sexta-feira, 14 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Quais os sete ciclistas que venceram o Giro d'Itália e o Volta a França na mesma época”


Por: José Morais

O esloveno Tadej Pogačar, o ciclista de 25 anos, que venceu no Giro d'Itália de 2024, prepara-se agora para tentar ganhar também a Volta a França esta época, se o conseguir fazer, será uma dobradinha que já foi conseguida por outros sete ciclistas, grandes nomes do ciclismo mundial.

Relembramos assim e deixamos fotos desses grandes sete campeões da história do ciclismo, que conseguiram ganhar as duas provas e levarem as camisolas rosa e amarela, conseguirá Tadej Pogačar ganhar as duas este ano, espero-mos para ver…

 

Quais foram os sete ciclistas que fizeram a dobradinha:

 

Fausto Coppi (1949 e 1952)

Jaques Anquetil (1964)

Eddy Merckx (1970, 1972 e 1974)

Bernard Hinault (1982 e 1985)

Stephen Roche (1987)

Miguel Induráin (1992 e 1993)

Marco Pantani (1998)








“Julius Johansen vence 'crono' inaugural do Grande Prémio Anicolor”


Ciclista dinamarquês triunfou no contrarrelógio individual

 

Por: Lusa

Foto: Instagram: Julius Johansen

O ciclista dinamarquês Julius Johansen (Sabgal-Anicolor) estreou-se hoje a vencer em Portugal ao triunfar no contrarrelógio individual da primeira etapa do Grande Prémio Anicolor, em Fermentelos, e assumir a liderança da geral.

Johansen, que chegou este ano a Portugal pela mão da Sabgal-Anicolor, impôs-se hoje nos 16 quilómetros em Fermentelos, concelho de Águeda, com um tempo de 20.19,731 minutos, 81 centésimos mais rápido do que um colega de equipa, o uruguaio Mauricio Moreira.

De resto, a equipa 'da casa' dominou o pódio, uma vez que além do dinamarquês e do uruguaio, que venceu a prova em 2022, também o especialista Rafael Reis esteve entre os melhores, a 2,867 segundos do vencedor.

A oitava edição deste Grande Prémio prossegue no sábado, com uma segunda etapa que liga Mortágua a Oliveira do Bairro em 181,3 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria no percurso.

Fonte: Record on-line

“Giovanni Aleotti triunfa na terceira etapa da Volta à Eslovénia”


Foto: Bora-Hansgrohe © Sprint Cycling

Numa final emocionante, Giovanni Aleotti saiu vitorioso na terceira etapa da Volta à Eslovênia de 2024, o ciclista da equipa da Bora-Hansgrohe, tornou-se assim o novo líder da prova, vencendo a batalha contra o grupo de favoritos após 160,5 quilómetros de Liubliana a Nova Gorica.

O ciclista italiano de 25 anos entrou sozinho na linha de chegada, com onze segundos à frente do equatoriano Jhonatan Narváez da equipa da Ineos Grenadiers, e do francês Jordan Jegat da equipa da TotalEnergies, que ficaram no top 3, com o 2º e 3º, respetivamente.

Este sábado, 15 de junho, realiza-se a quarta etapa da ronda eslovena, que levará os ciclistas de Škofljica a Krvavec ao longo de 147,2 quilómetros, num dia montanhoso, com quatro prémios de montanha pelo caminho, e uma chegada em alta.

“Jasper Philipsem venceu a terceira etapa da Volta à Belgica”


Depois de ter sido forçado a contentar-se com o segundo lugar na segunda etapa da Volta à Bélgica, Jasper Philipsen conseguiu vencer a terceira etapa com um desempenho dominante no sprint final.

A fuga do dia foi composta por sete ciclistas, mas foram todos engolidos pelo pelotão a 35 quilómetros do fim, que a partir daí começou a preparação para o quilómetro de ouro, com Soren Waerenskjold, da Uno-X Mobility, a destacar-se nos três sprints sucessivos, ganhando assim alguns segundos de bónus na classificação geral.

Embora a maioria dos sprinters ainda estivesse no pelotão a caminho da meta, ninguém via Fabio Jakobsen. O homem da Team DSM-Firmenich PostNL teve uma queda algo aparatosa durante a etapa, parecendo visivelmente frustrado depois de se sentar na berma da estrada à espera de assistência.

Apesar de alguns ciclistas terem tentado a sua sorte com um ataque tardio, foi mais uma vez num sprint de grupo que se iria decidir o dia. Ao longo do último quilometro, a Alpecin-Deceuninck estava na frente do grupo e a cerca de 200 metros do final, Jasper Philipsen abriu o seu sprint e não houve ninguém com pernas e força que pudesse impedir o belga de conquistar a vitória na etapa à frente de Olav Kooij.

“João Almeida vence sexta etapa da Volta à Suíça”


Ciclista português cumpriu os 42,5 quilómetros entre Ulrichen e Blatten em 55.13 minutos, após uma tirada encurtada devido à acumulação de neve

 

Foto: EPA

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje isolado a sexta etapa da Volta à Suíça, encurtada devido à neve para 42,5 quilómetros, aproximando-se da liderança do colega de equipa britânico Adam Yates.

Almeida, que tem estado entre os melhores na montanha, cumpriu os 42,5 quilómetros entre Ulrichen e Blatten em 55.13 minutos, após uma tirada curta devido à acumulação de neve.

Yates, camisola amarela que tem beneficiado do trabalho do ciclista português para cimentar a sua liderança, foi segundo desta feita, invertendo-se os papéis de quinta-feira, a quatro segundos, com o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) em terceiro, a nove segundos.

A 12.ª vitória como profissional da carreira de Almeida, e a primeira em 2024, deixa-o a 27 segundos da liderança, a duas etapas do final, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) em terceiro, a 1.28 minutos.

No sábado, o pelotão enfrenta 118,2 quilómetros com a alta montanha como nota dominante, e chegada em alto, antes do contrarrelógio individual que encerra a 87.ª edição da corrida, no domingo.

Fonte: Sapo on-line

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua na estrada para o GP Anicolor, com a segunda etapa a começar em casa”

É já esta sexta-feira, 14 de Junho, que o 8.º Grande Prémio Anicolor vai para a estrada O Grande Prémio Anicolor vai ser disputado ao longo de três dias de competição incluindo um contrarrelógio individual.

As três etapas num total de 348,6 quilómetros, vão contar com 20 equipas - 15 portuguesas, nove continentais e seis de clubes, e cinco equipas espanholas, contabilizando um total de 140 ciclistas. Pela equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua irão alinhar 6 atletas: Andrés Taboada, Nicolas Saenz, João Matias, Francisco Morais, António Barbio e César Martingil.

Para esta sexta-feira, 14 de junho, está guardado um contrarrelógio individual num total de 16 quilómetros em Fermentelos, com partida e chegada no largo da Senhora da Saúde. Já no sábado, a segunda etapa irá começar em Mortágua - Câmara Municipal de Mortágua, às 13h, onde a equipa da casa espera uma recepção calorosa por parte dos seus conterrâneos, a tirada de 181,3 quilómetros irá ligar Mortágua a Oliveira do Bairro, com chegada prevista às 17h12.

Ricardo Pardal, Presidente da Câmara de Mortágua: “Mortágua é terra de ciclismo, sendo incontornável o nome de Pedro Silva, a quem se deve o fomento e desenvolvimento do ciclismo em Mortágua, primeiro com equipas amadoras e desde 2018 com uma equipa profissional”.

A última etapa guarda as maiores dificuldades, no domingo, 16 de junho, uma jornada de 151,3 quilómetros entre Ílhavo (12h) e Águeda (15h41), contando com 5 prémios de montanha, dois deles de segunda categoria, na chegada a Águeda, a menos de 10 quilómetros, antecede um prêmio de montanha de quarta categoria.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Sabgal / Anicolor disputa 8.º Grande Prémio ANICOLOR até domingo”


Entre hoje e domingo, 14 a 16 de junho, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai disputar o 8.º Grande Prémio ANICOLOR, uma corrida especial para a estrutura que tem sede em Águeda, visto que vai percorrer este território, sendo também a organização da ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, segundo naming sponsor. Esta edição conta pela primeira vez com três dias de prova, sendo percorridos no total 348,6 km, que vão estar distribuídos entre um contrarrelógio individual e duas etapas em linha. 

O ano passado foi Luís Mendonça o vencedor da prova, mas não vai estar presente na 8.ª edição. Os sete corredores que vão para a estrada nos próximos três dias serão o uruguaio Mauricio Moreira, os portugueses Rafael Reis, André Carvalho e José Sousa, aos quais se juntam Artem Nych e os dinamarqueses Julius Johansen e Mathias Bregnhøj. 

Hoje um contrarrelógio individual de 16 km que vai inaugurar o 8.º Grande Prémio ANICOLOR, que terá partida e chegada em Fermentelos. O primeiro corredor parte às 17H30, com a chegada prevista para as 17H51, no Largo Senhora da Saúde. Sábado, dia 15 de junho, chega a 2.ª Etapa e a mais longa, ligando Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro (17H12), na distância de 181,3 km. Logo no início vai estar a única dificuldade do dia, aos 20,6 km, com um Prémio de Montanha de 2.ª categoria.  


Domingo, 16 de junho, é dia de grandes decisões com a 3.ª Etapa, que é também a etapa-rainha e mais dura de todas. Há cinco Prémios de Montanha, dois dos quais de 2.ª categoria. A partida vai ser em Ílhavo, às 12H00, para um percurso com 151,3 km que tem Águeda, Capital da Bicicleta e sede da estrutura, como destino. A tradicional chegada à Avenida 25 de Abril está prevista para as 15H41. 

“O Grande Prémio ANICOLOR é uma corrida especial para nós. Estamos a correr em casa, além de que é a corrida do nosso segundo principal patrocinador, a ANICOLOR. É uma prova que é disputada no território de Águeda, muito importante para nós e tudo iremos fazer para conseguir um bom resultado e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

 

ETAPAS DO 8.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR 

Percurso 

 

14 de junho, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Fermentelos (17H30, saída do 1.º corredor, Rua Senhora da Saúde) – Fermentelos (17H51, chegada do 1.º corredor, Largo Senhora da Saúde)» 16 km 

15 de junho, sábado – 2.ª ETAPA: Mortágua (13H00, Câmara Municipal de Mortágua) – Oliveira do Bairro (17H12, Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro)» 181,3 km 

16 de junho, domingo – 3.ª ETAPA: Ílhavo (12H00, Câmara Municipal de Ílhavo) – Águeda (15H41, Avenida 25 de Abril)» 151,3 km 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com