domingo, 2 de outubro de 2022

“Superliga: Vasco Vilaça acaba etapa do triatlo de Toulouse na 16.ª posição”


Australiano Hayden Wilde venceu em França

 

Por: Lusa

O português Vasco Vilaça terminou este domingo em 16.º o triatlo de Toulouse, disputado no formato 'supermix' e pontuável para a Superliga da modalidade.

O formato 'supermix' reordena a sequência de segmentos, em três blocos mais curtos e com dois minutos de intervalo entre cada um.

O primeiro começou com natação, depois ciclismo e corrida, o segundo começou com corrida e prosseguiu com ciclismo e natação e finalmente o terceiro iniciou-se com ciclismo, passando depois a natação e terminando com corrida.

Cada segmento de natação era de 300 metros, os de ciclismo de 4,6 quilómetros e os de corrida 1,6 quilómetros.

Vilaça totalizou 44.48 minutos, em competição que teve por vencedor o australiano Hayden Wilde (43.07).

Fonte: Record on-line

“Matej Mohoric rouba vitória na Volta à Croácia a Jonas Vingegaaard por um segundo”


Ciclista da Bahrain-Victorious aproveitou bonificações para superar o dinamarquês

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) sagrou-se este domingo campeão da Volta à Croácia, após ser segundo na sexta etapa, na qual bonificou num sprint intermédio, ultrapassando o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

A sexta e derradeira tirada foi vencida ao sprint pelo italiano Elia Viviani (INEOS), que cumpriu os 158 quilómetros entre Sveta Nedelja e Zagreb em 3:15.51 horas, conseguindo o segundo triunfo em 2022, ano de estreia na formação britânica.

Mohoric, de 27 anos, foi segundo, à frente do italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), terceiro, e aproveitou os segundos ali ganhos, bem como no primeiro sprint intermédio, para vencer a geral.

Foi por um segundo que o esloveno bateu Vingegaard, o campeão da Volta a França deste ano, que regressou à competição precisamente na Croácia, após dois meses de rumores sobre a sua saúde mental, e venceu duas etapas, acabando em segundo na tabela final.

O pódio ficou completo com a sensação de 19 anos Oscar Onley (DSM), um britânico que aqui conseguiu catapultar-se para a atenção generalizada no mundo do ciclismo.

É o segundo triunfo do ano para Mohoric, que conquistou a Milão-Sanremo, a grande vitória da carreira, em março deste ano, e o 17.º desde que se tornou profissional.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de XCO Leiria”


Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós campeões nacionais de XCO

 

Por: Ana Nunes

Marrazes, no concelho de Leiria, recebeu neste domingo o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO). Os títulos nacionais na categoria elite foram conquistados por Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team).

Disputaram-se neste domingo os nacionais de XCO, com Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) a conseguir a desforra, depois de ontem ter ficado muito perto de conquistar o título de cross country curto (XCC). O atleta foi 1m11s mais rápido do que o segundo classificado, José Dias (Buff/Megamo Team). David Rosa (Individual) fechou o pódio na terceira posição, a 1m34 do vencedor.

Para Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) hoje foi dia de colocar a cereja no topo do bolo. Depois de ontem se ter sagrado campeã nacional de XCC em Marrazes, hoje foi dia de segurar também o título nacional de XCO. Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou na segunda posição, a 4m28s de Raquel Queirós, seguida de Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), em terceiro, a 10 minutos.

Na categoria de sub-23, no setor masculino, foi Guilherme Mota (Guilhabreu BTT) a vencer, na frente de João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastou mais 1m05s. Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) terminou a 3m12s do vencedor, tempo que lhe garantiu a terceira posição.


No setor feminino foi Ana Fernandes (Strix Bike Team) a superiorizar-se à concorrência, batendo Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) por 3m10s e Sara Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras /SPC) por 8m26s.

A corrida de juniores masculinos terminou com a vitória de Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis). O corredor foi mais forte do que Rafael Costa (Guilhabreu BTT), segundo classificado, a 14 segundos, e do que Tomás Mota (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria), terceiro classificado, a 1m45s.

Mariana Líbano dominou em juniores femininas, gastando menos 2m22s do que Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e menos 3m48s do que Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack).

Na categoria de cadetes foram Duarte Galvão (Águias de Alpiarça/Di’Bikes/Crédito Agrícola) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) a conquistarem os títulos nacionais nos respetivos setores, masculino e feminino.

Nas categorias de veteranos, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceram em masters 30, Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) em masters 40, António Sousa (Individual) em masters 50 e Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) em masters 60.

No paraciclismo a prova foi dominada por Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço), que venceu o título nacional na respetiva categoria.

A Guilhabreu BTT venceu coletivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Enric Mas triunfa a solo no Giro dell'Emilia”


Espanhol da Movistar conseguiu o primeiro triunfo numa corrida de um dia na carreira

 

Por: Lusa

O espanhol Enric Mas (Movistar) conseguiu este sábado o primeiro triunfo numa corrida de um dia na carreira, ao cortar a meta isolado em San Luca para vencer o Giro dell'Emilia.

Segundo na Volta a Espanha deste ano, Mas conseguiu o sexto triunfo da carreira, ao cumprir os 198,7 quilómetros entre Carpi e San Luca em 4:55.31 horas, batendo o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo, por 11 segundos.

Estes dois ciclistas pareceram sempre os mais fortes na corrida, que foi animada e atacada ao longo do traçado, sobretudo na entrada no circuito, que inclui a decisiva subida de San Luca.

Foi na última passagem, a menos de dois quilómetros da meta, que o espanhol conseguiu isolar-se de Pogacar para erguer os braços a solo.

O italiano Domenico Pozzovivo (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) completou o pódio, a 14 segundos.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Maria Martins e Daniela Campos no top 10 da corrida por pontos”


Por: Ana Nunes

Na última jornada dos 3 Dias d’Aigle, na Suíça, a seleção nacional participou na corrida por pontos, tendo conseguido colocar as duas corredoras no top 10. Maria Martins foi quinta e Daniela Campos fechou na nona posição.

As duas representantes da seleção nacional que estão presentes nesta competição voltaram a subir hoje à pista do Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, na Suíça, para disputarem a corrida por pontos. Nesta prova, em que as atletas tiveram de completar 100 voltas à pista, foi a belga Lotte Kopecky a sagrar-se vencedora, com um total de 57 pontos.

Maria Martins foi a mais bem classificada, tendo terminado a prova na quinta posição. A corredora portuguesa somou pontos em dois sprints, três pontos no terceiro sprint e um ponto no quinto sprint. Maria Martins conseguiu ainda dobrar o grupo principal por duas vezes, somando assim mais 40 pontos no total das duas voltas ganhas. A sua pontuação final foi assim de 44 pontos.


Daniela Campos também esteve numa das iniciativas de ataque que conseguiu dar uma volta ao pelotão, o que lhe permitiu desde logo somar 20 pontos. Além disso, a corredora que representa a seleção nacional pontuou em três dos 10 sprints. Somou um ponto no quarto sprint, três no sexto e dois no nono. No final, os 27 pontos amealhados garantiram-lhe a nona posição.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes mostrou-se satisfeito com os resultados conseguidos e ressalvou a importância que teve a participação das atletas nestes 3 Dias d’Aigle para a preparação dos mundiais que terão lugar em França, entre os dias 12 e 16 de outubro. 

“A corrida foi bastante movimentada desde início, sempre com vários ataques. Tanto a Maria como a Daniela estiveram muito bem, conseguiram dar voltas e pontuar nos sprints. A nossa participação nesta prova foi muito importante para a preparação dos mundiais, pois permitiu-nos melhorar alguns aspetos técnicos e táticos que não se conseguem corrigir nos treinos. Fizemos um bom trabalho e estou certo de que saem daqui mais ricas depois de três dias de aprendizagem. Agora é continuar o trabalho em Anadia e preparar os mundiais da melhor forma possível”, explicou Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“CRP Ribafria com dobradinha em Évora”


Decorreu ontem, dia 1 de Outubro, na cidade de Évora o VI Circuito organizado pela equipa de ciclismo representativa daquela Cidade, a UCA ( União Desportiva do Alentejo ).

O circuito de 3,6 km a ser percorrido em 15 voltas, perfazendo um total de 54 km. 

Uma prova já um pouco fora de época, com a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic a ter dado já como terminada a sua época de competição, mas ainda assim, e embora a prova não seja federada, a equipa do CRP Ribafria deslocou-se para participar neste circuito, em primeiro lugar por respeito e consideração a equipa organizadora, que também faz parte do pelotão nacional, e em segundo porque na composição da nossa equipa, estão dois Alentejanos ( João Letras e Jorge Letras ).


A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic alinhou nesta prova com 7 unidades, João Letras, Jorge Letras, Jorge Marques, Humberto Pereira, Pedro Dias, Hélder Pereira e Paulo Simões.

Foi uma corrida rápida e onde tentamos sempre atacar, isolar atletas na fuga e desgastar os adversários.

Após vários ataques da nossa parte, conseguimos isolar o Humberto Careca, ao qual se veio a juntar João Letras, mas esta fuga viria a ser anulada pelo pelotão.

Voltamos a tentar novamente com vários atletas, e à passagem da 10 volta, João Letras e Jorge Letras, conseguiram isolar-se e ganharem vantagem ao pelotão, e até ao final, o pelotão não conseguiu anular a fuga.

Jorge Letras e João Letras, cortaram a meta isolados, com cerca de 50 segundos de vantagem para o pelotão, que chegou ao sprint, onde a equipa ainda conseguiu alcançar o 5º, 8º e 11º Lugar.


A vitória entre os irmãos foi para o Jorge Letras, que completou mais uma primavera no dia 29 de setembro.

Jorge Letras Venceu a geral e no escalão M30, João Letras foi 2º a Geral e 2º no escalão M30, Pedro Dias Venceu no Escalão Elite e Jorge Marques foi segundo no mesmo escalão. Paulo Simões foi o 3º classificado M40.

Neste momento a direção da do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic continua a trabalhar na época 2023, tendo já definido algumas saídas de atletas da equipa e entradas de novos atletas.

Para 2023 a equipa continua com o apoio de todos os atuais sponsors, mas também já tem garantido a entrada no apoio a equipa de novos, que em breve serão anunciados.

Fonte: Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic – CRP Ribafria








Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com