Fotos: Igor Martins
Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, conquistou hoje em Águeda, onde está a sede da estrutura, o Prólogo que marcou o arranque da 85.ª Volta a Portugal. O contrarrelogista “bateu” por 42 milésimos de segundo o colega Julius Johansen, segundo homem mais rápido do dia. Também Mauricio Moreira esteve em destaque, ao finalizar em sexto lugar. Bom início de prova, com uma vitória bonita perante um mar de aguedenses que veio aplaudir a equipa da terra.
A correr em casa, motivo de sobra para a Sabgal / Anicolor dar espetáculo, o dinamarquês Julius Johansen surpreendia ao tirar 10 segundos do corredor que ocupava o “trono” com o melhor tempo. Rafael Reis, contudo, ainda não tinha feito o seu contrarrelógio individual, um esforço de 5,5 km. Conseguiu parar o cronómetro aos 06m48s046, acabando por “destronar” o colega de equipa dinamarquês por apenas 42 milésimos de segundo. A estrutura de Águeda também é líder por Equipas.
“Estou muito feliz por ter conseguido esta sexta vitória e a quarta consecutiva na equipa. É um objetivo que a equipa me propôs, desde que me contratou e fico muito feliz por tê-lo conseguido cumprir novamente. Aqui no Prólogo em Águeda, na cidade sede da nossa equipa, é bom ter o apoio de todos os aguedenses e esta vitória também é para eles. Amanhã temos um dia difícil, que já vai fazer alguma diferença na Classificação Geral e esperamos estar à altura de poder levar esta Volta a Portugal para casa”, disse Rafael Reis.
Já Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que este “foi um grande dia para a nossa estrutura, um dia que vai marcar para sempre a nossa equipa, ao começar a Volta a Portugal em Águeda, a nossa casa e com uma vitória, melhor cenário era impossível. Toda a equipa está de parabéns, não só o Rafael e o Julius, mas toda a equipa esteve bastante bem. Agradeço a todos os patrocinadores, parceiros, aos aguedenses e a todas as pessoas que saíram à rua para nos apoiar, um apoio que se fez sentir e foi muito importante para a nossa estrutura”.
Amanhã a 1.ª Etapa parte às
13H15 do Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, Anadia, para percorrer 158,2
km até ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, com chegada prevista
para as 17H39. A meta coincide com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, uma
subida de 9,9 km com 8,3% de inclinação média.
CLASSIFICAÇÕES:
85.ª
VOLTA A PORTUGAL
PRÓLOGO:
Águeda – Águeda » 5,5 km
CLASSIFICAÇÃO
INDIVIDUAL NO PRÓLOGO
1.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 06m48s
2.º Julius Johansen (Sabgal /
Anicolor), mt
3.º Tyler Stites (Project
Echelon Racing), a 06s
6.º Mauricio Moreira (Sabgal /
Anicolor), a 12s
19.º Luís Mendonça (Sabgal /
Anicolor), a 20s
36.º Artem Nych (Sabgal /
Anicolor), a 25s
49.º Frederico Figueiredo
(Sabgal / Anicolor), a 27s
71.º André Carvalho (Sabgal /
Anicolor), a 34s
CLASSIFICAÇÃO
GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após o Prólogo)
1.º Rafael Reis (Sabgal /
Anicolor), 06m48s
2.º Julius Johansen (Sabgal /
Anicolor), mt
3.º Tyler Stites (Project Echelon Racing), a 06s
6.º Mauricio Moreira (Sabgal /
Anicolor), a 12s
19.º Luís Mendonça (Sabgal /
Anicolor), a 20s
36.º Artem Nych (Sabgal /
Anicolor), a 25s
49.º Frederico Figueiredo
(Sabgal / Anicolor), a 27s
71.º André Carvalho (Sabgal /
Anicolor), a 34s
CLASSIFICAÇÃO
GERAL EQUIPAS
1.ª Sabgal / Anicolor, 20m36s
Fonte: Clube Desportivo
Fullracing