quinta-feira, 9 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Pelayo Sánchez estreia-se a vencer em grandes, Pogacar mantém-se de rosa no Giro”


No final dos 180 quilómetros entre Torre del Lago Puccini e Rapolano, o espanhol de 24 anos bateu os seus companheiros de fuga, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Luke Plapp (Jayco AlUla)

 

Por: Lusa

O ciclista espanhol Pelayo Sánchez (Movistar) estreou-se, esta quinta-feira, a vencer em grandes Voltas, na sexta etapa da Volta a Itália, que incluiu setores de gravilha, dos quais Tadej Pogacar (UAE Emirates) emergiu 'ileso' na liderança da classificação geral.

No final dos 180 quilómetros entre Torre del Lago Puccini e Rapolano, o espanhol de 24 anos bateu os seus companheiros de fuga, o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), segundo com as mesmas 04:01.08 horas, e o australiano Luke Plapp (Jayco AlUla), terceiro a um segundo.

O camisola rosa Tadej Pogacar (UAE Emirates) chegou num grupo a 29 segundos, juntamente com o britânico Geraint Thomas (INEOS), que continua na segunda posição da geral a 46 segundos. O colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) caiu num dos setores de ‘sterrato’, mas manteve-se no terceiro lugar, a 47 segundos do esloveno.

Na sexta-feira, disputa-se o primeiro de dois contrarrelógios deste Giro, entre Foligno e Perugia, onde o final dos 40,6 quilómetros de exercício individual contra o cronómetro coincide com uma contagem de montanha de quarta categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Raquel Queirós 21.ª no Europeu de XCC”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós, 21.ª na corrida feminina de elite, conseguiu, hoje, o melhor resultado para Portugal nas provas de cross country curto (XCC) do Campeonato da Europa de BTT, a decorrer em Cheile Grădiștei, Roménia, até domingo.

A corredora portuguesa perdeu algumas posições no arranque, mas, a partir da segunda volta, conseguiu subir no grupo e na classificação, acabando por fechar no 21.º posto. Gastou mais 3m07s do que a francesa Pauline Ferrand-Prevot, que conquistou o título europeu. A neerlandesa Puck Pieterse ficou com a medalha de prata, a 11 segundos. A suíça Nicole Koller fechou o pódio, a 42 segundos.


A corrida masculina de elite teve um desenho semelhante para as cores nacionais. Tal como no caso de Raquel Queirós, a pior classificação parcial de Roberto Ferreira foi na primeira volta. A partir daí o português melhorou até ser o 24.º, a 2m02s do vencedor, o dinamarquês Simon Andreassen, que se impôs em solitário. Seguiram-se o alemão Julien Schelb e o italiano Luca Braidot, ambos a 38 segundos.

O primeiro português a correr as finais de XCC foi o júnior João Fonseca, que conseguiu a 22.ª posição, a 1m56s do vencedor, o suíço Sven Sommer. A luta pela vitória foi a três, tendo o helvético batido por dois segundos o compatriota Micha Alder e o norueguês Aksel Laforce, segundo e terceiro, respetivamente. A prova do português ficou marcada por uma partida em falso.


“O João teve um pequeno erro técnico, não conseguindo encaixar o pé no pedal no arranque. Mas foi recuperando, embora esteja convencido que sem esse percalço poderia ambicionar ao top 15. No cômputo geral, conseguimos resultados acabaram por corresponder às expectativas, em provas disputadas em condições muito duras, devido à chuva. O percurso está tão enlameado, que parece mais uma pista de ciclocrosse do que de XC”, salienta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Os portugueses voltam à ação no sábado, primeira de duas jornadas dedicadas ao cross country olímpico (XCO). De manhã irão competir os juniores, João Fonseca, às 9h00, e Beatriz Guerra, às 11h00. Os sub-23 Diogo Neves e João Cruz correm às 14h00.

O programa fecha no domingo. Ana Santos compete na prova feminina de sub-23, às 8h30, Raquel Queirós representa Portugal entre a elite feminina, às 11h00, e Roberto Ferreira, também em elite, entra em pista às 14h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com