quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

“Oficial: época de 2026 traz alterações relevantes no mapa das corridas em Portugal”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/oficial-epoca-de-2026-traz-alteracoes-relevantes-no-mapa-das-corridas-em-portugal

O programa competitivo do ciclismo nacional para 2026 chega com mudanças relevantes, que passam por reajustes no calendário, provas reposicionadas no ano desportivo, formatos alterados e a entrada de uma nova corrida no panorama internacional português. A principal novidade atende pelo nome de Grande Prémio Internacional TSF-JN, competição classificada como UCI 2.2, o mesmo patamar da Volta ao Alentejo ou do Troféu Joaquim Agostinho.

Segundo dados disponibilizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a nova prova será disputada entre 2 e 6 de setembro, reforçando o bloco de competições do final da temporada. Antes disso, o calendário arranca com os eventos que já se tornaram pontos de contacto regulares entre equipas nacionais e formações do WorldTour, como a Figueira Champions Classic, na sua quarta edição, e a Volta ao Algarve, que vai para a 52ª realização e cujo percurso foi revelado recentemente.

Tal como tem sido habitual, a Prova de Abertura antecederá essas corridas, funcionando como primeiro grande teste competitivo do ano. Confirma-se, assim, que esta prova não constará do calendário UCI, como anunciado com pompa e circunstância há alguns meses.

Também a Taça de Portugal surge com um desenho diferente em 2026. A competição será prolongada até ao final de julho, com as jornadas decisivas marcadas para os dias 25 e 26, através do Memorial Bruno Neves e do Grande Prémio de Mortágua/Pedro Silva. No total, o troféu será decidido ao longo de seis corridas distribuídas por três fins de semana.

Entre as provas já consolidadas no calendário, mantêm-se nos períodos tradicionais eventos como a Volta ao Alentejo, o Grande Prémio O Jogo, o Grande Prémio Abimota, o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e o Troféu Joaquim Agostinho. Ainda assim, há uma alteração de peso: a corrida disputada na região da Serra da Estrela passa a ter cinco etapas, mais duas do que em edições anteriores.

A Volta a Portugal continua apontada ao início de agosto, enquanto os Campeonatos Nacionais de contrarrelógio e de fundo permanecem agendados para o final de junho, à semelhança do que acontece nas grandes potências velocipédicas e na maioria dos países.

As maiores mudanças concentram-se, contudo, no período posterior à Volta a Portugal. O Grande Prémio Jornal de Notícias abandona o habitual espaço entre o final de agosto e o início de setembro, reduz o formato de nove para cinco etapas e passa a integrar o calendário de junho, o que tornará a prova um teste importante para a "Grandíssima". O seu antigo lugar será ocupado pelo GP Douro Internacional e pelo recém-criado GP Internacional TSF-JN.

Outra alteração significativa envolve o Grande Prémio Anicolor, que muda para o mês de maio e sobe ao escalão UCI 2.1, ganhando maior relevância internacional.

Com este conjunto de ajustes, a Federação Portuguesa de Ciclismo procura tornar a época mais equilibrada e variada, distribuindo melhor os momentos de maior interesse competitivo e aumentando o número de oportunidades para equipas e corredores ao longo de todo o ano, com especial incidência no período pós-Volta a Portugal e com uma Taça de Portugal mais extensa e valorizada. Ainda assim, assinalo novamente um ponto negativo, que reside no facto da época terminar a meio de setembro, um mês antes do calendário World tour, o que torna a off-season do pelotão nacional substancialmente grande...

 

Calendário velocipédico português de estrada 2026

 

Data  Corrida

7/2 - Prova de abertura

14/2 - Figueira Champions Classic

18 a 22/2 - Volta ao Algarve

7/3 - Clássica de Santo Thyrso - Taça de Portugal

8/3 - Clássica da Primavera - Taça de Portugal

22/3 - Troféu Internacional da Arrábida

25 a 29/3 - Volta ao Alentejo

11/4 - Troféu Região de Coimbra - Aldeias de Xisto - Taça de Portugal

12/4 - Clássica de Viana do Castelo - Taça de Portugal

23 a 26/4 - GP O Jogo

1 a 3/5        - GP Anicolor

20 a 24/5 - GP Beiras e Serra da Estrela

4 a 7/6 - GP Abimota

10 a 14/6 - GP Jornal de Notícias

26 a 28/6 - Campeonatos Nacionais

9 a 12/6 - Troféu Joaquim Agostinho

25/7 - Memorial Bruno Neves - Taça de Portugal

26/7 - GP Mortágua / Pedro Silva - Taça de Portugal

5 a 16/8 - Volta a Portugal

20/8 - Circuito de São Bernardo

23/8 - Circuito da Malveira

24/8 - Circuito de Nafarros

28 a 30/8 - GP Douro Internacional

2 a 6/9        - GP Internacional TSF-JN

13/9 - 12 voltas à Gafa

“Como ver na TV e online o Tour Down Under 2026 em Portugal e no Brasil - Datas, horários e favoritos”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/como-ver-na-tv-e-online-o-tour-down-under-2026-em-portugal-datas-horarios-e-favoritos

A época de estrada arranca na próxima terçafeira, 20/01/2026, um dia muito especial. O Tour Down Under 2026 dará o tiro de partida ao calendário WorldTour masculino. Informamos como ver a corrida na Tv e online, e apresentamos as datas e horários de todas as etapas.

A prova contará com o campeão em título Jhonatan Narváez como figura de destaque e potencial homem a bater na Austrália, com o suporte da UAE Team Emirates - XRG de Jay Vine e Adam Yates.

Outros nomes de peso já confirmados para o Tour Down Under 2026 merecem atenção: Javier Romo, Matthew Brennan, Corbin Strong, Simone Velasco, Ben O'Connor, Santiago Buitrago, Mauro Schmid, Luke Plapp, Andrea Bagioli, Lennert van Eetvelt e Sam Welsford, além do português Ivo Oliveira.

A corrida começa este ano com um prólogo, dando aos espectadores europeus a oportunidade de acompanhar em direto o dia de abertura. No restante, os finais serão noturnos para a Europa, exceto para quem segue a prova na Austrália ou em países próximos.

Pode acompanhar toda a cobertura online do Tour Down Under 2026 e do restante calendário UCI no CiclismoAtual: listas de partida, antevisões, perfis, reações pósetapa e resumos de todas as tiradas.

O Tour Down Under 2026 disputase de terçafeira, 20, a domingo, 25 de janeiro. Datas e horários das etapas (hora portuguesa) são os seguintes:

Prólogo: terçafeira, 20 de janeiro (07:30 - 09:30 hora PT). Hora local: 18:00-20:30.

Etapa 1: quartafeira, 21 de janeiro (00:40 - 03:33 hora PT). Hora local: 11:10-14:00.

Etapa 2: quintafeira, 22 de janeiro (00:40 - 04:32 hora PT). Hora local: 11:10-15:00.

Etapa 3: sextafeira, 23 de janeiro (00:40 - 04:22 hora PT). Hora local: 11:10-14:50.

Etapa 4: sábado, 24 de janeiro (00:40 - 05:09 hora PT). Hora local: 11:10-15:39.

Etapa 5: domingo, 25 de janeiro (00:40 - 04:56 hora PT). Hora local: 11:10-15:30.

Como e quando ver o Tour Down Under 2026 na TV

 

A corrida será transmitida nos canais habituais, com destaque para a Discovery, MAX e Eurosport. Como sempre, pode acompanhar o Tour Down Under 2026 no CiclismoAtual com a nossa cobertura completa da prova.

Na Austrália, a transmissão em direto será na Seven e 7Plus. Nos Estados Unidos, a corrida passará na NBC e na FloBikes, enquanto no Reino Unido poderá ser seguida na TNT Sports. Poderá também acompanhar em sites online de streaming como o Tiz Cycling e o CyclingToday.

 

Local             TV

Portugal - HBO Max/ Max

Brasil - ESPN

América Latina - ESPN

Reino Unido - TNT Sports / Discovery +

Estados Unidos - NBC / FloBikes

Canadá - NBC / FloBikes

Austrália - Seven / 7Plus

Europa - Eurosport / HBO Max / Max L’Equipe / VG / Ökko

Nova Zelândia - Sky

Ásia-Pacífico - Jsports / Zhibo TV

Oceânia - Jsports / Zhibo TV

Médio Oriente - Abu Dhabi Media Network

 

Os cinco principais favoritos a vencer o Tour Down Under 2026

 

1. Jhonatan Narváez

O primeiro nome impõese. Apesar de a UAE Team Emirates - XRG apresentar um bloco para dominar quase todas as etapas, Jhonatan Narváez ganhou crédito para ser o principal candidato à geral. Venceu no ano passado na estreia com a equipa dos Emirados e procurará reter o título para começar 2026 em grande.

 

2. Jay Vine

A UAE apresenta um coletivo fortíssimo e pode jogar várias cartas. Uma delas será Jay Vine, vencedor da edição de 2023, recente campeão nacional australiano de contrarrelógio e candidato ao triunfo no prólogo de abertura. Ainda assim, a montanha é a sua melhor arma e os muros desta corrida já lhe assentaram como uma luva no passado.

 

3. Ben O'Connor

O favorito da casa fecha o pódio dos principais. Ben O'Connor apresentase no Tour Down Under a procurar mais do que vencer a maior corrida do seu país. O corredor da JaycoAlUla quer corrigir um 2025 irregular, que travou o embalo de 2024 apesar de uma vitória de etapa na Volta a França.

Mas como admitiu há dias, vai apostar tudo no Tour Down Under 2026. E se os adeptos vislumbrarem o O’Connor de há dois anos - o que foi 2º na geral da Volta a Espanha e prata nos Mundiais de Zurique.

 

4. Santiago Buitrago

Santiago Buitrago liderará a Bahrain Victorious na luta pela geral. O objetivo é replicar o excelente arranque de 2025 e, se estiver no seu melhor, será certamente candidato a vencer na Old Willunga Hill. O colombiano pode beneficiar de um inverno passado com bom tempo na Colômbia, algo que outros rivais podem não ter nas pernas.

 

5. Javier Romo

A abrir 2025, Romo conquistou uma grande vitória na terceira etapa do Tour Down Under. Esse resultado deulhe a liderança, apenas perdida para Narváez na etapa rainha de Willunga Hill. Romo foi segundo na geral, mas regressa este ano para tentar vestir a camisola ocre.

“VISIONAMENTO GRATUITO DE ENTREVISTA A MARIA MARTINS VAI SER PROPORCIONADO”


O visionamento gratuito de uma entrevista efetuada a Maria Martins é proporcionado no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, nos próximos dias 24 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março, pelas 11h30 e pelas 16h00.

De referir que Maria Martins é uma figura essencial do ciclismo feminino português, tendo sido campeã da Europa de Pista em Scratch, duas vezes medalha de prata e bronze nos campeonatos mundiais e europeus de Pista e campeã nacional de Estrada.

Celebrando a determinação, a versatilidade e as vitórias de Maria "Tata" Martins, a referida entrevista revela como a humildade, a ambição e o compromisso levaram uma ciclista de BTT ao título europeu de Pista em Scratch e a ser pioneira numa equipa World Tour.

Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 740; ou pelo email: mc.joaquimagostinho@cm-tvedras.pt

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Agenda de Ciclismo”


Campeões olímpicos regressam ao Velódromo Nacional

Sexta-feira e sábado, o Velódromo Nacional de Sangalhos voltará a ser o palco do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes. Na lista de inscritos, destacam-se os campeões olímpicos Iúri Leitão e Rui Oliveira, que vão correr juntos pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos de Paris.

Ao longo dos dois dias de competição, que conta já com mais de 70 inscritos oriundos de 17 países diferentes, estão previstas 34 provas, entre qualificações e finais das várias categorias

- Atletas elite, sub-23 e juniores. A primeira prova da Taça de Portugal de Juniores irá decorrer integrada no Troféu Internacional de Pista Artur Lopes.

O programa da competição, que ainda poderá sofrer alterações, tem início agendado para as 10h de sexta-feira, com as provas de scratch, que irão prolongar-se até às 15h. A tarde de sexta-feira está reservada às corridas por pontos, entre as 16h e as 20h30.

No sábado, o programa de corridas começa logo às 9h, com o quilómetro contrarrelógio, seguindo-se as provas de eliminação, até às 14h. O dia fecha com as corridas de perseguição individual e o madison, entre as 15h e as 19h45.

Além de Iúri Leitão e Rui Oliveira, vão estar presentes em Sangalhos vários atletas internacionais e nomes habituais da Seleção Nacional, como Beatriz Roxo, Diogo Narciso, Daniela Campos, João Matias ou Miguel Salgueiro. A entrada no Velódromo Nacional é gratuita.

 

Mais eventos oficiais

 

15 a 18 de janeiro: Racenature Albufeira, Albufeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com