segunda-feira, 23 de setembro de 2024

“Saúde da filha deixa Richard Carapaz fora do Campeonato do Mundo”


O ciclista equatoriano de 31 anos irá estar a acompanhar a recuperação da sua filha, após esta ter sido operada de urgência

 

Foto: Photo by Marco BERTORELLO / AFP

Richard Carapaz, campeão olímpico de ciclismo em 2021, disse esta segunda-feira que não irá competir na corrida de estrada do campeonato do mundo no próximo domingo, devido à necessidade de estar com a sua filha após e esta ter sido submetida a uma "operação de emergência".

O ciclista equatoriano de 31 anos, rei da montanha no Tour deste ano, explicou nas redes sociais que o procedimento médico correu bem, mas que a sua filha precisa de "permanecer sob observação" devido ao seu estado de saúde.

Carapaz, campeão do Giro em 2019, disse que não conseguiu treinar normalmente nos últimos dias e que não estava em condições físicas nem mentais para alinhar.

"Representar o Equador é uma das coisas mais importantes para mim como desportista. Mas todos somos seres humanos… e a saúde da minha família é a minha prioridade", escreveu o ciclista.

Carapaz era considerado um dos candidatos à vitória devido aos 4000 metros de subida que os ciclistas irão enfrentar na corrida de 273,9 quilómetros em Zurique.

Fonte: Sapo on-line

“André Soares é campeão mundial de surdos e diz estar «a viver um sonho»”


Ciclista foi homenageado pela Câmara Municipal de Estremoz

 

Por: José Lameiras

Da Polónia, do Campeonato do Mundo de Ciclismo para surdos, André Soares trouxe três medalhas, uma delas de ouro e um quinto lugar. "Nem nos meus maiores sonhos imaginava que assim fosse. Toda a gente quer ganhar e prepara-se para ganhar, eu trabalhei muito e felizmente consegui",confessou o ciclista a Record, em Estremoz, a sua terra natal, onde já foi também recebido na Câmara Municipal.

Aos 19 anos, quando ficou sem audição, ponderou deixar o ciclismo, mas foi precisamente esta modalidade a fazê-lo ver a vida e a aceitar a diferença, de outra forma: "Foi um choque, deixei de pedalar, até porque não tinha equilíbrio. Depois, pouco a pouco fui voltando, muitas vezes sozinho e outras com amigos, até sentir de novo o interesse e a vontade de competir". Os bons resultados ajudaram e aos 25 anos veio o momento mais esperado, a primeira participação nos Campeonatos do Mundo para surdos. "Foi fantástico e sinto que valeu muito a pena todo o trabalho, as seis horas diárias de treino, as restrições, tudo vale a pena quando conseguimos os objetivos".

No Campeonato do Mundo de Ciclismo para surdos que decorreu na Polónia, André Soares conseguiu a medalha de ouro na prova por pontos, a de prata na prova em linha e a de bronze na velocidade. No contrarrelógio, o ciclista português foi quinto classificado, mas já definiu como objetivo vencer essa prova na próxima edição da competição.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/António Morgado 23.º no contrarrelógio para sub-23”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado foi o 23.º classificado no contrarrelógio para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, uma prova de 29,9 quilómetros, disputada hoje entre Gossau e Zurique, Suíça.

O corredor português concluiu o esforço com 39’07’’26, mais 2’24’’56 do que o espanhol Iván Romeo, que conquistou o título mundial com 36’42’’70. António Morgado esteve melhor na subida do percurso e também nos derradeiros dez quilómetros, totalmente a rolar. Onde o português esteve menos bem foi nas partes mais técnicas, algumas viragens na fase inicial e as descidas mais técnicas.

Esse desempenho ficou patente nos tempos intermédios de António Morgado. No primeiro ponto intermédio, que incorporava parte da subida, Morgado foi o 17.º mais rápido. No setor intermédio, que incluía as descidas tecnicamente mais exigentes, o corredor da Seleção Nacional foi o 24.ª entre os 69 participantes. Já no trecho completamente plano, que encerrou a corrida, António Morgado foi 18.º. Contas feitas, acabou na 23.ª posição, melhorando o 27.º lugar de 2023.


“O António Morgado tem potencial para fazer melhor, mas precisa de trabalhar a disciplina de contrarrelógio. Com a qualidade que tem, o potencial de melhoria é imenso. A participação no Campeonato do Mundo, sendo sempre com o objetivo de conseguirmos o melhor resultado possível, serve também para percebermos o caminho que falta percorrer”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

“As sensações não foram as melhores. Onde me senti melhor foi na subida e já na parte final. Não sendo o contrarrelógio o meu principal objetivo, não arrisquei nas descidas, até porque a estrada ainda estava muito molhada quando parti. Agora é continuar a trabalhar para a prova de fundo, na sexta-feira”, comentou António Morgado.

Nas contas do pódio, Iván Romeo teve a companhia do sueco Jakob Söderqvist, a 32,05 segundos, e do suíço Jan Christen, a 40,68 segundos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal triatlo: Sporting e Alhandra vencem em São Martinho do Porto”


O Sporting Clube de Portugal e o Alhandra SC foram os vencedores da etapa de São Martinho do Porto a contar para a Taça de Portugal. Na geral individual, a vitória sorriu a Tomás Figueiredo (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Cassilda Carvalho (SL Benfica).

No sector masculino, os verdes de Alvalade fecharam à frente do CN Torres Novas e do Outsystems Olímpico de Oeiras, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No sector feminino, as mulheres do Alhandra SC foram mais fortes do que a concorrência, terminando à frente do Sporting Clube de Portugal e do CNATRIL.

Fica a faltar disputar a prova de Sesimbra, a 27 de outubro, para ficar fechada a edição de 2024 da Taça de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Paratriatlo: Filipe Marques vice-campeão europeu”


O paralímpico português Filipe Marques sagrou-se este domingo (22 de setembro) vice-campeão europeu na classe PT5, em Vichy, em França.

Filipe Marques, que foi quarto classificado na prova dos Jogos Paralímpicos Paris2024, completou a prova em 56.54 minutos, disputando a vitória ao sprint com o húngaro Bence Mocsari.

Atrás de Filipe Marques, que protagonizou a estreia de Portugal na modalidade em Jogos Paralímpicos, em Paris, terminou o irlandês Tom Williamson (57.06), que ficou com a medalha de bronze.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Campeonato da Europa triatlo: Miguel Tiago Silva em sexto”

Miguel Tiago Silva foi o português mais bem classificado nos Campeonatos da Europa de triatlo (distância standard), realizados este sábado (21 setembro), em Vichy, França.

O triatleta terminou os três segmentos (1,5km, 40km, 1okm) em 01:40.59 horas, a 41 segundos do húngaro Csongor Lehman, que se sagrou campeão europeu de elites. João Nuno Batista, ainda em idade júnior, foi 11º classificado.

No sector feminino, Maria Tomé completou a prova em 01:55.13 horas, em 11º lugar, a dois minutos da britânica Vicky Holland. Madalena Amaral Almeida, a outra atleta portuguesa em prova, terminou no 25º posto.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS lidera a Taça de Portugal de Triatlo”


Por: Paulo José Catarino Vieira

A 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, contou com a participação em “dose dupla” para o Clube de Natação de Torres Novas.

No sábado, sagrou-se TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO, e no domingo, o Clube de Natação torrejano alcançou o 2º lugar na penúltima etapa da Taça de Portugal de Triatlo, e continua na liderança desta competição nacional.

A prova foi disputada na distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), com Gustavo do Canto a alcançar o 4º lugar à geral, Vasco Canadas o 7º, Manuel Bartolomeu 11º, e a fechar o 2ºlugar da equipa, Francisco Carvalho no 16º lugar.

No setor feminino, Joana Miranda alcançou o 6ºlugar, e, a ainda juvenil, Francisca Leirião na sua estreia nesta distância, terminou na 16ª posição.

Concluíram ainda esta prova, Gonçalo Oliveira, Afonso do Canto, Tomé, David Paiva e Cristóvão Santos.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Mundiais de ciclismo: Nelson Oliveira diz que fez um bom contrarrelógio apesar do 15.º lugar”


Nelson Oliveira foi, domingo, o melhor dos portugueses na competição contra o relógio, ao terminar no 15.º posto, a 2.35 minutos do vencedor, enquanto João Almeida foi 24.º, já a 3.19 minutos

 

Por: Lusa

O ciclista português Nelson Oliveira considerou que obteve uma boa prestação no Mundial de contrarrelógio, disputado em Zurique, na Suíça, onde belga Remco Evenepoel revalidou o título de campeão, superando os italianos Filippo Ganna e Eduardo Affini.

“Fiz um contrarrelógio regular. Tentei gerir bem durante todo o percurso, mas os adversários foram mais rápidos. Provavelmente, não recuperei a 100% da Vuelta. Mas o que determinou o resultado em favor dos corredores mais possantes foi o percurso. A subida não fez tantas diferenças como esperava, mas acho que fiz um bom contrarrelógio, apesar do resultado”, começou por dizer Nelson Oliveira, que foi 15.º classificado, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Nelson Oliveira foi o melhor dos portugueses na competição contra o relógio, ao terminar no 15.º posto, a 2.35 minutos do vencedor, enquanto João Almeida foi 24.º, já a 3.19 minutos.

“Fiz uma boa gestão do esforço. Nas subidas andei bem. Deixei tudo na estrada e cheguei à meta completamente exausto. Portanto, acho que não poderia ter feito muito melhor. Ainda temos uma semana, durante a qual vou fazer uns bons treinos, para manter a forma e preparar a prova de fundo que será bastante longa e dura”, expressou João Almeida.

Por sua vez, o selecionador nacional, José Poeira, deixou elogios aos ciclistas e explicou o que fez a diferença.

“O Nelson fez um contrarrelógio como é seu costume, controlado, com boas trajetórias. Fez a subida muito rápido. Só que a parte plana, antes da subida, e os últimos dez quilómetros, totalmente planos, desequilibraram a favor dos roladores e não permitindo aos nossos ciclistas um resultado melhor”, analisou.

Evenepoel completou os 46,1 quilómetros do exercício contra o relógio, com início e fim em Zurique, com o tempo de 53.01 minutos, menos seis segundos do que Ganna, que voltou a ser segundo tal como no ano anterior, e menos 54 do que Affini.

Evenepoel, de 24 anos, junta assim o título mundial de contrarrelógio, que já tinha vencido em 2023, às duas medalhas de ouro que conquistou nos Jogos Olímpicos Paris2024, no contrarrelógio e prova de fundo, num ano em que terminou a Volta à França no terceiro lugar.

O belga tornou-se no primeiro ciclista da história a conquistar os títulos olímpico e mundial de contrarrelógio no mesmo ano, um feito também alcançado algumas horas antes pela australiana Grace Brown na prova feminina.

Brown, que anunciou que se vai retirar no fim da época aos 32 anos, completou os 29,9 quilómetros da prova feminina, entre Gossau e Zurique, em 39.16 minutos, impondo-se à neerlandesa Demi Vollering, por 16 segundos, e à norte-americana Chloe Dygert, por 56.

Fonte: Sapo on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no Campeonato da Europa de Triatlo em Vichy em França”


JOÃO NUNO BATISTA e MARIA TOMÉ no EUROPEU DE TRIATLO OLÍMPICO

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

JOÃO NUNO BATISTA e MARIA TOMÉ obtiveram excelentes resultados no Campeonato da Europa de Triatlo em Elites, na distância olímpica, este sábado, 21 de setembro, em Vichy, França.

João Nuno Batista, ainda atleta júnior do Clube de Natação de Torres Novas, participou pela primeira vez numa prova internacional, na distância olímpica em elites, e saiu na frente nos 1500m de natação, juntamente com outro português, Miguel Tiago Silva, atleta do Clube Olímpico de Oeiras. Nos 40kms de ciclismo manteve-se sempre pelotão da frente, mas foi nos 10km de corrida que tudo se decidiu, e o atleta torrejano acabou por concluir a sua prova no 11º lugar.


Maria Tomé, depois da saída na natação conseguiu manter-se no 2º grupo do ciclismo, e alcançar o 11º lugar nesta competição europeia de triatlo em elites.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Seleção Nacional/Flávio Pacheco e Telmo Pinão com objetivos diferentes para o crono”


Por: José Carlos Gomes

Flávio Pacheco, na classe H4, e Telmo Pinão, em C2, correm, nesta terça-feira, os contrarrelógios do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, em Zurique, Suíça.

Os dois paraciclistas têm o foco apontado para as provas de fundo, mas olham com ambições diferentes para os contrarrelógios desta terça-feira, 18,8 quilómetros totalmente planos, no centro de Zurique.

Flávio Pacheco promete bater-se por um lugar no exercício individual. “Tenho expectativas altas. Preparei-me arduamente para este Campeonato do Mundo. Foram quatro meses de muita dedicação e venho com muita vontade de fazer uma boa classificação, lutando já por um lugar nos oito primeiros no contrarrelógio”, afirma o corredor.

O paraciclista alentejano está, no entanto, mais orientado para a corrida em pelotão. “Dado o perfil de ambas as provas, tenho mais fé para a prova de fundo. O contrarrelógio é muito rolante, mas como estou bem e confiante, penso que é possível alcançar dois bons resultados”, conclui.


Telmo Pinão, por seu lado, admite que a época foi muito desgastante, tendo estado na máxima condição há poucas semanas, nos Jogos Paralímpicos. Por isso, encara o contrarrelógio com menos ambição para poder bater-se por posições cimeiras na prova de fundo.

“Este Campeonato do Mundo chega num momento de grande fadiga, depois do trabalho de preparação e da competição nos Jogos. Tanto o contrarrelógio como a prova de fundo são totalmente planos, o que não se adapta às minhas caraterísticas. Para o contrarrelógio optei por nem trazer bicicleta específica, será mais para desfrutar deste evento. Na prova de fundo tentarei colar na frente da corrida e ir até ao fim para procurar fazer a diferença no sprint”, adianta Telmo Pinão.

O primeiro a competir, nesta terça-feira, é Telmo Pinão. Parte às 10h26 para a corrida de classe C2. Flávio Pacheco, em H4, arranca às 11h29.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no Triatlo de São Martinho do Porto”


CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS sagrou-se TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO, este sábado, 21 de setembro, em São Martinho do Porto.

O Clube de Natação torrejano entrou de uma forma inédita e incomparável na história do desporto em Torres Novas, ao sagrar-se por 4 vezes consecutivas, Campeão Nacional de Triatlo por clubes, não esquecendo o primeiro título alcançado em 2019, o que totaliza 5 títulos nacionais nas últimas 6 épocas.

Na 3ªedição do Triatlo de São Martinho do Porto, a última etapa do nacional de clubes foi disputada em formato de estafetas, com cada atleta a realizar um triatlo na distância super-sprint (300m/natação, 8km/ciclismo e 2km/corrida).


A 1ªequipa torrejana constituída por Tiago Fonseca, Márton Kropkó, Ricardo Batista e Gustavo do Canto, deram a vitória ao Clube de Natação de Torres Novas, enquanto a 2ªequipa, com Vasco Canadas, Manuel Bartolomeu, Francisco Carvalho e Afonso do Canto, concluíram na 4ªposição.

De salientar que, a estratégia montada pelo técnico torrejano Paulo Antunes deu vitória em todas as etapas disputadas no nacional de clubes de triatlo de 2024, traduzindo um domínio total dos “azuis torrejanos”.

Desta forma, temos de enaltecer sobretudo o espírito de equipa que tem vindo a ser mantido, no Clube de Natação de Torres Novas, ao nível dos seus atletas, da equipa técnica coordenada pelo Professor Paulo Antunes, coadjuvado pelo técnico Marco Carreira, dos seus dirigentes, dos seus patrocinadores e parceiros, e dos seus pais e amigos, do Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.

Estamos de parabéns!!! Somos mais uma vez… CAMPEÕES NACIONAIS!!!

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Taça de Portugal de XCO de Avis”


Ana Santos e Roberto Ferreira conquistam Taça de Portugal

 

Por: Vasco Moreira

Ana Santos e Roberto Ferreira, ambos da Guilhabreu MTB Team, consumaram este domingo, em Avis, a conquista a conquista da Taça de Portugal de cross-country olímpico (XCO), com um triunfo na quinta e última prova pontuável da competição.

A jovem ciclista partiu para a última etapa pontuável com apenas dois pontos de vantagem, mas a 1h30 com que terminou a prova foi suficiente para garantir o triunfo em Avis e segurar a liderança do ranking final da Taça de Portugal na categoria de elite feminina, com 154 pontos. Joana Monteiro, com 117 pontos, e Beatriz Sousa (24horas Altimetria|ONTRACK), com 103, completaram o pódio.

Roberto Ferreira, por sua vez, destacou-se na elite masculina. O ciclista da Guilhabreu MTB Team partiu empatado no ranking da Taça, mas foi o mais rápido, ao fim de 1h27. No fim das contas, somou 155 pontos e celebrou a conquista da Taça, à frente de Mário Costa, com 145 pontos, e Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team), com 127.


Nos sub-23, Ana Santos voltou a destacar-se entre as femininas, com 175 pontos, sendo que Diogo Neves foi o vencedor entre os masculinos, com 162. Em sub-19, a Taça foi conquistada por Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e em sub-17 por Beatriz Rodrigues (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos).

Já em masters, Andreia Lopes (AEBTT Rio) e Rui Carvalho (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) festejaram entre os M30, Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) entre M40, António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em M50 e Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team) em M60.

Em paraciclismo, Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor) consumou a conquista com novo triunfo, tendo terminado com 175 pontos, à frente de José Miranda (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria) e Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Casa Lourenço).

Por fim, entre as equipas, destaque para a Guilhabreu MTB Team, que venceu a classificação coletiva com 175 pontos. O Clube BTT Matosinhos, segundo com 141 pontos, e o Triumtérmica/Águias de Alpiarça, com 133, completaram o pódio por esta ordem.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com