terça-feira, 9 de março de 2021

“Tim Merlier vence ao sprint o Grande Prémio Jean-Pierre Monseré”


Ciclista belga negou por uma nesga o triunfo ao veterano britânico Mark Cavendish

 

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin) venceu hoje ao sprint o Grande Prémio Jean-Pierre Monseré, negando por uma nesga o triunfo ao veterano britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep).

O segundo lugar foi o melhor resultado do antigo campeão do Mundo de estrada, em 2011, nos últimos anos, que acabou batido por Merlier, que conquistou o 11.º triunfo na carreira e o segundo esta época, depois de terça-feira se ter imposto no Grande Prémio de Samyn.

"Obviamente, foi bom subir ao pódio, mas estou um pouco decepcionado, concerteza. Senti-me bem. O Merlier foi inteligente e rápido e mereceu o triunfo”, disse Cavendish, de 35 anos.

Os 202,1 quilómetros entre Hooglede e Roeselare foram cumpridos pelo pelotão em 4:34.44.

O pódio ficou completo com o belga Timothy Dupont (Bingoal), em corrida que foi completada por 145 ciclistas.

Fonte: Sapo on-line

“Stefan Bissegger vence contrarrelógio da terceira etapa do Paris-Nice"


Jovem de 22 anos surpreendeu os especialistas

Por: Lusa

Foto: Instagram

O jovem ciclista suíço Stefan Bissegger (Education First-Nippo) surpreendeu esta terça-feira ao impor-se no contrarrelógio individual da terceira etapa do Paris-Nice, impondo-se em Gien e arrebatando a liderança da geral da prova.

Com 17.34 minutos para cumprir 14,4 quilómetros em Gien, Bissegger, de 22 anos, bateu vários especialistas do 'crono', a começar pelo campeão francês Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep), que ficou em segundo por menos de um segundo de diferença.

A seis segundos ficou um dos vultos do pelotão mundial, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), no terceiro lugar, num pódio que se repete também na nova classificação da geral.

Bissegger já tinha feito o segundo melhor registo no contrarrelógio da Volta aos Emirados Árabes Unidos e hoje voltou a demonstrar apetência para a especialidade, numa carreira que, como profissional, incluía apenas uma outra vitória, numa etapa do Tour de l'Ain de 2019, depois de ter sido vice-campeão mundial de fundo de sub-23.

Rui Costa (UAE Emirates) foi 39.º na etapa, a 43 segundos do vencedor, e deu um 'salto' na geral, escalando 38 posições para o 37.º posto, com a mesma distância temporal para o líder da geral.

Mais distante do camisola amarela, a 1.02 minutos, está Rui Oliveira (UAE Emirates), em 66.º, depois de seguir em 110.º na segunda-feira, após um 'crono' em que logrou o 72.º melhor registo.

Na quarta-feira, a quarta de oito etapas liga Chalon-sur-Saône a Chrioubles em 187,6 quilómetros, com cinco contagens de montanha de segunda categoria ao longo do percurso até à subida final, de primeira categoria, a coincidir com a meta.

Fonte: Record on-line

“Veja os ciclistas portugueses João Almeida, Nélson Oliveira e Ivo Oliveira, no Tirreno/Adriático em direto no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já a partir desta quarta-feira, 10 de março, que arranca mais uma edição da Tirreno-Adriatico, a famosa prova de ciclismo italiana que liga as costas dos dois mares, e os fãs vão poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport.

Em sintonia com a temática, o líder da Tirreno-Adriático veste uma camisola azul e o vencedor conquista um tridente, em referência a Neptuno, Deus romano do Mar. A prova parte de Lido di Camaiore e termina em San Benedetto del Tronto, a 16 de março, com o pelotão a cumprir um total superior a 1100 quilómetros.

O britânico Simon Yates (Team BikeExchange) está de regresso às estradas de Itália depois da vitória na edição da Tirreno-Adriatico 2020. É uma das principais estrelas do pelotão desta edição onde se destacam ainda as presenças de Tajej Pogacar (UAE Team Emirates), que recentemente conquistou a Volta aos Emirados Árabes Unidos, Fernando Gaviria (UAE Team Emirates), Peter Sagan (BORA – hangrohe), Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Wout van Aert (Team Jumbo-Visma), Jakob Fuglsang (Astana – Premier Tech), Nairo Quintana (Team Arkéa Samsic) ou Egan Bernal (INEOS Grenadiers). O contingente português na Tirreno-Adriatico será composto por três ciclistas: João Almeida (Deceuninck – Quick Step), Nélson Oliveira (Movistar), e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates).

Os italianos somam 24 vitórias no histórico da Tirreno-Adriatico. No entanto, a última vez que tal aconteceu foi graças a Vincenzo Nibali, em 2013. Nos últimos anos, o triunfo tem sorrido a ciclistas como Alberto Contador (2014), Nairo Quintana (2015), Greg Van Avermaet (2016), Nairo Quintana (2017), Michal Kwiatkowski (2018), Primoz Roglic (2019) e Simon Yates (2020). O belga Roger De Vlaeminck é o recordista de triunfos na Tirreno-Adriatico, com um total de seis, obtidos de forma consecutiva entre 1972 e 1977.

Para além desta emocionante competição, os fãs ciclismo podem continuar a acompanhar a Paris – Nice no Eurosport ao longo da semana. A corrida francesa conta com mais de 1200 quilómetros de percurso terminando, como é habitual, no Promenade des Anglais, em Nice, no dia 14 de março. Rui Costa e Rui Oliveira, ambos da UAE – Team Emirates, são os únicos portugueses em prova nesta edição de 2021.

Por: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com