domingo, 28 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Arnaud De Lie regressa em grande forma no Famenne Ardenne Classic”


Depois de superar a doença de Lyme, o belga Arnaud De Lie, ciclista da equipa da Lotto Dhtiny regressou à competição da melhor forma possível, e conquista a vitória na Famenne Ardenne Classic

 

Foto: Sebastien Smets/PN/SprintCyclingAgency

No final da prova, disse: "Estou muito feliz com esta vitória. Passei por um período difícil. Eu realmente não tenho palavras para isso agora. Quero agradecer a todos que continuaram a me seguir. É definitivamente um lançamento depois de não poder vencer nesta temporada", disse De Lie.

Voltar à vitória e isso é o que é realmente importante: "Não me senti bem na fase de abertura. Mas foi difícil para todos. O vento forte dificultou a situação. Conheço bem o percurso, o que foi uma vantagem para mim. Também melhorei durante a prova e meus companheiros de equipa me deram muita confiança. Como equipa, tivemos uma corrida muito forte. Estou feliz por ter conseguido finalizar de forma efetiva", disse.

A final foi estudada: "Foi um sprint muito difícil com o vento contrário. O plano era que eu corresse e o Maxim (van Gils) estivesse no meu volante. Então eu poderia sair se eu fosse 'carpaccio' (sem forças, ed). No entanto, vi que Axel Zingle começou o sprint muito cedo e o segui. Aí eu passei ele na hora certa. Felizmente consegui ficar até o final. Isso é muito bom para a confiança. Essa confiança foi perdida um pouco quando eu estava passando por um momento difícil. Sinto que isso voltou um pouco agora. Este é um grande primeiro passo", concluiu Arnaud.

“Gaia Realini é a primeira líder da Volta a Espanha Feminina”


A equipa Lidl-Trek venceu o contrarrelógio por equipas da Volta a Espanha feminina. O italiano Gaia Realini, de apenas 22 anos, torna-se o primeiro líder da grande prova espanhola.

 

Foto: Alex Broadway/Getty Images

Um contrarrelógio por equipas deu início à Volta a Espanha feminina, de 14 quilómetros, com partida e chegada a Valência, 145 ciclistas e 21 equipas diferentes viram a bandeira inicial na luta para encontrar o sucessor de Annemiek van Vleuten, que agora goza de uma boa reforma.

Uma a uma, todas as equipas inscritas para participar nesta edição da Volta a Espanha feminina deram o pontapé de saída. Team Coop – A Repsol foi a primeira equipa a arrancar, enquanto o contrarrelógio foi encerrado pela equipa local Movistar.

Como esperado, as equipas da Visma – Lease a Bike, Team SD Worx – Protime, Canyon//SRAM Racing e Lidl Trek, foram as mais fortes durante o percurso, tiveram as ciclistas mais fortes, e procuraram a classificação geral no final da prova.

O Lidl Trek foi a mais rápida no final do contrarrelógio, apesar de ter sofrido uma queda no final do percurso, conseguiu conquistar a vitória, e colocar a primeira líder da prova, a italiana Gaia Realini, a equipa da Visma – Lease a Bike foi segunda por apenas 16 milésimos, e o terceiro lugar no contrarrelógio, foi ocupado pela equipa da Team SD Worx – Protime a um segundo e oitenta milésimos.

“Afonso Eulálio foi o melhor português nas Astúrias no domínio da Emirates”


Ciclista da ABTF terminou na quinta posição

 

Por: Record

A equipa da Emirates dominou por completo a Volta às Astúrias, ao vencer as três etapas, a geral individual, a camisola dos pontos, da juventude e por equipas, ficando a montanha para a Kern Pharma.

Entre os portugueses presentes (houve duas equipas lusas participantes, a ABTF-Feirense e a Sabgal-Anicolor), Afonso Eulálio foi o melhor posicionado, em quinto, a 1.48 minutos do vencedor, o mexicano Isaac Del Toro (Emirates), que terminou à frente do colega Rafal Majka (a 1.15 minutos), sendo que António Morgado, vencedor da segunda etapa, foi 25.º (a 5.38).

Já o dinamarquês Mathias Bregnhøj, em 20.º (a 4.21 minutos) foi o melhor classificado da Sabgal na geral.

A última etapa foi ganha pelo neozelandês Finn Fisher-Black, dando assim o pleno de vitórias à Emirates.

Fonte: Record on-line

“Carlos Rodríguez vence Volta à Romandia”


Ciclista espanhol confirma vitória na prova, isto num dia em que Dorian Godon ganha a etapa

 

Por: Lusa

Foto: LUSA_EPA

O ciclista espanhol Carlos Rodríguez (INEOS) conquistou hoje a Volta à Romandia, que teve como vencedor na quinta e última etapa, com partida e chegada em Vernier, na Suíça, o francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale).

Carlos Rodriguez, que assumiu sábado a liderança da corrida suíça, cumpriu a prova em 15:44.46 horas, deixando a sete segundos o russo Aleksandr Vlasov (Bora-hansgrohe), segundo da geral, e a nove o alemão Florian Lipowitz (Bora-hansgrohe), terceiro.

Nelson Oliveira (Movistar) terminou na 45.ª posição, a 22.36 minutos do espanhol Carlos Rodriguez, subindo na quinta e última etapa sete lugares, e Ivo Oliveira (UAE Emirates), que na última tirada caiu seis, foi 114.º, a 54.31.

A quinta e última etapa, na distância de 150,8 quilómetros, com partida e chegada em Vernier, teve como vencedor ao sprint, num numeroso grupo, o francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale), com o tempo de 3:22.00 horas.

O Italiano Simone Consonni (Lidl-Trek) foi segundo e o australiano Dion Smith (Intermarché-Circus-Wanty) terceiro, ambos com o mesmo tempo do francês. O líder Carlos Rodriguez (26.º) e Nelson Oliveira (30.º) terminaram também dentro do tempo do vencedor.

Ivo Oliveira cruzou a linha da meta na 123.ª posição, a 10 minutos de Dorian Godon.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Masters Grândola”


Masters coroados na final da Taça de Portugal

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Masters chegou ao fim este domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola – 50 anos 25 de abril. No total, foram 10 os masters distinguidos com a conquista da Taça, com destaque para João Letras, que celebrou entre os elites amadores.

Nesta quarta prova, Miguel Pereira (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) venceu entre os elites amadores, categoria em que João Letras, que foi sétimo e já tinha garantido o título, liderou o ranking da Taça, com 157 pontos. João Jesus (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc), com 85 pontos, e Miguel Pereira, com 50, completaram o pódio final.

Em master 30, Rúben Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) selou a conquista da Taça com uma vitória, tal como Paulo Simões (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP) em master 45, Alberto Amaral (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc) em master 55 e Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Reconco/Azeitonense) em master 60.

Já em master 35, Marco Domingos (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) venceu a prova e Bruno Saraiva (C.D.Pataiense/CO2 Auto) conquistou a Taça. Em masters, triunfou Bruno Passos (Vulcal - Centro Ciclista do Centro) e Rui Casquinha (UCA/TERRALEM LDA/PRACER PERFILES) liderou o ranking. Vítor Mota (WOKIN Cycling Team/GDS) foi o mais rápido em master 50, categoria em que António Faisco se destacou no ranking.

Nota ainda para João Abreu (Bike & Nutrition Shop) e Manuel Domingos (Centro de Ciclismo de Loule/ITN-Meca), que venceram em master 65 e 70, respetivamente, categorias nas quais João Pinto (Boavista/RP/Paredes) e Vitorino Pereira festejaram a conquista da Taça.

Na classificação por equipas, destacou-se o Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP, à frente do Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc e da UCA/TERRALEM LDA/PRACER PERFILES.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Más condições climatéricas dão origem a neutralização da última etapa da Volta à Turquia, com pedalada em forma de cicloturismo”


O último dia da Volta à Turquia levou os ciclistas a Istambul, mas a etapa foi mais curta do que estava previsto, a chuva forte e as previsões de mau tempo levaram os organizadores a neutralizar os tempos da classificação geral do dia, o que confirmou Frank van den Broek, da equipa da Team DSM-Firmenich PostNL, como vencedor da classificação geral

Este triunfo vem na sequência da vitória na etapa rainha desta sexta-feira, num frente a frente com Merhawi Kudus. Os ciclistas deveriam hoje de correr num circuito de cinco voltas em Istambul, mas em vez disso correram apenas uma, já que a subida ligeira e um final muito técnico, representavam um risco de queda, por isso a neutralização da parte da organização.

“Emanuel Duarte é o vencedor do 12º Grande Prémio O Jogo”


Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) sagrou-se vencedor da 12.ª edição do Grande Prémio O Jogo. O ciclista algarvio segurou a camisola amarela depois de ter sido terceiro na derradeira etapa, vencida por Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor).

Nas contas finais da classificação geral, Emanuel Duarte liderou com um segundo de vantagem sobre Artem Nych (Sabgal-Anicolor), segundo classificado, e 19 sobre Pedro Pinto (Efapel Cycling), que subiu a terceiro nesta última etapa. Mauricio Moreira, vencedor do dia, terminou em quarto na geral.

A etapa decisiva foi uma tirada de 136,3 quilómetros, com partida e chegada em Paredes e um prémio de montanha de primeira categoria, no Alto do Viso. O início ficou marcado por uma fuga de 15 corredores, que seguiam com três minutos de vantagem ao ao fim de uma hora de corrida e 39 quilómetros percorridos.

A fuga foi anulada após o alto do Viso. Seguiram-se várias tentativas de ataques, mas sem sucesso, até que Mauricio Moreira conseguiu destacar-se e ganhou uma vantagem de 35 segundos sobre o pelotão, a 17 quilómetros da meta. O uruguaio aumentou a vantagem e chegou isolado, tendo cruzado a meta com 1m01s de vantagem sobre um grupo de três ciclistas, composto por Tiago Antunes (Efapel Cycling), Emanuel Duarte e Artem Nych.

Nas restantes classificações individuais, Emanuel Duarte também celebrou nos pontos, com 100, e no combinado. Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) liderou nas metas autarquias e volantes, José Bicho (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) na juventude e André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO) na montanha. Entre as equipas, destacou-se a Efapel Cycling.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vote nos representantes do ciclismo nos prémios desportista do ano”


Já estão abertas as votações online para os Prémios Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal, cujos nomeados foram revelados esta sexta-feira. O ciclismo foi a modalidade mais nomeada para os prémios que reconhecem os melhores desportistas do ano de 2023, com seis nomeações em cinco das categorias a concurso.

Iúri Leitão, campeão mundial de omnium, e João Almeida, 10.º do ranking mundial UCI no final da época e primeiro português a chegar ao pódio do Giro, onde venceu ainda uma etapa e foi o melhor jovem, estão nomeados para melhor Atleta Masculino do Ano. Já Maria Martins, campeã europeia de scratch em 2023 e protagonista no regresso do ciclismo feminino aos Jogos Olímpicos devido aos pontos que amealhou, está nomeada para Atleta Feminina do Ano.

A lista de representantes do ciclismo nas nomeações estende-se a António Morgado, nomeado para Jovem Promessa do Ano depois de ter sido vice-campeão mundial de fundo e vencido três corridas no primeiro ano de sub-23, à dupla formada por Iúri Leitão e Ivo Oliveira, nomeada para Equipa do Ano graças à medalha de ouro conquistada na Taça das Nações, e a Gabriel Mendes, mentor do sucesso do ciclismo português de pista e finalista no prémio de Treinador do Ano.

Após os finalistas das várias categorias terem sido selecionados por um júri convidado, os vencedores serão agora escolhidos pelo público, através de uma votação online aberta a todos, e pelos presentes na 27.ª Gala dos Desporto de Portugal. O evento irá decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, no próximo dia 3 de maio (sexta-feira).

Vote e escolha os representantes do ciclismo AQUI: https://www.certvote.com/mballot/votacaogaladesporto2024/registration

Fonte: Federação Portuguesa ciclismo

“Car Anadia recebeu encontro regional do desporto escolar sobre rodas”


Anadia foi o palco do Encontro Regional do Desporto Escolar Sobre Rodas, no dia 17 de abril. O evento contou com a participação de cerca de 200 jovens estudantes de escolas dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Durante a manhã, os jovens realizaram uma visita guiada ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. As atividades incluíram visitas ao Museu das 2 Rodas, ao Velódromo e à pista e respetivo edifício de BMX, que inclui gabinetes de avaliação médico-desportiva, laboratório, sala de formação e sala de reuniões.

Os alunos das várias escolas da região tiveram ainda a oportunidade de assistir demonstrações de atletas na pista do velódromo e na pista de BMX, acompanhadas por apresentações de Gabriel Mendes e Alexandre Almeida, selecionadores nacionais de Pista e BMX, respetivamente.

A tarde ficou reservada para atividades desportivas com bicicleta, na Escola Básica e Secundária de Anadia.

No dia 24 de abril, o projeto Desporto Escolar Sobre Rodas teve novo encontro regional, desta feita em Castro Marim, no Algarve. O evento, onde estiveram cerca de 250 alunos, decorreu em forma de passeio de bicicleta, num trajeto de cerca de 13 quilómetros, com um nível de dificuldade física e técnica baixa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Conheça os pré-convocados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”


São vinte os ciclistas pré-convocados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que vão decorrer em Paris, França, no próximo verão.

Ao contrário da maior parte das modalidades individuais, o apuramento no ciclismo não é conseguido por ranking, resultado ou marca pessoal de cada atleta. Baseia-se nos rankings por nações de cada vertente e disciplina. Por esse motivo, não há ciclistas apurados diretamente, mas sim quotas por nação.

Cabe aos selecionadores fazerem a escolha dos corredores para preenchimento dessas vagas. Este processo tem duas fases. A primeira está a decorrer e passa pela entrega ao Comité Olímpico de Portugal de uma lista alargada de pré-convocados. Desse lote de corredores sairá a seleção final, que apenas será feita no início de julho.

Portanto, de momento sabemos quem são os pré-convocados, os ciclistas que poderão vir a ser convocados no verão. No setor masculino de estrada Portugal competirá em Paris com dois corredores. Os dois que vierem a ser convocados irão correr a prova de fundo e o contrarrelógio individual.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, pré-selecionou seis homens: António Morgado, João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education-EasyPost).

Vinte e oito anos depois da participação de Ana Barros na prova de fundo dos Jogos Olímpicos, Portugal voltou a garantir a presença na competição feminina de estrada. Está apurada uma atleta, que será escolhida de entre as quatro pré-convocadas por José Luís Algarra: Beatriz Pereira e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/Rio Miera), Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) e Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK).

O ciclismo português de pista continua a fazer história. Estreou-se em Jogos com a presença no omnium feminino de Tóquio'2020, participação que repetirá em Paris'2024. A novidade, na capital francesa, será a estreia masculina nas competições olímpicas de pista. Portugal apurou-se diretamente para a disciplina de madison, o que, por inerência, garante uma vaga no omnium para um dos dois corredores que formarem a equipa nacional em madison.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, tem sete ciclistas pré-convocados, as femininas Daniela Campos e Maria Martins, e os homens Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Deixamos para o final as vertentes em que o apuramento continua em aberto, BTT e paraciclismo. Nos dois casos, as contas apenas fecham no final de maio. No BTT, Portugal luta por uma vaga na prova feminina de cross country olímpico (XCO), mantendo-se em lugar de apuramento no respetivo ranking. Portugal já garantiu uma vaga em paraciclismo, mas tem aspirações de chegar, pelo menos, a dois lugares nos Jogos Paralímpicos de Paris.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, pré-selecionou Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) e Raquel Queirós (BH Coloma Team).

Os paraciclistas pré-convocados por José Marques são Flávio Pacheco, Luís Costa e Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua Francisco Morais anima a etapa e Bruno Silva mantém o Top-5 da geral na penúltima etapa do GP O Jogo”


Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua foi protagonista na etapa rainha da 12ª edição do Grande Prêmio O Jogo. Francisco Morais animou a etapa de ontem, 27 de abril, percorrendo 60 quilómetros a solo, num dia em que Bruno Silva terminou no Top-10 e manteve o Top-5 da corrida pela classificação geral.

A etapa rainha desta edição compreendia 147,8 quilómetros, com partida e chegada em Barcelos, terra natal do atleta João Matias e onde a equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua foi recebida com um carrinho especial. O sentimento especial de correr em casa impulsionou João Matias a integrar a fuga de 5 corredores que se formou aos 37 quilômetros da corrida, esta fuga foi anulada passado poucos quilômetros.


Ataques sucessivos viveram-se na frente da corrida, mas nenhum vingou, até ao ataque impulsionado por Francisco Morais, que se lançou numa aventura de 60 quilômetros a solo até à chegada em Barcelos, a perseverança do atleta da formação de Mortágua animou a corrida do dia, sendo apenas alcançado a 2 quilómetros da meta.

Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) venceu a etapa e vestiu a amarela em Barcelos. Depois do esforço de Francisco Morais na fuga, Bruno Silva mostrou as cores da equipa ao terminar, novamente no Top-10, mantendo-se assim na corrida pela classificação geral a apenas 13s do camisola amarela.


Amanhã, discute-se a última etapa do GP O Jogo, na cidade de Bruno Silva, Paredes. A tirada de 136,3 quilómetros, com partida e chegada em Paredes (13h às 16h34), será a última oportunidade para discutir a camisola amarela.

 

CLASSIFICAÇÕES:

12º GP O Jogo

3ª Etapa

Barcelos >> Barcelos: 147,8 Km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL DA ETAPA

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom/L.A Alumínios/Marcos Car), 3h45m34s

10.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1s

40.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m27s

57.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2m17s

65.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m54s

73.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

76.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

91.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10m21s

 

CLASSIFICAÇÃO GERA


 

1.º Emanuel Duarte (Credibom/L.A Alumínios/Marcos Car), 11h20m30s

5.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 13s

32.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m20s

37.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m20s

48.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 7m05s

51.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 8m34s

53.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 9m38s

69.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 18m51s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª AP Hotels & Resorts/ Tavira/ SC Farense, 34h03m25s

9.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 5m48s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com