quinta-feira, 24 de março de 2022

“João Almeida atravessado na garganta de Nairo Quintana”


Por: José Morais

Foto: David Ramos/Getty Images

João Almeida foi o primeiro a cortar a meta hoje na Catalunha, com Nairo Quintana na sua roda a fazer segundo, com o ciclista da equipa da Arkéa-Samsic a ficar com um agridoce na boca, por não conseguir bater o português, apesar de ter ficado em primeiro na geral e vestindo a camisola de líder, agora para a manter terá de a saber defender bem, já que será muito importante para a época.

Nairo Quintana dizia no final que tem sido poderoso com alguns ataques, e tem chegado com os melhores, e descreveu sobre a subida final, onde tentou ter um papel defensivo, não podendo fazer mais, já que todas as equipas tinham mais ciclistas, e tentar um ataque mais cedo não seria positivo, porque todos estavam com força.

Mas, só um ciclistas muito forte lhe poderia retirar a vitória da etapa, o português João Almeida lhe poderia deixar esse desgosto, e apesar de estar à frente e ser líder, o jackpot seria melhor se tivesse também ganho a etapa.

Agora terá de seguir a estratégia, e num duelo contra a equipa da Emirados Árabes Unidos, terá de segurar a roda deles, e conseguir tirar o proveito, e terá de ter um papel fundamental na decisão de poder vir a ter uma desvantagem diante da fraqueza da sua equipa, como da força coletiva do seu rival.

Nairo Quintana afirma ter confiança, tem uma boa saúde, e está motivado tanto ele com a sua equipa, o ciclista da Arkéa-Samsic que se encontra em boa forma, irá lutar até ao fim com unhas e dentes, para tentar recuperar uma prova do World Tour, pouco mais de cinco anos depois.

“Tim Merlier vence Clássica Brugge-De Panne ao ‘sprint’”


Merlier somou a terceira vitória da época ao cumprir os 207,9 quilómetros entre Bruges e De Panne em 4:45.41 horas

 

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) venceu hoje ao ‘sprint’ a 46.ª edição da Clássica Brugge-De Panne, batendo o neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco), segundo, e o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), terceiro.

Merlier somou a terceira vitória da época ao cumprir os 207,9 quilómetros entre Bruges e De Panne em 4:45.41 horas, batendo Groenewegen e Bouhanni sobre a meta.

Depois de uma etapa no Tirreno-Adriático, o velocista de 29 anos tinha triunfado na Danilith Nokere Koerse e agora soma novo triunfo numa clássica, a quatro dias da Gent-Wevelgem.

O único português em prova, Rui Oliveira, foi 71.º classificado, a 37 segundos do grupo que discutiu a vitória.

Fonte: Record on-line

“Ben Tulett vence terceira etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali”


Ciclista britânico sobe ao segundo lugar da geral atrás do irlandês Eddie Dunbar, também da INEOS

 

Por: Lusa

Foto: Twitter INEOS

O ciclista britânico Ben Tulett (INEOS) venceu esta quinta-feira a terceira etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali, subindo ao segundo lugar da geral, atrás do irlandês Eddie Dunbar, seu companheiro de equipa.

Numa etapa com partida e chegada em São Marino, Tullett deu a segunda vitória à INEOS na prova, ao concluir em 4:12.34 horas os 147 quilómetros, menos três segundos do que Dunbar e cinco do que o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates).

Na geral, Dunbar lidera com nove segundos de avanço sobre Tullett e nove sobre Hirschi.

Numa etapa que terminou em alto, o português Daniel Viegas (EOLO-Kometa) foi 73.º, a 22.23 minutos, ocupando o 105.º da geral, a 58.41.

Na sexta-feira, corre-se a quarta etapa, com partida e chegada em Montecatini, numa ligação de 158,7 quilómetros.

Por: Record on-line

“Maria Martins quinta classificada na clássica Brugge-De Panne”


Ciclista portuguesa conseguiu pela segunda vez esta temporada um top 10

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Federação Portuguesa de Ciclismo

A ciclista portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) terminou esta quinta-feira na quinta posição a clássica Brugge-De Panne, na Bélgica, ganha pela italiana Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), atual campeã do mundo.

Balsamo gastou 3:52.11 horas para cumprir os 162,8 quilómetros entre Brugge e De Panne, o mesmo tempo da holandesa Lorena Wiebes (DSM) e da italiana Marta Bastianelli (UAE Team ADQ).

'Tata' Martins terminou com o mesmo tempo da vencedora, conseguindo pela segunda vez esta temporada um 'top 10', depois do oitavo lugar no GP Oetingen, também na Bélgica.

Esta é a melhor prestação de sempre da campeã portuguesa numa prova do World Tour feminino.

Fonte: Record on-line

“João Almeida após a vitória na Volta à Catalunha: «Meti o meu ritmo e tive força para terminar»”


Português venceu a 4.ª etapa com um final emocionante

 

Por: Diogo Jesus

No final da vitória na 4.ª etapa da Volta à Catalunha, João Almeida mostrou-se visivelmente satisfeito.

"Estou muito feliz. Temos trabalhado duro há muito tempo. Esta época ainda não tinha tido muita sorte. Hoje tive algum azar, pois sofri uma queda no início e estive um pouco desligado por momentos. Mas estou muito feliz pela vitória", comentou o português.

João Almeida é sempre a meter lume: «Há algum tempo que não tínhamos um atleta deste calibre»

"Tenho uma superequipa, jogámos as cartas e no final ganhámos. Ainda faltam algumas etapas, algumas duras, mas estou super feliz. Vamos ver o que acontece até ao fim", acrescentou João Almeida, na flash da Eurosport após a corrida.

O português venceu a 4.ª etapa da Volta à Catalunha, ao bater sobre a linha de meta, instalada no alto de Boí Taüll, os colombianos Nairo Quintana e Sergio Higuita.  Almeida subiu ao segundo lugar da geral.

Fonte: Record on-line

“João Almeida vence quarta etapa da Volta à Catalunha”


Por: NFO // AMG

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a quarta etapa da Volta à Catalunha, subindo ao segundo lugar da prova, com o mesmo tempo do líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic).

Com a meta instalada numa contagem de montanha de primeira categoria, em Boí Taüll, 166,7 quilómetros desde La Seu d'Urgell, Almeida superiorizou-se num 'sprint' a três e venceu em 4:20.27 horas.

O português terminou com o mesmo tempo de Quintana e do campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), com o anterior líder, o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën), a ser 12.º, a 23 segundos.

"Estou muito feliz. Estávamos a trabalhar muito há muito tempo, não estava a ser muito feliz nos últimos tempos. Hoje, tive um pouco de azar, com uma queda no início, por momentos estive fora [da corrida], mas estou muito feliz pela vitória e senti-me muito bem hoje", referiu Almeida.

Sobre a corrida, o português disse que se estava a sentir-se "muito bem na última subida" e que esteve "sempre a controlar" o seu esforço.

"Tínhamos o George [Bennett] na frente, o que me permitiu ir na roda. Depois, segui no meu ritmo e apenas 'sprintei' para a vitória", acrescentou.

Na geral, após a etapa rainha, que teve três contagens de primeira categoria, Quintana tem o mesmo tempo de João Almeida e mais seis segundos do que o compatriota Higuita.

"Ainda há algumas etapas duras pela frente [para lutar pela geral], especialmente a última, mas para já estamos contentes e depois pensaremos no futuro", admitiu.

Rui Costa (UAE Emirates) terminou a tirada na 89.ª posição, a 14.26 minutos, enquanto o seu companheiro de equipa Ivo Oliveira foi 137.º, a 23.08. Na geral, Costa é 109.º, a 42.39, e Oliveira está em 139.º, a 1:06.53 horas.

Na sexta-feira, corre-se a quinta etapa, uma longa ligação de 206,3 quilómetros, entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú.

Fonte: Lusa

“O cicloturismo está de volta à estrada…Já se inscreveu”


24º Passeio Anual de Cicloturismo de Pombal um passeio de tradição, em 2014 foi considerado o melhor passeio do ano e galardoado com o prémio Notícias do Pedal

 

Dia 3 de Abril de 2022

 

Por: José Morais

Cartaz/Foto: Clube Cicloturismo Pombal/Arquivo Notícias do Pedal

O cicloturismo está novamente de volta à estrada, e no próximo dia 3 de abril, o Clube de Cicloturismo de Pombal leva para a estrada o seu 24º passeio de bicicleta, depois de dois anos de interregno motivado pela pandemia, as estradas vão novamente encher-se cor e alegria, promovido pelas bicicletas e amantes da modalidade.

O passeio que vai ter concentração na sede do Clube de Cicloturismo de Pombal pelas 8 horas, pelas 9 horas será dada a partida, pela frente um percurso de 60 quilómetros pelo concelho e ruas de Pombal, havendo uma paragem para abastecimento a meio do passeio, e no final para os mais bem preparados, um desafio de “Roda Livre” para subirem até ao alto da Capela da Senhora de Belém, onde irá terminar o evento, seguido de um almoço de confraternização.


Se ainda não se inscreveu, pode fazê-lo até ao dia 30 de março, através do e-mail: cicloturismopombal@gmail.com ou telemóvel: 968 130 525.

Temos de salientar que, este passeio já tem muita tradição, e em 2014 foi galardoado com o Prémio Notícias do Pedal, pelo melhor passeio do ano, sendo um evento a não perder.

Inscreva-se, participe, regresse novamente à estrada nos passeios de cicloturismo em Pombal, um passeio que se recomenda.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com