quarta-feira, 2 de novembro de 2022

“Estive perto da morte revela Audrey Cordon-Ragot”


Por: José Morais

Foto: Trek Segafredo

Vítima de um acidente vascular cerebral antes do início do campeonato mundial de ciclismo da Austrália, a ciclista francesa Audrey Cordon-Ragot, veio revelar que este perto da morte, depois de ter de passar por uma grande operação, vem contar a sua experiência.

A sua falta de presença nos campeonatos mundiais, deveu-se a um derrame cerebral que sofreu, a campeã francesa contou o momento difícil que viveu, um dia após ter viajado para a Austrália a fim de representar a sua equipa no campeonato do mundo, ao levantar-se sentiu-se como se tivesse bebido, como se tivesse uma grande ressaca, pensando que no início seria uma má disposição, acabando por se voltar a deitar.

Tentou beber um sumo de laranja mas começou a vomitar, surgiu então um zumbido, seguido de um formigueiro na parte lateral da cabeça, começou a entrar em pânico e a sentir medo, já que quando se é um atleta se conhece bem o seu corpo, pedindo então ao marido para ligar para as emergências, seguindo para o hospital.

Acabou por passar o dia lá, apesar de no hospital nunca terem dito que seria um AVC, já que os sintomas que tinha eram realmente atípicos, não correspondendo aos sintomas normais, ao qual o médico da Federação Francesa de Ciclismo surgiu uma ressonância magnética, onde a mesma revelou o derrame, sendo forçada a ficar internada por alguns dias.

“Sentiu medo de morrer”, disse, “mas quando se sabe o que se tem, e que os seus ente queridos temem pela sua vida, não nos apercebemos que a nossa altura de partir chegou, porem foi um milagre, eu tive muita sorte, e hoje estou bem, sinto-me como nova”.

A ciclista francesa que em 2022 correu pela equipa da Trek-Segafredo, tirou ums férias, e que voltará novamente à atividade física, esperando poder a ter uma vida normal no ciclismo, apesar da sua família estar com medo, entretanto também deu algumas dicas, e já existem rumores de que a sua nova equipa poderá ser a B&B Hotels Feminino.

Audrey Cordon-Ragot disse que em breve irá anunciar a sua nova equipa, não sendo uma surpresa que queira voltar às suas raízes, no lugar onde se iniciou no ciclismo, a Bretanha, querendo voltar para uma equipa onde possa ter um alto nível, e poder-se concentrar-se na sua performance a 200%

“As equipas que olhando para o circuito mundial de 2023”


Por: José Morais

Foto: Charly López. A.S.O.

A União Ciclista Internacional-UCI já revelou as equipas que se inscreveram para ter acesso ao Circuito Mundial de 2023, por três anos, com a entidade que é responsável pelo do ciclismo, esclareceu ainda que muitas equipas não conseguiram entregar as candidaturas a tempo, mas as quais poderão ainda regularizar a sua situação.

São treze as formações femininas que querem renovar a sua participação no World Team para um período de quatro anos, com três equipas já inscritas.

 

As equipas atuais:

 

Canyon/Sram Racing

EF Educação/Tibco-SVB

FDJ/Suez

Ciclismo Greenedge

Israel Premier Tech Roland

Liv Racing Xstra

Movistar Equipa Feminina

Equipa DSM

Equipa Jumbo/Visma

Equipa SD Worx

Trek/Segafredo

ADQ da Equipa dos Emirados Árabes Unidos

Equipa de Ciclismo Uno-X Pro

 

Os candidatos:

 

AG Seguros/Equipa de Passo Rápido Soudal

Ceratizit/Equipa de Ciclismo Wnt Pro

Equipa Mundial de Ciclismo

 

Mas, na parte masculina também existem muitas novidades, e estas são as equipas que foram apresentadas para renovar o World Tour, como na categoria do Pro Continental.

 

E são as equipas da:

 

Equipa AG2R Citroen

Alpecin/Deceuninck

Equipa da Astana Qazaqstan

Bahrein Vitorioso

Bora/Hansgrohe

Cofidis

Educação EF/Easypost

Ciclismo Greenedge

Groupama/FDJ

Ineos Granadiers

Equipa Intermarché

Israel/Premiertech

Jumbo/Visma

Lotto Dstny

Equipa Movistar

Passo Rápido Soudal

Equipa Arkea/Samsic

Equipa DSM

Trek/Segafredo

UAE-Equipa Emirados Árabes Unidos

Equipa de Ciclismo Uno-X Pro

 

UCI ProTeams:

 

Bingoal WB

Bolton Equities Black Falou

Burgos/BH

Caja Rural/Segurosrga

Equipa de Ciclismo Eolo/Kometa

Equipa Kern Pharma

Euskaltel/Euskadi

Projeto Verde/Bardianicsf/Faizane

Q36.5 Pro Cycling Team

Equipa Flanders/Baloise

Equipa Corratec

Equipa Novo Nordisk

Equipa de Ciclismo Tudor Pro

 

A União Ciclista Internacional-UCI, esclareceu ainda que vai haver uma decisão final pela comissão de licenciamento, a qual irá ser tomada no decorrer da primeira quinzena de dezembro, depois de serem avaliados os critérios desportivos, administrativos, éticos, financeiros, e organizacionais das formações requerentes, e depois será divulgada as decisões tomadas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com