segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

“Série Automóveis Portugueses regressa a 3 de fevereiro”


Segunda temporada com 6 episódios estreia na internet e televisão

 

Por: Tatiana Ferreira

Depois do sucesso da primeira temporada, a série “Automóveis Portugueses”, produzida pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, e com o apoio do Stand virtual, regressa a 3 de Fevereiro para uma segunda temporada com seis episódios.

De acordo com a direção do Museu do Caramulo “a primeira temporada foi muito bem recebida, surpreendeu muitas pessoas que não imaginavam que tinham existido tantas marcas e modelos criados em Portugal. Contámos as histórias de seis automóveis extraordinários, mas percebemos logo que existiam outros modelos que mereciam também ser cobertos, pelo que decidimos avançar para uma segunda temporada, a fim de completarmos este ciclo e deixar uma visão global sobre a história dos automóveis portugueses”.

A segunda temporada vai abordar um automóvel por episódio, sendo eles o Alba de 1952, o Olda de 1954, o Canelas MG de 1952, assim como as marcas UMM, Sado e ainda o Citroen FAF, um modelo produzido em Portugal para as forças armadas francesas. Cada um destes seis episódios focará a história do modelo, do seu criador assim como do seu atual proprietário.


Os episódios serão lançados semanalmente, a cada quinta-feira, no canal do Jornal dos Clássicos no Youtube em: https://www.youtube.com/channel/UCZkIXE1EYObmBjn2j7YiPKg e duas semanas mais tarde na televisão.

O trailer da segunda temporada da série “Automóveis Portugueses” já está disponível e pode ser visualizado em: https://www.youtube.com/watch?v=gAuv5TY2mQ0

 

Sobre o Museu do Caramulo

 

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas. Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Volta a Espanha de 2023 arranca em Barcelona”


Já a edição deste ano vai ter início na cidade holandesa de Utrecht

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A cidade de Barcelona vai voltar a receber uma partida da Volta a Espanha em bicicleta em 2023, 61 anos depois da primeira, anunciou esta segunda-feira a autarquia da cidade catalã e os organizadores da prova.

Numa cerimónia realizada no Museu Olímpico, o diretor da Volta a Espanha, Javier Guillén, e o vice-presidente da autarquia, Jaume Collboni, anunciaram o acordo para que a cidade de Barcelona volte a receber a partida a prova.

Esta será a segunda vez que a capital catalã vai acolher a partida da Vuelta, depois de já ter acontecido em 1962.

Já a edição deste ano de 2022, que vai decorrer entre 19 de agosto e 11 de setembro, vai ter início na cidade holandesa de Utrecht, que vai receber um contrarrelógio por equipas.

A 77.ª edição da Vuelta vai ter ainda mais duas etapas nos Países Baixos, a segunda, com partida em 's-Hertogenbosch e chegada a Utrecht, e a terceira, que vai começar e terminar em Breda.

No total, a Volta a Espanha vai passar por 34 municípios holandeses ao longo de três etapas.

Utrecht deveria ter recebido o arranque da Vuelta em 2020, mas o percurso acabou por ser alterado devido à pandemia de covid-19.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou as três últimas edições da Volta a Espanha em bicicleta.

Fonte: Record on-line

“Steve Ude uma antevisão furtiva do tudo em torno do MTB”


No período que antecedeu a edição inaugural do All Around MTB, em julho de 2022, o conhecido influenciador Steve Ude aborda os trilhos mais épicos da competição para dar aos pilotos uma antevisão do que está guardado. Ele criou um vídeo teaser especial mesmo nos trilhos naturais de adrenalina, aproveitando as vistas surpreendentes dos quatro picos épicos do Valle d'Aosta, para mostrar o cenário único desta nova corrida de palco MTB.

A decorrer de 5 a 9 de julho de 2022, a primeira edição do All Around MTB verá os e-bikers de toda a Europa competirem ao longo de um percurso que inclui os novos trilhos individuais de Valle d'Aosta.   Um inovador formato de corrida de palco que combina espírito competitivo com o espírito igualmente importante de partilha.

Para dar aos fãs um provador dos trilhos, All Around eMTB virou-se para o instrutor de btt trento de 33 anos e entusiasta da montanha, Steve Ude.  

«Apesar de não estar envolvido no mundo da competição há anos, estive completamente por detrás deste projeto desde o início porque o lado selvagem do evento cintila perfeitamente com o que estou a tentar transmitir nos meus vídeos: trata-se de desenvolver a paixão pela descoberta de novas regiões, novos picos e vales no seu MTB – comentou Steve Steve –O All Around MTB destina-se a pessoas com uma boa técnica de MTB que também estão sempre à procura de algo mais do que uma competição simples».


Ude não podia deixar de comparar o All Around eMTB com outras rotas: «Fiquei impressionado com o cenário alpino do Valle d'Aosta, particularmente a configuração da própria paisagem que realmente parece feita à medida para as bicicletas de montanha: apesar de os trilhos serem muito técnicos, são quase todos pedaláveis! E quando se chega ao topo, quando se sobe de um vale para o outro, o cenário e o panorama são genuinamente épicos...».

Steve fez um pequeno vídeo como parte do seu trabalho com All Around eMTB para dar aos entusiastas de todos os tipos um provador do que a competição de julho está oferecendo à comunidade de e-biker. Observe-o agora no link.

Antes de partir, pedimos a Steve alguns conselhos para os pilotos pensarem em entrar: «Vais definitivamente ter de te concentrar no treino adequado para o ganho de elevação e a quilometragem das etapas para que possas competir durante vários dias sem te esforçares demasiado» explicou Steve, baseando-se na sua experiência de resistência. 

«Outra coisa extremamente importante é estar realmente familiarizado com a sua bicicleta e a sua bateria para que não se arrisque a ter de ir a pé para casa ou voltar para o All Around Camp com demasiada bateria restante» – prosseguiu Steve.

«E depois, claro, lembre-se de se divertir!  Uma boa preparação também o ajudará: vai ajudá-lo a manter-se fresco o suficiente para desfrutar da paisagem e do advento», acrescentou Steve. Ficámos um pouco surpreendidos com as suas palavras de despedida: «Um conselho desapaixonado para todos os participantes: não se esqueçam de olhar para trás de vez em quando! Monte Rosa, o Matterhorn e os outros picos de 4000m estarão a observar-te, sempre majestoso, de todas as diferentes perspetivas e ângulos».

A primeira edição do All Around eMTB está marcada para 5 de julho a 9 de julho de 2022 em Valle d'Aosta. Os trilhos estarão num percurso circular de 200km de comprimento a ser concluído em quatro dias com contrarrelógios especiais alternados com etapas de transferência.  As entradas estão abertas exclusivamente para bicicletas de montanha elétricas. Há ainda uma segunda classificação reservada aos concorrentes que decidem completar apenas duas etapas, totalizando 100 quilómetros. 

Para mais informações: www.allaround-emtb.com

“A equipa do CRP Ribafria – Grupo Parapedra - Dinazoo – Riomagic iniciou a sua época 2022 com um estágio da equipa”


No fim de semana de 22 e 23 de janeiro, a equipa do CRP Ribafria estagiou em Alcoentre, numa residencial daquela localidade, onde a equipa deu início à preparação da época 2022, com dois treinos em conjunto.

Antes de dar início ao estágio, todos os atletas e staff foram testados à Covid-19, não tendo sido detetado nenhum caso positivo.


O estágio da equipa serviu não só para um conhecimento e aproximação dos atletas, mas para avaliação das condições físicas de cada um deles.

De destacar a presença no estágio do atual campeão nacional de elites José Neves da W52 FCP, que como é sabido tem uma excelente ligação à equipa do CRP Ribafria.

A época 2022 tinha início previsto no mês de fevereiro, mas devido à situação pandémica foi adiada para o mês de março

Fonte: Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria




“Troféu Internacional Município de Anadia Dia 3”


Ivo e Rui Oliveira conquistam vitória na prova de madison

 

Por: Ana Nunes

Os portugueses mostraram grande qualidade no domingo 23 de janeiro, último dia de competição do Troféu Internacional Município de Anadia, no Velódromo de Sangalhos, com destaque para Ivo e Rui Oliveira que alcançaram a vitória no madison.

O último dia de competição no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, permitiu somar mais três pódios entre os corredores portugueses em competição nas várias provas a serem disputadas. Ivo e Rui Oliveira mostraram a sua superioridade na prova de Madison, na qual representaram a seleção nacional.

Os gémeos Oliveira somaram 32 pontos, mais um ponto apenas do que os corredores dos Países Baixos Yoeri Havik e Vincent Hoppezak (Beat Cycling), que terminaram na segunda posição. A fechar o pódio estiveram Thomas Boudat e Louis Pijourlet (Seleção Francesa) que conquistaram 29 pontos, depois de se destacarem na parte final da corrida, subindo assim na classificação.


No setor feminino da prova de madison foram Gulnaz Khatuntseva e Diana Klimova (Maraton-Tula Cycling) a conquistar a vitória, com 24 pontos, o mesmo número de pontos que Lonneke Uneken e Maike Van Der Duin (Seleção dos Países Baixos), que fecharam o último sprint numa posição mais atrasado do que as russas, perdendo assim o primeiro lugar. Sophie Lewis e Pfeiffer Georgi (Seleção da Grã-Bretanha) somaram 19 pontos que lhes garantiram a terceira posição.

Os corredores de resistência da categoria elite disputaram ainda a prova de scratch, sendo que no setor masculino Philip Heijnen (Dutch National Team U23) superiorizou-se, garantindo a vitória após ter ganho uma volta aos restantes. Rodrigo Caixas (LA Alumínios/Credibom/MarcosCar) lançou-se ao ataque na parte final da prova para conquistar o segundo lugar, na frente de Roy Eefting (Allinq Cycling Team). Já no scratch feminino foi a corredora dos Países Baixos Lonneke Uneken (SD Work) a destacar-se, vencendo a prova na frente de Sophie Lewis (Team Breeze) e Maike Van Der Duin (Drops).


Ainda na categoria elite, mas no setor da velocidade, estiveram em prova os atletas de keirin. À partida para esta prova no setor masculino um dos favoritos era Jack Carlin (Team Inspired).

No entanto, depois de ter lançado o sprint, o seu colega de equipa, Joseph Truman, e foi ele a superiorizar-se e a alcançar a vitória. Surpreendido por Truman, Jack Carlin deixou ainda passar Vasilijus Lendel (Lithuanian National Team), que segurou assim o segundo lugar na frente do britânico.

Já no keirin feminino, Laurine Van Riessen (Beat Cycling) conseguiu derrotar a superioridade russa que se tinha verificado até ao momento, ficando com a vitória desta prova. Anastasiya Sukhareva (Sestroretsk) foi segunda e Ekaterina Gnidenko (Sestoretsk) fechou o pódio em terceiro.

Os corredores juniores também marcaram presença no dia de hoje, tanto no setor feminino como no masculino, na prova de scratch e na corrida por pontos. No scratch masculino foi Justus Willemsen (Ar&tv De Adelaar) a vencer, um corredor que já no dia anterior já tinha mostrado estar entre os melhores desta competição.

O segundo foi Aaron Merenciano (Infinobras-Safiro Team) e o terceiro o grego, Miltiadis Charovas (Volos). Já em juniores femininos Heidi Gaugain (Team Ose Paracycling) mostrou grande qualidade perante o restante pelotão que não conseguia acompanhar a corredora francesa nos seus ataques. Ane Mazon (Euskadi Selekzioa) foi segunda, com a portuguesa Laura Simão (5 Quinas-Município de Albufeira) a fechar o pódio na terceira posição.

A corrida por pontos de juniores masculinos foi bastante movimentada com vários ataques e alguns corredores a conseguirem ganhar voltas, somando assim 20 pontos. No caso de Yago Aguirre (Inguruko Db Tx.) foram duas voltas ganhas, o que lhe permitiu somar um total de 43 pontos.

O segundo classificado foi 2.º Zac Erzen (Eslovenia), com 35 pontos, o mesmo corredor que tinha ontem vencido a prova de omnium. Beãt Garaiar (Euskadi Selekzioa) fechou na terceira posição, com 33 pontos. Destaque ainda nesta prova para o melhor português, João Martins (Póvoa Cycling Academy-CDC Navais, que terminou no quinto lugar, a apenas 5 pontos do terceiro.

No setor feminino tornou a ser Heidi Gaugain (Team Ose Paracylcing) a superiorizar-se, não dando qualquer hipótese às adversárias, fazendo um autoritário somatório de 51 pontos. Ane Mazon (Euskadi Selekzioa) foi segunda, com 20 pontos e Arene Perez (Euskadi Selekzioa) fechou o pódio com 11 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Bernal vai ser operado nas próximas horas após chocar contra um autocarro”


Clínica onde deu entrada explica que sofreu vários traumas

 

Por: Record

Egan Bernal vai ser operado nas próximas horas. Foi a clínica onde deu entrada que divulgou a informação, dando conta ainda das lesões que o colombiano sofreu após ter chocado contra um autocarro.

"De acordo com os exames, deve ser intervencionado nas próximas horas porque apresenta um politraumatismo: cervical e torácico, um trauma no tórax, um trauma músculo-esquelético e um trauma nos membros inferiores. De momento apresenta estabilidade hemodinâmica", lê-se no comunicado divulgado pela Clínica da Universidade La Sabana, nos arredores de Bogotá.


A suspeita de fratura do fémur, inicialmente avançada por alguns meios de comunicação social colombianos, pode estar posta de parte, mas ainda assim as lesões parecem graves e vão hipotecar certamente a primeira parte da época do ciclista da Ineos.

Fonte: Record on-line









Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com