Veterano Leo Paez joga a sua carta de Trump
Por: Carlo Brena
A 12ª edição da mais difícil maratona de BTT do mundo chegou ao fim. Para o BMW HERO Südtirol Dolomites 2022, os vencedores absolutos foram Leonardo Paez, da Colômbia, agora na sua sétima vitória no percurso de 86 km, e Adelheid Morath, da Alemanha, que esteve sempre na liderança nos 60 km marcha. Diego Alfonso Arias Cuervo e o favorito local Gerhard Kerschbaumer juntaram-se ao vencedor do pódio, seguidos pelos seus homólogos, ou seja, Debora Piana e Elena Gaddoni, da Itália.
Selva di Val Gardena, 18 de junho de 2022 - A 12ª edição do BMW HERO
Südtirol Dolomites teve lugar hoje em Selva di Val Gardena, abençoada pelo belo
clima de verão. A corrida apresenta percursos icónicos em torno do Gruppo
Sella, nos Dolomitas, Património Mundial da UNESCO.
Desde o seu início, tem sido considerada a mais difícil maratona de BTT do mundo. Ciclistas de 42 condados tomaram a linha de partida, tornando esta uma celebração verdadeiramente internacional do desporto. Profissionais de renome também se juntaram à prova apesar de mais uma prova que teria coroado o campeão europeu a decorrer ao mesmo tempo –, melhorando ainda mais o seu perfil. Mais uma prova de como o fascínio do HERÓI é forte e difícil de resistir.
Pódio
masculino
O vencedor da BMW HERO Südtirol Dolomites em 2022 foi Leonardo Paez da Team Soudal – Lee Cougan International. Depois de cruzar Passo Gardena o primeiro no percurso –, juntamente com o compatriota Colombiano Diego Alfonso Arias Cuervo, Paez assumiu a liderança no percurso de 86 km, com 4.500 hms, terminando tudo em 4:33.52. A sua vitória eleva a sua contagem total a sete vitórias surpreendentes, mostrando que o trabalho árduo e a formação compensam e estar muito bem familiarizado com o percurso e a área também ajuda.
"Foi
um dia exigente, agravado pelo tempo quente. Tive alguns problemas de digestão
no Passo Pordoi. Superei tudo pacientemente, sem exagerar", diz Leo Paez
após cruzar a linha de chegada. "Assim que me senti melhor, dei o meu
melhor na subida porque sei como diego é bom em descidas. Não podia desperdiçar
a vantagem que tinha ganho antes".
A carreira repleta de estrelas de Paez não tem intenção de abrandar – e que na sua idade. "Sim, estou a aproximar-me dos 40 grandes, mas ainda sou muito competitivo. Esta vitória é uma recompensa por si só por causa disso, fruto da minha longa carreira como atleta e da minha paixão ou ciclismo. Uma paixão e sucessos que nunca tomo de ânimo leve ou como garantido", diz Paez.
Logo atrás dele, Diego Alfonso Arias Cuervo, colega de equipa colombiano e ex-companheiro de equipa que representa Hubbers Polimedical. Terminou o herói em 4:36.20, seguido do favorito local Gerhard Kerschbaumer, representando a Team Specialized Factory Racing. Kerschbaumer completou o HERO em 4:41.20, garantindo o terceiro degrau do pódio graças a uma incrível reviravolta na última subida a Passo Duron, deixando Urs Huber da Suíça (que tinha sido segundo em 2014 e 2019) para comer pó no quarto lugar. Um destino semelhante foi reservado para o quinto motociclista, Frans Claes, da Bélgica.
Pódio
feminino
As emoções foram igualmente poderosas no percurso de 60 km, com 3.200 hm onde as Mulheres Élite deram tudo de si, com a Itália a ficar particularmente bem. A vencedora geral com o tempo de 3:55.27 foi Adelheid Morath , da Team Mount7 – a sua primeira vez no pódio em Selva.
Em comunicado, após cruzar a linha de chegada, Adelheid disse: "Estou em êxtase porque vencer o HERO foi um sonho de longa
data, que finalmente se tornou realidade. Esta vitória é ainda mais importante
porque não competi em muitas corridas de maratonas, mas hoje entrei numa
mentalidade completamente diferente".
Um sucesso resultante do trabalho árduo e da determinação que também foi celebrado por Debora Piana do Team Velo Club Cingolani. O seu 4:06.07 obteve-lhe um segundo lugar, com Elena Gaddoni (vencedora do HERO em 2017) a ocupar o terceiro lugar em 4:06.41 para a Team Rolling Bike.
Herói a
zero: sustentabilidade vem em primeiro lugar
O BMW HERO Südtirol Dolomites 2022 focou-se ainda mais na sustentabilidade. O Comité Organizador desenvolveu o programa HERO TO ZERO para esta edição, um projeto centrado na sustentabilidade ambiental. O projeto envolveu todos no evento – ciclistas, fãs e funcionários – pedindo-lhes que realizassem determinadas atividades. Todo o esforço foi inspirado no "Sports for Climate Actions" da ONU, do qual o HERO Dolomites é signatário, e pelas orientações da UCI (União Ciclismo Internacional).
O HERO TO ZERO centra-se em três pilares principais: o ambiente, a
sociedade e a governação. O seu objetivo é garantir que o evento tem a menor
pegada como forma de proteger e salvaguardar os belos Dolomites, que sempre
acolheram o HERO.
O perfil
internacional cada vez maior do HERO
O BMW HERO Südtirol Dolomites está a tornar-se cada vez mais internacional, como prova o facto de ter sido transmitido em direto durante mais de 2 horas em mais de 40 países em todo o mundo, desde os EUA, América do Sul, Europa, Norte de África, Médio Oriente até à Indonésia.
RANKING
DE 2022 DA BMW HERO SÜDTIROL DOLOMITES, HOMENS (86 KM)
1º Paez Leon Hector Leonardo–COL-Soudal Lee Cougan International
Team-4:33.52,6
2º Arias Cuervo Diego Alfonso – COL- Hubbers Polimiedical- 4:36.20,4
3º Kerschbaumer Gerhard – ITA - Specialized Racing XCO Team - 4:41.20,2
4º Huber Urs - SUI - Team BULLS - 4:41.33,4
5º Claes Frans – BEL - Verhofsté MTB Team - 4:42.05,4
RANKING DE 2022 DA BMW HERO SÜDTIROL DOLOMITES RANKING, WOMEN (60 KM)
1º Morath Adelheid - GER Team Mount7 - 3:55.27,9
2º Piana Debora - ITA - Velo Club Cicli Cingolani A.S.D. - 4:06.07,7
3º Gaddoni Elena - ITA Rolling Bike - 4:06.41,3
4º Sheppard Samara - NZL - Port Nicholson Poneke MTB - 4:09.02,0
5º Fasolis Costanza - ITA - Pedal Amador Leynicese - 4:13.58,6
Pode ver o ranking completo e tempos em: https://www.herodolomites.com/en/the-race/rankings-2022
Para mais informações visite www.herodolomites.com
Fonte: Organização HERO SÜDTIROL
DOLOMITES 2022
Sem comentários:
Enviar um comentário