sábado, 26 de abril de 2025

“Thibau Nys prepara-se para o seu primeiro Monumento e promete não ter medo em Liège: "Tadej Pogacar é impressionante, mas não é assustador"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Thibau Nys, uma das grandes promessas do ciclismo belga, prepara-se para enfrentar o seu primeiro Monumento este domingo, a Liege-Bastogne-Liege. Aos 22 anos, o ciclista da Lidl-Trek não esconde a expectativa e, apesar da juventude, mostra-se determinado a fazer a diferença numa das provas mais duras do calendário.

“Estou muito ansioso pela Liège”, afirmou Nys em entrevista à IDLProCycling.com. “Vai ser definitivamente difícil. Em primeiro lugar, o meu objetivo é ajudar o Mattias Skjelmose o máximo possível e, depois, tentar também alcançar um bom resultado. Veremos se conseguiremos atingir ambos.”

Embora seja a sua estreia num Monumento, Nys já deu sinais claros da sua capacidade em corridas longas, com um sólido 12.º lugar na Amstel Gold Race no passado domingo.

“Sei lidar com o esforço de uma prova longa e não preciso de a temer. É um tipo de esforço diferente, mas estou em boa forma e, com o abastecimento certo, posso aguentar. Torna-se mais uma corrida de sobrevivência do que de posicionamento e isso joga a meu favor.”

Nys destacou ainda a importância de manter a concentração até ao final: “Tudo tem de estar afinado: perder um bidão ou um gel pode ter sérias consequências. Mesmo depois de cinco horas de corrida, temos de continuar mentalmente afiados.”

Nas Ardenas, Nys teve também o seu primeiro contacto directo com o campeão do mundo Tadej Pogacar, que venceu de forma imperial na Fleche Wallonne.

“O Tadej é muito amigável. Impressiona, claro, mas nas últimas corridas não foi assustador”, confidenciou Nys. “Mas já o vi fazer coisas aterradoras e há grandes probabilidades de ele voltar a fazê-lo no domingo.”

Depois de um 8.º lugar no Mur de Huy, Nys traça o seu plano para a Liège. “Espero conseguir subir bem a dupla Stockeu-Haute-Levée. Para mim é mais decisiva do que La Redoute ou Roche-aux-Faucons. Se ultrapassar essas subidas com margem, poderei alcançar um resultado muito bom. Se já estiver no limite ali, será muito mais difícil.”

Determinado e sem receio de enfrentar os melhores do mundo, Thibau Nys parece pronto para se afirmar também nas grandes clássicas e a Liège-Bastogne-Liège poderá ser o palco do próximo grande passo na sua ascensão.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/thibau-nys-prepara-se-para-o-seu-primeiro-monumento-e-promete-nao-ter-medo-em-liege-tadej-pogacar-e-impressionante-mas-nao-e-assustador

“Pogacar confiante antes da Liège-Bastogne-Liège: “Tudo vai depender das pernas”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Como já é habitual, amanhã todas as atenções estarão centradas em Tadej Pogacar, na partida para mais uma edição da Liege-Bastogne-Liege. O campeão do mundo procura conquistar a terceira vitória no Monumento belga nos últimos cinco anos, depois de uma demonstração de força na La Flèche Wallonne, na passada quarta-feira.

Em entrevista à Cycling Pro Net nas vésperas da corrida, Pogacar assegurou estar plenamente recuperado do esforço do Mur de Huy. “Sim, acho que sim!”, respondeu com um sorriso. “Tive três dias de treino, fiz o reconhecimento ontem e sinto-me bem para amanhã!”

Com oito vitórias em Monumentos no seu palmarés, Pogacar já conhece bem os segredos de Liège. No entanto, a última vez que participou nesta clássica, em 2023, um grave acidente afastou-o da luta pela vitória e acabou por comprometer também a sua preparação para a Volta a França. Desta vez, o esloveno parece mais do que pronto para voltar a atacar o topo do pódio.

Sobre as suas expectativas, Pogacar foi direto: “Vai ser mais ou menos como sempre: um grande Monumento, uma corrida longa e muito difícil. Tudo vai depender das pernas. Esperamos que todos os sete corredores da nossa equipa estejam em boa forma para podermos fazer uma boa corrida.”

Quanto aos rivais, Pogacar destacou dois nomes, mas manteve a cautela: “Não é segredo que o Remco Evenepoel está em excelente forma. E a Lidl-Trek também tem potencialmente dois homens capazes de lutar pela vitória. Depois, há sempre mais alguém que aparece forte no dia. Vamos ver.”

Apesar da concorrência, a determinação do líder da UAE Team Emirates - XRG é clara: “Acho que muitos vão tentar lutar pela vitória… mas nós também vamos.”

Com Pogacar a entrar em Liège com a confiança em alta, tudo aponta para mais um dia de grandes emoções na “Doyenne” e o esloveno parece determinado a acrescentar mais um capítulo à sua já lendária carreira.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/pogacar-confiante-antes-da-liege-bastogne-liege-tudo-vai-depender-das-pernas

“O plano da Tudor para a incrível reviravolta na geral da Volta aos Alpes: "Nunca olhei para o medidor de potência. Dei tudo o que tinha"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Michael Storer lançou um sério aviso antes da Volta a Itália que começa já no próximo dia 9 de maio. Esta sexta-feira, o australiano da Tudor Pro Cycling Team protagonizou uma reviravolta memorável na Volta aos Alpes, recuperando a liderança da geral a Thymen Arensman na última etapa com um ataque de longe, cuidadosamente arquitetado pela sua equipa.

Segundo revelou o colega de equipa Florian Stork à IDLProCycling.com, a motivação extra de Storer vinha de um sentimento de injustiça:

“O Michael estava realmente motivado porque ficou muito zangado depois da etapa da penúltima etapa. Sentiu que os outros o prejudicaram”, explicou Stork, referindo-se à quarta etapa, onde Arensman ganhou terreno com um ataque que deixou Storer isolado e sem apoio.

Determinados a inverter o cenário, a Tudor Pro Cycling Team delineou um plano claro: colocar Lucas Eriksson na fuga inicial e preparar o terreno para um ataque devastador de Storer na penúltima subida do dia.

“O Lucas entrou na fuga, por isso escolhemos a penúltima subida para lançar o Michael”, revelou Stork. “Eu fiz um esforço total, sem olhar para o medidor de potência. Dei tudo o que tinha o máximo de tempo possível e, quando arranquei, fiquei surpreendido por ver que apenas o Michael e o Arensman ainda estavam lá.”

Com Stork a dar tudo para endurecer a corrida, Storer foi implacável quando chegou o momento decisivo. O australiano atacou com autoridade e não chegaria a ser apanhado, conquistando não só a etapa como a classificação geral, um desfecho que soube ainda melhor pela forma como foi planeado e executado.

“É muito especial quando falamos sobre um plano no autocarro e depois conseguimos executá-lo na perfeição na estrada. Isso não acontece muitas vezes e é muito, muito fixe”, concluiu Stork.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/o-plano-da-tudor-para-a-incrivel-reviravolta-na-geral-da-volta-aos-alpes-nunca-olhei-para-o-medidor-de-potencia-dei-tudo-o-que-tinha

“Tragédia em Maiorca: ciclista britânico perde a vida durante a Mallorca 312!”


Por: Miguel Marques

O ciclismo foi novamente abalado por uma tragédia este sábado. Um ciclista britânico de 40 anos perdeu a vida durante a Mallorca 312 OK Mobility, um dos mais conhecidos desafios amadores realizados na ilha espanhola e que hoje também se realiza hoje em Portugal.

De acordo com informações divulgadas pela organização, o atleta sofreu um grave acidente ao longo do percurso. Apesar da rápida intervenção dos serviços de emergência, o ciclista foi transportado para o hospital já em paragem cardiorrespiratória e, infelizmente, não foi possível reverter a situação.

Em comunicado oficial, a organização expressou "as mais profundas condolências à família e aos entes queridos", acrescentando que está disponível para prestar "todo o apoio necessário durante este momento extremamente difícil". Foi ainda anunciado que o programa da corrida será ajustado para incluir uma cerimónia de homenagem à vítima.

Perante mais esta situação, urge nova reflexão sobre a segurança em provas amadoras, com a UCI e as federações nacionais a terem um papel crucial na regulamentação e tomada de medidas que podem salvar vidas.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/tragdia-em-maiorca-ciclista-britnico-perde-a-vida-durante-a-mallorca-312

“Geraint Thomas estará amanhã na linha de partida da Liège: "Muita coisa pode acontecer. Pode correr bem, pode correr mal. Estou ansioso"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Este domingo, Geraint Thomas alinhará pela terceira e última vez na partida da Liege-Bastogne-Liege, naquela que será uma participação particularmente especial para o galês da INEOS Grenadiers. No último ano da sua carreira, o antigo vencedor da Volta a França de 2018 continua a viver uma temporada de despedida marcada pela emoção e pela presença em provas icónicas.

Depois de já ter competido em Liège em 2018 e 2022, e de ter regressado este ano à Milan-Sanremo após três anos de ausência dos Monumentos, Thomas chega à "Doyenne" renovado após uma pausa de quase um mês desde a Volta à Catalunha.

"Tenho treinado um pouco em casa, no Mónaco", contou Thomas à Cycling Pro Net na antevisão da corrida. "A equipa não queria que eu fizesse muitas corridas antes da Volta a França. Esta convocatória para a Liège foi relativamente tardia, mas estou muito ansioso. E, pelo menos, o bom tempo também ajudará e toda a gente está motivada para correr e ver o que conseguimos fazer."

Sobre os objetivos da INEOS Grenadiers para a prova, Thomas sublinhou a experiência coletiva da equipa e a necessidade de adaptação à nova dinâmica de corrida imposta pela UAE Team Emirates - XRG, liderada por Tadej Pogacar.

"Muitos dos rapazes já fizeram esta corrida várias vezes, por isso sabemos o que esperar. É difícil, com a forma como os Emirados estão a dominar as corridas hoje em dia, mas o plano é sermos agressivos nos momentos certos e correr bem como equipa. Vamos tentar colocar alguns homens no final."

Thomas abordou ainda a imprevisibilidade típica da Liège: "Muita coisa pode acontecer. Pode correr bem, pode correr mal, mas vamos começar com a mentalidade certa e dar o nosso melhor."

No seu ano de despedida, Geraint Thomas continua a encarar cada corrida com a mesma paixão e profissionalismo que o definiram ao longo de quase duas décadas no pelotão. Este domingo, em Liège, o galês tentará mais uma vez deixar a sua marca num dos Monumentos mais lendários do ciclismo.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/geraint-thomas-estar-amanh-na-linha-de-partida-da-lige-muita-coisa-pode-acontecer-pode-correr-bem-pode-correr-mal-estou-ansioso

“UAE domina nas Astúrias!! Morgado na fuga do dia, vitória de Alessandro Covi”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A terceira etapa da Volta ás Astúrias foi difícil de acompanhar. Após uma cobertura eficiente no dia de ontem, a conta oficial da corrida na rede social X foi suspensa, limitando a informação disponível sobre o desenrolar da jornada.

O dia começou com vários ataques para se formar a fuga do dia. A cerca de 130 quilómetros da meta, consolidou-se um grupo de alta qualidade na frente da corrida com oito ciclistas: Antonio Morgado (UAE Team Emirates - XRG), Gonzalo Serrano (Movistar Team), Alex Diaz (Caja Rural - Seguros RGA), Carlos García Pierna (Burgos Burpellet BH), Antonio Jesús Soto (Kern Pharma), Pau Llaneras (Illes Balears Arabay), Alan Josseaume e Matteo Verecher (ambos da TotalEnergies).

Na subida para o Alto de la Bobia, a menos de 100 km da meta, a fuga perdeu Pau Llaneras e passou a ser composta por sete corredores. No topo, Carlos García Pierna foi o primeiro a passar o prémio de montanha, seguido por Antonio Jesús Soto e Gonzalo Serrano.

À passagem pelo Alto la Garganta, a 50 quilómetros da chegada, a vantagem do grupo de fugitivos rondava os três minutos. Embora o pelotão tenha conseguido recuperar algum tempo na descida, reduzindo a diferença para cerca de dois minutos, os fugitivos ainda resistiam e mostravam ambições.

A luta intensificou-se nos últimos 30 quilómetros. O pelotão acelerou e, apesar de um breve aumento da vantagem dos fugitivos para 2:30m, a pressão foi crescendo. A 15 quilómetros do final, a diferença era já de apenas 1:20m, e tudo indicava que a chegada seria ao sprint.

À entrada para os últimos 5 quilómetros, o pelotão estava a escassos 25 segundos dos líderes, preparando o terreno para uma captura inevitável. No último quilometro assistiu-se a uma luta pelo posicionamento dentro do pelotão, com os sprinters a serem lançados e Alessandro Covi a mostrar-se como o homem mais forte, garantindo a vitória na etapa e assegurando mais um triunfo para a dominadora UAE Team Emirates -XRG.

 

Top 10 Vuelta as Astúrias

 

1º Covi Alessandro - UAE Team Emirates

2º Lopez Jordi - Euskaltel-Euskadi

3º García Cortina Iván - Movistar Team

4º Tesson Jason - Team TotalEnergies

5º Wenzel Mats - Equipo Kern Pharma

6º Bonillo Iker - Euskaltel-Euskadi

7º Angulo Antonio - Burgos Burpellet BH

8º Trueba Sergio - Illes Balears Arabay Cycling

9º Barceló Fernando - Caja Rural-Seguros RGA

10º Molenaar Alex - Caja Rural-Seguros RGA

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/uae-domina-nas-asturias-morgado-na-fuga-do-dia-vitoria-de-alessandro-covi

“Pedro Pinto festeja em Castanheira de Pêra 4ª etapa Grande Prémio O Jogo”


Pedro Pinto (Efapel Cycling) venceu isolado a quarta etapa do Grande Prémio O Jogo/Leilosoc, com chegada em Castanheira de Pêra. Afonso Silva (AP Hotels & Hotels-Tavira-SC Farense) manteve a camisola amarela.

A tirada de 140,5 quilómetros, com partida e chegada em Castenheira de Pêra, teve início às 12h. As movimentações começaram cedo e depressa se formou um grupo que foi sofrendo alterações ao longo dos quilómetros.

Ao fim de 77 quilómetros, Diogo Narciso e Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Gaspar Gonçalves, Cesar Guavita e André Ribeiro (Gi Group Holding-Simoldes-UDO), Gonçalo Amado e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Daniel Viegas (Aviludo-Loulé-Louletano), Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler) e João Silva (Óbidos) lideravam a corrida com uma vantagem de 3m40s.

O percurso, porém, fez a diferença e, depois de vários ataques, acabou por se destacar Pedro Pinto, que seguia com 2m30s de vantagem sobre o pelotão a 20 quilómetros da meta. O ciclista da Efapel resistiu e venceu isolado, à frente de Rafael Reis (Anicolor-Tien21) e Jorge Lopez (Aviludo-Loulé-Louletano), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Na geral, Afonso Silva segue de amarelo, com 26 segundos de vantagem sobre Pedro Silva (Anicolor-Tien21) e 32 sobre Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

Este domingo, o dia da decisão - e da festa - é em Paredes. Os ciclistas começam a pedalar às 12h00, naquela que é a maior etapa da semana: são 162.1 quilómetros até ao regresso ao Parque José Guilherme, onde é a meta, e depois de ultrapassadas duas contagens de montanha.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube Desportivo Fullracing Pedro Silva mantém-se no 2.º lugar da Geral do Grande Prémio O JOGO e Alexis Guérin sobe ao 6.º lugar da Geral da Vuelta Asturias”


Fotos: Ciclismo +TV/ Eva Garcia

Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, esteve entre os melhores na chegada da 3.ª Etapa do 13.º Grande Prémio O JOGO, depois de Fábio Costa e Gonçalo Oliveira integrarem a fuga do dia. Artem terminou a etapa na 6.ª posição, mantendo a 4.ª posição da Geral, a 36 segundos do líder, Afonso Silva (AP Hotels & Resorts/ Tavira/SC Farense), onde Pedro Silva é o 2. ° classificado, a 26 segundos. Já por terras espanholas, a 2.ª Etapa da Vuelta Asturias foi marcada por muita montanha e chuva. Alexis Guérin subiu ao 6.º lugar da Geral, depois de terminar a etapa na 10.ª posição!


 A 3.ª Etapa do Grande Prémio O JOGO teve partida de Condeixa-a-Nova, inicialmente prevista para as 12h, partiu uma hora mais tarde em direção a Vila Nova de Poiares.

Na viagem de 140,8 km, as tentativas de fuga surgiram desde os primeiros quilómetros, com a fuga do dia a consolidar-se pouco depois da primeira contagem de montanha. Inicialmente composta por cinco corredores, a frente de corrida cresceu para um grupo de 12, onde estiveram integrados dois ciclistas da estrutura de Águeda: Fábio Costa e Gonçalo Oliveira. O grupo chegou a dispor de uma vantagem de 1 minuto e 30 segundos, já com cerca de 100 quilómetros percorridos, sendo posteriormente alcançados já dentro dos quilómetros finais da etapa.


A chegada ao sprint acabou por ditar o vencedor do dia, com Santiago Mesa (Efapel Cycling) a impor-se na reta final. Artem Nych concluiu a etapa na 6.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

Na classificação geral não se registaram alterações. Afonso Silva (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) mantém a liderança, com Pedro Silva na 2.ª posição, a 26 segundos, e Artem Nych a ocupar o 4.º lugar, a 36 segundos.


“Sabíamos que esta etapa tinha uma grande probabilidade de ser decidida ao sprint. Tentamos marcar presença na fuga do dia, o que conseguimos com o Gonçalo e o Fábio. Na fase final, tentamos disputar a etapa com o Pedro Silva, mas que dentro dos 300 metros finais teve um problema mecânico, o que o impediu de estar na disputa. Ainda temos dois dias decisivos pela frente e faremos tudo para sair da corrida com um bom resultado.”, afirmou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21.

A 4.ª e penúltima etapa, vai para a estrada este sábado, com partida (12H00) e chegada (cerca das 15H31) em Castanheira de Pêra. A viagem de 138,5km, conta com duas subidas, uma de 3.ª categoria e outra de 1.ª categoria.


 

CLASSIFICAÇÕES:

13.º GRANDE PRÉMIO O JOGO

3.ª ETAPA: Condeixa-a-Nova – Vila Nova de Poiares» 140,8 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA


 

1.º Santiago Mesa (Efapel Cycling), 03h19m42s

2.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

3.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé), mt

6.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), mt

17.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), mt

22.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt

52.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 01m00s

53.° Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt do 1.º

54.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 01m00s

56.º Mason Hollyman (Anicolor / Tien21), a 01m04s

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa)

 

1.º Afonso Silva (AP Hotels & Resorts/ Tavira/SC Farense), 10h31m56s

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 26s

3.º Emanuel Duarte (Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), a 32s 

4.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 36s

14.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 51s

22.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), a 56s

29.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 03m50s

41.º Mason Hollyman (Anicolor / Tien21), a 11m01s

57.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 19m02s


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Anicolor / Tien21, 31h37m57s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS

 

1.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé), 64 Pontos

3.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 62 Pontos

5.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 48 Pontos

13.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), 16 Pontos

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL DA MONTANHA

 

1.º Diogo Gonçalves (Feirense - Beeceler), 18 Pontos

4.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 6 Pontos

11.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS PONTOS QUENTES 

 

1.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts/ Tavira/SC Farense), 3 Pontos

4.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 2 Pontos

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL DO COMBINADO

 

1.º Afonso Silva (AP Hotels & Resorts/ Tavira/SC Farense), 10 Pontos

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 11 Pontos

5.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), 38 Pontos

 

Volta Astúrias

 

Já em solo espanhol, a 2.ª Etapa da Vuelta Astúrias voltou a apresentar um perfil extremamente exigente, com 144,3 km com cinco contagens de montanha ao longo do percurso. A dureza da jornada intensificou-se cerca de duas horas após o seu início, com a chegada do frio e da chuva a dificultar ainda mais as condições de corrida. 

A estrutura Anicolor / Tien21 esteve estrategicamente posicionada, optando por uma abordagem mais resguardada, com o objetivo de proteger o Alexis Guérin e colocá-lo nas melhores condições para enfrentar as subidas decisivas. O corredor francês terminou a tirada na 10.ª posição, resultado que lhe permitiu subir ao 6.º lugar da classificação geral.


“A segunda etapa da Volta às Astúrias, foi, mais uma vez, muito dura, e tornou-se ainda mais exigente com a chegada da chuva e frio após a segunda hora de corrida. Com várias montanhas pela frente, as descidas tornaram-se especialmente perigosas devido ao piso molhado, situação que se manteve até ao final. A nossa equipa voltou a estar em bom plano. Optámos por uma abordagem mais resguardada, com o objetivo de proteger o Alexis e o Rubén, que estiveram muito bem posicionados na frente.  No final, ambos conseguiram manter-se entre os primeiros, com o Alexis a terminar na 10.ª posição, o que lhe permitiu subir ao 6.º lugar da geral — um resultado muito positivo para a equipa, especialmente tendo em conta as difíceis condições climatéricas. Vamos continuar a lutar por mais e acredito que ainda podemos subir alguns lugares na geral, apesar de sabermos que os próximos dois dias continuarão a ser bastante duros.”, adiantou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21 presente nas Astúrias.

A 3.ª Etapa será uma viagem de 165,5km pelo Oeste das Astúrias, começando em Castropol até Vegadeo, contando com duas subidas, de 1.ª categoria e 3.ª categoria.

 

CLASSIFICAÇÕES:

VUELTA A ASTURIAS

2.ª ETAPA: Benia de Onís / Pola de Lena» 144,3 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA

 

1.º Ivan Garcia Cortina (Movistar Team), 03h48m33s

2.º Julius Johansen (UAE Team Emirantes - XRG), a 01s

3.º Marc Soler (UAE Team Emirantes - XRG), a 41s

10.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 03m23s

18.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 03m53s

48.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), a 15m09s

62.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 20m12s

90.º Xavier Cañellas (Anicolor / Tien21), a 24m11s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Marc Soler (UAE Team Emirantes - XRG), 07h50m57s

2.º Hugo De La Calle Arango (Burgos Burpellet BH), a 01m51s

3.º Samuel Fernández (Caja Rural - Seguros RGA), a 01m53s

6.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 03m53s

21.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 05m18s

55.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), a 31m57s

65.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 36m58s

93.º Xavier Cañellas (Anicolor / Tien21), a 53m02s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª UAE Team Emirantes - XRG, 23h36m44s

7.ª Anicolor / Tien21, a 37m15s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA REGULARIDADE

 

1.º Marc Soler (UAE Team Emirantes - XRG), 36 Pontos

16.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA MONTANHA

 

1.º 1.º Ivan Garcia Cortina (Movistar Team), 25 Pontos

10.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), 3 Pontos

14.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS METAS VOLANTES

 

1.º Jan Sommer (Myvelo Pro Cycling Team Ger), 12 Pontos

6.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), 2 Pontos

Fonte:   Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua 2º lugar num dia de grande trabalho da equipa no GP O Jogo”


Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua em grande destaque no Grande Prémio O JOGO/Leilosoc no Dia da Liberdade

 

No simbólico dia 25 de Abril, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua voltou a ser protagonista na terceira etapa do Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, que ligou Condeixa-a-Nova a Vila Nova de Poiares ao longo de 140,8 quilómetros.

A etapa, marcada pelo espírito de combatividade e liberdade, foi animada por Bruno Silva, que integrou a principal fuga do dia e esteve em evidência até ser alcançado pelo pelotão a apenas 3 quilómetros da meta.

A equipa trabalhou de forma coesa na frente do pelotão nos quilómetros finais, preparando o terreno para João Matias, que foi lançado para o sprint e conquistou um excelente segundo lugar na chegada, apenas batido pelo colombiano Santiago Mesa, vencedor da etapa ao sprint.


João Matias declarou: “Hoje estive muito perto de vencer e estou feliz pelas boas sensações que trazia no final. A equipa esteve com uma atitude muito boa e ativa, sempre com homens nos grupos perigosos e principalmente o Bruno na fuga do dia. Estou muito agradecido a toda a equipa pela confiança depositada em mim no dia de hoje!”

Rafael Barbas voltou a mostrar consistência, chegando integrado no pelotão, o que lhe permitiu solidificar a liderança da classificação da juventude e reforçar o seu estatuto entre os melhores sub-23 da prova. César Martingil manteve o comando das metas das autarquias, fruto do trabalho realizado nas etapas anteriores e da estratégia coletiva bem delineada pela equipa.


Num dia especial para o ciclismo nacional, celebrado em pleno Dia da Liberdade, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua demonstrou mais uma vez o seu espírito de luta e ambição, mantendo-se em destaque nas principais classificações e com presença ativa em todos os momentos decisivos da corrida. A formação de Mortágua segue motivada para as próximas etapas, determinada a continuar a honrar as cores da equipa e a lutar por lugares de pódio no Grande Prémio O JOGO/Leilosoc.

 

Classificação 3º Etapa

Condeixa-A-Nova -> Vila Nova de Poiares: 140,8 Km

 

1º. Santiago Mesa (Efapel Cycling) - 3h19m42s

2º. João Matias (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a mt

9º. Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a mt

20º. Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a mt

29º. Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a mt

43º. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 12s

51º. Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 39s

 

 

Classificação Geral após a 2º Etapa

 

1º. Afonso Silva (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farence) - 10h31m56s

15º. Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 51s

21º. Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 56s

25º. Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 1m39s

45º. Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 12m57s

60º. João Matias (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 19m53s

69º. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 24m11s

 

Classificação por Equipas

 

1º. Anicolor/Tien21, 31h37m57s

6º. Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua, a 1m20s

 

Classificação Geral da Juventude

 

1º. Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 10h32m52s

 

Classificação das Metas Autarquias

 

1º. Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), 5 pontos

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com