domingo, 17 de outubro de 2021

“Stefan Kung vence Crono das Nações”


Ciclista suíço cumpriu os 44,5 quilómetros em 51.47 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ) venceu este domingo o Crono das Nações, que marca o encerramento da temporada ciclística em França.

Kung, campeão europeu de contrarrelógio, cumpriu os 44,5 quilómetros em 51.47 minutos, batendo o dinamarquês Martin Toft Madsen (BHS-PL Beton Bornholm) por 36 seconds, enquanto o italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation) foi terceiro, a 1.16 minutos.

O campeão de contrarrelógio neozelandês, Aaron Gate (Black Spoke Pro Cycling Academy), foi quarto, a 1.22 minutos, com o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), apontado como o grande opositor de Kung na prova, a ser surpreendente quinto, com o mesmo tempo de Gate.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de XCM”


Bruno Sancho e Melissa Maia vencem nacionais de Maratona BTT

 

Por: Ana Nunes

Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) conquistou em casa o título de campeão nacional de Maratona BTT (XCM), que se disputou em Mortágua. No setor feminino foi Melissa Maia (Team Farto/BTC) a sagrar-se campeã nacional.

Hoje foi dia de coroar os campeões nacionais de Maratona BTT (XCM), em Mortágua, numa prova que ficou marcada pelo mau tempo. A chuva e o frio, que se fizeram sentir durante todo o dia, levaram a que os atletas tivessem de enfrentar um percurso muito mais complicado, com água e lama à mistura.

No setor masculino, a dureza da prova acabou por ir partindo o pelotão, deixando um grupo reduzido de corredores na frente da corrida. Entre eles estava Tiago Ferreira (DMT Racing Team) que tinha conseguido recuperar depois de furar logo na fase inicial. O azar acabaria por lhe voltar a bater à porta, que tornou a furar durante a segunda de três voltas ao percurso e a não concluir a prova.

Após o abandono de Tiago Ferreira, restaram apenas quatro corredores na frente da corrida, entre eles Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) que atacou na fase final, seguindo isolado até à linha de meta. Roberto Ferreira (DMT Racing Team) foi segundo, a 4m12s do vencedor, com Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) a fechar o pódio na terceira posição, a 14m28s

Melissa Maia (Team Farto/BTC) dominou a prova feminina, depois de ter atacado ainda a meio da primeira volta. A corredora conseguiu ganhar uma vantagem confortável sobre as adversárias e seguiu a solo até ao final. Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade – Cycling Project) foi segunda, a 15m22s de Melissa Maia e, logo a seguir, foi a vez de Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) cortar a meta, em terceiro, a 15m41s.


Nas categorias de veteranos masculinos impuseram-se o master 30 Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), o master 35 José Lourenço (SPAC BTT), o master 40 Nuno Inácio (BTTGardunha/Fundão/Create), o master 45 Pedro Dias (SPAC BTT), o master 50 Carlos Soares (SAERTEX Portugal/Edaetech), o master 55 Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA Casa Lima Chaves), o master 60 Rui Bacharelnorte (Individual) e o master 65 Carlos Correia (BTT Loulé/Elevis).

Já no setor feminino, o destaque vai para a master 30 Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), a master 40 Raquel Santos (BTT Seia) e para a master 50 Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva).

Nas bicicletas de assistência eléctrica foram Andreia Dias (Efapel-Escola de Ciclismo de Águeda) e Carlos Brás (Golden Club Cabanas/Núcleo Sporting CP de VRSA) a sagrarem-se campeões nacionais.

Na categoria de paraciclismo, na classe C foi José Castanheira (BTT Serra do Açor) a conquistar o título de campeão nacional. Já na classe D, a vitória foi para Tiago Craveiro (Individual).

O BTT Loulé/Elevis venceu a classificação por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato do Mundo de Pump Track”


Eddy Clerte e Aiko Gommers sagram-se campeões do mundo de Pump Track em Lisboa

 

Por: Ana Nunes

Eddy Clerte (França) conquistou o título mundial de Pump Track, no Parque das Nações, em Lisboa, sem dar qualquer hipótese aos adversários. No feminino destacou-se Aiko Gommers (Bélgica) que destronou a campeã do mundo Payton Ridenour (EUA).

A qualificação que se disputou no dia de ontem selecionou os melhores atletas de cada setor (masculino e feminino) para disputarem as finais do Campeonato do Mundo de Pump Track, que trouxeram a emoção à pista do Parque das Nações, em Lisboa.

No masculino, Eddy Clerte (França) confirmou o favoritismo e destronou o campeão do mundo, Tommy Zula (EUA), que acabaria por terminar na quinta posição e não conseguir passar às semi-finais.


O francês mostrou a sua força desde início, liderando todas as eliminatórias até à final. Aí, a disputa foi com o alemão Philip Schaub, que parou o cronómetro nos 28s05. No entanto, Eddy Clerte já havia feito melhor e, uma vez mais, não desiludiu, batendo Schaub com um tempo de 26s92.

Na luta pela medalha de bronze estiveram Thibault Dupont (França) e Niels Bensink (Países Baixos). O francês acabaria por conseguir conquistar o terceiro lugar sem ter de defrontar o adversário, que não estabeleceu o seu tempo devido a problemas físicos.

Aiko Gommers (Bélgica) esteve sempre entre as duas melhores e lutou até ao final para bater a campeã do mundo, Payton Ridenour (EUA). A corredora americana manteve tempos consistentes, próximos dos 30 segundos. Na final estabeleceu a sua marca nos 30s10, o que não foi suficiente para impedir Aiko Gommers de conquistar o título mundial, com 29s75.


Christa von Niederhäusern (Suíça) e Merel Smulders (Países Baixos) disputaram a medalha de bronze. Smulders estabeleceu o seu tempo em 30s35, o que não foi suficiente para impedir que a corredora da Suíça a conseguisse bater, com uma marca de 30s22.

Destaque ainda para o melhor corredor português em prova, João Fidalgo, que chegou até à ronda que selecionava os 16 melhores corredores. Fidalgo terminou o Campeonato do Mundo de Pump Track na 30.ª posição, com um tempo de 30s22.

De realçar ainda a participação de Mónica Gaboleiro, a única corredora portuguesa a competir nestes campeonatos do mundo. Concluiu na 33.ª posição, com 42s45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com