domingo, 22 de julho de 2018

“Obrigado, Clube Cicloturismo de Pombal…”

Texto e fotos: José Morais

Este, foi um longo fim-de-semana, marquei presença em Pombal, em mais uma edição das “14 Horas a Pedalar”, durante sábado e domingo.

O evento do calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, teve este ano uma reportagem diferente, ao introduzirmos diretos para o Facebook, no Notícias do Pedal – TV.

Foi uma nova experiência, foi uma edição experimental, fizemos 23 diretos, que tiveram sem dúvida muitos bons resultados, e que queremos a partir de hoje, que comece sempre que possível, fazermos diretos dos eventos, caso as comunicações assim o permitam.

Tivemos alguns dos diretos, não com a qualidade desejada, mas com um local muito escuro, fizemos o que era possível, e no futuro, iremos melhorar, e tentar mais e melhor.

São quase 22,30 horas, depois de uma maratona diurna e noturna, o cansaço é imenso, antes de ir descansar, não poderia deixar de fazer as atualizações, e colocar as fotos deste grande evento.

Agora é tempo de dormir, mas sem antes agradecer as muitas mensagens de felicitações enviadas, e deixar um agradecimento público, em primeiro aos Presidentes da Câmara Municipal de Pombal Dr. Luís Diogo de Paiva Morão Alves Mateus, e ao Presidente da Junta de Freguesia de Pombal Pedro Alexandre Antunes Faustino Pimpão dos Santos, pelas suas palavras que trocamos entre nós, e um especial ao Clube de Cicloturismo de Pombal pela forma como mais uma vez fui recebido, e a todos que colaboraram e me proporcionar esta grande reportagem.

Não tendo palavras para exprimir a minha gratidão, deixo apenas uma palavra, OBRIGADO.   

“PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA DE SPRINT EM PARES MISTOS DE JUNIORES”

Equipa portuguesa composta por Inês Rico, Ricardo Batista, Gabriela Ribeiro e Tiago Fonseca

Por: Lusa

Foto: DR

Portugal sagrou-se este domingo campeão da Europa de triatlo sprint em pares mistos, na categoria de juniores, com uma equipa composta por Inês Rico, Ricardo Batista, Gabriela Ribeiro e Tiago Fonseca, em Tartu, na Estónia.

O quarteto luso terminou a prova por estafetas à frente da Alemanha, segunda classificada, e da França, terceira.

Nas provas individuais, disputadas na sexta-feira, Ricardo Batista foi quarto e Tiago Fonseca 14.º, na prova masculina, e Gabriel Ribeiro foi 29.ª e Inês Rico 47.ª, na feminina.

Fonte: Record on-line

“RICARDO MARINHEIRO E JOANA MONTEIRO CAMPEÕES NACIONAIS DE ELITE EM XCO”

Provas disputadas em Marrazes

Por: Lusa

Os ciclistas Ricardo Marinheiro e Joana Monteiro venceram este domingo as provas de elite do campeonato nacional de Cross Country Olímpico (XCO), disputadas na pista de Marrazes, em Leiria.

A ausência do lesionado David Rosa, vencedor de oito das nove últimas edições do campeonato nacional, abriu a porta ao surgimento de novos protagonistas entre a elite masculina e foi bem aproveitada por Ricardo Marinheiro, que assumiu a cabeça de corrida desde as pedaladas iniciais e não deixou escapar a oportunidade de sagrar-se campeão nacional.

A luta pelas restantes posições foi renhida, com Mário Costa a furar no início, mas a conseguiu recuperar, chegando ao segundo posto, a 1.53 minutos de Ricardo Marinheiro, enquanto Rúben Almeida, que também teve uma prestação em crescendo, foi o terceiro, a 2.58.

Por sua vez, Joana Monteiro prolongou o domínio no XCO feminino, ao alcançar o quarto título nacional consecutivo na categoria de elite, em grande estilo, distanciando-se das rivais desde o início da competição para terminar com uma vantagem folgada de 3.04 minutos sobre a segunda classificada, Daniela Pereira, e de 4.41 face à terceira, Ângela Gonçalves.

Em sub-23, venceram João Roca e Marta Branco, em juniores triunfaram Guilherme Mota e Raquel Queirós, enquanto em juvenis ganharam Diogo Neves e Daniela Campos.

Fonte: Record on-line

“TOUR/MAGNUS CORT NIELSEN VENCE 15.ª ETAPA”

Geraint Thomas mantém a camisola amarela

Por: Lusa

Foto: EPA

O dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Astana) venceu este domingo a 15.ª etapa da Volta a França, que ligou Millau e Carcassonne, enquanto o britânico Geraint Thomas (Sky) voltou a terminar no pelotão e manteve a liderança.

Nielsen, de 25 anos, cumpriu os 181,5 quilómetros do percurso em 4.25,52 horas, com uma vantagem de dois segundos sobre o espanhol Jon Izagirre (Bahrain), que foi segundo classificado, e 29 face ao holandês Bauke Mollema (Trek), terceiro.

A 13 minutos do dinamarquês, chegou o pelotão, em que estava incluindo Geraint Thomas, tendo o galês mantido a liderança da geral, agora com 1.50 minutos de vantagem para o também britânico Chris Froome (Sky).

Na segunda-feira, cumpre-se o segundo dia de descanso da competição.

Fonte: Record on-line

“RUI COSTA REGRESSA EM LONDRES”

Português compete no dia 29

Por: Ana Paula Marques

Foto: EPA

Rui Costa anunciou, ontem, através de um vídeo nas redes sociais, que vai regressar à competição no dia 29, na Prudential RideLondon-Surrey Classic. O ciclista da UAE não corre deste a Volta à Romandia em abril, devido a um problema num dos joelhos, que o afastou, primeiro da Volta à Suíça, depois do Tour.

"Comigo está tudo bem, o joelho começa a entrar nos eixos, por isso está tudo cinco estrelas. A minha próxima corrida será no fim-de-semana em Londres, o objetivo é terminar, uma vez que já levo três meses com esta lesão", disse Rui Costa na mensagem que deixou nas redes sociais, ao mesmo tempo que realiza um treino no Gerês.

A época de Rui Costa deverá prosseguir depois com as presenças na Volta à Polónia (4 a 10 de agosto), na Vuelta (25 de agosto a 9 de setembro), antes de apostar nos Mundiais.

Fonte: Record on-line

“ASFIC DOMINA EM GRÂNDOLA CO VITÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA, MAS PERDE DOIS ATLETAS EM QUEDA”

A equipa de ciclismo ASFIC – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, participou ontem, dia 21 de junho, no 7.º Circuito Jorge Nunes, que se realizou na vila alentejana de Grândola.

A prova teve duas corridas distintas, categorias Masters 40/ 50 e Elites/Masters 30, tendo a ASFIC se deslocado para esta prova com 11 atletas: Rui Rodrigues, Jorge Letras, João Portela, Hugo Feijão, Aníbal Santo, João letras, Luís vicente, Pako Ochoa, Edgar Oliveira, Cláudio Paulinho e Fábio Leaça.

Na prova dos Masters 40/50 alinharam 9 equipas e vários atletas individuais, para percorrer um total de 15 voltas no circuito de de 2,200m. Nesta categoria a ASFIC esteve apenas representado pelos ciclistas Rui Rodrigues, Luis Vicente e Aníbal Santo.

A corrida andou a um bom ritmo, havendo sempre varias tentativas de fuga que foram controladas e anuladas pelo pelotão, acabando a prova ao sprint, onde o ciclista da ASFIC Rui Rodrigues conseguiu ser mais forte e impor-se aos seus adversários vencendo a prova.

 Na categoria de Elites/Masters 30, alinharam 11 equipas e alguns ciclistas individuais, para percorrer um total de 20 voltas ao circuito. Nesta categoria estiveram presentes os atletas da ASFIC, Jorge Letras, João Portela, Hugo Feijão, João letras, Pako Ochoa, Edgar Oliveira, Cláudio Paulinho e Fábio Leaça.

A prova arrancou com o pelotão sempre agitado, com os atletas da ASFIC sempre a atacarem a corrida e a entrarem em fugas, mas a serem sempre anuladas pelo pelotão, chegando a corrida também ao sprint, onde João letras consegui vencer impondo-se aos seus adversários, tendo logo atrás de si e na terceira posição cortado a meta o João Portela.

A equipa apesar da vitória, viveu momentos de tristeza, pois na ultima volta, uma queda de alguns ciclistas, envolveu os atletas da ASFIC Edgar Oliveira e Fábio Leaça, tendo mesmo o Edgar sido evacuado para o Hospital de Setubal, onde após efetuar vários RX, o resultado viria a trazer algum alento a equipa, com a confirmação que o Edgar iria ter alta e sem qualquer lesão de maior gravidade, precisando apenas de repouso para recuperação.

A ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic além de vencer as 2 corridas, alcançou o 1 lugar por equipas, venceu nos escalões Elites / Master 30 / Master 40 e a volta mais rápida do circuito.

De realçar que a classificação por equipas é obtido através dos resultados das duas provas, tendo a equipa riomaiorense, como já referido,  obtido a vitória coletivamente.

Dedicamos a vitória aos nossos patrocinadores, em especial ao Grupo Parapedra, que tem uma filial da empresa em Grândola e perto do local da realização da corrida.

Os atletas da equipa dedicam a vitória ao Edgar Oliveira, fazendo votos de uma rápida recuperação.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “Festa das Bicicletas/14 Horas Pedalar Pombal.2018”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, Festa das Bicicletas/14 Horas Pedalar Pombal.2018” realizada este sábado e domingo em Pombal, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipOQdhiWUvrlBnnb4j_GFpS7BtJAvr_dk23QJY-0tgL9ujgb6HJBy3xOZ1BeTadieQ?key=ajNqUGdzU3RQalZyNVo3VjhPa21BaFpHemViTkt3

“4ª ETAPA/CCARDO STACCHIOTTI VENCE QUARTA ETAPA NO GP NACIONAL 2”

Raúl Alarcón mantém liderança na geral

Foto: LUSA

O italiano Riccardo Stacchiotti (MSTina-Focus) venceu este sábado ao sprint a quarta etapa do Grande Prémio Nacional 2, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) a manter a liderança na geral.

No final da etapa entre Montargil e Aljustrel (159,7 quilómetros), Stacchiotti impôs-se nos instantes finais, batendo praticamente em cima da reta da meta o seu compatriota Nicola Toffali (Sporting/Tavira).

O ciclista da MSTina-Focus terminou a tirada com um tempo de 3:30.40 horas, o mesmo de Álvaro Cuadros (Caja Rural), Gotzon Martín (Euskadi) e Jesse Wart (Team Sapura). Os portugueses Bruno Silva (Efapel) e Marcio Barbosa (Aviludo-Louletano) ficaram a três segundos, acompanhados por Nicola Toffali, que batido, ficou para trás.

Na geral, Raul Alarcón segue como camisola amarela, com 2.39 minutos de avanço sobre o espanhol Mario González (Sporting-Tavira) e 2.43 sobre outro compatriota, David de la Fuente (Aviludo-Louletano).

No domingo disputa-se a quinta e última etapa, entre Ferreira do Alentejo e Faro, num percurso de 142,8 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“TOUR/OMAR FRAILE VENCE 14.ª ETAPA”

Geraint Thomas segue na liderança

Por: Lusa

Foto: Reuters

O espanhol Omar Fraile (Astana) venceu este sábado a 14.ª etapa da Volta a França em bicicleta, que ligou Saint-Paul-Trois-Châteaux a Mende, com o britânico Geraint Thomas (Sky) a manter-se na liderança.

Fraile, que se estreou a vencer numa etapa no seu primeiro Tour, cumpriu os 188 quilómetros do percurso em 04.41.57 horas, com menos seis segundos do que o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) e o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).

No momento da chegada do espanhol, o camisola amarela, o britânico Geraint Thomas (Sky), seguia a mais de 20 minutos da frente, mas manteve a liderança na geral.

No domingo disputa-se a 15.ª etapa, entre Millau e Carcassonne, numa distância de 181,5 quilómetros, antes de na segunda-feira ter lugar o segundo dia de descanso da prova.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com