segunda-feira, 20 de junho de 2022

“Beatriz Pereira prepara o Europeu em julho”


Por: Record

Foto: FP Ciclismo

A Volta a Portugal Feminina Cofidis terminou em Anadia, no circuito que irá receber, nos dias 9 e 10 de julho, as provas de fundo do Campeonato da Europa de sub-19 e sub-23. Beatriz Pereira, uma das quatro corredoras da Seleção Nacional presentes na Volta deu-se bem com o traçado, que já conhecia dos estágios. "O percurso é duríssimo, mas saio feliz com as sensações com que terminei a Volta a Portugal. Fui de menos a mais. Sinto que se amanhã tivéssemos mais uma etapa ainda estaria melhor", acredita a corredora minhota, que chegou ontem integrada no grupo perseguidor às quatro melhores, no 14º lugar, a 42 segundos da vencedor

A ciclista, de 18 anos, concilia a modalidade com os estudos e acredita que tem margem para subir de forma até ao europeu. "Estou na época de frequências e exames na faculdade e ainda não tive um momento para treinar e recuperar a cem por cento. Vou ter essa oportunidade até ao Campeonato da Europa e estarei em melhor condição".

Fonte: Record on-line

“Paratriatlo: Filipe Marques de prata na Corunha”


Filipe Marques foi segundo classificado na Taça do Mundo de Paratriatlo que se disputou na Corunha, no passado fim de semana (18 de Junho).

O triatleta português completou os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida em 01:01:32, gastando cerca de mais um minuto do que o vencedor, o canadiano Daniel Stefan. O último lugar do pódio foi ocupado por Jack Howell da Austrália.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Clube de Natação de Torres Novas no aquatlo regional jovem de Ourém”


Sete atletas do Clube de Natação de Torres Novas nos pódios no aquatlo jobem de Ourém

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Para os mais jovens do Clube de Natação de Torres Novas, realizou-se no sábado, 18 de junho, a última etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem, com o destaque para vários atletas torrejanos nas provas realizadas, desde os infantis a cadetes, estando bem patente nesta prova, que a natação é uma grande aposta na formação dos jovens triatletas, sendo notório o trabalho de grande dedicação por parte dos treinadores do Clube de Natação torrejano.

Começando pelo mais novos, o destaque vai para Santiago Magalhães que subiu ao pódio no 3º lugar, em infantis masculinos, mas as meninas também estiveram em bom plano, com os 4º, 5º e 6º lugares de Beatriz Carvalho, Mariana Brito e Madalena Alves.

Francisca Leirião em iniciados, com uma brilhante prestação, venceu destacada das suas diretas adversárias.

Em Juvenis, Dinis Ferreira, subiu ao lugar mais alto pódio, vencendo a sua prova, com a companhia do seu colega de equipa, Francisco Carvalho, no 3º lugar, e Mateus Nascimento no 4º lugar, enquanto no setor feminino do mesmo escalão, assistimos a uma luta pela vitória, em cima da linha de meta, com Ana Júlia Marques a alcançar o 2º lugar.

Por fim, foi a vez das cadetes, Claúdia Orvalho e Mafalda Leirião participarem também neste Aquatlo de Ourém (natação e corrida), concluindo a sua prova em 1º e 2º lugares, respetivamente.

Por equipas, o Clube de Natação de Torres Novas obteve o 4º lugar.

A próxima prova jovem realiza-se na Soure, no dia 25 de junho, e será a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, em formato de estafetas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo das andorinhas na Póvoa de Lanhoso”


Pedro Razões e o Clube de Natação de Torres Novas vencem na Póvoa de Lanhoso

 

Paulo José Catarino Vieira

A equipa masculina de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas venceu no domingo, 19 de junho, o Triatlo das Andorinhas realizado em Póvoa de Lanhoso, e continua na liderança da Taça de Portugal de Triatlo, no final da 5ª etapa.

Individualmente, o destaque vai para Pedro Afonso Razões que venceu a prova, e Manuel Bartolomeu que subiu ao pódio no 2º lugar.

Numa prova disputada em distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), Pedro Afonso Razões saiu na frente da água, juntamente com o seu colega de equipa, Manuel Bartolomeu, o que os levou a alcançar cerca de 2 minutos de vantagem no segmento de ciclismo, para o 2º grupo, aonde se encontravam mais 2 atletas torrejanos, Afonso do Canto e Francisco Borges.


No final da corrida, a vitória sorriu a Pedro Afonso Razões (1º cadete) com menos 40 segundos do que Manuel Bartolomeu no 2º lugar (2ºcadete), e 2 minutos e 36 segundos para o 3º classificado.

Afonso do Canto no 9°lugar (1°sub23) e Francisco Borges no 10°lugar (4°cadete) fecharam o 1°lugar coletivamente para o Clube de Natação de Torres Novas.

Uma boa prova dos 3 cadetes torrejanos, e do sub23, Afonso do Canto, que garantem neste momento uma liderança incontestável do Clube de Natação torrejano na Taça de Portugal de Triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Rafael Sousa e Sara Ferreira entram a ganhar no Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”


Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) e Sara Ferreira (Maiatos) sagraram-se vencedores em Elites do 4º DHI Capital do Móvel, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que se disputou no Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de BTT Pandilhas a Monte de Carvalhosa, o 4.º DHI Capital do Móvel recebeu cerca de uma centena de atletas, alguns deles oriundos da Galiza, que lutaram pelas melhores classificações das várias categorias em prova.


Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) dominou em elites. O piloto de Valongo fez a descida mais rápida na manga de qualificação bem como na manga de classificação, subindo assim ao lugar mais alto do pódio.

Na segunda posição ficou Filipe Silva (BikeHouse DH Team/Guimarães), enquanto Ivo Teixeira, a correr como individual, foi terceiro.

Sara Ferreira, do Maiatos, fez uma descida segura e garantiu a vitória, enquanto a jovem Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte) foi segunda.


Em juniores, a vitória foi para Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos), enquanto Diogo Cunha (individual) foi segundo e o Campeão do Minho em título Diogo Pereira (BikeHouse DH Team/Guimarães) alcançou o terceiro lugar.

Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) venceu em cadetes, deixando nos lugares imediatos  do pódio José Cardoso (individual) e Carlos Palmeira (Clube BTT Matosinhos)

Em master 30, Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais rápido da categoria, ficando nos restantes lugares do pódio Tiago Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH Team) que foi segundo e José Carneiro (BTT Pandilhas a Monte) ocupou o terceiro lugar.


Ricardo Soares, a correr como individual, ganhou em master 40 e António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) subiu ao primeiro lugar do pódio em master 50.

No escalão de juvenis, Guilherme Teixeira (BTT Pandilhas a Monte) sagrou-se vencedor da prova de Penamaior, enquanto Pedro Costa (individual) foi o vencedor na categoria Open.

O BTT Pandilhas a Monte venceu por equipas, guindando-se o Clube BTT Matosinhos ao segundo lugar e a BikeHouse DH Team/Guimarães fez terceiro lugar.

 

Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos)

 

Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos), sai do Monte do Pilar como o principal protagonista do 4º BTT DHI Capital do Móvel. O rider de Alfena fez o tempo mais rápido na primeira descida e conseguiu melhorá-lo na descida final.


“A primeira descida acaba por ser sempre um teste. Na descida final é onde damos tudo. Mas hoje vim aqui com outra mentalidade, até porque a minha ‘especialidade’ é o enduro, mas como esta é uma prova ao pé de casa, decidi vir aqui fazer um teste”, disse Rafael Sousa.

Para o piloto do Clube BTT Matosinhos “a pista é muito interessante na componente explosiva do desporto, ou seja, é uma pista curta, mas muito explosiva, pede um bocadinho da nossa dedicação”.

 

José Queirós, presidente do BTT Pandilhas a Monte

 

José Queirós, presidente do BTT Pandilhas a Monte, faz um balanço positivo da quarta edição do DHI Capital do Móvel.

“Estou muito satisfeito. Correu tudo muito bem, tivemos um bom número de atletas e correu tudo às mil maravilhas. Não houve acidentes de maior, tivemos algumas quedas, que fazem parte do downhill, mas sem consequências de maior, e até o tempo acabou por ajudar. Gostei bastante da prova de hoje”.

 

Júlio Morais, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paços de Ferreira

 

Júlio Morais, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, começou por afirmar que “é sempre positivo para o Município poder receber estas provas e estas associações. Quero dar os parabéns ao BTT Pandilhas a Monte pela organização e agradecer a todos quantos colaboraram, como os presidentes das Juntas de Freguesias e os patrocinadores, para levar esta prova para frente”.


Afirmando que “é um objetivo de a Câmara apoiar todo este tipo de iniciativas, as culturais e as desportivas”, Júlio Morais considera que “somos um parceiro fundamental para que as associações possam realizar as provas e estaremos sempre aqui para dizer presente e trazer para Paços de Ferreira este tipo de provas e trazer gente e atletas ao Município, mas queremos também que os atletas da casa se sintam bem e possam ter provas aqui”.

O 4.º DHI Capital do Móvel teve o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Sportchip e do comércio e indústria local.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Adelheid Morath uma vitória para a Alemanha no BMW Hero Südtirol Dolomites 2022”


Veterano Leo Paez joga a sua carta de Trump

 

Por: Carlo Brena

A 12ª edição da mais difícil maratona de BTT do mundo chegou ao fim. Para o BMW HERO Südtirol Dolomites 2022, os vencedores absolutos foram Leonardo Paez, da Colômbia, agora na sua sétima vitória no percurso de 86 km, e Adelheid Morath, da Alemanha, que esteve sempre na liderança nos 60 km marcha. Diego Alfonso Arias Cuervo e o favorito local Gerhard Kerschbaumer juntaram-se ao vencedor do pódio, seguidos pelos seus homólogos, ou seja, Debora Piana e Elena Gaddoni, da Itália.


Selva di Val Gardena, 18 de junho de 2022 - A 12ª edição do BMW HERO Südtirol Dolomites teve lugar hoje em Selva di Val Gardena, abençoada pelo belo clima de verão. A corrida apresenta percursos icónicos em torno do Gruppo Sella, nos Dolomitas, Património Mundial da UNESCO.

Desde o seu início, tem sido considerada a mais difícil maratona de BTT do mundo. Ciclistas de 42 condados tomaram a linha de partida, tornando esta uma celebração verdadeiramente internacional do desporto. Profissionais de renome também se juntaram à prova apesar de mais uma prova que teria coroado o campeão europeu a decorrer ao mesmo tempo –, melhorando ainda mais o seu perfil. Mais uma prova de como o fascínio do HERÓI é forte e difícil de resistir.


 

Pódio masculino

 

O vencedor da BMW HERO Südtirol Dolomites em 2022 foi Leonardo Paez da Team Soudal – Lee Cougan International. Depois de cruzar Passo Gardena o primeiro no percurso –, juntamente com o compatriota Colombiano Diego Alfonso Arias Cuervo, Paez assumiu a liderança no percurso de 86 km, com 4.500 hms, terminando tudo em 4:33.52. A sua vitória eleva a sua contagem total a sete vitórias surpreendentes, mostrando que o trabalho árduo e a formação compensam e estar muito bem familiarizado com o percurso e a área também ajuda.


"Foi um dia exigente, agravado pelo tempo quente. Tive alguns problemas de digestão no Passo Pordoi. Superei tudo pacientemente, sem exagerar", diz Leo Paez após cruzar a linha de chegada. "Assim que me senti melhor, dei o meu melhor na subida porque sei como diego é bom em descidas. Não podia desperdiçar a vantagem que tinha ganho antes".

 

A carreira repleta de estrelas de Paez não tem intenção de abrandar – e que na sua idade. "Sim, estou a aproximar-me dos 40 grandes, mas ainda sou muito competitivo. Esta vitória é uma recompensa por si só por causa disso, fruto da minha longa carreira como atleta e da minha paixão ou ciclismo. Uma paixão e sucessos que nunca tomo de ânimo leve ou como garantido", diz Paez.


Logo atrás dele, Diego Alfonso Arias Cuervo, colega de equipa colombiano e ex-companheiro de equipa que representa Hubbers Polimedical. Terminou o herói em 4:36.20, seguido do favorito local Gerhard Kerschbaumer, representando a Team Specialized Factory Racing. Kerschbaumer completou o HERO em 4:41.20, garantindo o terceiro degrau do pódio graças a uma incrível reviravolta na última subida a Passo Duron, deixando Urs Huber da Suíça (que tinha sido segundo em 2014 e 2019) para comer pó no quarto lugar. Um destino semelhante foi reservado para o quinto motociclista, Frans Claes, da Bélgica.


 

Pódio feminino

 

As emoções foram igualmente poderosas no percurso de 60 km, com 3.200 hm onde as Mulheres Élite deram tudo de si, com a Itália a ficar particularmente bem. A vencedora geral com o tempo de 3:55.27 foi Adelheid Morath , da Team Mount7 – a sua primeira vez no pódio em Selva.


Em comunicado, após cruzar a linha de chegada, Adelheid disse: "Estou em êxtase porque vencer o HERO foi um sonho de longa data, que finalmente se tornou realidade. Esta vitória é ainda mais importante porque não competi em muitas corridas de maratonas, mas hoje entrei numa mentalidade completamente diferente".

Um sucesso resultante do trabalho árduo e da determinação que também foi celebrado por Debora Piana do Team Velo Club Cingolani. O seu 4:06.07 obteve-lhe um segundo lugar, com Elena Gaddoni (vencedora do HERO em 2017) a ocupar o terceiro lugar em 4:06.41 para a Team Rolling Bike.


 

Herói a zero: sustentabilidade vem em primeiro lugar

 

O BMW HERO Südtirol Dolomites 2022 focou-se ainda mais na sustentabilidade. O Comité Organizador desenvolveu o programa HERO TO ZERO para esta edição, um projeto centrado na sustentabilidade ambiental. O projeto envolveu todos no evento – ciclistas, fãs e funcionários – pedindo-lhes que realizassem determinadas atividades. Todo o esforço foi inspirado no "Sports for Climate Actions" da ONU, do qual o HERO Dolomites é signatário, e pelas orientações da UCI (União Ciclismo Internacional). 


O HERO TO ZERO centra-se em três pilares principais: o ambiente, a sociedade e a governação. O seu objetivo é garantir que o evento tem a menor pegada como forma de proteger e salvaguardar os belos Dolomites, que sempre acolheram o HERO.

 

O perfil internacional cada vez maior do HERO

 

O BMW HERO Südtirol Dolomites está a tornar-se cada vez mais internacional, como prova o facto de ter sido transmitido em direto durante mais de 2 horas em mais de 40 países em todo o mundo, desde os EUA, América do Sul, Europa, Norte de África, Médio Oriente até à Indonésia.


 

RANKING DE 2022 DA BMW HERO SÜDTIROL DOLOMITES, HOMENS (86 KM)  

 

1º Paez Leon Hector Leonardo–COL-Soudal Lee Cougan International Team-4:33.52,6                                                                                                           

2º Arias Cuervo Diego Alfonso – COL- Hubbers Polimiedical- 4:36.20,4

3º Kerschbaumer Gerhard – ITA - Specialized Racing XCO Team - 4:41.20,2

4º Huber Urs - SUI - Team BULLS - 4:41.33,4

5º Claes Frans – BEL - Verhofsté MTB Team - 4:42.05,4

 

RANKING DE 2022 DA BMW HERO SÜDTIROL DOLOMITES RANKING, WOMEN (60 KM)   


 

1º Morath Adelheid - GER Team Mount7 - 3:55.27,9     

2º Piana Debora - ITA - Velo Club Cicli Cingolani A.S.D. - 4:06.07,7

3º Gaddoni Elena - ITA Rolling Bike - 4:06.41,3

4º Sheppard Samara - NZL - Port Nicholson Poneke MTB - 4:09.02,0

5º Fasolis Costanza - ITA - Pedal Amador Leynicese - 4:13.58,6

 

Pode ver o ranking completo e tempos em:   https://www.herodolomites.com/en/the-race/rankings-2022

Para mais informações visite www.herodolomites.com  

 Fonte: Organização HERO SÜDTIROL DOLOMITES 2022

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com