sábado, 29 de maio de 2021

“Boucles de la Mayenne, Arnaud Démare da Groupama FDJ vence etapa”


Por: José Morais

Foto: Organização

Arnaud Démare venceu a terceira etapa da Boucles de la Mayenne disputada hoje entre Saint-Berthevin – Craon, sendo uma vitória lógica para o velocista Picard, o qual conseguiu um bom resultado.

Graças a uma quebra no final da corrida, Arnaud Démare aproveitou, chegou em primeiro à linha de chegada, e conseguiu roubar a camisola amarela ao alemão Walsleben da Alpecin Fénix, com a sua equipa a mostrar que tem todas as condições para alcançau os seus objetivos e ter a vitória final amanhã em Laval.

“Giro, João Almeida: «Hoje foi mesmo muito duro, fiz tudo o que pude»”


Português assume-se satisfeito com o quinto posto na etapa 20 do Giro'2021

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

João Almeida voltou a estar evidência este sábado na etapa 20 do Giro'2021, confirmando-se como um dos homens em melhor forma nesta última semana. Foi quinto na tirada do dia, voltou a estar junto dos homens do topo da classificação, tal como sucedera nas etapas 17 e 19, e mesmo tendo voltado a falhar o objetivo da vitória acabou a jornada visivelmente satisfeito. Ao site da Deceuninck–Quick-Step, o ciclista português de 22 anos assume que o dia foi "muito duro", mas diz-se contente essencialmente pelo facto de ter conseguido estar sempre na discussão.

"Hoje foi mesmo muito duro, com zonas com inclinações bastante altas, especialmente a última. Mas estou feliz com o meu resultado e por ter estado outra vez com os melhores. Fiz tudo o que pude e, mesmo tendo ficado fora do pódio, estou satisfeito com aquilo que atingi nesta etapa. Nem consigo acreditar que já passaram três semanas e que no domingo a corrida vai acabar. Não sei o que será possível ainda fazer em termos de classificação geral, mas darei o meu melhor no contrarrelógio, para tentar acabar a prova em alto nível", disse o português.

Fonte: Record on-line

“Efapel, Fábio Costa faz 8.º e Maurico Moreira coroado”


Rei dos Trepadores no Memorial Bruno Neves

 

Fotos: João Fonseca Photographer

Após uma curta pausa competitiva a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL voltou hoje à estrada para disputar o 12.º Memorial Bruno Neves, prova que homenageia o saudoso corredor oliveirense. Foram percorridos 127,4 km com partida e chegada a Oliveira de Azeméis, onde Fábio Costa foi o 8.º classificado da Geral e Mauricio Moreira subiu ao pódio para ser consagrado Rei dos Trepadores, ao vencer a Geral da Montanha.


Tratou-se de uma prova bem animada logo desde início, devido à formação de uma fuga com seis homens, onde esteve o uruguaio Mauricio Moreira. A perseguição do pelotão acabaria por absorver os escapados. Houve ainda mais alguns ataques, mas que não interferiram na decisão da corrida, que teve Daniel Mestre (W52-FC Porto) como vencedor.

A EFAPEL além de colocar um corredor na fuga do dia vinha com o objetivo de discutir a vitória. As coisas não foram nesse sentido não deixando de ser uma corrida bem disputada ao longo das três voltas em circuito e que em tudo indiciavam uma chegada ao sprint. Rafael Reis ainda fez 12.º lugar e Fábio Costa além de estar entre os melhores 10 foi 2.º classificado na Geral da Juventude. Um balanço positivo da prestação da formação de Águeda, que continua a mostrar-se cada vez mais unida e combativa.


Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, sublinhou o facto de esta ter sido uma corrida bem disputada pela equipa que comanda, “onde tentámos estar sempre na frente, mas as coisas não saíram como prevemos e ganhou o mais forte”.

Amanhã a EFAPEL continua na estrada, desta feita para participar na 20.ª edição da Volta a Albergaria, prova que encerra a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e onde também vai estar a EFAPEL PARACYCLING, com o atleta da classe C5 Vítor Carvalho, para disputar a Taça de Portugal de Paraciclismo.


 

Classificações:

12.º Memorial Bruno Neves

Oliveira de Azeméis - Oliveira de Azeméis: 127,4 km

 

Classificação geral individual:

 

1.º Daniel Mestre (W52-FC Porto), 03h03m38s

8.º Fábio Costa (EFAPEL), mt

12.º Rafael Reis (EFAPEL), mt

24.º Mauricio Moreira(EFAPEL), a 21s

40.º André Domingues (EFAPEL), a 09m18s

52.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 09m32s

DNF Frederico Figueiredo (EFAPEL)

DNF Javier Moreno (EFAPEL)

 

Classificação geral equipas:

 

1.ª Louletano-Loulé Concelho, 09h10m54s

5.ª EFAPEL, a 09h11m15s

 

Classificação geral montanha:

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 8 Pontos

4.º Fábio Costa (EFAPEL), 3 Pontos

 

Classificação geral metas volantes:

 

1.º Samuel Blanco (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 6 Pontos

7.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 1 Ponto

 

Classificação geral sprints:

 

1.º Samuel Blanco (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 6 Pontos

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 3 Pontos

 

Classificação geral juventude:

 

1.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), 03h03m38s

2.º Fábio Costa (EFAPEL), 03h03m38s

10.º André Domingues, 03h12m56s

15.º Fábio Fernandes, 03h13m10s

Fonte: Efapel

“Triatleta Helena Carvalho termina em 16.º na Taça do Mundo de Arzachena”


Por: AJO // AJO

A triatleta portuguesa Helena Carvalho terminou hoje a Taça do Mundo de Arzachena, em Itália, na 16.ª posição, numa prova em que Melanie Santos, outra lusa em prova, não terminou a competição.

Helena Carvalho concluiu a prova na Sardenha com o tempo de 01:02:47 horas, depois de uma boa prova no percurso de natação e de ter andado com o grupo da frente no ciclismo, perdendo algum terreno na parte da corrida.

Marlene Gomez-islinger, da Alemanha, venceu a competição, naquela que foi a sua primeira medalha em Taças do Mundo, depois de ter passado nos últimos metros a suíça Julie Derron, que alcançou a prata. Verena Steinhauser, da Itália, ficou na terceira posição.

Na prova masculina, que foi ganha pelo britânico Jonathan Brownlee, o português Alexandre Nobre não concluiu.

Fonte: Lusa

“Giro: Damiano Caruso vence 20.ª etapa, Egan Bernal líder para o último dia”


Por: SIF // AJO

O italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) venceu hoje a 20.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, cortando a meta à frente do camisola rosa, o colombiano Egan Bernal (INEOS), que chega líder ao último dia.

Caruso, segundo à geral, cumpriu os 164 quilómetros entre Verbani e Alpe Motta em 4:27.53 horas, batendo o líder Egan Bernal por 24 segundos, com o colombiano Daniel Martínez (INEOS) no terceiro lugar, a 35, e o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) em quinto, a 41.

Antes da 21.ª e última etapa, Bernal lidera a geral com 1.59 minutos de vantagem para o italiano, com o britânico Simon Yates (BikeExchange) em terceiro, a 3.23. João Almeida segue no oitavo posto da geral, a 8.50.

A 104.ª edição da Volta a Itália termina no domingo, com um contrarrelógio individual que liga Senago a Milão em 30,3 quilómetros.

 

Classificação da 20ª etapa:

 

1º CARUSO Damiano Bahrain – Victorious

2º BERNAL Egan INEOS Grenadiers

3º MARTÍNEZ Daniel Felipe INEOS Grenadiers

4º BARDET Romain Team DSM

5º ALMEIDA João Deceuninck – Quick Step

6º YATES Simon Team BikeExchange

7º VLASOV Aleksandr Astana – Premier Tech

8º CARTHY Hugh EF Education – Nippo

9º FORTUNATO Lorenzo EOLO-Kometa

10º PEDRERO Antonio Movistar Team

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa/Daniela Campos supera toda a concorrência”


Por: José Carlos Gomes

Daniela Campos (Bizkaia-Durango) ganhou hoje, em Albufeira, a segunda prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, um contrarrelógio de 20 quilómetros no qual a jovem aproveitou para demonstrar total superioridade.

Apesar de ser estreante na categoria de sub-23, a algarvia bateu todas as adversárias de elite por uma larga margem. Daniela Campos foi a única a completar a prova principal em menos de 33 minutos, fazendo parar o cronómetro nos 32m19s. A adversária que mais se aproximou foi Ana Caramelo (ATPLINE/União Ciclista de Ponte da Barca), gastando mais 1m32s. A britânica Fiona-Hunter Johnston (Louletano) foi a terceira melhor, a 1m52s.

Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) foi a quarta classificada na categoria de elite, a 1m58s da vencedora. Este resultado permite-lhe seguir no comando da geral da Taça, com 65 pontos, mais quinze do que Daniela Campos, que não correra a prova inicial do troféu.

O contrarrelógio das juniores teve 14 quilómetros. Beatriz Roxo (Academia Ciclismo Paredes) foi a mais rápida, com 23m07s. A luta foi apertada com Marisa Ferreira (Efapel – Escola Ciclismo Águeda), que só precisou de mais 4 segundos para cobrir o traçado. Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) fechou o pódio da jornada, a 29 segundos da primeira. A vitória na corrida de Albufeira guindou Beatriz Roxo ao topo da geral júnior.

Tal como na prova inaugural, a equipa Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais dominou completamente a competição de cadetes. Hoje a formação algarvia ocupou os quatro primeiros lugares. Cassilda Carvalho cumpriu os 8 quilómetros em 13m46s, menos 10 segundos do que Marta Carvalho e menos 12 segundos do que Daniela Simão. As duas primeiras de hoje estão empatadas no comando da geral.

As veteranas também pedalaram no percurso mais curto, 8 quilómetros. Nádia Mendes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls) gastou 12m51s e reforçou o primeiro lugar na geral da categoria. Rita Reis (Maiatos) ganhou em master 40, com 12m58s, mas Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), terceira hoje, manteve a liderança. Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) impôs-se entre as masters 50, com 14m08s, e assumiu o comando da geral na categoria.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa prossegue neste domingo, em Palmela. A terceira corrida pontuável para o troféu inicia-se às 10h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Oliveira de Azeméis/Daniel Mestre vence Memorial Bruno Neves”


Daniel Mestre (W52-FC Porto) ganhou hoje o Memorial Bruno Neves, corrida de 127,4 quilómetros, com início e final em Oliveira de Azeméis.

 

Por: José Carlos Gomes

A corrida foi muito atacada, o que justifica a média elevada do vencedor, 41,626 km/h. Uma fuga, que permitiu aos seus integrantes a disputa das classificações secundárias, acabou por não interferir na decisão da corrida.

Tentando surpreender o pelotão e os homens que ainda restavam em fuga, Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) atacou e ficou isolado, mas, à entrada do quilómetro final, não resistiu à perseguição, sendo absorvido.

Na luta pela vitória, Daniel Mestre puxou dos galões de corredor possante e rápido, impondo-se ao fim de 3h03m38s de corrida, encabeçando o grupo principal, todo creditado com o mesmo tempo. Rafael Silva foi o segundo classificado Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho) foi o terceiro.

Daniel Mestre deu, assim, continuidade ao início de época triunfante da W52-FC Porto, sendo o quarto corredor da equipa a ganhar em 2021, sucedendo a Joni Brandão, João Rodrigues e José Neves.

Os homens que andaram em fuga, conseguiram repartir as classificações secundárias. Mauricio Moreira (Efapel) foi consagrado rei dos trepadores, Samuel Blanco (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ficou com as metas volantes e com os sprints. Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), sétimo da classificação absoluta, ganhou a classificação da juventude. O melhor elemento das equipas de clube foi Patrick Videira (Fortunna/Maia). O Louletano-Loulé Concelho arrebatou a classificação coletiva.

O pelotão nacional de equipas continentais e de clube estará de novo na estrada neste domingo, competindo na Volta a Albergaria, derradeira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com