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos), vão estrear-se.

Bora-hansgrohe (Alemanha), Lotto Soudal (Bélgica), Quick-Step Floors (Bélgica), Team Dimension Data (África do Sul), Team Katusha Alpecin (Suíça) e Team Lotto NL-Jumbo (Holanda) compõem o lote de equipas do World Tour já confirmadas.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, que organiza a competição, foi questionado sobre a possível participação de Christopher Froome, chefe de fila da Team Sky e vencedor da Volta a França em quatro ocasiões.

"Não se sabe nada neste momento. O que sabemos é que o diretor-geral da Sky está em dúvida sobre a presença na Volta ao Algarve ou na Volta à Andaluzia. Estarmos a apresentar a prova e o percurso com mais de dois meses de antecedência pode ser importante", disse o dirigente.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com