terça-feira, 22 de junho de 2021

"Rúben Guerreiro na lista da EF Education–Nippo para o Tour'2021"


Português irá voltar às Grandes Voltas, depois de ter desistido no Giro deste ano

 

Por: Lusa

Rúben Guerreiro faz parte da lista de inscritos da EF Education–Nippo para atacar o Tour'2021, prova que arranca no sábado, em Brest. O ciclista português, que desistiu no Giro deste ano devido a queda, será uma das principais armas da equipa norte-americana no auxílio ao chefe de fila, o colombiano Rigoberto Uran. Esta será a sua primeira participação na Grande Boucle, depois de já ter estado por uma ocasião na Vuelta (17.º em 2019) e no Giro em dois anos (33.º e abandono).

Com a chamada de Rúben Guerreiro, a edição deste ano do Tour contará com dois portugueses, já que Rui Costa também estará presente ao serviço da UAE Team Emirates.

Fonte: Record on-line

“Trek-Segafredo aposta na experiência do antigo vencedor Nibali”


Ciclista italiano regressa ao Tour depois de um ano de ausência

 

Por: Lusa

Foto: DR Record

Vincenzo Nibali, vencedor da edição de 2014, vai liderar a Trek-Segafredo na Volta a França, confirmou a formação norte-americana, que aposta na experiência do ciclista italiano e do holandês Bauke Mollema para conseguir "bons resultados".

Nibali, de 36 anos, regressa ao Tour depois de um ano de ausência -- e de uma primavera conturbada, com uma fratura do pulso direito a menos de um mês do arranque do Giro, onde foi 18.º -, dividindo liderança com Mollema, de 34 anos, que acabou no 'top 10' da prova francesa em duas ocasiões (2015 e 2013).

"Bauke e Vincenzo têm uma grande experiência. Com uma forte equipa em redor deles, pensamos que podem fazer bons resultados", assumiu o diretor desportivo Luca Guercilena.

Além dos homens da geral, a Trek-Segafredo vai ainda apostar em vitórias em etapas com o belga Jasper Stuyven, vencedor da Milão-Sanremo, e o dinamarquês Mads Pedersen, campeão do mundo em 2019.

"Vimos ao Tour com um estado de espírito agressivo, preparados para animar a corrida. O objetivo principal será ganhar etapas", acrescentou Guercilena.

Os franceses Julien Bernard e Kenny Elissonde, o letão Toms Skujins e o belga Edward Theuns completam a formação que vai alinhar na 108.ª edição da Volta a França, que arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Fabio Aru substituído por Carlos Barbero na Qhubeka”


Italiano acusou problemas físicos no passado fim de semana

 

 Por: Lusa

Foto: Site oficial da Qhubeka

Fabio Aru, com problemas físicos, foi substituído pelo espanhol Carlos Barbero na equipa Qhubeka para a Volta a França, a decorrer de 26 de junho a 18 de julho, informou esta segunda-feira a equipa sul-africana.

"Senti que, com os problemas físicos que tive neste fim de semana, o meu corpo simplesmente não está como eu gostava que estivesse para dar o meu melhor no Tour", disse Fabio Aru, de 30 anos, num comunicado divulgado pela equipa Qhubeka.

Fabio Aru, vencedor da Volta a Espanha em 2015 e que chegou a vestir a camisola amarelo no Tour de 2017 (com triunfo na quinta etapa), tem tido presenças discretas nas provas em que participa e na última edição da prova francesa abandonou na nona etapa.

A formação da Qhubeka no Tour será composta por Carlos Barbero (Esp), Sean Bennett (EUA), Victor Campenaerts (Bel), Simon Clarke (Aus), Nicholas Dlamini (Afs), Michael Gogl (Aut), Sergio Henao (Col) e Max Walscheid (Ale).

Fonte: Record on-line

“Rui Costa pela 10.ª vez na Volta a França”


Tour arranca no sábado em Brest

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates Team

O português Rui Costa vai disputar pela 10.ª vez a Volta a França, que arranca no sábado em Brest, na ajuda ao esloveno Tadej Pogacar, atual campeão do Tour, anunciou esta terça-feira a UAE Emirates.

"O nosso objetivo é claro, vamos tentar defender o título que o Tadej conquistou o ano passado e, por isso, construímos uma equipa em seu redor", afirmou o diretor desportivo Matxin Fernandez.

Rui Costa, campeão do mundo em 2013 e vencedor de três etapas no Tour na sua carreira, é um dos elementos escolhidos pela equipa para ajudar o jovem ciclista esloveno, de 22 anos, regressando à 'Grande Boucle', depois da ausência em 2020.

"Temos uma boa combinação de juventude e experiência para apoiar Tadej, com um bloco forte de trepadores e também corredores fortes para o terreno plano", acrescentou o responsável da equipa.

O corredor natural da Póvoa de Varzim, de 34 anos, tem como melhor resultado na 'Grande Boucle' o 18.º lugar em 2012.

A equipa da UAE Emirates vai contar ainda com o italiano David Formolo, o suíço Marc Hirschi, o norueguês Vegard Stake Laengen, o polaco Rafael Majka, o norte-americano Brandon McNulty e o dinamarquês Mikkel Bjerg.

De fora acabou por ficar o sprinter Alexander Kristoff, num sinal claro que a equipa vai lutar pela classificação geral e não por etapas.

A 108.ª edição do Tour arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Monte do Pilar recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”


O Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, recebe no dia 27 de junho o 3.º DHI Capital do Móvel, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa, o 3.º DHI Capital do Móvel realiza-se no Monte Pilar, segundo ponto geográfico mais elevado de todo o concelho de Paços de Ferreira, local de extrema beleza onde é possível observar os territórios envolventes.

A segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, decorrerá entre as 14 e as 17h30.

A prova incluirá um período para treinos entre as 09h00 e as 12h30, realizando-se uma manga de qualificação às 14h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h30.

O 3.º DHI Capital do Móvel tem apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Sportchip e do comércio e indústria local.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Agenda de Ciclismo”


Campeonatos Nacionais de XCO realizam-se neste fim de semana

Por: Ana Nunes

Os títulos nacionais de Cross Country Olímpico (XCO) vão ser entregues no domingo, dia 27 de junho, no Fundão. Nesta semana há destaque ainda para a 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, que estará na estrada entre os dias 23 e 27 de junho.

Neste fim de semana os atletas de Cross Country Olímpico (XCO) vão dirigir-se ao Fundão, no distrito de Castelo Branco, para disputarem os títulos de campeões nacionais da vertente. A prova será realizada num circuito fechado, com 4,4 quilómetros de extensão.

No sábado, dia 26 de junho, os participantes vão ter o percurso disponível para treinos das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. No domingo, dia 27 de junho, o circuito voltará a abrir para a realização de treinos entre as 07h30 e as 08h30, antes de arrancar a primeira prova do dia, destinada aos paraciclistas e aos masters masculinos, pelas 09h00.

A prova seguinte, que terá início pelas 10h45, será para os juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto as cadetes. Às 13h00 começará a corrida de cadetes masculinos e femininos e às 14h45 entram em competição as categorias de elite e os sub-23 masculinos.

Na estrada, a partir desta quarta-feira, dia 23 de junho, até domingo, dia 27 de junho, estará a 38ª Volta ao Alentejo - 1º Grande Prémio CMTV. O percurso da prova será semelhante ao das edições anteriores, com a maioria das etapas vocacionadas para sprinters.

A etapa inaugural da corrida, amanhã, vai ligar Reguengos de Monsaraz a Beja, num percurso maioritariamente plano, de 194,5 quilómetros, com partida às 10h45 e chegada às 15h51. No dia 24, os corredores arrancam de Almodôvar, pelas 10h50, por um percurso de 195,5 quilómetros até Sines, no qual o vento poderá ter influência. A chegada está prevista para as 15h53. Na terceira etapa, a distância a percorrer será de 173,1 quilómetros, de Alcácer do Sal até Mora, onde a chegada também será destinada aos sprinters. A partida será dada pelas 11h30, com chegada prevista para as 15h53.

No sábado teremos jornada dupla. O dia começará pelas 10h45, com uma etapa de montanha de 85 quilómetros, que ligará Monforte a Castelo de Vide, onde os corredores deverão chegar às 12h30. Esta poderá ser uma etapa decisiva, onde os trepadores terão a oportunidade de fazer diferenças. À tarde, segue-se um contrarrelógio de 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide, com início às 16h00, sendo que o final está previsto para as 18h27. A partida para a derradeira etapa será dada no domingo, às 11h20, em Portalegre, e após 162,9 quilómetros será coroado o vencedor, em Évora, pelas 15h28.

 

 

Mais eventos oficiais:

 

26 de junho: 2ª Taça da Madeira de CE-Santana

26 a 27 de junho: G.P. Ciclismo Castro Verde

27 de junho: Taça Famosangra #3-CMAH, Angra do Heroísmo

27 de junho: 3º BTT DHI Capital do Móvel, Paços de Ferreira

26 a 27 de junho: Avaliações Inter-Regional Zona A – BTT

27 de junho: Avaliações Inter-Regional Zona A – Estrada

26 a 27 de junho: Avaliações Inter-Regional Zona A – BTT

27 de junho: Avaliações Inter-Regional Zona A – Estrada

26 de junho: 2º Encontro Regional de Escolas de CE – Santana

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Equipa na Volta ao Alentejo com objetivo em etapas, mas com olho na Geral”


Por: Xavier Silva

 

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua sem tempo para descansar, volta à competição esta quarta-feira com a 38ª Volta ao Alentejo – Grande Prémio CMTV, prova que se realiza de 23 a 27 de junho.


Foi dado a conhecer um percurso semelhante ao das últimas edições, com a maioria das etapas vocacionada para sprinters e com uma jornada dupla, ao sábado, que inclui uma curta etapa de montanha e um contrarrelógio individual também pouco extenso.

As duas etapas mais longas são as primeiras. Na abertura, dia 23, o pelotão rola entre Reguengos de Monsaraz e Beja, com uma chegada que se prevê para velocistas, depois de percorridos 194,5 quilómetros. Um dia mais tarde a viagem terá 195,5 quilómetros, unindo Almodôvar a Sines, num trajeto que, em dias de vento, propicia espectáculo e diferenças significativas de tempo.


Segue-se uma tirada de 173,1 quilómetros entre Alcácer do Sal e Mora, na qual o protagonismo também é apontado aos homens rápidos. No dia seguinte, 26 de junho, chega a jornada dupla e potencialmente decisiva da prova. De manhã, o pelotão pedala entre Monforte e Castelo de Vide. O itinerário, com 85 quilómetros, inclui as subidas de Cabeço de Mouro, Monte Paleiros e Senhora da Penha, proporcionando terreno para os trepadores mexerem com a corrida. Na tarde do mesmo dia chega o já tradicional contrarrelógio de Castelo de Vide. Apenas 8,4 quilómetros, mas com a subida da Senhora da Penha no trajeto.

O final de festa acontecerá na Praça do Giraldo, Évora, uma chegada sempre técnica, que, em 2021, será alcançada após 162,9 quilómetros a pedalar desde Portalegre.

Para esta prova alinhamos com 7 ciclistas e são eles: Pedro Paulinho, Joaquim Silva, Ángel Sanchez, Pedro Pinto, Gaspar Gonçalves, Iúri leitão e contamos com o regresso de Tiago Antunes, que retorna à competição após um mês e meio de paragem por lesão.


Em antevisão, o diretor desportivo adjunto Xavier Silva afirma que “Vamos para esta prova com a ambição de vencer etapas, mas também com um Top-5 na Classificação Geral na nossa mira. Sabemos que é uma prova que tem 3 etapas propícias para chegadas ao sprint e contamos com o Iúri Leitão em boa forma que pode estar na discussão das mesmas. O Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves serão os nossas armas para a Classificação Geral, eles que também estão em boa forma. De salientar também o regresso de Tiago Antunes que volta após um período de paragem competitiva para recuperar da lesão da Volta ao Algarve e vamos ver em que ponto se encontro, mas o mais importante nesta fase é recuperar o ritmo competitivo.”.

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“EFAPEL regressa à estrada amanhã para correr a Volta ao Alentejo”


De 23 a 27 de junho, entre amanhã e domingo, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL está na estrada para disputar a 38.ª edição da Volta ao Alentejo – 1.º Grande Prémio CMTV. A prova vai ter seis etapas, uma delas um contrarrelógio individual e é de Reguengos de Monsaraz que vai ser dada amanhã a partida, para no domingo terminar em Évora, pela quinta vez consecutiva, quando estiverem percorridos 819,4 km, o total dos próximos cinco dias.

O percurso é semelhante a anteriores edições e mais vocacionado para sprinters. Da EFAPEL alinham sete corredores: Luís Mendonça, Mauricio Moreira, Fábio Fernandes, Rafael Reis, Karel Hník, Fábio Costa e Javier Moreno.

Amanhã a etapa inaugural liga Reguengos de Monsaraz (10H45) a Beja (15H50), num percurso de 194,5 km, na sua maioria planos. Quinta-feira o pelotão sai de Almodôvar (10H50) para viajar até Sines (15H53) ao longo de 195,5 km. A 3.ª etapa disputa-se entre Alcácer do Sal (11H30) e Mora (15H45), num total de 173,1 km com chegada bem ao jeito dos sprinters.

Sábado, 26 de junho, é dia de dupla competição. De manhã corre-se a 4.ª etapa, com montanha, que une Monforte (10H15) a Castelo de Vide (12H30) ao longo de 85 km duros, onde os trepadores terão a sua oportunidade de fazer diferenças.

À tarde tem lugar um contrarrelógio individual de 8,4 km, em Castelo de Vide, que começa às 16H00, sendo que o final está previsto para as 18H27. Domingo chega a última etapa, que arranca de Portalegre (11H20) em direção a Évora, onde após o pelotão percorrer 162,9 km será coroado, na Praça do Giraldo, em Évora, o grande vencedor da Volta ao Alentejo 2021, pelas 15H28.

“Trata-se de uma Volta ao Alentejo com um percurso e características idênticas à última edição, em 2019 e para a qual vamos trabalhar para estar todos os dias na discussão desta importante competição”, avançou o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira.

 

ETAPAS da 38.ª Volta ao Alentejo – 1.º Grande Prémio CMTV:

 

23 de junho, quarta-feira - 1.ª ETAPA: Reguengos de Monsaraz (10H45) – Beja (15H50)» 194,5 km

24 de junho, quinta-feira - 2.ª ETAPA: Almodôvar (10H50) – Sines (15H53)» 195,5 km

25 de junho, sexta-feira - 3.ª ETAPA: Alcácer do Sal (11H30) – Mora (15H45)» 173,1 km

26 de junho, sábado - 4.ª ETAPA: Monforte (10H15) – Castelo de Vide (12H30)» 85 km

26 de junho, sábado - 5.ª ETAPA: Castelo de Vide (16H00) – Castelo de Vide (18H27)» 8,4 km (CRI - Contrarrelógio Individual)

27 de junho, domingo - 6.ª ETAPA: Portalegre (11H20) – Évora (15H28)» 162,9 km

Fonte: Efapel

“Alentejana” começa em Reguengos de Monsaraz


A 38ª Volta ao Alentejo em Bicicleta / 1º Grande Prémio CMTV começa já esta quarta-feira, 23 de junho, em Reguengos de Monsaraz. Um pelotão de 124 ciclistas vai percorrer os territórios do alto, baixo, litoral e Alentejo central com organização CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Entre Reguengos e Évora, onde a prova vai terminar no domingo, serão percorridos 819 quilómetros.

A caravana da Volta concentra-se no Parque da Cidade, em Reguengos de Monsaraz, às 9h15, para dar a conhecer as 18 equipas que participam no evento que, entre outros, será acompanhado de perto pelos órgãos de comunicação social do Grupo Cofina, parceiro desta organização que vem ampliar, ainda mais, a exposição mediática do evento. A televisão líder do cabo, a CMTV, vai estar em direto nas partidas e chegadas da “Alentejana”.

A etapa inaugural que vai ligar Reguengos de Monsaraz a Beja terá partida às 10h45 e neste primeiro dia de competição com 194,5 KM haverá Metas Volantes em Mourão, Moura e Mértola. O final, na Rua 1º de Maio junto ao Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, está previsto para pouco antes das 16 horas.


 

As Camisolas

 

Ao longo dos cinco dias de prova, vão estar em discussão quatro classificações e outras tantas camisolas de líder. A mais desejada, a “Amarela” Sociedade Ponto Verde, será entregue todos os dias ao corredor melhor classificado no somatório de tempos de cada etapa.  Tal como indica o nome do principal patrocinador da prova, a reciclagem será o mote desta edição e daí o slogan da CMTV “Sustentabilidade sobre Rodas”. A Classificação Geral Por Pontos terá como símbolo a Camisola Verde Crédito Agrícola, enquanto a Classificação Geral da Montanha terá este ano uma cor totalmente distinta; será a Camisola Preta E-Redes. O Prémio da Juventude será representado pela Camisola Branca F-Gil.


Entre as 18 formações participantes, destacam-se as figuras do ciclismo nacional, mas Espanha cuja nacionalidade, além da portuguesa, mais vezes tem ganho a prova estará representada com quatro equipas. Há ainda formações vindas da África do Sul e Suíça.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com