quinta-feira, 3 de março de 2022

“Alta Badia onde o ciclismo reina”


Por: Nicole Dorigo

O Dolomitas são Património Mundial da UNESCO de bicicletas. O asfalto surge através dos lendários passeios, estradas de cascalho que conduzem ao interior da natureza, ou ao longo de trilhos dedicados, é o recreio ideal para saborear as emoções que os ciclistas desde novatos, amadores e até profissionais - procuram cada vez que sobem no selim. Eventos como o Dia da Bicicleta Dolomites, o Dia da Bicicleta de Sellaronda e o Maratona dles Dolomites-Enel são os navios-bandeira de uma terra onde o ciclismo assume um valor lendário.

O ciclismo, em todas as suas formas, constitui a forma ideal de desfrutar do turismo da forma mais eco sustentável. É por isso que em Alta Badia pedalar está em pé com a caminhada, o ar limpo e fresco, as paisagens deslumbrantes, os picos espetaculares todos incentivam os ciclistas a abordar a natureza com alegria e respeito. Neste cenário de montanha, a sustentabilidade é um conceito concreto, que podem ver por si mesmos, dia-a-dia.


Alta Badia está situada no coração dos Dolomitas como Património Mundial da UNESCO, e tem sido um farol para os entusiastas do ciclismo há anos. A sua posição estratégica, a possibilidade de organizar todo o tipo de passeios de bicicleta de todos os níveis de dificuldade, o sonho de seguir itinerários que fizeram a história do ciclismo fazer de Alta Badia um ponto de partida e um destino ao mesmo tempo. A partir daqui os visitantes podem chegar e subir os famosos passes de Pordoi, Sella, Gardena, Fedaia, Valparola, Falzarego, Giau e até mesmo o Tre Cime di Lavaredo, o sonho de cada ciclista.


 

“Sellaronda Bike Day, Dolomites Bike Day, Maratonas Dles Dolomites-Emel, três eventos que reúnem beleza e sustentabilidade”

 

Os meses de junho e julho estão repletos de eventos que são datas imperdíveis no diário de qualquer ciclista. A partir de sábado, dia 11 de junho, com o Dia da Bicicleta Sellaronda, que também é repetido no sábado, 17 de setembro. Depois, sábado, 25 de junho, é o Dia da Bicicleta de Dolomites, seguido do Maratona dles Dolomites-Enel, que se realiza no domingo, 3 de julho.


O que estes três eventos extremamente populares têm em comum é que os Passeios Dolomite estão fechados ao trânsito para a ocasião. Isto confirma a importância da sustentabilidade para a Alta Badia.

Os dois primeiros eventos de ciclismo não são competitivos e acessíveis a todos, não é necessário registo. Os respetivos trilhos tecem através da pista de Maratona dles Dolomites-Enel e em outros trilhos lendários, que estão todos fechados ao tráfego motorizado.

No dia 11 de junho, é hora do agora tradicional Dia da Bicicleta Sellaronda. Nesta ocasião, o trânsito nos passeios do Grupo Sella está encerrado a veículos. O evento é replicado no sábado, dia 17 de setembro. Os entusiastas do ciclismo podem participar no evento não competitivo das 08h30 às 15h00. www.sellarondabikeday.com


As estrelas do Dia da Bicicleta Dolomites são, por outro lado, as passagens de Dolomite de Campolongo, Falzarego e Valparola, o pano de fundo de feitos épicos que fizeram história no ciclismo. O trilho é um ciclo que começa em Alta Badia, chega a Arabba e ao vale de Livinallongo, atravessando a Passagem de Campolongo, e segue depois em direção à Passagem de Falzarego, seguindo depois para a Passagem de Valparola, antes de chegar às cidades de La Villa e Corvara para completar o itinerário. O trilho, que está fechado ao trânsito das 8h30 às 14h00, tem 51 km de comprimento e tem uma diferença total de altitude de 1.290 metros; recomendamos fazê-lo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. www.dolomitesbikeday.it  


 

“Domingo 3 de julho, o Maratona Dles Dolomites-Enel em plena floração”

 

Esta Maratona atrai ciclistas dos quatro cantos do globo e é considerada a rainha dos Granfondos Europeus. Como é habitual, há um tema subjacente distinto para o evento: enquanto a arte foi o leitmotif no ano passado, a 35ª edição é dedicada a Ciüf, ou seja, flores, que vão acolher os participantes. O evento reúne 8.000 ciclistas e conta com mais de 30.000 pedidos de participação de todos os continentes.


Como de costume e nesta edição mais do que nunca, os Passes Dolomite vão chamar a atenção, Campolongo, Sella, Pordoi, Gardena, Giau, Falzarego e Valparola. As três vias permanecerão as mesmas, todas fechadas ao trânsito: a verdadeira "Maratona" tem 138 km de comprimento com uma diferença de 4.230 m de altitude, o percurso "Médio" tem 106 km de comprimento, com uma diferença de 3.130 m de altitude e o percurso "Sella Ronda" tem 55 km de comprimento com uma diferença de 1.780 m de altitude.

Aqueles que não têm a sorte de participar têm a oportunidade de comprar on-line as 194 inscrições mais caras cujas receitas irão para a caridade, visitando o site: www.maratona.it  no dia 23 de março de 2022.


 

“Junho e julho com passeios guiados de bicicleta, quando pedalar está nas cartas”

 

Esses longos dias de verão são a oportunidade perfeita para os entusiastas do ciclismo fazerem um passeio de bicicleta para criar memórias inesquecíveis. Por esta razão, ao longo dos meses de junho e julho, a Alta Badia oferece as suas Bike Guided Tours com cinco consultas semanais. A programação prevê um calendário repleto de visitas guiadas para descobrir os trilhos mais fascinantes para cima e para baixo nas Dolomitas: de segunda a sexta-feira, há uma viagem diária que leva os ciclistas aos lugares mais icónicos e passa nos Dolomites, acompanhado por guias locais especializados. Destinos icónicos incluem o clássico trilho sellaronda, o Passo Fedaia, o Giau Pass ou Pederü no sopé do Parque Natural Fanes-Senes-Braies. As excursões custam 35€ e podem ser reservadas nos postos de turismo de Alta Badia.


 

Em bicicletas de cascalho ao longo das estradas brancas de Alta Badia”

 

Nos últimos anos, o cascalho conquistou milhares de ciclistas, que ficaram muito felizes em abandonar as superfícies de asfalto para enfrentar trilhos de cascalho sem perder a alegria de pedalar numa bicicleta de corrida. Escusado será dizer que Alta Badia tornou-se também um destino muito apelativo para os ciclistas que desejam percorrer a floresta para chegar a cabanas de montanha e grandes extensões de pradarias aos pés dos Dolomitas um Patrimônio Mundial da UNESCO, longe do tráfego motorizado e das tensões do dia-a-dia. Alta Badia oferece inúmeras "estradas brancas", para alegria dos motociclistas de cascalho.

Estes incluem um itinerário para descobrir as quintas de Ladin e a arquitetura local, que também é acessível a ciclistas sem formação, ou o passeio de dificuldade média com partida da pequena cidade de La Val, que faz o seu caminho ao longo de asfalto e estradas de cascalho. Este trilho em particular é uma joia, e não é bem conhecido, ao pé dos dois Parques Naturais Fanes-Senes-Braies e Puez-Odle. A matriz de trilhos é completada pelo trilho de dificuldade média que leva de Badia às pradarias de Armentara, passando sob o icónico maciço de Santa Croce. 


 

“Partilha de bicicletas eletrónicas, emoções elétricas a uma altitude superior a 2.000 metros”

 

Graças à E-Bike Sharing, você pode pedalar com facilidade e chegar aos pontos mais cénicos da área e os três parques na área Movimënt a uma altitude de 2.000 m. Graças às bicicletas elétricas que proporcionam pedalar assistida, até as subidas mais desafiantes podem ser abordadas sem esforço. Por isso, esta atividade ao ar livre também é adequada para aqueles que são menos desportivos, mas ainda assim desejam experimentar os Dolomites em duas rodas.

As estações onde as bicicletas podem ser largadas e recolhidas situam-se acima dos teleféricos Col Alto, Piz La Ila e Piz Sorega. Você pode até mesmo reservar e-bikes de última geração de uma das lojas de desportos e lojas de aluguer na área. Você pode até levar seu e-bike para alguns dos teleféricos e elevadores da cadeira: uma maneira divertida de se mover de um lugar para outro sem ter que dirigir.

 

Alta Badia All Road, experimente a bicicleta bate Movimënt e La Sellaronda na sua btt”

 

Alta Badia é também o destino ideal para os entusiastas de btt, com suas amplas estradas de terra situadas em vegetação rica e diversificada. Para ciclistas que gostam de resistência, equitação livre e passeios, existem muitas opções ao longo de trilhos incrivelmente bonitos de diferentes graus de dificuldade.

Para os ciclistas mais aventureiros que são sobre a adrenalina, há o Bike Beats Movimënt, trilhos descendentes dedicados aos ciclistas. Trata-se de trilhos de países de fluxo suave com bancos de contenção e saltos com diferentes níveis de dificuldade. Os trilhos são acessíveis a btt ou e-bikes, no Piz Sorega, em Pralongiá e na zona de La Fraina.

Este último, que é azul/fácil, tem 2.000 m de comprimento e tem uma diferença de altitude de 193m. Graças à abertura dos teleféricos De La Fraina e Bamby, Piz Sorega e Piz La Villa podem ser ligados aos teleféricos. Bicicletas e carrinhos de bebé podem ser carregados em ambos os teleféricos. Esta é uma forma de incentivar a mobilidade sustentável através de teleféricos e teleféricos para que as pessoas possam facilmente aceder às aldeias de La Villa e San Cassiano sem terem de conduzir até lá. Há um novo trilho que leva do refúgio de La Marmotta a Planac, com um desvio pela Passagem de Campolongo.

Alta Badia é também o ponto de partida perfeito para enfrentar a Sellaronda na sua bicicleta de montanha. Aqui, você pode pegar a sua bicicleta nos teleféricos, o que significa que você pode alcançar sem esforço os picos da montanha e, em seguida, colocar-se à prova descidas de tirar o fôlego e trilhos individuais dedicados a bicicletas de montanha. O laço pode ser feito no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido anti-horário; aconselhamos a enfrentá-lo com um guia de btt especializado.

 

La Pedalata, De Bormio a Alta Badia e de volta, subindo os passeios que fizeram história do ciclismo”

 

Stelvio, Gavia e os Dolomitas, lendas eternas que governam indiscutíveis entre os desejos mais profundos de cada ciclista, desde profissionais a amadores nos seus primeiros trilhos. Além de representarem picos magníficos, são ícones de lugares épicos, terras cujas culturas e histórias marcam a vida de homens da montanha sinceros e autênticos, com o denominador comum de amor e respeito pela natureza. Bormio, com os seus duros picos castanhos, e Alta Badia rodeada pelo suave fascínio dos Dolomitas, preparam o palco para La Pedalata.

A Pedalagem Tosta

 

Bormio para Alta Badia e de volta, tudo de uma vez. Partindo de manhã cedo em direção a Gavia (2.642 m a.s.l.), até Ponte di Legno, seguido por Tonale, Mendola Pass e o panorâmico mergulho no nariz em direção à Strada del Vino (rota do vinho) e um passeio por Bolzano. Depois volta para Val Gardena, o passe homónimo e a última descida para o destino, ou seja, a cidade de Badia. O percurso abrange 220km e uma diferença de altitude de 5.500 metros. A etapa de regresso, depois de um merecido descanso, conta com Alpe di Siusi, Bolzano, Merano e sua Majesty Stelvio Pass, cobrindo a mesma quilometragem que a viagem para fora, mas com uma diferença de altitude de apenas 4,199m.

 

A Pedalagem LightI

 

Os percursos são semelhantes aos da «La Pedalata Tosta», mas os passeios estão ao ritmo mais descontraído do bikepacking. As bicicletas estão equipadas com sacos de bicicleta fornecidos por hotéis para que os ciclistas possam transportar o seu essencial e enfrentar as estradas entre os Dolomites e os Valtellina. A palavra-chave é explorar livremente estes locais encantadores, graças a um programa projetado especificamente para que os ciclistas desfrutem de paradas e pernoitas nas encantadoras cidades típicas que estão pontilhadas ao longo do caminho. O pacote inclui bicicletas de aluguer, sacos de bicicleta, pistas GPX e conselhos especializados para uma aventura inesquecível.

Ambas as experiências podem ser personalizadas e adaptadas aos interesses e habilidades individuais de cada ciclista. Esta aventura decorre de uma ideia de Klaus Irsara, um entusiasta de bicicletas que gere o Hotel Melodia del Bosco.

 

“Bike Friendyl, as férias de ciclismo perfeitas”

 

No verão, a oferta turística para ciclistas em Alta Badia www.altabadia.org/bike  chama-se Bike Friendly e é para ciclistas em estrada e de btt. Os departamentos de informação turística fornecem roteiros com trilhos recomendados, enquanto os guias locais proporcionam a oportunidade de organizar excursões guiadas todos os dias.

Existem muitos acordos em vigor com instalações de alojamento, lojas de aluguer de bicicletas, peças sobressalentes e lojas de roupa técnica, restaurantes e abrigos especializados para atender às necessidades de todos os que gostam de praticar este desporto. Os hotéis "Bike Expert" e "Bike Friendly" proporcionam tudo o que os ciclistas precisam: um espaço onde podem limpar e remendar as suas bicicletas, armazenamento de bicicletas, uma caixa de ferramentas de bicicleta, uma lavandaria, um pequeno-almoço equilibrado, e pratos frios ou bolos à tarde, para um aumento de energia. Teleféricos e cadeiras levantam bicicletas sem custos adicionais.

 

“Castelli e Cicli Pinarelli, parceiros de excelência da Alta Badia”

 

Este acordo entre Alta Badia e a marca Castelli (Manifattura Valcismon S.p.A), o parceiro oficial do resort turístico, representa uma oportunidade incrível para ambas as partes desenvolverem futuros projetos que visem criar cicloturismo com um foco crescente na sustentabilidade. Estas duas entidades partilham plenamente os valores positivos que o ciclismo representa, e focam-se na qualidade do produto e na simpatia ambiental.  Castelli também colocou o seu nome no novo kit da marca Alta Badia, que está disponível para compra nos departamentos de informação de Alta Badia e lojas especializadas.

Além disso, a parceria entre Alta Badia e Cicli Pinarello também está a tornar-se mais forte. Alta Badia oferece excelentes padrões de hospitalidade com mais de 300 hotéis de 5, 4 e 3 estrelas que, quando combinado com Cicli Pinarello, a marca de bicicletas por excelência, realmente garante umas férias de alta qualidade.

Para mais informações: Postos de Informação Turística de Alta Badia www.altabadia.org  – e-mail: info@altabadia.org

Fonte: Organização Alta Badia

“Brasil recebe Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil será em abril em Campos do Jordão”


A prova para amadores, com a chancela da organização do Giro de Itália, será realizada pela primeira vez no Brasil

 

A competição Giro de Itália Ride Like a Pro Brasil será realizada em Campos do Jordão dia 3 de abril, data escolhida para homenagear a primeira edição já impressa do Jornal La Gazzetta Dello Sport. A prova para amadores, com a chancela da organização do Giro de Itália, será realizada pela primeira vez no Brasil.

A corrida, que terá um trecho de gravel, tem duas opções de percurso: um curto, com 63 km e 1.300 m de altimetria, e um longo, com 112km e 2.650 m de ganho de altitude. O longo percurso passará pela Serra do Paiol, um trecho montanhoso com 12 km de subidas quase ininterruptas e 1.350 m de ganho de altitude.


O percurso será 100% fechado para maior segurança dos ciclistas, com passagens pela nova Serra de Campos do Jordão, além de trechos de estradas de terra (gravel). Uma seção inédita de gravel foi criada precisamente para manter a tradição e aproximar ao máximo a experiência da competição italiana.

Durante os dias 1, 2 e 3 de abril de 2022, o Giro de Itália Ride Like a Pro Brasil também contará com a fantástica Expo Village, um espaço exclusivo para exposição e venda de materiais desportivos.

Fonte: Bikemagazine Brasil

“Russo Aleksandr Vlasov manifesta-se contra a guerra: «Pessoas como eu não tiveram voto na matéria»”


Ciclista da BORA-hansgrohe junta-se ao compatriota Pavel Sivakov (INEOS) nos apelos pela paz

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) manifestou-se esta quinta-feira pela paz, contra a investida militar da Rússia na Ucrânia, juntando-se ao compatriota Pavel Sivakov (INEOS) neste apelo que une os dois ciclistas daquele país no escalão WorldTour.

"Como muitos russos, apenas quero paz. Não sou uma pessoa política, e as pessoas normais, como eu, não tiveram voto na matéria sobre se devíamos entrar em guerra", escreveu o corredor de 25 anos na rede social Instagram.

Sivakov já se tinha pronunciado pela paz, numa altura em que a União Ciclista Internacional (UCI) baniu as equipas russas e bielorrussas, com a 'secundária' Gazprom-RusVelo à cabeça, além de atribuir estatuto neutro aos ciclistas de outras equipas, como o homem da INEOS e o da BORA-hansgrohe.

Vlasov, campeão nacional de contrarrelógio, venceu já este ano a Volta à Comunidade Valenciana e é a principal figura do ciclismo do seu país, tendo terminado a Volta a Itália de 2021 em quarto lugar.

"A guerra foi um choque para todos e espero que acabe o mais cedo possível. O papel do desporto deve ser o de unir os povos para lá de fronteiras políticas, e não dividi-los", explicou.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana de Taça de estrada, XCO e DHI

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo domingo será palco de três provas pontuáveis para as respetivas Taças de Portugal. A Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim, passa a fazer parte da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite. Melgaço recebe a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), enquanto Tarouca é palco do arranque da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.

Depois da Prova de Abertura – Região de Aveiro, o pelotão português de equipas continentais e de clube volta a encontrar-se para disputar a Taça de Portugal, numa corrida que, por ser de um dia, faz também parte da Taça Nacional de Equipas. O ponto de encontro é a Póvoa de Varzim e a Clássica da Primavera.

A prova terá 145,8 quilómetros com partida (10h55) e chegada (14h28) na Avenida Vasco da Gama, junto ao Clube Desportivo da Póvoa. Tal como é tradição na corrida poveira, o monte São Félix, em Laúndos, é o ponto orograficamente mais exigente. Será ultrapassado sete vezes, antes da chegada.

Mais a norte, o Centro de Estágios de Melgaço será palco da primeira corrida da Taça de Portugal de XCO da época de 2022. É uma prova de classe 1 UCI, motivo pelo qual os corredores nacionais terão concorrência forasteira, prevendo-se a participação de quase de meio milhar de participantes, distribuídos pelas diferentes categorias.

O sábado será dedicado aos treinos, ficando a competição reservada para domingo. Os cadetes são os primeiros a entrar em ação, às 9h00. Às 10h15 é a vez dos juniores masculinos e de todas as categorias femininas, exceto as cadetes, que correm na primeira prova. Os veteranos e os paraciclistas alinham às 12h15. A corrida de elite e sub-23 fecha o programa, às 14h30.

A Taça de Portugal de DHI inicia-se na Santa Helena, Tarouca, também em registo internacional. A corrida de domingo terá um nível muito elevado. Aos portugueses vão juntar-se corredores de mais 17 países.

A pista tem uma extensão de 2,108 km, levando os participantes a descer dos 1123 aos 743 metros de altitude, uma inclinação média superior a 18 por cento. A manga de qualificação corre-se às 11h00 de domingo, estando a final marcada para as 14h30.

 

Mais eventos oficiais

 

6 de março: 1.ª Prova da Taça de BMX Race de Setúbal

6 de março: 2.ª Prova da Taça de Estrada da Madeira, São Vicente

6 de março: 2.ª Prova da Taça do Canal de XCO, Pico, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Melgaço acolhe a elite do BTT”


Melgaço acolhe nos próximos dias 5 e 6 de março (sábado e domingo) o 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

O 8.º BTT XCO de Melgaço será disputado na pista permanente de BTT Cross Country Olímpico existente junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, sendo uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport.

Em Melgaço estará a ‘fina flor’ do Cross Country nacional e internacional, marcando o arranque das competições nacionais desta vertente do ciclismo.

O programa do 8.º BTT XCO Melgaço prevê treinos no dia 5 de março (sábado), entre as 09h00 e as 17h30. A competição realiza-se no domingo, dia 6 de março: às 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (destinada aos cadetes, masculinos e femininos). Às 10h15 arranca a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e todas as categorias femininas. Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

 

Jorge Domingues: “Estão reunidas as condições para ser uma grande prova”

 

Em Melgaço está praticamente tudo pronto para receber os cerca de 400 ciclistas oriundos de vários pontos do mundo. Jorge Domingues, da Melsport e diretor da competição, considera que “estão reunidas as condições para ser uma grande prova” e adiantou que “o número de inscritos é bastante interessante e temos atletas de 11 nacionalidades diferentes. Temos a Elite Nacional, Campeões da Taça do Mundo, atletas Olímpicos. Este 8.º BTT XCO de Melgaço tem tudo para ser uma prova de alto nível”, afirmou.

Melgaço inaugurou em 2021 a Pista Permanente de BTT XCO e, por isso, “este ano não há qualquer alteração do traçado. Portanto, vamos ter um traçado técnico, ´agressivo´, quase sem zonas de descanso e até o tempo parece que vai dar uma ajudinha. Esperemos que seja um dia espetacular”, disse Jorge Domingues.

O BTT XCO de Melgaço tem ganho ao longos dos anos uma grande importância. Jorge Domingues lembra que “começamos há sete anos quase como uma brincadeira no Campeonato do Minho. O ano passado já recebemos a Taça de Portugal e foi prova Internacional C2. Este ano é C1. Agora para crescer só indo lá para fora” e, adiantou, “este é o reconhecimento do crescimento sustentado desta prova e das condições que Melgaço têm e dá para se realizarem os eventos”.

Este ano os adeptos já podem assistir, durante o percurso, às várias corridas que estão agendadas para este BTT XCO: “os adeptos já podem vir a Melgaço assistir à prova durante o percurso e cumprindo todas as regras de segurança para que tudo corra da melhor forma possível e se faça desta prova uma festa do ciclismo e do BTT”.

O 8.º BTT XCO de Melgaço é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), nas imediações do qual será disputada a prova internacional de BTT Cross Country Olímpico, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.

A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Federação de Triatlo apoia vinda de atletas ucranianos a Quarteira”


A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) vai apoiar a presença de atletas ucranianos na próxima edição do Triatlo de Quarteira, prova da Taça da Europa da modalidade, disse este domingo à Lusa o presidente federativo.

“Queremos garantir que a seleção ucraniana não deixa de vir a Portugal por falta de meios materiais. A família do triatlo português não compreenderia que não o fizéssemos”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

Em coordenação com a Federação Europeia de Triatlo (ETU), que vai financiar as viagens dos atletas, a FTP vai suportar as despesas da participação dos atletas ucranianos em solo português, dada a dificuldade de acesso a fundos monetários no país, devido à ofensiva militar russa no território.

A 20.ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira – Carlos Gravata vai ser disputada nos dias 26 e 27 de março, nesta localidade do concelho de Loulé, estando prevista a presença de três atletas ucranianas na elite feminina, sendo que a FTP assumirá o mesmo compromisso caso se inscrevam triatletas masculinos.

Além da federação portuguesa, também as estruturas espanhola e francesa decidiram patrocinar a representação ucraniana nas provas disputadas nos respetivos países.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Mais uma vítima do mundo do desporto na Guerra da Ucrânia: É a quarta”


Alexander Kulyk, treinador de ciclismo e pai do campeão ucraniano de ciclismo de 2019 Andriy Kulyk, faleceu durante uma operação militar em Kiev

 

A invasão russa à Ucrânia tirou a vida a mais um elemento ligado ao mundo do desporto ucraniano. Desta vez foi um homem ligado ao ciclismo, Alexander Kulyk, treinador da modalidade e pai do ciclista Andriy Kulyk, campeão nacional da Ucrânia em 2019

Alexander Kulyk faleceu na passada terça-feira durante combates em Kiev, enquanto tentava ajudar à evacuação da cidade por parte de alguns cidadãos locais, comunicou esta quinta-feira a Federação Ucraniana de Ciclismo.

O antigo ciclista profissional do World Tour e atual presidente daquela federação, Andriy Grivko, confirmou a notícia deste falecimento em declarações ao à revista 'Cycling Weekly'

"Ele estava numa operação militar para tirar pessoas da cidade de Kiev. Foi técnico da federação durante muito tempo. E antes disso também foi técnico da União Soviética e da Rússia. O Andriy estava a treinar quando o seu pai morreu. Nós na federação ficámos a saber da morte de pai dele antes dele", explicou Grivko.

 

Quarto falecimento de um desportista devido ao conflito

 

A morte de Alexander Kulyk torna-se, assim, no quarto falecimento conhecido de um nome ligado ao mundo do desporto em virtude do conflito desencadeado com a invasão da Rússia à Ucrânia.

Quarta-feira tinha-se ficado a saber da morte dos futebolistas Vitalii Sapylo e Dmytro Martynenko. O falecimento dos dois foi confirmado quarta-feira pela FIFPro, Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol.

"São as duas primeiras derrotas do futebol nesta guerra. Que ambos descansem em paz", escreveu, em nota divulgada nas suas redes sociais, aquele organismo.

Segundo a imprensa local, Vitalii Sapylo, de 21 anos, que jogava no Karpaty Lviv, perdeu a vida no combate frente às tropas russas, enquanto Martynenko, de 25 anos, era o principal goleador do FC Hostomel e terá falecido após a sua casa ter sido bombardeada.

Antes, havia já sido noticiada a morte de um biatleta, Yehven Malyshev, de 20 anos, falecido terça-feira enquanto servia o exército de seu país em combate na cidade de Kharkiv. A informação do seu falecimento foi avançada e confirmada pela Federação Ucraniana de Biatlo.

"Cantemos profundamente à pátria, aos amigos e aos seus familiares. Memória eterna", escreveu quarta-feira aquela federação num curto comunicado sobre a tragédia.

Malyshev defendeu a equipa júnior de biatlo da Ucrânia em 2018, mas não disputava provas profissionais desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020. Chamado ao exército para defender o país, estava com as tropas que tentavam defender a cidade de Kharkiv, a segunda maior do seu país.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

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