sábado, 12 de outubro de 2024

“Longa Distância triatlo Vasco da Gama e CNATRIL campeões nacionais”


O Vasco da Gama de Sines, no sector masculino, e o CNATRIL no feminino, venceram o II Triatlo das Caldas da Rainha e sagraram-se campeões nacionais de clubes de longa distância.

Entre os homens, os auri-negros impuseram-se à concorrência, superando o CNAL, segundo classificado, por mais de 15 minutos. A fechar o pódio do nacional de clube de triatlo longo, desta vez disputado em prova única, ficaram os Marretas do Norte. João Ferreira, uma das maiores figuras da longa distância no atual momento, foi o mais rápido, completando os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 3h54m.

No sector feminino, o CNATRIL confirmou o favoritismo alcançado com os sucessivos triunfos em anos anteriores. As mulheres de Alcântara garantiram o título nacional das Caladas da Rainha e fizeram o pleno no pódio individual. Mariana Marques foi a mais rápida, seguida por Tuxa Negri e Francisca Parente. Na classificação coletiva, Clube Oriental de Lisboa e Leião Triatlo completaram o pódio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Taça da Europa triatlo Vasco Canadas no TOP-10 em Ceuta”


Vasco Canadas terminou a Taça da Europa de Ceuta no 9º lugar, a cerca de um minuto do vencedor, o britânico Ben Dijkstra. O jovem português foi o mais rápido do segmento de natação, terminado a distância sprint com o tempo de 55m e 12s.

Ainda no sector masculino, Tiago Fonseca terminou a prova nos 26º posto, enquanto Gabriel Santos foi 56º. Já Gustavo do Canto não completou a prova devido a um furo.

Entre as mulheres, a única representante portuguesa foi Inês Rico. A triatleta completou os 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 1h05m, o que lhe valeu a 44ª posição.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Fernando Feijão e Sérgio Dias apresentam candidaturas à Federação de Triatlo”


Para o ciclo olímpico até 2028

 

Foto: Federação Portuguesa de Triatlo

Fernando Feijão, que presidiu o organismo entre 2012 e 2016, e o atual presidente, Sérgio Dias, apresentaram as respetivas candidaturas aos órgãos sociais da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), para o ciclo olímpico até 2028, foi esta sexta-feira anunciado. As listas candidatas - a A liderada por Fernando Feijão e a B por Sérgio Dias - serão publicitadas até ao dia 23 de outubro, depois de a Mesa da Assembleia Geral (MAG) confirmar que se encontram de acordo com todos os pressupostos exigidos.

"A Mesa da Assembleia Geral da Federação de Triatlo de Portugal registou a entrada de duas candidaturas aos órgãos sociais para o próximo ciclo olímpico. Lista A - Liderada por Fernando Feijão e Lista B - Liderada por Sérgio Dias", refere a FTP no seu sítio na Internet.

Fernando Feijão foi presidente da FTP entre 2012 e 2016, sendo rendido por Vasco Rodrigues, que liderou o organismo até 2021, altura em que passou o 'testemunho' a Sérgio Dias, atual líder do organismo.

As eleições para os órgãos sociais da FPT para o próximo ciclo olímpico, que culmina em Los Angeles2028, estão agendadas para o dia 08 de novembro, entre as 19h30 e as 21h30, na sede da federação, de acordo com a convocatória da MAG.

Fonte: Record on-line

“Não houve surpresa: Tadej Pogacar confirmou favoritismo, igualou recorde de quatro vitórias no Giro di Lombardia e coroa temporada sensacional”


Esloveno atacou a 48 quilómetros da meta e venceu isolado, à frente de Remco Evenepoel e Giulio Ciccone, que fecharam o pódio

 

Foto: AFP or licensors

Desta feita foi com um ataque a 48 quilómetros da meta. Tadej Pogacar não deu, como se esperava, hipóteses este sábado no Giro di Lombardia, conquistando aquele que é um dos 'monumentos' do ciclismo mundial pela quarta fez na carreira, o que constitui um novo recorde.

Tadej Pogacar deu assim seguimento ao domínio que tem vindo a evidenciar no ciclismo de estrada mundial em 2024, ao somar mais uma impressionante vitória cortando a meta isolado, naquela que foi a sua quarta vitória consecutiva no Giro di Lombardia, desta feita com a camisola arco-íris de campeão mundial ao peito.

O esloveno arrancou a 48 quilómetros do final, atacando na subida de Sormano, e terminou sozinho à frente de Remco Evenepoel e Giulio Ciccone. Com esta vitória iguala o recorde de Fausto Coppi de quatro vitórias consecutivas na prova, entre 1946-49.

Foi a 25.ª vitória da temporada de Pogacar - poucas semanas depois de se ter sagrado campeão do mundo - e o segundo 'monumento' conquistado em 2024, depois do triunfo na Liège-Bastogne-Liège na primavera, num ano em que venceu ainda de forma imperial o Giro de Itália e o Tour de França (com seis etapas ganhas em cada). Ao todo, são já 88 vitórias como ciclista profissional.

O esloveno conclui os 255 quilómetros que ligaram as cidades italianas de Bergamo e Como, em 6:04.58 horas, mais de três minutos antes do campeão olímpico Evenepoel, numa prova em que o português Rui Costa (EF Education-EasyPost) não terminou.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com