domingo, 29 de agosto de 2021

“Benoit Cosnefroy vence Clássica da Bretanha à frente de Julian Alaphilippe”


Mikkel Honoré ficou no terceiro posto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Benoit Cosnefroy

O francês Benoit Cosnefroy (AG2R) venceu este domingo a 85.ª Clássica da Bretanha em bicicleta, batendo o compatriota Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) num sprint a dois, com o dinamarquês Mikkel Honoré no terceiro posto.

Cosnefroy, de 25 anos, relegou os dois homens da Deceuninck-QuickStep para os lugares mais baixos do pódio ao cabo de 5:59.56 horas, o mesmo tempo de Alaphilippe e dois segundos mais rápido do que Honoré.

É o principal triunfo da carreira do gaulês, e o segundo do ano, depois da Volta a Finisterra, desta feita concluído após 251 quilómetros com partida e chegada em Plouay.

Fonte: Record on-line

“Ciclismo mais verde, corridas com carros elétricos”


Por: José Morais

Foto: Getty

Numa altura em que se cada vez mais existem preocupações ambientais, começam as preocupações nas equipas do ciclismo profissional, e começam a testar carros elétricos durante as corridas.

O primeiro exemplo vem da parte da Israel Start-Up Nation do World Tour, a equipa começou a testar veículos elétricos no Tour da Alemanha, com o objetivo de toda a frota ficar mais verde, evitando assim mais poluição.

Caso este teste venha a ser bem-sucedido, a Israel Start-Up Nation do World Tour, irá substituir a sua atual frota, pelos veículos elétricos, e para passar nos mesmos, os novos carros terão de chegar às zonas de abastecimento ao longo dos percursos, como fazer o transporte tanto do staff da equipa, como dos ciclistas, da saída dos hotéis às partidas das provas, e no regresso aos mesmo no final das mesmas.

O responsável da equipa Kjell Carlstrom, estima que por época os seus carros 20 fazem cerca de 50000 km por corrida, resumindo, um milhão de km por ano, criando cerca de dois milhões de gramas de óxido nítrico, produzindo uma quantidade significativa de poluição.

“É uma coisa certa a fazer, acreditamos que vamos melhorar, e queremos tomar uma posição aqui, e mudança de veículos mais verdes reduzirá a poluição e as emissões de gases de efeito estufa, o que vem beneficiar a saúde tanto para os ciclistas como os espetadores, e é nossa obrigação moral fazer o que pudermos como equipa, e com a crise climática em curso no planeta, se pudermos liderar o caminho para os outros nos seguirem, seria brilhante”, afirmava, Kjell Carlstrom

É certo de que as complicações logísticas causadas pelas limitações dos carros elétricos ainda é grande, já que os mesmo necessitam de serem recargados, e tem havido dificuldade da sua introdução na longas caravanas que acompanham as corridas de ciclismo, mas as novas tecnologias estão cada vez melhorando mais, o que no futuro pode ser um problema menor.

A equipa da Israel Start-Up Nation usou no Tour da Alemanha um Lexus, com capacidade de alcance de 400 km, e já tem nos seus planos usar um Skoda nas próxima corridas, que pode alcançar até 529 km, claro, conforme também o tipo de condução.

Este é sem dúvida um momento significativo no World Tour, veremos se vem ajudar no desporto do ciclismo profissional, tornando o mesmo mais ecológico, por agora teremos de aguardar os resultados, e no futuro poderemos ter um ambiente mais limpo, juntando a bicicleta ao automóvel.

“Carapaz e o abandono na Vuelta: «Sofri muito com o calor e estava completamente vazio»”


Campeão olímpico desistiu da prova no sábado

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista equatoriano Richard Carapaz (INEOS), que abandonou no sábado a Volta a Espanha em bicicleta, afirmou este domingo que estava "completamente vazio", mas manifestou-se orgulhoso com a época efetuada.

Carapaz sagrou-se campeão olímpico de ciclismo de fundo em Tóquio'2020, tendo ainda conseguido um terceiro lugar na última Volta a França e um triunfo na Volta à Suíça.

"Queria apoiar a equipa na Vuelta. Fiz as etapas que pude e dei tudo, mas lamentavelmente sofri muito com o calor e estava completamente vazio", disse o ciclista, que já não esteve presente este domingo na partida para a 15.ª etapa.

Nos últimos dias, Carapaz, uma das apostas da INEOS, que conta ainda com o colombiano Egan Bernal e o britânico Adam Yates, já tinha entrado atrasado em várias chegadas e estava longe dos lugares cimeiros da Volta a Espanha.

"Agora vou recuperar e estudar os novos objetivos. Estou orgulhoso do que consegui esta temporada, trabalhei muito duro e vou lutar por mais êxitos", salientou o vencedor da Volta a Itália em 2019.

À partida para a 15.ª etapa da Volta a Espanha, o norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert) é o camisola vermelha da prova, símbolo da liderança.

Fonte: Record on-line

“Nils Politt conquista Volta à Alemanha após última etapa ganha por Kristoff”


João Almeida (Deceuninck-QuickStep) ficou no 18º lugar, e Rui Costa (UAE Emirates) no 23º no final na geral

 

Por: SIF // AJO

O norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates) venceu hoje a quarta e última etapa da Volta à Alemanha em bicicleta, subindo ao terceiro lugar final, a quatro segundos do vencedor, o alemão Nils Politt (BORA-hansgrohe).

Kristoff, de 34 anos, impôs-se ao ‘sprint’ na chegada a Nuremberga, depois de 156,3 quilómetros iniciados em Erlangen, e bateu o alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), segundo, e o italiano Luca Mozzato (B&B Hotels/KTM), terceiro.

Ackermann teria vencido a prova, à frente do companheiro de equipa, se tivesse ganho a etapa, mas teve de se contentar com um duplo segundo posto.

João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que tentou escapar-se do pelotão durante a última tirada, terminou no 22.º lugar a etapa e acabou no 18.º posto, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) concluiu em 23.º a Volta à Alemanha.

Fonte: Lusa

“Arlenis Sierra vence Volta à Toscânia em bicicleta”


Atleta portuguesa Maria Martins terminou a prova em 88.º lugar

 

Por: Lusa

Foto: Arlenis Sierra / Facebook

A cubana Arlenis Sierra (AR Monex) venceu este domingo a 26.ª Volta à Toscânia em bicicleta, ao ser quinta na segunda e última etapa, ganha pela italiana Giorgia Bariani (Top Girls Fassa Bortolo).

Sierra, de 28 anos, venceu o prólogo e a primeira etapa, concluindo no quinto posto a derradeira tirada para conquistar a prova, conseguindo também a classificação dos pontos.

A lituana Rasa Leleivyte (Aromitalia -- Basso Bikes -- Vaiano) ficou em segundo lugar, a 17 segundos, depois de também ter sido segunda na etapa, e a italiana Debora Silvestri (Top Girls Fassa Bortolo) foi terceira, a 48.

Maria Martins (Drops) estreou a camisola de campeã nacional de fundo na prova, que concluiu no 88.º lugar, depois de 'escalar' 35 posições na geral.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Rafal Majka vence 15.ª etapa, Odd Christian Eiking segue líder da geral”


Por: SIF // AJO

O polaco Rafal Majka (UAE Emirates) venceu hoje isolado a 15.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, em que o norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) conservou a liderança da classificação geral individual.

Majka, de 31 anos, cumpriu os 197,5 quilómetros entre Navalmoral de la Mata e El Barraco em 4:51.36 horas, batendo por 1.27 minutos o holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), segundo, e por 2.19 o australiano Chris Hamilton (DSM), terceiro.

Nas contas da geral, Eiking, sexto na etapa, manteve-se na frente após novo dia de alta montanha, continuando com 54 segundos de vantagem para o francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo, e 1.36 minutos para o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas duas edições da prova, terceiro.

Na segunda-feira, o pelotão goza o segundo dia de descanso, antes da terceira e última semana, decisiva para a classificação final da 76.ª edição da Vuelta.

Fonte: Lusa

"15.ª Volta a Portugal de Juniores"


António Morgado pulveriza a concorrência e vence a Volta a Portugal de Juniores

 

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) fez o pleno, ao conquistar as quatro camisolas na 15.ª Volta a Portugal de Juniores. O segundo lugar da geral ficou para o vencedor da etapa de hoje, com chegada à Guarda, Gonçalo Tavares (Bairrada). A fechar o pódio ficou Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais).

A última tirada da Volta a Portugal de Juniores, considerada a etapa rainha da prova, ligou Celorico da Beira à Guarda, num percurso de 110,9 quilómetros, com dois prémios de montanha de primeira e segunda categoria.

Esta foi uma etapa muito atacada logo desde os quilómetros iniciais, com vários corredores a tentar constituir uma fuga. Diogo Mendes (Clube de Ciclismo de Paredes/ Penafiel Bike Clube) e Leonardo Lopes (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foram os que mais se conseguiram destacar, chegando a ter mais de um minuto de vantagem sobre o pelotão.


Antes do primeiro prémio de montanha, este de primeira categoria, nas Penhas Douradas, o pelotão já rolava contacto. Nesta altura, com quase 50 quilómetros de prova, iniciou-se a descida até Manteigas, onde se destacou um grupo grande, com cerca de 20 ciclistas, incluindo o camisola amarela, António Morgado (Bairrada).

Nos últimos 20 quilómetros da etapa o pelotão já rolava novamente compacto, sendo que a partir desta altura, os ataques tornaram a surgir. O mais esforçado foi Gonçalo Tavares (Bairrada), que tentou sair uma primeira vez sozinho, com um grupo de seis corredores a juntar-se a si. O corredor da Bairrada tornou a atacar, desta vez levando consigo apenas Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), Tiago Nunes (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e o seu colega de equipa, António Morgado.

O derradeiro ataque que lhe garantiu a vitória na etapa de hoje surgiu quando faltavam apenas três quilómetros para a meta. Gonçalo Tavares chegou com 10 segundos de vantagem sobre o segundo, António Morgado e 23 segundos sobre o terceiro classificado, Lucas Lopes.


“Esta foi uma vitória muito especial, visto que era a etapa rainha. Era um objetivo que tinha, até porque estive muito perto de ganhar em outras duas ocasiões. A camisola amarela estava controlada e, por isso mesmo, tive a liberdade de poder tentar vencer a etapa. É muito gratificante, temos uma equipa forte e viemos aqui para isto. Com tudo o que conquistámos nestes dias só temos de estar contentes com o nosso trabalho”, afirmou Gonçalo Tavares.

O pódio da geral individual compôs-se com os mesmos três corredores, com António Morgado a sagrar-se vencedor da Volta a Portugal de Juniores, com 1m29s de vantagem sobre o seu colega de equipa, Gonçalo Tavares, e 2m21s sobre Lucas Lopes.

Além da classificação geral, António Morgado venceu todas as outras classificações, entre elas a da montanha, a dos pontos e a de melhor júnior de primeiro ano. A sua equipa, a Bairrada, conquistou a geral por equipas.

“Vencer a Volta a Portugal de Juniores era um objetivo já desde o início da época e estou muito feliz. A ideia não era vencer todas as camisolas, mas é muito bom tê-lo conseguido. O objetivo principal era a amarela, as outras vieram por consequência de ataques e outras situações de corrida. Tentámos controlar a etapa até à primeira contagem de montanha para podermos somar mais pontos na montanha e, no final, foi atacar à vez para deixarmos um atleta e ganharmos a etapa. Quero continuar a dar o meu melhor nas corridas que fizer até ao final da época e estar a 100% em todas elas”, revelou António Morgado.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Sofia Gomes alcança 11.º lugar na geral da Bizkaikoloreak”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional terminou hoje a sua participação na Bizkaikoloreak, uma prova da Taça das Nações de Juniores Femininas, no País Basco, em Espanha. A atleta mais bem classificada foi Sofia Gomes, que fechou no 11.º lugar da geral.

A segunda e última etapa da Bizkaikoloreak, com 72,1km, colocou as atletas à provas, nas três contagens de montanha, de segunda, terceira e quarta categoria.

Depois do 13.º lugar na etapa de ontem, Sofia Gomes voltou a estar sempre bem colocada na corrida, juntamente com Beatriz Pereira. As duas chegaram à meta num grupo reduzido de atletas, em 14.º e 21.º lugar, respetivamente, a 2m15 e 2m17 da vencedora da etapa e da classificação geral, a holandesa, Mijntje Geurts (WV Schijndel).

Com este resultado, Sofia Gomes conseguiu terminar na 11.ª posição à geral, a 2m33s da vencedora. Já Beatriz Pereira finalizou a prova em 27.º lugar, a 3m35s.

A selecionadora nacional, Ana Rita Vigário, mostrou-se satisfeita com este resultado, numa corrida difícil, na qual apenas um pelotão reduzido conseguiu concluir. “Foi uma corrida muito dura, mas a Sofia e a Beatriz estiveram sempre entre os lugares da frente, e acabaram por chegar num pequeno grupo. As restantes atletas acabaram por ficar presas numa queda e não concluíram a corrida.  Cumprimos o objetivo que tínhamos, que era ficar entre as 15 primeiras e agora é continuar a trabalhar”, afirmou Ana Rita Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Nuno Reis conquista 10.º lugar na prova de downhill do mundial de BTT”


Por: Ana Nunes

Foto: Rick Schubert

A participação portuguesa no Campeonato do Mundo de BTT, em Itália, terminou hoje com a final de downhill, destinada a atletas juniores. Nuno Reis esteve a representar a seleção nacional na disciplina e conquistou o 10.º lugar na prova.

Nuno Reis fechou a participação da seleção nacional no Campeonato do Mundo de BTT, em Val di Sole, Itália, com chave de ouro, ao conquistar um lugar entre os dez melhores corredores.

O atleta português concluiu a descida com mais 11 segundos do que o vencedor, Jackson Goldstone (Canadá), que conseguiu um tempo de 3m37s.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, destacou a evolução do atleta ao longo da semana e o objetivo cumprido. “Correu tudo como esperávamos. Foi uma descida normal, muito bem controlada. O Nuno foi mais rápido do que nos treinos e do que na qualificação e isso permitiu-lhe fechar no top 10. Melhorou muito desde a época passada e cumpriu o objetivo que tínhamos, que era terminar entre os dez primeiros”, explicou Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com