segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Isaac Del Toro a sua inspiração é Chris Froome e Nairo Quintana”


Por: José Morais

Isaac Del Toro um ciclista de 20 anos, já começou a deixar marca no ciclismo profissional, e na sua primeira aparição, conseguiu um terceiro lugar no Tour Down Under Classic, estando já no centro das atenções, e o mesmo revela as suas motivações.

A sua aproximação ao circuito mundial, foi feita da maneira clássica na América Latina, já que a televisão transmite no México as grandes provas e os campeonatos mundiais, e quando era mais novo Isaac Del Toro confessa que via Chris Froome e Nairo Quintana, sendo onde se inspirou a seguir o seu sonho, o de ciclista.

Com a sua vitoria ao conquistar o Volta a Avenir, a sua equipa a UAE Team Emirates, garantiu-lhe a presença na formação, com o ciclista a reconhecer que terá de crescer na mesma, sendo uma situação um pouco complicada, já que vem de outro país, e de outro continente, e reconhece que ainda terá de aprender muito, e a sua decisão de ir para os Emirados Árabes Unidos, foi a melhor, estando feliz por fazer parte desta grande equipa, e é incrível poder comer à mesa com todos eles.

Isaac Del Toro diz que a sua adaptação com os outros ciclistas está a correr bem, apesar de ter muito a aprender, e confessa que todo o mundo lhe ensinou algo desde que chegou, não parando de aprender desde o primeiro dia, e reconhece que tem colegas de equipa incríveis, afirmou o ciclista mexicano.

Isaac Del Toro, diz que gostaria de ser um bom ciclista, versátil, e gostava de poder sonhar que daqui a dez anos, ainda quer desfrutar tanto, como o faz atualmente, tem determinação, e a experiência que está ganhando na equipa da UAE Team Emirates, o ciclista mexicano neste momento que está a dar grandes passos, para no futuro poder ser um grande ciclista internacional.

“Reajuste do calendário de competições de triatlo. Porquê?”


A Direção da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) lamenta o incómodo causado por ter tido a necessidade de proceder ao reajuste do Calendário de Competições para 2024, nomeadamente no que diz respeito às provas da Golegã, Caminha, Santa Cruz e Campeonato Nacional Individual Standard.

 

Nesse sentido, a Direção da FTP informa que:

 

1- A organização do mapa de provas nacionais é elaborado em parceria com organizadores e autarquias, tendo em conta também o calendário internacional;

2- O calendário é construído numa lógica de encadeamento de prova em prova, recorrendo aos fins-de-semana que se encontram livres para encaixar cada competição. A alteração da data de uma prova, por solicitação do organizador ou da autarquia, tem impacto direto no restante calendário. Foi isso que sucedeu.

3- A alteração forçada da data de uma prova de impacto nacional, solicitada pela autarquia, provocou um “efeito dominó” no calendário, obrigando a FTP a promover outras alterações.

A direção de FTP lamenta o transtorno causado a todos os agentes do triatlo português.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Seleção Nacional/Luís Costa quinto classificado no contrarrelógio da Taça do Mundo”


Por: José Carlos Gomes

Os corredores portugueses conseguiram lugares a meio da tabela nos contrarrelógios da Taça do Mundo de Paraciclismo, disputados na madrugada desta segunda-feira, em Adelaide, Austrália.

O melhor resultado absoluto foi assinado por Luís Costa, quinto classificado nos 15,6 quilómetros da classe H5. O paraciclista português completou o percurso em 25’17’’90, ficando a 1’35’’63 do vencedor, o chinês Qiangli Liu. O neerlandês Tim de Vries foi o segundo, a 17,49s, e o estadunidense Alfredo de los Santos fechou o pódio, a 28,93s.

Ainda nas handbikes, Flávio Pacheco foi o décimo classificado na prova de H4, também disputada ao longo de 15,6 quilómetros. Parou o cronómetro nos 24’42’’18, a 3’37’’82 do registo que valeu o triunfo ao belga Jonas van de Steene. O pódio completou-se com dois austríacos, Thomas Frühwirth, a 29,39s, e Alexander Gritsch, a 52,78s.

Telmo Pinão foi o representante nacional nos 15,6 quilómetros de classe C2, conseguindo a sexta posição, com 24’33’’72, mais 5’13’93 do que o mais rápido, o australiano Darren Hicks, que concluiu o esforço em 19’19’’78. O espanhol Luis Javier Arcega foi segundo, a 58,01s, e o japonês Shota Kawamoto foi o terceiro, a 1’43’’64.

“O Telmo fez um contrarrelógio com alguma moderação, porque esta não é a sua prova e, na próxima noite, tem o objetivo principal, a prova de fundo. O Flávio Pacheco teve um desempenho dentro do esperado. O Luís acusou o facto de ter estado adoentado, caso contrário poderia ter pensado no pódio”, considera o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

As provas de fundo começam na próxima madrugada. Telmo Pinão corre os 54,6 quilómetros de classe C2 a partir das 0h30 (hora portuguesa).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com