terça-feira, 7 de junho de 2022

“Nacional de Clubes de triatlo: Torres Novas faz dobradinha em Peniche”


O CN Torres Novas venceu a primeira etapa do campeonato nacional de clubes que se disputou, este sábado (4 de Junho), em Peniche, na distância sprint. Os torrejanos triunfaram no sector masculino e feminino.

Com mais de 450 atletas inscritos, o berço do triatlo voltou a encher-se de gente para celebrar a modalidade. No sector masculino, Ricardo Batista ( CN Torres Novas) foi o mais rápido, vencendo destacado à frente da dupla benfiquista, João Pereira e João Silva. Nas mulheres, Maria Tomé (CN Torres Novas) não deu hipóteses à concorrência, acabando por superar Matilde Santos (Outsystems Olímpico de Oeira) e Helena Paula Carvalho (Outsystems Olímpico de Oeiras) que fechou o pódio.

Na classificação coletiva, o CN Torres Novas venceu em toda a linha. Entre os homens, os torrejano levaram a melhor sobre o Outsystems Olímpico de Oeiras, segundo classificado, e sobre o Sport Lisboa e Benfica que garantiu o terceiro lugar. Já nos sector feminino, as azuis superiorizaram-se ao Outsystems Olímpico de Oeiras e ao Alhandra SC que fechou o pódio.

Maria Tomé e Alexandre Nobre campeões universitários

Peniche também recebeu o campeonato nacional universitário. Maria Tomé (AEESSA) e Alexandre Nobre (ISCTE) foram os mais rápidos.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Portugal estreia estafeta triatlo rumo aos Jogos Olímpicos”


A estafeta portuguesa de triatlo estreia-se este domingo, em Leeds, Inglaterra, na primeira prova a contar para a qualificação olímpica das estafetas rumo a Paris 2024. Ricardo Batista, Melanie Santos, João Silva e Maria Tomé formam o quarteto nacional.

“Qualificar a estafeta para os Jogos Olímpicos de 2024 é um dos nossos objetivos, até porque assim garantiríamos, desde logo, dois homens e duas mulheres em Paris. Isso significaria a maior representação do triatlo português num palco olímpico. Acredito que já em Leeds, este domingo, podemos mostrar que a nossa estafeta é competitiva”, explica o Diretor Técnico Nacional, José Estrangeiro.

Para além da prova de estafetas, Leeds recebe mais uma etapa do Mundial de Triatlo (WTCS). Portugal vai estar representado por cinco triatletas: João Silva, Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Maria Tomé e Melanie Santos. A prova masculina disputa-se sábado, a partir das 14horas, enquanto a partida feminina está agendada para as 15h45. Já a competição de estafetas será domingo, às 13h45.

Na primeira prova deste ano, em Yokohama, Vasco Vilaça foi 7º classificado, Ricardo Batista 8º e João Silva 44º. Entre as mulheres, Melanie Santos foi 25ª, enquanto Maria Tomé terminou no 30º lugar.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Greg Lemond tem leucemia”


Lenda do ciclismo revelou, todavia, que a doença "é tratável e não mortal"

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: REUTERS

Greg LeMond, uma das estrelas da Volta a França, anunciou que tem leucemia. O antigo ciclista, de 60 anos, vencedor em 1986, 1989 e 1990, revelou, todavia, que a doença "é tratável e não mortal".

O norte-americano frisou ainda, através de um comunicado, sentir-se um pouco aliviado por ter descoberto a razão da sua indisposição. "Ninguém gosta de ouvir a palavra cancro, mas reconheço que agora é um grande alívio saber porque é que me sentia mal. Os médicos e eu decidimos começar esta semana um tratamento", que vai ser feito na Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos. "Deverei sentir-me melhor dentro de poucas semanas, a minha vida não mudará muito e disseram-me também que em poucos meses o cancro estará em remissão".

Esta é a segunda vez que o antigo ciclista enfrenta um grave problema de saúde. Em 1987, teve de interromper a carreira, depois de, numa caçada, ter sido atingido acidentalmente por um tiro.

Greg LeMond tornou-se profissional em 1982, colocando um ponto final na carreira em 1994. Além dos três triunfos no Tour, sagrou-se campeão mundial por duas ocasiões (1983 e 1989).

Fonte: Record on-line

“Erro de Van Aert 'entrega' etapa a Gaudu no Critério do Dauphiné”


Rúben Guerreiro subiu a sexto na classificação geral

 

Por: Lusa

O ciclista francês David Gaudu beneficiou esta terça-feira de um erro monumental de Wout van Aert para vencer a terceira etapa do Critério do Dauphiné, na qual Ruben Guerreiro foi quarto, com o belga a recuperar a amarela como consolação.

Num episódio de excesso de confiança, o colosso belga da Jumbo-Visma ergueu os braços antes de tempo -- num 'déjà vu' da celebração antecipada (e errada) de Julian Alaphilippe na Liège-Bastogne-Liège de 2020 -, e permitiu que o corredor da Groupama-FDJ o ultrapassasse sobre a linha, para ser o primeiro no final dos 169 quilómetros entre Saint-Paulien e Chastreix-Sancy, em 4:09.38 horas.

Van Aert, cujas mãos ao alto rapidamente caíram sobre a sua cabeça, numa constatação do erro que tinha cometido, foi segundo, à frente do francês Victor Lafay, com o português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) a alcançar um meritório quarto lugar na tirada e a subir a sexto na geral.

"Quando ele levantou os braços, eu já tinha passado. [...] Perseguia uma vitória como esta desde o início do ano", assumiu Gaudu, considerando que este triunfo abre boas perspetivas para o futuro e acaba com as dúvidas sobre o seu momento de forma, na antecâmara da Volta a França.

Antes de o francês, vencedor da segunda etapa da última Volta ao Algarve, celebrar na meta em Chastreix-Sancy, coincidente com uma contagem de segunda categoria, a jornada foi animada por seis fugitivos, alcançados já dentro dos 10 quilómetros finais.


Com a liderança de Alexis Vuillermoz para defender, a TotalEnergies assumiu a perseguição à fuga do dia, inicialmente formada por Jonas Wilsly (Uno-X), Thomas Champion (Cofidis) e Sebastian Schönberger (B&B Hotels-KTM), que receberam, posteriormente, a companhia de Pierre Roland, Alexis Gougeard e Miguel Heidemann, todos da B&B Hotels-KTM.

A inexperiência da formação francesa, do segundo escalão mundial, 'obrigou' a Jumbo-Visma a entrar ao serviço, para apanhar os fugitivos, na esperança de devolver a amarela a Wout van Aert, um objetivo concretizado após o 'falhanço' da discussão da etapa.

"Sinto-me envergonhado, porque trabalhámos arduamente durante todo o dia e no final perdi por minha culpa. Não tenho palavras. Vi que tinha superado o corredor da Cofidis à minha esquerda, e pensei que estava ganho, mas não vi a progressão do Gaudu, que acelerou à minha direita", reconheceu 'WVA' após cortar a meta.

 

O belga, primeiro amarela desta edição do Dauphiné, regressou ao comando da geral, com seis segundos de vantagem sobre Gaudu e 12 sobre Lafay, enquanto Guerreiro está a 16 segundos do homem da Jumbo-Visma.

O anterior líder, que foi o primeiro francês a comandar a geral do Dauphiné desde Christophe Moreau em 2007, perdeu um minuto e caiu 40 posições, sendo agora 41.º da geral, com o outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates) a ser 115.º, a mais de 15 minutos de Van Aert.

Na quarta-feira, o campeão belga defende a liderança no contrarrelógio de 31,9 quilómetros, entre Montbrison e La Bâtie d'Urfé.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Elite corre no Centro e juniores competem no Minho

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana velocipédico terá duas provas por etapas de estrada. O pelotão de elite e sub-23 disputa, sábado e domingo, o 42.º GP ABIMOTA. O pelotão júnior compete, entre sexta-feira e domingo, no 32.º GP do Minho. No BTT destaque para a terceira prova da Taça de Portugal de Maratona (XCM), no domingo, em Ansião.

Os primeiros a entrar em liça serão os juniores, na sexta-feira, com a primeira etapa do Grande Prémio do Minho. Será uma jornada a disputar no concelho de Vila Nova de Famalicão, num itinerário de 74 quilómetros, com partida, às 13h55, e chegada, perto das 16h00, na freguesia de Oliveira Santa Maria.

A segunda etapa percorre o concelho de Guimarães, partindo (12h40) e chegando (15h15) em Azurém. O traçado, com 86 quilómetros, comporta as subidas da Gonça e da Penha, prevendo-se que seja ainda mais propício ao estabelecimento de diferenças do que a etapa inaugural.

O GP do Minho termina com a etapa mais longa, 123,6 quilómetros a disputar no já tradicional Circuito de Santo António, em Amares. As subidas ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia vão marcar o dia e a geral final. A partida vai acontecer às 11h58, estando a chegada prevista para pouco depois das 15h00.

O GP ABIMOTA começa em Marrazes, concelho de Leiria, no sábado, às 12h50. É dali que o pelotão de vinte equipas parte para uma viagem de 184,9 km, que terminará em Vouzela, cerca das 17h30. Uma contagem de montanha de segunda categoria, a 30,6 quilómetros do final, instalada em Alcofra, dá o maior toque de dureza à jornada inicial da prova.

A segunda e última etapa, a disputar no domingo, terá 173,9 quilómetros, ligando Anadia, de onde parte a caravana às 12h50, a Águeda, onde os mais rápidos chegarão por volta das 17h15. As subidas de Sever do Vouga e de Talhadas, esta a 20,6 quilómetros do fim, farão a triagem de valores.

A Taça de Portugal de XCM prossegue em Terras de Sicó, disputando-se, no domingo, em Ansião, a terceira prova pontuável para o troféu de regularidade. Haverá três percursos de competição pelo qual se distribuirão os participantes em função da respetiva categoria etária.

Os homens, desde a categoria de elite até masters 45, farão a prova maior, 108 quilómetros. As femininas, os masters a partir dos 50 anos e os paraciclistas de classe D competem na distância de 72 quilómetros. Os concorrentes em bicicletas de assistência elétrica e os paraciclistas de classe C vão correr no traçado de 36 quilómetros. A partida será às 9h00.

 

Mais eventos oficiais

 

10 a 12 de junho: Volta ao Faial e Pico, Açores

10 de junho: 7.º Encontro de Escolas da Freguesia de Lousa, Loures

10 de junho: Clássica do Alentejo, Estremoz

11 de junho: 2.º Encontro de Escolas da Beira Alta, Castro Daire

11 de junho: Downhill Urbano de Abrantes

11 de junho: Encontro de Escolas CAJ Raposa, Almeirim

12 de junho: Campeonato da Madeiro de Enduro, Ponta do Pargo, Calheta, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com