quinta-feira, 19 de março de 2020

“Coronavírus: Miguel Carneiro organiza treino 'indoor' com atletas de todo o mundo”

De forma a consciencializar as pessoas a ficarem em casa devido à pandemia de Covid-19
O triatleta de longa distância Miguel Carneiro está a organizar um treino 'indoor' de seis horas com atletas de vários pontos do mundo, para consciencializar as pessoas a ficarem em casa devido à pandemia de Covid-19.

"Vão juntar-se ao treino vários atletas de longa distância, de vários pontos do mundo, incluindo o campeão do mundo de ultradistância de triatlo da época passada, recordistas do mundo, pessoal que participa nas provas mais longas do mundo inteiro. Vamos estar todos em contacto uns com os outros, em videochamada, a pedalar durante seis horas", explicou hoje Miguel Carneiro à agência Lusa.

A ideia surgiu do ultramaratonista Rui Martins, com o treino, que contará com atletas do México, Guatemala, Itália, Áustria e Dinamarca, entre outras nacionalidades, a realizar-se na sexta-feira, entre as 13:00 e as 19:00 (horas de Portugal continental).

"Ele [Rui Martins] achou que podia ser giro fazermos um treino 'indoor'. Claro que achei ótimo e começámos a trabalhar nisso e a arranjar uma maneira de juntar outros atletas para motivar ao máximo a população", sublinhou.

O polícia dos estabelecimentos da marinha, que já viu várias provas em que ia participar nos próximos meses serem canceladas devido à pandemia de Covid-19, considera que um treino de seis horas em casa "equivale a umas 10 ou 11 horas lá fora".

"Alguns seguidores querem juntar-se, outros, que não têm bicicleta em casa, querem juntar-se e fazem outros exercícios durante o mesmo período. Há pessoal que só vai fazer uma hora ou duas. Seis horas é muito. Sabemos que muita gente não aguenta um treino destes, mas é um pouco para consciencializar as pessoas de que podem treinar em casa", expressou.

Miguel Carneiro não mudou muito os hábitos de treino neste período, pois já pedalava muito em casa e, enquanto militar, aproveita a base para correr e arranjar "circuitos onde não esteja ninguém", apenas com a natação a ficar para trás, devido ao encerramento das piscinas.

"Sou um caso raro. Os meus treinos já eram maioritariamente em casa, gosto muito de treinar em casa. Sou um bocado ao contrário dos outros. Sinto um bocado de insegurança a pedalar na rua, com os carros. Em casa, consigo focar-me mais no treino. Para mim, não é uma mudança muito grande", admitiu.

O treino será transmitido em direto através de uma aplicação, que será distribuída através das páginas pessoais na Internet dos atletas participantes.

Fonte: Record on-line

“Elise Chabbey, a médica-ciclista que largou a bicicleta para ajudar a combater o coronavírus”

Uma ciclista profissional suíça, licenciada em medicina, trocou os pedais pela bata médica para se juntar ao Hospital Universitário de Genebra.

Elise Chabbey, ciclista da Bigla-Katusha e licenciada em medicina, tinha planeado dedicar-se primeiro ao ciclismo, antes de abraçar a profissão de médica. Nesta altura deveria estar a preparar-se para as 'clássicas de primavera'. Mas a pandemia do coronavírus trocou-lhe as voltas e a ciclista suíça trocou agora as bicicletas pela bata e as estradas pelos hospitais.

De acordo com a sua equipa, Chabbey, de 26 anos, que se foi conciliando o seu curso de medicina com as provas de ciclismo ao longo dos últimos anos, iria participar na Strade Bianche e em várias 'clássicas' na Bélgica ao longo deste mês, mas quando o surto de coronavírus se começou a fazer sentir na Suíça e as provas de ciclismo foram canceladas, optou por se juntar ao Hospital Universitário de Genebra, que se encontrava com falta de pessoal, para ajudar no que pudesse.

"Não fazer nada não faz parte da minha natureza", afirmou Chabbey em declarações ao site oficial da sua equipa. "O que estavamos a viver agora é algo sem precedentes e, dada a gravidade da situação, sinto que tenho de fazer alguma coisa", acrescentou.

Chabbey encontra-se encarregue de lidar não só com pacientes infetados com o Covid-19, mas também com outros pacientes. "Esta semana tive a meu cargo nove pacientes e contamos que o número cresça significativamente ao longo dos próximos dias", relatou Chabbey.

Na Suíça há, neste momento, mais de 3800 casos confirmados de Covid-19 e 36 mortes. Sem provas de ciclismo no horizonte, Chabbey aproveita, ainda assim, as pausas que vai tento no hospital para treinar e estar pronta, quando a competição for retomada.

"Quanto esta crise passar saberei que tentei cumprir a minha parte e espero poder ficar orgulhosa disso. Penso que o que estou a fazer me tornará mentalmente mais forte", destaca a médica-ciclista. "E, quando eventualmente as corridas recomeçarem, estarei mais do que pronta e motivada para me juntar às minhas colegas na estrada", garente Chabbey.

Fonte: Sapo on-line

“Bernard Hinault: "Se o Tour tiver se ser cancelado, não hesitaremos"”

Prova agendada entre 26 de junho e 19 de julho

Por: Ana Paula Marques

Foto: Lusa/EPA

O cancelamento ou adiamento de eventos desportivos sucedem-se dia a dia devido à pandemia do Covid-19. Alguns ainda vão resistindo a esta decisão drástica, porque também estão programados para os meses de verão. E sendo os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020 a grande incógnita do momento, ainda que os seus organizadores (quer o Comité Olímpico Internacional, quer do lado dos japoneses), mantenham a prova de pé, há outras grandes competições em quem recaem a dúvida se vão ou não ter lugar. É o caso da Volta a França. Seguirá o exemplo da congénere italiana, que programada para maio, já foi cancelada?

"Um apaixonado do Tour deseja, acima de tudo, ver as pessoas de boa saúde. Se o Tour precisar de ser cancelado, não vamos hesitar. Estamos a enfrentar uma doença sangrenta, que é muito mais grave", frisou em entrevista ao jornal Le Parisien o antigo ciclista Bernard Hinault, que pertence à estrutura organizadora da prova, a empresa ASO, como embaixador. "O Tour  é uma festa fantástica, mas a vida é mais importante. Estamos a falar de risco de morte", disse ainda um dos quatro ciclistas que venceu a Volta a França por cinco vezes.

Por ocasião do Paris-Nice, que foi para a estrada quando todas as provas em Itália e noutros países já tinham sido cancelada, o diretor do Tour, Christian Prudhomme, minimizou a possibilidade de o Tour ser cancelado, dizendo que só por duas vezes, por ocasião das Guerras Mundiais, tal tinha sucedido.

"Francamente, não podemos dizer: ‘devemos manter o Tour a todo custo.’ Não me cabe a mim decidir. Mas penso que ainda há tempo para tomar uma decisão", sublinhou o antigo ciclista francês, revelando ainda que uma decisão sobre o cancelamento deveria ser tomada até ao início de junho. "Seria o máximo ideal. O Tour é uma máquina enorme, com hotéis marcados, policiamento, entre outras coisas".

Bernard Hinault, contudo, questiona-se: "Temos que nos perguntar se é razoável deixar os ciclistas competirem e as pessoas estarem na estrada se ainda houver riscos. O Tour movimenta dezenas de milhares de espectadores todos os dias.

Fonte: Record on-line

“Contenção do COVID-19/EMEL suspende operação da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa – GIRA”

Por: Maria Teresa Loureiro

No seguimento da declaração de Estado de Emergência proferida ontem pelo Presidente da República e tendo em conta a quebra de utilização verificada, a EMEL suspendeu hoje, 19 de março, a operação da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa - GIRA.

Aos utilizadores com passes GIRA ativos, será dada a prorrogação da vigência dos mesmos pelo período equivalente ao que durar esta suspensão.

Esta medida soma-se às anteriormente postas em prática pela empresa municipal, de suspensão do pagamento de estacionamento na via pública e estacionamento gratuito para residentes em parques da EMEL, com vista a colaborar na luta contra o CVID-19 e a para que a cidade de Lisboa retome com a maior rapidez possível a normalidade do seu dia-a-dia.

Fonte: EMEL

NP-TV atualizou os seus canais de televisão com o “Vídeo da “18ª Bênção Nacional dos Ciclistas Fátima. 2020”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo da 18ª Bênção Nacional dos Ciclistas Fátima. 2020”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação.

“A saúde pélvica da mulher ciclista e o selim, cuidados e dicas para as mulheres”

Porque a vida continua, e apesar da atual situação que todos atravessamos, não podemos cruzar os braços, e temos de continuar a trabalhar, desta forma trazemos até vós um artigo muito interessante, em especial para todas as mulheres, boas leituras.

Tudo que você gostaria de saber a respeito da saúde pélvica da mulher ciclista


Um destes dias estava reunida com um grupo de alunas conversando a respeito da importância do ajuste da bicicleta. Falávamos sobre quem tinha andado e quem não tinha, como é quando e onde andar de bicicleta, e a conversa tornou-se extremamente acalorada, fluida, divertida e longa quando começamos a falar do ponto mais dolorido das ciclistas, a vagina.

Passado o constrangimento inicial, porque falar sobre a saúde vaginal ainda é tabu, elas começaram a relatar inúmeros desconfortos e a conversa parecia uma disputa entre todas, quem sentia mais desconforto, quem tinha mais problemas, quem já tratava ou não. Abertamente relatamos problemas em comum que até então nos pareciam ser totalmente de ordem pessoal.

A conversa foi incrível. Houve muita troca de informações, esclarecimentos de dúvidas, compartilhamento de sentimentos, experiências e, principalmente, saber que o assunto deve ser tratado com muita atenção e profundidade.

Por que ainda é tabu falar sobre saúde vaginal?

Por séculos, as mulheres têm conduzido discretamente grandes avanços no campo da saúde e da medicina. E isso não foi fácil.

Elizabeth Blackwell tornou-se a primeira mulher a obter um diploma de medicina nos EUA depois de ter sido votada pelo corpo docente de todos os homens “como uma piada”.

Claro que ela não é a única guerreira e pioneira. Há uma lista enorme de mulheres que não foram reconhecidas em sua época. Você pode imaginar onde estaríamos sem a bravura dessas inúmeras mulheres?

Embora existam diversas iniciativas importantes a respeito da saúde vaginal, ainda há muito trabalho a ser feito. Acredite, até para escrever esta matéria encontrei resistência de alguns homens. Uns me disseram não ficarem confortáveis para falar a respeito do assunto e outros acharam que o emprego da palavra ‘vagina’ não era apropriado.
 

Vamos começar no começo de todos os começos

Apesar do fato de ser um órgão do corpo feminino, 50% das mulheres jovens não pode rotular adequadamente uma vagina em um exame médico. Isso está de acordo com um estudo de 2014 da revista The Eve Appeal, do Reino Unido, que também descobriu que 65% das mulheres se sente desconfortável ​​com a palavra ‘vagina’ ou ‘vulva’, e 45% nunca fala com ninguém sobre sua saúde vaginal – e muito menos com médicos, se com o próprio médico muitas mulheres não se sentem confortáveis em falar do assunto.

Você sabia que 1 em cada 4 homens (25%) sofre de disfunção erétil? E, por causa disso, existem inúmeras drogas e dispositivos para ajudá-los. Mas, você sabia que 40% das mulheres experimentam disfunção sexual? E quantos produtos estão disponíveis para mulheres? Na verdade, se você for ao Clinicaltrials.gov (site americano de estudos médicos), existem atualmente 398 estudos de disfunção erétil vs 133 estudos de disfunção sexual feminina – isso é quase 2x mais estudos para homens do que para mulheres.

Há uma necessidade urgente de mudar a conversa – ou, no mínimo, ter uma conversa. Uma vagina saudável é incrivelmente importante para a sua saúde física, mental, emocional e sexual. E você merece se sentir bem em todos os sentidos. Imagine a importância de tudo isto para as mulheres que amam pedalar!


Que tal mudar a maneira como pensamos, falamos e sentimos sobre nossas vaginas, começando agora?

Vagina é uma palavra legítima e um termo médico. Quanto mais dissermos, menos estranho soará. Usando a palavra vagina com confiança, você ajuda os outros a fazerem o mesmo.

Converse com uma amiga. A maioria de nós já se abriu para uma amiga próxima sobre questões tais como: frouxidão vaginal ou sensação de assoalho pélvico fraco. Isso é importante. Ninguém pode entender melhor isso do que outra ciclista, mãe ou mulher, e precisamos trabalhar juntas para derrubar o muro da vergonha que envolve o tema da saúde vaginal.

Converse com seu médico. Se algo com a sua vagina não parece normal, é muito provável que você não esteja sozinha. A maioria das inseguranças que as mulheres enfrentam é totalmente normal e vivenciada pela maioria de nós. E as soluções para ajudar a melhorar o bem-estar vaginal não precisam ser caras, dolorosas ou complicadas, como você pode imaginar. Não tenha medo de discutir sua saúde vaginal com seu médico, seja clara e objetiva. Só assim conseguiremos atenção e soluções importantes para a nossa saúde.

Pode parecer estranho no começo, mas você merece que suas perguntas sejam respondidas. Como diz o velho ditado, conhecimento é poder. É hora de nos apresentarmos e nos apropriarmos disso.


A famosa dor nas nádegas

A partir de agora, saiba que quando alguém lhe disser: “Pedalar dói mesmo e com o tempo você se acostuma”, ou, “Você precisa criar calo nas nádegas!”, isso está totalmente fora de contexto, fora de moda e contrário aos estudos científicos e soluções do momento.

Pedalar pode causar vários problemas para a vagina, mas existem diversos tipos de tratamento e soluções para que você possa curtir o pedal sem sofrimento e sem desconforto.

As dores na região pélvica e outros sintomas são muito comuns entre as mulheres, seja você uma ciclista de final de semana ou uma ciclista assídua que pratica o desporto durante vários dias da semana, a reclamação da mulher é o selim.”


Síndrome de ciclista

Se você sente dores, dormência, alterações das funções sexuais, entre outros, saiba que você pode ter desenvolvido a síndrome de ciclista, clinicamente chamada neuralgia do pudendo.

O nervo pudendo é um nervo misto que tem funções sensitivas e motoras. Suas fibras são derivadas das raízes sacrais de S2, S3 e S4. Uma vez que essas fibras atravessam o forame sacral, elas se dividem em ramos autonômicos que formam o plexo pélvico (inervação parassimpática de órgãos pélvicos) e ramos somáticos que irão formar o nervo pudendo, que passa logo abaixo do músculo piriforme.

O nervo pudendo é responsável pela sensibilidade do períneo por meio do ramo perineal (escrotais e labiais), dos ramos retais inferiores e pelo ramo dorsal do pênis/clitóris. O nervo pudendo também tem função motora de controle dos músculos:  bulboesponjoso, ísquiocavernoso, esfíncter da uretra e esfíncter externo do ânus.

A neuralgia do pudendo é uma dor causada pela disfunção deste nervo, em geral devido ao seu aprisionamento funcional.  O nervo pode ser comprimido durante longos períodos de tempo na posição sentada na bicicleta causando pequenos traumas. O tipo de dor pode variar em queimação, facada, pressão ou ardor. O território de dor em geral inclui o períneo, o ânus e os grandes lábios. A dor pode afetar o ato de evacuar, manter relações sexuais, urgência miccional ou mesmo incontinência.


Nada de sofrer em silêncio

Segundo o pesquisador que tem mais experiência clínica com problemas de selim do que qualquer outra pessoa no planeta, Dr. Andy Pruitt, Ed.D., fundador do Centro de Medicina e Performance Esportiva da Universidade do Colorado e consultor médico para numerosas equipes e pilotos da World Tour, “as mulheres, na verdade, têm mais problemas que os homens, mas historicamente não falam muito sobre isso”. Agora temos uma geração de mulheres ciclistas que não têm medo de verbalizar seus problemas. Isso ajuda a todos, porque quanto mais entendermos os problemas que elas enfrentam, melhor podemos resolvê-los.


Problemas mais comuns entre as ciclistas

“No Clinicaltrials.gov, existem atualmente 398 estudos de disfunção erétil vs 133 estudos de disfunção sexual feminina.”

Conversei com a Dra. Mirian Kracochansky, que é fisioterapeuta, mestre em urologia, PHD em urologia com especialização em urogineologia e ciclista muito experiente. A Dra. Mirian é a responsável da Pelvic Center, que é um centro de reabilitação funcional do assoalho pélvico e dos distúrbios miccionais. Ela elencou as principais disfunções vaginais que acometem as ciclistas e sugeriu alguns tratamentos. Estas disfunções também são elencadas nos estudos e pesquisas do Dr. Andy Pruitt.


VAGINITE:

Infeções vaginais, como infeções fúngicas. As ciclistas correm mais risco, porque geralmente ficam muito tempo com a mesma bermuda, que, apesar de ser confecionada – em sua grande maioria – com tecidos antimicrobianos e bacterianos, a roupa justa, combinada com o suor, cria um ambiente quente e húmido facilitando a multiplicação de leveduras.


Sintomas:

Corrimento incomum, mudança de odor, coceira e/ou queimação, especialmente quando se urina.


Cuidados:

Após pedalar, tire o seu calção o mais rápido possível. Depois de tomar banho, use o secador de cabelo, em temperatura baixa, para secar a área vaginal. O suor produz cristais de sal, e mesmo seu calção e sendo antibacteriano, o sal poderá causar fissuras e assaduras. A doutora comenta que ainda durante a pedalada, tente fazer higiene com água ou lenços higiênicos.

“Por séculos, as mulheres têm conduzido discretamente grandes avanços no campo da saúde e da medicina.”

Você também pode tornar-se mais resistente à infeção comendo alimentos ricos em probióticos que mantêm bactérias protetoras em seu corpo, como por exemplo o iogurte.

Ela ressalta que a infeção vaginal pode ser tratada com cremes ou cápsulas sem receita médica, porém, se em uma única aplicação não funcionar, consulte o seu médico imediatamente.
 

PERDA DA SENSIBILIDADE: 

Segundo o Dr. Pruitt, até 62% das mulheres ciclistas competitivas relataram sentir dormência genital, formigamento ou dor (em estudo publicado no Journal of Sexual Medicine). “Isso é demais! A dormência não deve ser tolerada, e ponto final, pois pode causar danos a longo prazo. Dormência é um sinal de que você está comprimindo os nervos. Isso significa que algo está errado”, diz Pruitt.


Cuidados:

Uma das causas pode ser o selim. Você pode estar usando o selim errado, ou o seu selim pode estar na posição errada. “O selim certo no lugar errado (posicionado de forma errada) é tão ruim quanto o selim errado no lugar certo (posicionado de forma correta)”, diz ele.

Faça o ajuste de sua bicicleta com um profissional especializado. Use o selim correto. A maior parte do seu peso tem que estar apoiada em suas tuberosidades isquiáticas (os ossos duros que você sente quando se senta) ou nos ramos púbicos (os ossos pélvicos mais para frente), dependendo da posição da condução, e não nos tecidos moles.

Em uma pedalada longa, intercale as pedaladas entre pedaladas sentada e em pé, para aliviar a pressão e o atrito na área genital. “Mantenha a pelve dinâmica”, diz Dra. Miriam.


HIPERTROFIA LABIAL:

A pressão no selim pode causar inchaço porque impede a drenagem linfática. Uma vez que você tenha inchaço significativo, isso pode criar um ciclo vicioso de menos drenagem e mais inchaço. “Ironicamente, para algumas mulheres, selins recortados – que são projetadas para evitar problemas de pressão – podem contribuir para o inchaço”, diz Pruitt. Se você tem uma vulva mais carnuda, os recortes no selim podem não funcionar para você, porque esses tecidos ficam no espaço recortado e a gravidade puxa fluido para eles enquanto você anda.


Sintomas:

O inchaço é o sintoma mais comum, mas há também o desconforto quando há muita pressão, bem como a irritação.
 

Cuidado:

Elimine a pressão indesejada. Escolha o selim correto e ajuste adequadamente a bicicleta.

Após a pedalada, faça banho de assento com água fria. A vasoconstrição causada pela temperatura baixa da água ajuda na redução do inchaço da vulva. A doutora recomenda adicionar na água ervas, como a camomila, que tem efeito calmante.


INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO:

Semelhante à vaginite, as infeções do trato urinário (ITUs) são infeções bacterianas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo envolvida na produção e lavagem da urina – principalmente nos rins, na bexiga e na uretra.


Causa:

Essas infeções são comuns em ciclistas do sexo feminino porque as bactérias dos calções podem viajar facilmente para a nossa bexiga.


Sintomas:

Sentir vontade de urinar com frequência, urinar em pequenas quantidades, sentir uma sensação de queimação ao fazer e produzir urina que seja turva, vermelha (sangrenta) ou particularmente pungente.


Cuidados:

Beber muita água e urinar quando a natureza chama ajudam a evitar a infeção, mas nem sempre. As estratégias para evitar ITUs são semelhantes àquelas para evitar outras infeções vaginais. Tire o calção e limpe-se o mais rápido possível. Se você estiver propensa a infeções do trato urinário, alguns estudos sugerem que o suco de cranberry pode reduzir a ocorrência desse tipo em mulheres que têm infeções frequentes, pois contém uma substância química chamada proantocianidina do tipo A. Essa substância age como um revestimento antiaderente contra bactérias na bexiga, ressalta a doutora.


FOLICULITE:

São escoriações e ulcerações abertas em qualquer região da vagina. Geralmente podem ser bastante dolorosas.


Causa:

Pressão constante e atrito no mesmo local irão irritar e inflamar a sua pele a longo prazo, deixando-a aberta/propensa à infeção.


Sintomas:

Ulcerações, seções irritadas da pele, ou poros cheios de bactérias como espinhas. Independentemente da sua forma, ficam sensíveis e causam bastante dor.

 
Cuidados:

O selim correto e o ajuste adequado da bicicleta podem ajudar muito na prevenção dessas doenças, como também a higiene adequada e outras medidas preventivas, tais como:
 

Lubrifique:

há no mercado, em lojas especializadas em venda de bicicletas e acessórios, cremes desenvolvidos para reduzir o atrito entre a pele e o calção. Esfregue um pouco no calção e na sua pele para máxima proteção. Há cremes específicos para mulheres, que são especialmente formulados para ajudar a manter o equilíbrio de pH saudável da vagina. Não use vaselina. A mesma tem como base o petróleo e não é adequado para uso ginecológico.


Depilação:

Remova os pelos, mas cuidado para não fazer uma remoção intensa. “A depilação para o ciclismo não deve ser a mesma usada para ir na praia, porque pode abrir a porta para infeções, pelos encravados e folículos infetados”, diz o Dr. Pruitt. “Seus pelos púbicos formam uma camada protetora entre os tecidos sensíveis e o atrito com o selim”, diz ele. A depilação total elimina essa proteção e pode criar mais problemas. Isso não quer dizer que você tenha que ficar natural, mas opte por uma depilação que deixe o pelo rente e se possível aplique uma leve camada de pomada antibiótica após a depilação.
 

Barreira protetora:

Algumas mulheres têm problemas com o atrito interno da coxa, pois os lados do selim esfregam na pele delicada. Muitas triatletas (que são muito propensas a fricção) montam direto na bicicleta com a roupa encharcada de água). É recomendado o uso de gel anti atrito que são projetados especificamente para evitar o atrito formando uma superfície protetora sedosa na pele.

Alterne seu calção:

Como os selins, o calção tem diversas formas e tamanhos e algumas podem vestir melhor do que outras. Opte por um calção que encaixe perfeitamente ao seu corpo, que permaneça firme e não irrite a pele ou cause pontos de aquecimento quando estiver pedalando. Nunca use roupa íntima com o calção. O calção foi feita para ficar em contato direto com o corpo.
 

Fisioterapia pélvica

A Dra. Kracochansky também explicou o que é a fisioterapia pélvica, para que serve e que tipo de disfunção vaginal ela trata.

A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico, que é o músculo responsável por sustentar os órgãos pélvicos, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária.

A doutora ressalta que é importante ter muito cuidado com exercícios aleatórios e que prometem milagres. Somente um especialista pode avaliar as necessidades de cada pessoa e, a depender do problema, indicar a frequência, força e o tipo dos exercícios adequados para a sua necessidade.

Não faça os exercícios sozinha, mas procure o acompanhamento de um profissional especializado que vai lhe ensinar exercícios que podem ser feitos fora do consultório, mas também irá verificar a necessidade de realização de movimentos diferentes, a depender da evolução (ou não) do paciente.


Estética e rejuvenescimento íntimo

As técnicas de rejuvenescimento íntimo disponíveis atualmente são ótimas no auxílio do controle e reparação de diversos problemas apresentados pelas ciclistas.

Os tratamentos usados no rejuvenescimento íntimo estimulam a produção de colágeno, aumento da lubrificação vaginal, melhora de sintomas como perda urinária e ressecamento. Em outros casos, ciclistas desejam clarear a região genital, que escurece com o atrito da pele com o calção e o selim. Ou ainda, corrigir flacidez dos grandes e pequenos lábios e aumento da sensibilidade nas relações sexuais, esclarece a doutora.

“Há muito tempo atrás não se pensava em cuidados com a genitália da mulher. A estética íntima é uma verdadeira revolução no tratamento da mulher”, ela celebra.

Por: Revista Bicicleta

“Cancelamento do 7º Passeio de Cicloturismo Junta Freguesia Santa Clara”

Por: Francisco Lopes 

Vimos por este meio informar, derivado as medidas tomadas no n/o país a Junta de Freguesia de Santa Clara decidiu  que o 7º Passeio de Cicloturismo de dia 26 de Abril foi cancelado.

Esperemos que esta situação passe rápido.  

Fonte: Junta Freguesia Santa Clara 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com