sábado, 27 de novembro de 2021

“Liga dos Campeões de Pista”


Iúri Leitão e Maria Martins defendem posições na Liga dos Campeões de Pista

 

Por: Ana Nunes

Iúri Leitão e Maria Martins disputaram hoje a segunda ronda da Liga dos Campeões, em Panevézys, na Lituânia. O somatório das duas provas de hoje garantiu a Iúri Leitão o quarto lugar na geral, com Maria Martins a manter a nona posição.

A prova de scratch masculino realizou-se a um ritmo bastante elevado, com uma média próxima dos 56 km/h. A rapidez e formato reduzido desta corrida, não permitiram que houvesse quaisquer ataques no grupo até à derradeira volta final. Sebastián Mora (Espanha) acabaria por levar a melhor e conquistar a vitória, na frente de Rhys Briton (Grã-Bretanha) e Gavin Hoover (USA). Iúri Leitão concluiu na nona posição, logo atrás do líder da classificação geral de resistência, Corbin Strong (Nova Zelândia).

Iúri Leitão assumiu um posicionamento arriscado no início da prova de eliminação, tendo estado muito perto de ser o segundo a ser eliminado. No entanto, o português rapidamente se recompôs, assumindo os primeiros lugares do pelotão. O corredor de Viana do Castelo acabaria por ser eliminado a meio da corrida, repetindo assim o nono lugar que tinha conquistado na prova de scratch. Sebástian Mora (Espanha) fez a dobradinha e venceu também esta prova. Aaron Gate (Nova Zelândia) foi segundo e Kelland O’Brien (Austrália) fechou na terceira posição.

Desta feita, depois de uma prestação demolidora, Mora assumiu a liderança da geral das provas de resistência, com 59 pontos. Corbin Strong desceu à segunda posição, estando agora com 57 pontos, na frente de Gavin Hoover, com 53 pontos. Iúri Leitão segue para a próxima ronda entre os cinco melhores, na quarta posição da geral, com 44 pontos.


Maria Martins chegou a esta segunda ronda na nona posição da classificação geral das provas de resistência, lugar esse que começou por defender na prova de scratch. Com um formato reduzido de apenas 20 voltas, esta foi uma prova bastante movimentada, com a líder da geral, Katie Archibald (Grã-Bretanha) a lançar-se ao ataque longo à quarta volta. O pelotão voltaria a juntar-se pouco depois, mas as movimentações não tinham fim à vista, acabando por levar o grupo a partir-se em dois. No entanto, a quatro voltas do final, o pelotão estava de novo compacto para o sprint. Maria Martins conseguiu colocar-se na roda de Kirsten Wild (Países Baixos) mas, na última volta, Archibald veio de trás para conquistar a vitória, na frente de Maggie Coles-Lyster (Canadá) e Yumi Kajihara (Japão). Já Maria Martins fechou a prova de scratch na oitava posição.

Na prova de eliminação, Maria Martins conseguiu manter-se fora de perigo durante as primeiras eliminações. Porém, a ribatejana acabaria por ser eliminada após ter começado a descair no grupo, terminando a corrida na 11.ª posição. Katie Archibald tornou a vencer, não dando qualquer hipótese às adversárias. Anita Stenberg (Noruega) foi segunda e Silvia Zanardi (Itália) terminou em terceiro.

O somatório das duas provas de hoje garantiu à corredora portuguesa o nono lugar da geral, que já trazia da ronda anterior, seguindo assim para a próxima com 26 pontos. Katie Archibald segue imbatível no primeiro lugar, com 73 pontos.

A Liga dos Campeões segue para Londres, Inglaterra, onde terá lugar uma ronda dupla, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Internacional Bento Pessoa”


Índia domina provas de velocidade do Troféu Internacional Bento Pessoa

 

Por: Ana Nunes

A temporada de pista 2020/2021 arrancou hoje no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, com o Troféu Internacional Bento Pessoa. Entre os 10 países participantes, foi a Índia a destacar-se em elite, dominando o keirin e o sprint.

A equipa nacional indiana mostrou a sua soberania nas provas de velocidade, no Troféu Bento Pessoa, que decorreu hoje no Velódromo Nacional. Na prova de sprint a Índia ocupou os três lugares do pódio, com David Beckhame (India National Track Cyclign Team) a vencer sobre os colegas de equipa, Esow Esow e Yanglem Singh.

No keirin a vitória ficou para Laitonjam Singh (India National Track Cycling Team), com o irlandês Conor Rowley (Blackburn Cycling Club) a intrometer-se no segundo lugar do pódio, na frente do indiano David Beckhame (India National Track Cycling Team).


A prova de omnium masculino arrancou com uma vitória para César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), que repetiu o feito na corrida tempo, chegando assim à terceira prova na liderança da geral. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que regressou após uma longa paragem devido a lesão, venceu a corrida de eliminação, mas não conseguiu tirar a liderança a Martingil, que seguiu para a última prova do concurso de omnium ainda na primeira posição.

O corredor continuava imparável e respondeu a todos os ataques que surgiram, garantindo a vitória, com 157 pontos. Ivo Oliveira foi segundo, com 145 pontos, e o britânico Josh Charlton (Team Inspired) fechou na terceira posição.

O omnium feminino foi dominado por Daniela Campos (Bizkaia-Durango), que venceu todas as provas, somando um total de 159 pontos. A regularidade deu à espanhola Isabella Escalera (Club JVC Neira-Sporting) o segundo lugar, com 147 pontos. Já Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) concluiu a prova na terceira posição.


Na prova de madison a dupla britânica composta por Joshua Giddings e Josh Charlton (Team Inspired) não deu qualquer hipótese aos adversários, conquistando a vitória, depois de ganharem 10 dos 12 sprints que compunham a prova. O segundo lugar ficaria para a dupla de Ivo Oliveira e César Martingil, com Rodrigo Caixas e Diogo Narciso a fecharem na terceira posição.

Hoje estiveram ainda em competição juniores e cadetes (masculinos e femininos) a disputarem as provas de scratch e eliminação. O scratch e a eliminação da categoria de juniores foram dominadas por Isabella Escalera e João Martins (Academia de Ciclismo de Paredes), que venceram ambas as provas, nos respectivos setores, feminino e masculino.

Já na categoria de cadetes masculinos foi Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a levar a melhor, vencendo tanto o scratch como a eliminação. No feminino o equilíbrio foi maior, com Ana Marques a vencer o scratch Beatriz Ferreira a eliminação, ambas da equipa ACD Milharado/Driveonholidays Mafra).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Toon Aerts e Lucinda Brand vencem ciclocrosse X2O Trofee Kortrijk na Belgica”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images

Toon Aerts da Baloise Trek Lions conquistou em masculinos a sua terceira vitória na temporada de ciclocrosse no X2O Trofee Urban Cross, em casa e sozinho com mais de um minuto à frente de Eli Iserbyt da Pauwels Sauzen-Bingoal, para assumir a liderança geral da série após duas corridas, com Corné Van Kessel da Tormans-Circus, a subir ao pódio em terceiro lugar, ficando a 1:39 de Aerts, que liderou sempre a corrida que decorreu este sábado.

Na classe feminina, a campeã mundial Lucinda Brand da Baloise Trek Lions conquistou a sua sétima vitória daa temporada 2021-22 do ciclocrosse, conseguindo em duelo com a holandesa Ceylin del Carmen Alvarado da Alpecin-Fenix na segunda volta do X2O Trofee, sempre na frente, enquanto Denise Betsema da Pauwels Sauzen-Bingoal, completava o pódio.




“Equipa de Ciclismo do Feirense Antarte prepara época de 2022”


Foto: João Fonseca

A equipa de ciclismo profissional do Clube Desportivo Feirense, está a preparar a época de 2022 em que passará a ter a denominação de ABTF – FEIRENSE. A empresa ABTF - Betão dedica-se à produção e distribuição de betão pronto, é pertença do Grupo Tavares e era já um importante parceiro da equipa, passando na próxima época a assumir-se como seu principal patrocinador.

A equipa irá contar com 10 ciclistas, estará em competição em todas as provas do calendário nacional, estando também confirmadas saídas a França e Espanha, tal como vem sendo habitual em épocas anteriores.

Transitam da época anterior Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes, sendo reforços os promissores jovens Francisco Pereira e Ivo Pinheiro, do continente asiático das Filipinas chega Carlos Ochoa, e também os experientes Márcio Barbosa, trepador por excelência, Micael Isidoro com propensão para as fugas e corredor de equipa.

E ainda André Cardoso que é um dos melhores trepadores do nosso pelotão, já foi 2º na Volta a Portugal com vitória de etapa no alto da Torre, tendo também já sido coroado Rei da Montanha na prova Rainha do nosso calendário, além disso participou em sete grandes Voltas tendo como melhores resultados o 14º lugar no Giro de Itália 2016 e 16º na Vuelta a Espanha 2013. Brevemente serão anunciados os restantes dois ciclistas que completam o plantel.

 

Equipa para 2022:

 

•André Cardoso – Efapel, 37 anos (03/09/1984)

•Fábio Oliveira – Antarte-Feirense, 27 anos (25/10/1994)

•Carlos Ochoa (Filipinas) – Louletano-Loulé Concelho, 27 anos (31/05/1994)

•Francisco Pereira – Sicasal-Miticar, 21 anos (30/08/2000)

•Ivo Pinheiro – Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola, 23 anos (09/08/1998)

•Márcio Barbosa – ACDC Trofa-WProtek, 35 anos (20/02/1986)

•Micael Isidoro – Louletano-Loulé Concelho, 39 anos (12/08/1982)

•Venceslau Fernandes – Antarte-Feirense, 25 anos (24/01/1996)

Joaquim Andrade será o diretor desportivo da equipa pela quinta temporada consecutiva e destaca que: “depois de uma época excelente perdemos corredores importantes que eram imagem de marca da nossa equipa e a quem desejo toda a sorte do mundo. No entanto, estamos a construir um bloco ambicioso que nos dá confiança para partirmos para cada prova com a mentalidade e espírito que sempre nos tem servido de guia a cada época: Correr para ganhar”.

Fonte: Equipa de Ciclismo do Feirense Antarte

“Apresentação de mais um ciclista da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor para 2022”


Por: João Fonseca Photographer

O espanhol Javier Moreno, um puro trepador que regressou ao ciclismo de estrada na época de 2021 através do Clube Desportivo Fullracing, vai manter-se por mais uma temporada, para partilhar toda a sabedoria que tem construído ao longo de uma carreira brilhante, com cinco anos no escalão World Tour, e continuará a reforçar o bloco dos trepadores em 2022.

Javier Moreno, nome reconhecido do ciclismo internacional, mantém-se no projeto do Clube Desportivo Fullracing, ao assinar por mais uma época para correr com as cores da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Como trepador que é, vai continuar a fortalecer este setor na formação comandada por Rúben Pereira e a partilhar toda a experiência adquirida no escalão World Tour, onde correu durante cinco temporadas.

Javier Moreno Bazán é espanhol, natural de Jaén, na Andaluzia, nascido a 18/07/1984, tem 37 anos, e ao longo da sua carreira tem deixado a sua marca em algumas das mais importantes competições do mundo que já disputou, sobretudo entre 2012 e 2017, período que coincide com a sua passagem pelo World Tour, com 14 épocas concluídas, em 2020 decidiu competir em Mountain Bike, mas em 2021 o Clube Desportivo Fullracing trouxe-o de regresso à estrada.

É dono de um palmarés de luxo, vencendo a Vuelta a Astúrias em 2011, a Vuelta a la Comunidade de Madrid em 2011, a Vuelta a Castilha y León em 2012 e o Sharia Tour em 2018, entre outras.

Também ganhou um contra-relógio na Vuelta a Andaluzia e no Tour de l’Ain, em França, no total, Javier Moreno disputou sete edições da Vuelta a Espanha, um Tour de França e dois Giros de Itália, sendo Campeão de Espanha em Sub-23.

Terminada esta época, onde se destacou em provas como a Volta ao Algarve, ao marcar presença nas fugas e a Volta a Portugal, este puro trepador, especialista em alta montanha, volta a encarar o ciclismo de estrada com muita motivação e uma ambição redobrada, depois de um 2021 onde se apresentou em excelente condição física. 

“Estou muito entusiasmado com 2022, quero muito estar bem num calendário português que já conheço, principalmente na Volta a Portugal. Nesta época que concluímos, saí apaixonado pela corrida e estou ansioso por voltar a dar 100% à equipa”, referiu o corredor espanhol.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com