quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

“Pensamento do dia…”

 


“Talentos Juvenis - Pedala com Ética”


Talentos juvenis pedalam com ética no CAR Anadia

 

Por: Vasco Moreira

O Centro de Alto Rendimento de Anadia acolhe, por estes dias, a iniciativa “Talentos Juvenis - Pedala com Ética”, promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que junta vinte jovens ciclistas oriundos de todo o país e praticantes das diferentes vertentes da modalidade para quatro dias de aprendizagem, convívio e diversão.

Os vinte juvenis participantes foram escolhidos com base nos testes de avaliação de potencial que têm sido desenvolvidos nas escolas de ciclismo ao longo dos últimos anos para participar numa iniciativa que pretende promover o primeiro contacto de ciclistas de 13 e a 14 anos com o alto rendimento, bem como destacar e explicar a importância da ética na construção de uma carreira desportiva.


O programa inclui trabalhos de natureza desportiva e física, coordenados pelo Técnico Nacional de Escolas de Ciclismo, José Marques, e pelo Selecionador Nacional de BMX, Alexandre Almeida, mas também palestras sobre diversos temas e momentos de convívio. O evento teve início esta terça-feira (26 de dezembro), com um jantar de convívio, após a chegada ao Anadia Sports Center, seguido de uma palestra de receção e apresentação do programa e da equipa técnica da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Esta quarta-feira, o dia ficou marcado pelas primeiras atividades físicas. A manhã foi ocupada pelas avaliações no Velódromo Nacional e pela experiência prática na Pista enquanto a tarde ficou reservada para a experiência prática na pista de BMX. À noite, os jovens terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre ciclismo, que inclui a visualização de vídeos.


Na quinta-feira, o dia começa com duas palestras, a primeira sobre Treino com Pulsómetro e Potênciometro, dirigida por José Luis Algarra, selecionador nacional de ciclismo feminino, e a segunda sobre ciclismo, dirigida por David Rosa, antigo atleta olímpico e a atual membro da equipa técnica da seleção nacional de BTT. Durante a tarde, os jovens terão a oportunidade de pedalar na estrada e na pista de BTT da Curia, em nova atividade prática. O dia vai encerrar com uma palestra sobre nutrição, dirigida pelo Nutricionista da Seleção Nacional, Samuel Amorim.

A iniciativa termina na sexta-feira, com uma manhã dedicada à preparação física, e a tarde a três novas palestras. A primeira será sobre comunicação, dirigida por José Carlos Gomes, Assessor de Comunicação da Federação Portuguesa de Ciclismo, e a última, a fechar o programa, será sobre Ética no Desporto. Pelo meio, haverá espaço para uma palestra de um convidado especial, que será revelado apenas nesse dia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com