terça-feira, 5 de setembro de 2023

“João Almeida: «Satisfeito por ter conseguido ganhar tempo aos outros candidatos na Vuelta»”


Português olha já para a dureza que aí vem

 

Por: Fábio Lima

Foto: UAE Emirates

Se Sepp Kuss conseguiu passar o primeiro grande teste à sua liderança e Remco Evenepoel ganhou tempo aos demais, o português João Almeida saiu também com confiança reforçada após o contrarrelógio desta terça-feira da Vuelta. Quarto colocado na etapa, a 50 segundos de Filippo Ganna, o português confessa ter ficado satisfeito com o resultado e aponta já baterias para o que aí vem.

"Foi bom. Consegui fazer um bom esforço, por isso estou satisfeito por ter conseguido ganhar tempo aos outros candidatos. Amanhã vamos enfrentar outra etapa dura, não super dura, mas será necessário estar na frente e ser vigilante. Vamos focar as nossas atenções nas próximas etapas até à 13, com a chegada ao Tourmalet. É importante conservar energias até lá", explicou o português, agora 6.º na classificação geral, a 2.16 minutos do líder Sepp Kuss.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Kuss resiste no 'crono', Remco ganha pouco e João Almeida já é sexto”


O grande 'perdedor' do dia acaba por ser o belga Remco Evenapoel (Soudal-Quick Step), atual campeão do mundo da especialidade, que não ganhou os minutos que queria para a concorrência da Jumbo-Visma e UAE Emirates

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) defendeu-se bem no contrarrelógio de hoje em Valladolid, perdeu menos tempo do que se previa e sai reforçado da 10.ª etapa de Volta a Espanha em bicicleta, ganha pelo italiano Filippo Ganna (INEOS).

O grande 'perdedor' do dia acaba por ser o belga Remco Evenapoel (Soudal-Quick Step), atual campeão do mundo da especialidade, que não ganhou os minutos que queria para a concorrência da Jumbo-Visma e UAE Emirates, no 'crono' de 25,8 km quase planos, bem à sua imagem.

O italiano Filippo Ganna deu, finalmente uma vitória de etapa à tão debilitada, nesta Vuelta, INEOS, num dia em que Portugal colocou dois ciclistas no top-10 João Almeida (UAE Emirates) foi quarto e Nelson Oliveira (Movistar) nono.

Na véspera de uma chegada em montanha, a que se seguem mais dias difíceis, ficou claro que Evenepoel tem a vida mais complicada, com pouco apoio da equipa, enquanto a Jumbo-Visma e a UAE Emirates têm, cada uma, três 'ases' entre os dez primeiros.

Marc Reef, diretor desportivo da Jumbo-Visma, já admite claramente que Kuss é mesmo para apoiar na muita montanha que há pela frente, mesmo que isso signifique que o dinamarquês Jonas Vingegaard e o esloveno Primoz Roglic trabalhem para ele.

A mesma sensação, a caminho dos Pirinéus, tem a UAE Emirates, que estava inicialmente oscilante entre Juan Ayuso e João Almeida, mas que vê Marc Soler bem firme como segundo da geral, a 26 segundos de Kuss.

De fora das contas da luta dos primeiros lugares, entre os grandes, está a INEOS, com o britânico Geraint Thomas a ser 20.º no dia (21.º na geral), o que só muito vagamente é compensado pelo sucesso de Filippo Ganna.

Ayuso (7.º), Soler (8.º), Vingegaard (10.º) e Kuss (13.º) minimizaram bem as perdas para Evenepoel e continuam também, todos, com ambições na classificação geral.

Kuss, um trepador de excelência, que muito tem trabalhado para os outros, aborda a 11.ª etapa com a camisola vermelha 'segura' por 26 segundos sobre Soler, também ele o 'número 3 da equipa', à partida.

O terceiro lugar da geral é de Evenepoel (a 1.09) e o quarto de Roglic (a 1.36), com o top-5 fechado pelo jovem francês Lenny Martinez, da Groupama-FDJ, a 2.02.

João Almeida sobe quatro posições, para o sexto lugar, e reduz para 2.16 o atraso para Kuss, no final deste contrarrelógio magnífico.

Entre os portugueses, Nelson Oliveira mostrou hoje que é um dos melhores do 'crono', com Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) a ser 41.º, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis) ficaram abaixo dos 100 melhores.

Na geral, Rui Costa sobe a 40.º, a 38.42 minutos, e Nélson Oliveira a 42.º, a 39.16. Também aqui, Rui Oliveira e André Carvalho estão fora dos 100 primeiros.

Na etapa de quarta-feira regressa a montanha, com uma chegada em alto a La Laguna Negra -Vinuesa, uma subida de primeira categoria, com 6,5 quilómetros.

A partida será dada em Lerma e não tem mais dificuldades relevantes nos 163,2 km.

Fonte: Sapo On-line

“Arranca mais uma semana de muito ciclismo no Eurosport”


Utilização de fotos apenas para efeitos de promoção da programação do Eurosport

 

Por: Vasco Simões

foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser A Casa do Ciclismo na Europa e esta semana os fãs da modalidade vão poder desfrutar de muitas horas de ação em direto de várias competições em diferentes pontos do globo.

Para além da Volta a Espanha que termina a 17 de setembro, o Eurosport oferece uma variedade de outros eventos de grande tradição e qualidade.

Nos dias 8 e 10 de setembro, o canal transmite em direto os Grande Prémios de Québec e Montréal, no Canadá. Ambas as corridas de apenas um dia fazem parte das ‘Laurentien Classics’, das mais importantes do país. Adam Yates, Pello Bilbao, Matej Mohoric, Arnaud De Lie, Marc Hirschi, Simon Yates ou Bem O’Connor são algumas das estrelas que competem nas estradas canadianas e prometem animar as corridas.

O canal transmite ainda um resumo do Tour de l’Avenir com o que de mais importante aconteceu na 59.ª edição da prova francesa ganha pelo mexicano Isaac del Toro Romero no final de agosto. Para ver dia 6 de setembro às 12:30h no Eurosport 1.

Muito ciclismo para ver esta semana no Eurosport – A Casa do Ciclismo e não só! Não esquecer que esta semana decorre em Nova Iorque, mais uma edição do US Open, o 4.º e último torneio de ‘Grand Slam’ da temporada. Para sábado está agendada a final feminina (20:30H no E1). Já no domingo realiza-se a final masculina com transmissão no E1 a partir das 20:30H.

 

HORÁRIOS:

 

GRAND PRIX DU QUÉBEC

 

8 DE SETEMBRO – E2 ÀS 19:00H 

 

GRAND PRIX DE MONTÉREAL

 

10 DE SETEMBRO – E2 ÀS 17:15H 

Fonte: Eurosport

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Pedro Silva é o novo Camisola Amarela do Grande Prémio JN”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o novo líder do 32.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. Após terminar a 4.ª Etapa em 3.º lugar, o Sub-23 passou a assumir o comando da Geral Individual, da Geral da Juventude e da Geral dos Pontos. Um fecho de jornada com chave de ouro, onde o jovem corredor passa a envergar três camisolas, depois de ser um dos protagonistas da fuga do dia na companhia de Fábio Costa, que terminou na 9.ª posição. Também é a estrutura de Águeda que continua a comandar a Geral por Equipas. 


A 4.ª Etapa teve hoje um percurso com 154,4 km, com partida e chegada em Vila Nova de Gaia. Após algumas movimentações, aos 32 km surgia a fuga do dia com sete elementos, que passariam a nove. Pedro Silva e Fábio Costa estavam presentes e com os colegas fugitivos, conseguiram cavar uma vantagem que ultrapassou os 4 minutos. 

O grupo de fugitivos trabalhou bem na frente da corrida e manteve-se firme no esforço, o que levou a que a fuga vingasse e tivesse êxito, chegando à meta. Dos nove, Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) foi o mais forte e Pedro Silva seria o 3.º a cruzar o risco, com o mesmo tempo do vencedor. Fábio Costa era 9.º a 7 segundos e Luís Mendonça chegou em 11.º lugar, 02m01s depois, integrado no pelotão.


 

Apesar de ser 3.º na tirada, Pedro Silva teve mais do que motivos para festejar, porque assumiu a liderança da corrida, com a Camisola Amarela vestida, ficando a 18 segundos de Carlos Salgueiro, o adversário mais direto. 

Esta quarta-feira o pelotão vai disputar a 5.ª Etapa, que será uma viagem de 130,4 km, com partida (12H00) e chegada (15H11) em Gondomar, junto ao Pavilhão Multiusos.


 

 

DECLARAÇÕES: 

 

Pedro Silva, Camisola Amarela do 32.º Grande Prémio JN: “A etapa correu como delineado e só tenho de agradecer muito ao Fábio Costa, porque hoje fez um trabalho incrível e acho que merecia ganhar, porque hoje era ele o ciclista mais forte. Contudo, abdicou de poder vencer a etapa para me ajudar a vestir a Camisola Amarela”. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi um dia bom, vestir a Camisola Amarela é uma excelente recompensa para o Pedro, um jovem ciclista com um futuro incrível pela frente e acho que é um prémio muito merecido para ele e para toda a equipa, pelo bom trabalho, quer do Reis, Mauricio, Mendonça, Fábio e Artem. Todos estiveram bastante bem e faltam alguns dias decisivos pela frente, com muita corrida até chegar a Viana”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

4.ª ETAPA: Vila Nova de Gaia – Vila Nova de Gaia» 154,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA


 

1.º Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 03h44m35s 

2.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), mt 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

9.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07s 

11.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m01s 

42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

51.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

82.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m11s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (4.ª Etapa) 

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11h20m10s 

2.º Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), a 18s 

3.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 28s 

7.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m54s 

17.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m24s 

30.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m17s 

62.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m13s 

67.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m06s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 34h02m08s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 54 Pontos 

4.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 50 Pontos 

11.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 32 Pontos 

15.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos 

16.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 24 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Ignacio Martínez (High Level / GSport / Grupo Tormo), 5 Pontos 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11h20m10s

Fonte: Equipa Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Apresentação Volta a Portugal Feminina”


Volta a Portugal Feminina Cofidis regressa com cinco dias de prova

 

Por: Vasco Moreira

A terceira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, evento âncora do ciclismo feminino em Portugal, foi apresentada esta manhã, no Parque Recreativo do Alvito, em Monsanto. A edição de 2023, agendada para decorrer entre 13 e 17 de setembro, será a primeira com cinco dias e terá um pelotão de cerca de 100 ciclistas.

A prova terá início em Lisboa, a 13 de setembro, com um prólogo de 5,3 quilómetros, às 16h. A primeira etapa será entre Loures e Vila Franca de Xira, num total de 85 quilómetros, com partida às 12h30 e chegada prevista para as 14h59. A segunda tirada vai ligar o Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, ao Museu do Ciclismo, em Caldas da Rainha, num percurso de 100,4 quilómetros, entre as 12h30 e as 15h13.


A decisões ficam guardadas para as duas etapas finais. A terceira etapa será a mais longa, num total de 111,3 quilómetros, entre Aveiro (partida às 13h) e Águeda (chegada prevista às 16h21). A quarta e derradeira tirada será de 84,4 quilómetros, entre Murtosa (partida às 13h) e Gondomar (chegada prevista às 15h33), local onde ficará definida a vencedora da 3.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis.

O pelotão da 3.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis, com cerca de 100 ciclistas, será composto por 15 equipas, 10 portuguesas e cinco espanholas. Esta será a maior edição já realizada, com cinco dias, numa aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo em aumentar a dimensão territorial da prova, com passagem por municípios ligados à história da competição e da modalidade.

Loures e Vila Franca de Xira mantêm a presença no percurso desde a primeira edição e Torres Vedras e Caldas da Rainha são dois municípios com forte tradição no ciclismo, onde nasceram campeões como Joaquim Agostinho e João Almeida, entre outros, e onde podemos encontrar o Museu Joaquim Agostinho e o Museu do Ciclismo. Aveiro e Águeda, para além da tradição, e do elevado índice de utilização da bicicleta no quotidiano, têm na indústria da bicicleta uma das forças da sua economia. O mesmo é válido para Murtosa, o concelho de Portugal com maior percentagem de utilização da bicicleta como meio de transporte, e para Gondomar, cidade onde vai terminar a prova, que faz parte de uma região de grande paixão pelo desporto e, em particular, pelo ciclismo.


“O movimento pelo desporto feminino tem vindo a crescer em todo o Mundo e em todas as modalidades. Em boa hora começámos com a Volta a Portugal Feminina, em 2021, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do IPDJ, da Cofidis e dos Jogos Santa Casa, que perceberam que estávamos perante um desafio que ia crescer e apaixonar. Nestes anos, praticamente duplicámos a nossa atividade no ciclismo feminino”, começou por explicar Delmino Pereira durante a cerimónia de apresentação.

“A Volta a Portugal Feminina é o evento âncora que alavanca todo este projeto e que vai fazer crescer toda esta dinâmica. Vai fazer crescer as equipas e desafiar patrocinadores e novos organizadores. Este ano, a Volta tem cinco dias porque quisemos assumir o compromisso territorial. Quero agradecer pela abertura dos municípios para acolherem a prova e aos patrocinadores por apoiarem esta causa”, acrescentou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Esta será a terceira edição de uma prova que teve início em 2021, com o principal objetivo de promover o ciclismo feminino e dinamizar a igualdade de oportunidades no desporto, reforçando a igualdade de género, o aumento da prática desportiva pelas mulheres e o desenvolvimento qualitativo do ciclismo feminino em Portugal como prioridades da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Lisboa está ligada à prova desde o primeiro dia, tendo sido o local de partida e chegada da primeira edição, em setembro de 2021, para além de ter patrocinado a primeira camisola amarela. Ao fim de quatro etapas, uma das quais em contrarrelógio, Raquel Queirós foi coroada como a primeira vencedora da Volta a Portugal Feminina. A segunda edição, em junho de 2022, arrancou de Loures e terminou em Anadia, tendo sido conquistada pela sueca Nathalie Eklund, corredora que integra agora o pelotão do UCI World Tour Feminino em representação da equipa “Israel Premier Tech Roland”.


Ao lado da Volta a Portugal Feminina desde a primeira edição estão também os patrocinadores principais da prova: a Cofidis, naming sponsor e patrocinadora da camisola vermelha, que será envergada pela vencedora da classificação por pontos; os Jogos Santa Casa, que patrocinam a camisola amarela da competição; o IPDJ, patrocinador da camisola azul, símbolo de liderança da classificação da montanha; e, desde a segunda edição, a Médis, patrocinadora pelo segundo ano consecutivo da camisola branca, que irá premiar a melhor jovem da competição.

Na cerimónia  apresentação da competição, estiveram presentes Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, João Freitas, Diretor de Inovação e Criação de Valor da Cofidis, Teresa Thobe Responsável da Comunicação Externa e Marca do Grupo AGEAS Portugal/Médis e Maria João Matos, diretora de comunicação dos Jogos Santa Casa, os representantes dos patrocinadores principais da prova. Sónia Paixão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, José Fernando Moreira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar, Ângelo Pereira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, estiveram em representação dos municípios de partida e de chegada da Volta.

Vítor Pataco, Presidente do IPDJ: “A Federação Portuguesa de Ciclismo tem conseguido elevar esta prova, que nasceu num período muito difícil. É uma aposta que nos é muito cara, porque promove a igualdade de género e de oportunidades, uma das prioridades do IPDJ. A Volta a Portugal é a maior prova do calendário velocipédico e julgamos que a Volta a Portugal Feminina vai fazer esse caminho. Esta vertente feminina constitui um motivo de orgulho para todos aqueles que se interessam por ciclismo e pelo desporto”.

João Freitas, Diretor de Inovação e Criação de Valor da Cofidis: “Hoje celebramos o talento. As nossas empresas e comunidades são compostas por mulheres e homens que todos os dias empregam as suas competências e valores para construir algo melhor. As atletas desta terceira Volta a Portugal Feminina são o exemplo disso. Através da sua ética de trabalho, da sua preparação física e mental e do seu espírito de sacrifício, têm a capacidade de enfrentar esta prova e os seus desafios, inspirando-nos a todos”.

Dra. Teresa Thobe Responsável da Comunicação Externa e Marca do Grupo AGEAS Portugal/Médis: “A Médis tem como missão a promoção de hábitos saudáveis e da atividade física. Junta-se a esta iniciativa por essa missão, mas com uma redobrada vontade para reafirmar que a prática do desporto não tem género. Este não é um desporto de homens, mas de homens e mulheres. Estas jovens estão a dar um exemplo e a quebrar estereótipos, ajudando para que deixe cada vez mais de existir esta distinção e o desporto seja de todos”.

Maria João Matos, diretora de comunicação dos Jogos Santa Casa: “A Federação Portuguesa de Ciclismo tem feito um grande trabalho ao apostar no caminho que todos os desportos e modalidades têm de fazer: a igualdade de género no desporto e, no caso, a aposta na vertente feminina do ciclismo. O desporto tem todo o apoio dos Jogos Santa Casa e o desporto feminino também, como comprova a camisola amarela que entregaremos todas as etapas. Já são três anos a acreditar que este é o caminho, com a realização de uma prova âncora em Portugal como é a Volta a Portugal Feminin”.

Sónia Paixão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures: “O município de Loures está ligado a esta prova desde a sua génese e não poderia deixar de dizer presente mais uma vez e abraçar mais uma possibilidade de receber a Volta a Portugal Feminina. Em Loures, estamos muito empenhados em aumentar a prática desportiva de um modo geral e, em particular, a participação feminina”.

José Fernando Moreira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar: “É para nós um gosto enorme podermos receber a final da Volta a Portugal Feminina em Gondomar. O ciclismo é muito importante para a coesão social. Para mim, é uma alegria ouvir falar tantas vezes no nome de Gondomar e é um orgulho que estas atletas terminem em Gondomar e passem por tantos locais do município”.

Ângelo Pereira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa: “É um enorme orgulho para Lisboa receber esta terceira edição da Volta a Portugal Feminina. A Volta a Portugal em Bicicleta sempre teve uma ligação íntima à cidade, quer nas 84 edições masculinas quer nas três edições femininas. Estamos a dar um passo importante para a criação da igualdade de oportunidades no desporto, incentivando o aumento da prática desportiva pelas mulheres, e para o desenvolvimento qualitativo do ciclismo feminino com esta parceria com a Federação Portuguesa do Ciclismo”.

 

As etapas da 3.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis

 

13 setembro | Prólogo (5,3 Km): Lisboa (14h)

14 setembro | 1.ª Etapa (85 Km): Loures (12h30) – Vila Franca de Xira (14h59)

15 setembro | 2.ª Etapa (100,4 Km): Torres Vedras (12h30) – Caldas da Rainha (15h13)

16 setembro | 3.ª Etapa (111,3 Km): Aveiro (13h) – Águeda (16h)

17 setembro | 4.ª Etapa (84,4 Km): Murtosa (13h) – Gondomar (15h18)

Lista de equipas participantes: Massi Tactic Women's Team; Soltec Team Costa Cálida; Rio Miera Cantabria Deportes; Universidad Politécnica Valencia; Farto BTC; UC Melgaço e Ponte da Barca/Maiatos; Cantanhede Cycling/VESAM; Korpo Activo/Penacova; 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ; Matos Cheirinhos/Alenquer; Extremo Sul/HotelAlisios/CA Terras do Arade; Glassdrive/ChancePlus/Allegro; Proteu Cycling/Casa do Povo; Academia Efapel de Ciclismo; Matos Mobility/Optiria Women Team

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio JN 4ª etapa”


Miguel Salgueiro vence em Vila Nova de Gaia e Pedro Silva assume amarela

 

Por: Vasco Moreira

Foto: Federação Portuguesa Ciclismo

A quarta etapa do 32.º Grande Prémio JN/Leilosoc, com partida e chegada em Vila Nova de Gaia, na Avenida Beira Mar, foi vencida por Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts/Tavira/SC Farense), mas foi Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) quem aproveitou da melhor forma, assumindo a camisola amarela da prova.

A tirada de 154,4 quilómetros começou com poucas movimentações na frente. No entanto, depois de uma primeira tentativa rapidamente anulada, um grupo de oito ciclistas conseguiu ganhar uma vantagem de 30 segundos ao pelotão, quando estavam percorridos 32 quilómetros.

Pouco depois, o grupo subiu para nove ciclistas. Era formado por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Tiago Antunes (Efapel), César Fonte e Luís Fernandes (RP-Paredes-Boavista), Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), José Dias (Fonte Nova-Felgueiras), David Dominguez (GD Zamora Enamora Cycling Team), que foram aumentando a vantagem com o passar dos quilómetros.

César Fonte venceu os dois prémios montanha, seguido em ambos por Luís Fernandes e Miguel Salgueiro, sendo que a vantagem não parava de subir, tendo ultrapassado os quatro minutos quando estavam percorridos 77 quilómetros. Com o aproximar dos quilómetros finais, a vantagem diminuiu finalmente, mas nunca o suficiente para permitir que o pelotão tivesse os fugitivos à vista.

De resto, a dois quilómetros da meta, a vantagem era ainda de dois minutos. Os nove fugitivos resistiram até aos últimos metros e discutiram entre si a etapa. Aí, Miguel Salgueiro foi o mais rápido, seguido de Tiago Antunes e de Pedro Silva, que completaram o pódio.

Somadas as bonificações, Pedro Silva assumiu a liderança da classificação geral – é também o líder nos pontos -, com 18 segundos de vantagem sobre Miguel Salgueiro, que é primeiro no combinado, e 28 segundos sobre César Fonte, que lidera na montanha. Nas restantes classificações, Ignacio González Martínez (High Level-Gsport-Grupo Innova Tormo) comanda nas metas volantes e Pedro Lopes nos sprints especiais. Entre as equipas, lidera a Glassdrive-Q8-Anicolor.

Para esta quarta-feira está guardada a quinta etapa, com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, num total de 144,7 quilómetros. Destaque para dois prémios de montanha de terceira categoria, ao quilómetro 64,1 e na meta final.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com