segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

“Etapa de Val di Sole de ciclocrosse cheia de neve”


A holandesa Puck Pieterse, e o belga Michael Vanthourenhout, foram os grandes vencedores da difícil etapa, com Van der Poel a terminar em oitavo lugar

 

Por: José Morais

Fotos: UCI

O norte de Itália em Val di Sole, nas Dolomitas, recebeu mais uma prova do campeonato do mundo de ciclocrosse, o mesmo foi recebido com imensa neve, que dificultou os ciclistas, onde A holandesa Puck Pieterse, e o belga Michael Vanthourenhout se destacaram vencendo a prova numa dura etapa, num circuito muito técnico.


Com 29 anos de idade, Michael Vanthourenhout que atualmente é o campeão europeu, conseguiu dominar a prova feminina, com Niels Vandeputte, o ciclista belga a fazer segundo lugar, e o ciclista suíço Kevin Kuhna fazer terceiro, com Mathieu van der Poel, aquele que era esperado com o possível vencedor, não foi alem de um oitavo lugar, sofrendo imenso com a imensa neve a mais de três minutos do vencedor, na prova feminina, a ciclista Puck Pieterse que conseguiu passar Ceylin del Carmen Alvarado, conseguiu chegar com 44 segundos de vantagem sobre Ceylin, com Manon Crelan Bakker a fazer terceiro.     


Com um percurso muito desafiador motivado pela neve, os objetivos era tentar cometer o mínimo de erros possíveis, tentou estabelecer o ritmo da corrida, terminando da melhor maneira, algo que combina com ele, disse Michael Vanthourenhout.

“A equipa da Israel-Premier Tech negou ter interesse em Nairo Quintana”


Por: José Morais

Andam rumores no ar de que Nairo Quintana teria o seu futuro na equipa da Israel-Premier Tech, porem, parece que isso é apenas rumores, já que a formação de Israel veio dizer que não existe interesse no ciclista colombiano, é apenas um boato, e nada verdadeiro, e o melhor seria não aumentar esse rumor, afirmou o responsável da equipa Kjell Carlström.

Nesta fase, as alternativas estão-se esgotando, e o ciclista colombiano de 32 anos, que já tinha sido ligado às equipas da Cofidis, Groupama, AG2R, Bahrein ou Astana,  todas elas negaram qualquer intenção de entrar para as suas formações, com a época de 2023 a ser uma incerteza, apesar do que referiu à algumas semanas que já possuía um contrato para a próxima temporada, não referiu qual, o que teremos de aguardar.

“A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra -Dinazoo – Riomagic, abriu a época com um treino de convívio”


A equipa iniciou a época com um treino em conjunto, aberto ao publico, com uma distância de 90 km e percorrida em ritmo moderado.

O treino teve início e saída da sede do CRP Ribafria, e após o término do mesmo, a equipa e patrocinadores reuniram num almoço de convívio, no Restaurante O BORGES, sponsor da equipa e sito em Rio Maior.

Durante o convívio a direção da equipa, distribuiu a todos os atletas, uma oferta de Natal para as caras-metades dos mesmos, como forma de agradecimento e reconhecimento, da ausência dos seus companheiros para poderem treinar e competir em representação da equipa.


A irá iniciar a época com um estágio no fim de semana de 7/8 de janeiro de 2023.

A direção da equipa agradece a presença e apoio de todos os patrocinadores.

Aproveitamos para desejar um feliz Natal e um prospero Ano Novo a todos os nossos patrocinadores, amigos, adversários e família do CRP Ribafria.

Somos Feitos de Alma.

Fonte: equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra -Dinazoo – Riomagic












“Troféu Internacional Alves Barbosa”


João Matias invicto ao fim de dois dias de competição

 

Por: José Carlos gomes

João Matias foi o corredor em destaque no fim de semana de 17 e 18 de dezembro de competição no Velódromo Nacional, em Sangalhos Anadia, ganhando todas as competições em que participou no Troféu Internacional Bento Pessoa, no sábado 17, e no Troféu Internacional Alves Barbosa, no domingo 18.

O corredor da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, repetiu o feito, impondo-se no concurso de omnium e sendo o melhor, em parceria com Diogo Narciso, na também olímpica disciplina de madison.

O omnium ocupou o programa desportivo da manhã e assistiu ao domínio absoluto do campeão nacional da especialidade. João Matias foi segundo no scratch, terceiro na corrida tempo e primeiro em eliminação. Iniciou a corrida por pontos no topo da classificação e de lá não saiu. Venceu a competição com 165 pontos, mais 35 do que o irlandês Jack Murphy. O terceiro, com 129 pontos, foi Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO).

À tarde, vestindo as cores da Seleção Nacional, João Matias juntou-se a Diogo Narciso para mais uma empreitada de sucesso, no madison. Só que, desta feita, o equilíbrio foi notório. Matias e Narciso ganharam, mas terminaram a prova com os mesmos 36 pontos conseguidos por Rodrigo Caixas e Daniel Dias. A vistoria foi conquistada no último dos 12 sprints pontuáveis, no qual João Matias e Diogo Narciso. Os espanhóis Marca Terrasa e Francesc Bennassar fecharam o pódio, com 27 pontos.


A competição feminina de omnium foi dominada pela irlandesa Lara Gillespie, que venceu as três primeiras provas pontuáveis e ainda conseguiu alargar a diferença na decisiva corrida por pontos. Lara Gillespie fechou o concurso com 146 pontos. Maria Martins, com 134, e Eukene Larrarte, com 126, completaram os lugares de honra.

As irlandesas Mia Griffin e Lara Gillespie venceram de forma concludente a competição feminina de madison, somando 57 pontos. Numa corrida a várias velocidades, só as espanholas Eukene Larrarte e Laura Rodríguez conseguiram terminar também com pontuação positiva, 35 pontos. As também espanholas Saioa Orgambide e Ana Estella foram as terceiras classificadas, com 66 pontos negativos. As portuguesas Maria Martins e Beatriz Roxo não terminaram.

Nas disciplinas de velocidade, as vitórias acabaram repartidas neste domingo. Os italianos estiveram melhor no keirin, conseguindo a primeira e segunda posições, através, respetivamente, de Stefano Moro e Matteo Bianchi. O terceiro classificado foi o grego Sotirios Bretas.

Já na velocidade foi o lituano Vasilijus Lendel a triunfar. Foi acompanhado no pódio por dois franceses, Luca Priore, segundo, e Oscar Caron, terceiro.

As equipas portuguesas foram hegemónicas nas corridas de juniores, não deixando os espanhóis chegar ao triunfo, ao contrário do que sucedera no Troféu Bento Pessoa. Em scratch ganharam Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves) e Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM) impuseram-se em eliminação.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com